Pesquisar
Close this search box.

30 restaurantes em Curitiba que você precisa conhecer

Atualizado em 10 de janeiro de 2024 – POR ALTIER MOULIN

A capital paranaense é cheia de encantos: nossos olhos se enchem com as belezas dos parques e dos monumentos, mas o que talvez você ainda precisa descobrir é que há excelentes restaurantes em Curitiba – com opções para todos os gostos e bolsos.

→ Onde ficar em Curitiba

30 restaurantes em Curitiba para comer bem

Escolher os melhores restaurantes de Curitiba não foi uma tarefa fácil.

É que a cidade tem muitas opções, cada uma com suas particularidades: tem restaurante de comida regional, gaúcha, italiana, argentina, árabe, vegetariana e vegana, e, claro, de comida caseira, do jeitinho que a gente gosta.

Se você estiver pronto para ficar de água na boca, vamos para a lista dos melhores restaurantes de Curitiba.

1. Mukeka Restaurante

O Mukeka Restaurante, do chef Ivan Lopes, tem o melhor da comida regional e, por isso, é um excelente lugar para você provar pratos do Paraná e do Sul do Brasil. Durante a semana, tem almoço executivo – o meu preferido é o PF Mukeka. Aos sábados, o restaurante serve uma feijoada caprichada.

restaurantes em Curitiba

2. O Jardineiro Bar e Restaurante

O Jardineiro Bar e Restaurante tem comida regional, pratos de boteco, chopp gelado e música ao vivo de quinta a domingo. Aos domingos, o restaurante serve o tradicional barreado, um dos melhores da cidade. Então, é importante fazer a reserva com antecedência. Vale a pena!

restaurantes em Curitiba

3. Paineiras Árabe

O Paineira Árabe nos oferece a melhor experiência da cozinha árabe de Curitiba. O restaurante fica no Centro, dentro do Spot Compact Mall, e o mais legal é que tem a opção de montar o nosso prato, escolhendo um item principal e dois acompanhamentos. A comida é maravilhosa!

4. K.sa Restaurante

O K.sa Restaurante tem pratos da gastronomia contemporânea de altíssima qualidade. Ele é comandado pela chef Claudia Krauspenhar, que participou da segunda temporada do Mestre do Sabor. O restaurante fica no bairro Batel, onde estão vários ótimos restaurantes em Curitiba, e funciona de terça a sábado apenas para jantar.

restaurantes em Curitiba

5. Peruano Gastronomia e Cultura

O Peruano Gastronomia e Cultura traz para Curtitiba o melhor da culinária peruana, com autenticidade e atendimento impecável. Eu adoro ceviche e posso falar que foi um dos melhores que já experimentei. O restaurante organiza festivais de pratos peruanos periodicamente com preços muito atrativos.

restaurantes em Curitiba

6. Restaurante Ohana

O Restaurante Ohana tem pratos saborosíssimos feitos com produtos orgânicos, comprados de produtores locais, sempre dando preferência para alimentos da temporada: isso significa que os produtos são mais frescos e livres de agrotóxicos. O restaurante funciona com buffet a quilo para almoço.

7. Rango de Planta

O Rango de Planta tem um cardápio totalmente vegetal, mas isso não significa que os hambúrgueres sejam menos apetitosos do que os da concorrência. Sabor refinado, produtos de qualidade, preço justo e tudo o que a gente mais gosta: comer bem!

8. Vindouro Restaurante

O Vindouro Restaurante é a combinação perfeita da alta gastronomia com os grandes vinhos. Especialista em harmonização, com uma carta de vinhos que faz qualquer enófilo suspirar, um simples jantar acaba sendo uma experiência incrível, para você nunca mais esquecer dos restaurantes de Curitiba.

9. Churrascaria Recanto Gaúcho

A Churrascaria Recanto Gaúcho é super tradicional em Curitiba – ela funciona desde 1989 – e é uma das melhores da cidade. Com toda essa experiência e qualidade, você pode saborear desde cortes nobres, como o maravilhoso bife ancho, até a deliciosa linguiça artesanal.

10. Aish Baladi

O Aish Baladi fica no Shopping Mueller é é um convite a explorar a culinária do Oriente Médio. Especialista em comida árabe tradicional, como o Cordeiro Al Batatis, que tem carne de cordeiro ao glace, com batata ao estilo libanês, acompanhado de pão. Eu provei e adorei!

restaurantes em Curitiba

11. Lupe Cozinha & Café

O Lupe Cozinha & Café tem o melhor da cozinha litorânea mundial associado a um super charmoso café gourmet. O menu executivo, que eu considero uma ótima oportunidade para conhecer a casa, tem pratos a partir de R$ 30. Depois você me conta se gostou.

12. Babilônia Gastronomia & Cia

O Babilônia Gastronomia & Cia tem um cardápio incrível e super variado, com pratos que agradam toda a família. Além disso, o ambiente é super descolado e o chopp está sempre gelado. Parece que encontramos o casamento perfeito para uma viagem pelos restaurantes de Curitiba.

restaurantes em Curitiba

13. Dom Antonio

O Dom Antonio também é super tradicional em Curitiba – ele foi inaugurado em 1986 – e sua especialidade é comida italiana. A gente perceber o cuidado e a delicadeza no preparo das massas artesanais, com apresentação impecável e um sabor que não consigo descrever: para descobrir, você terá que ir ao Dom Antonio.

14. Ibérico Gastronomia

O Ibérico Gastronomia é um espetacular restaurante de gastronomia portuguesa e espanhola que você precisa conhecer. Além dos peixes grelhados e assados, o restaurante tem uma farta oferta de mariscos, como vongoles, camarão, lagosta, lula, polvo e muito mais. A paella marinera é o meu prato preferido.

15. Pizzaria Modadinapoli

A Pizzaria Modadinapoli não tem esse nome por acaso. É que as receitas seguem o padrão tradicional da região de Nápoles, na Itália. Então podemos dizer que é una vera pizza napoletana! Sabor inconfundível e apresentação impecável, fazem a Modadinapoli ser uma das melhores opões de pizzaria da cidade.

restaurantes em Curitiba

16. Restaurante Casa Varela

O Restaurante Casa Varela tem almoço e jantar com um cardápio recheado de coisas tão gostosas que fica até difícil de escolher. Eu provei o entrecôte com risoto de salvia e tomate concassé e achei simplesmente fantástico. Está entre os meus favoritos dessa lista de restaurantes em Curitiba.

restaurantes em Curitiba

17. Restaurante Al Dunia

O Restaurante Al Dunia é o maior restaurante de comida árabe de Curitiba. Ele abre para almoço e jantar e o meu destaque vai para as sobremesas. Os doces árabes são muito conhecidos por seus aromas, sabores e texturas marcantes e os feitos pelo chef Hassam são simplesmente perfeitos. Você precisa provar!

18. Tiki Taka

O Tiki Taka é um gastrobar excelente para um happy hour ou para curtir a noite com boa comida, cerveja gelada e música boa. O ambiente é muito descolado e o atendimento é super atencioso. É um bom lugar para curtir a vibe dos famosos bares de Curitiba.

19. Tribo das Frutas

A Tribo das Frutas surgiu para oferecer nutrição, saúde e o sabor dos alimentos naturais junto com o prazer de comer bem. Eu provei a porção de Bolinho Tribo e adorei: é uma ótima opção de entrada para as outras delícias do cardápio.

20. Pantucci Trattoria

A Pantucci Trattoria nos oferece o verdadeiro sabor da culinária italiana. Se quiser algumas sugestões, eu indico o papardelle com ragu de cordeiro assado, o gnocchi de batata com camarões médios e camarão graúdo grelhado com linguine – eu adoro frutos do mar. Qual você escolheria?

restaurantes em Curitiba

21. Terrazza 40

O Terrazza 40 é um restaurante panorâmico que promete nos levar às nuvens: que tal se sentir mais leve comendo um delicioso mignon com ravioli di mele? A massa quadrada combina perfeitamente com o doce recheio de maçãs, ao molho de creme de leite fresco com leve toque de queijo parmesão e sementes de papoula. É perfeito!

22. A Caiçara

O restaurante A Caiçara tem pratos fantásticos da cozinha litorânea e, mais do que isso, o A Caiçara do Canto das Pedras, que fica dentro da Pedreira Paulo Leminski, é um lugar super aconchegante, que nos proporciona uma experiência inesquecível. Para completar, os shows de música ao vivo deixam tudo ainda melhor.

restaurantes em Curitiba

23. Don Max

O Don Max é um restaurante super acolhedor, com um cardápio bastante variado. Ele abre para almoço e jantar e, no sábado, tem a tradicional feijoada. É um excelente lugar para comer bem e voltar para casa satisfeito. Vale a pena conhecer!

24. Tierra Del Fuego

O Tierra Del Fuego é o melhor restaurante argentino em Curitiba. Os pratos executivos são excelentes para você conhecer a casa, mas a experiência só será completa depois que você comer um chorizo ao ponto, o prato mais pedido pelos clientes. Ficou com vontade de provar?

25. Figurate Italian Food

O Figurate Italian Food tem sua especialidade na comida de rua italiana. No cardápio, a gente encontra delícias como a focaccia funghi, cannoli, pizza stick vegano, além de deliciosas pizzas. Eu gostei muito da zucchini, feita com massa de fermentação natural, molho de tomate, queijo mozzarela, abobrinha fatiada, queijo parmesão e pan gratato, uma farofinha de focaccia super crocante.

26. Veg e Lev

O Veg e Lev funciona no Shopping Curitiba e é dedicado à alimentação simples, saudável e saborosa. Já imaginou comer uma massa sem pesar nos carboidratos? O espaguete de pupunha, abobrinha e cenoura ao pesto, acompanhado de filé de salmão grelhado é a melhor tradução desse sonho.

restaurantes em Curitiba

27. Bobardí

O restaurante Bobardí é um verdadeiro manifesto à boa comida. Eu considero o restaurante mais perfeito de Curitiba, com tudo detalhadamente pensado para nos oferecer a melhor experiência gastronômica da cidade. Eu comi um polvo grelhado servido com molho de mix de pápricas e batatas bolinhas salteadas com azeite de pimentão que estava impecável.

restaurantes em Curitiba

28. Nasu Sushi Bar

Não poderia faltar um restaurante de comida oriental na minha lista de restaurantes de Curitiba para você conhecer. O Nasu Sushi Bar é um grande representante da cozinha japonesa e chinesa, com alguns inspirações brasileiras – é verdade. Eu gostei muito do uramaki philadelphia especial.

29. Boteco Curitiba

O Boteco Curitiba é considerado por muitos o melhor bar de Curitiba e algumas características reforçam a preferência de muitos: copo americano, cerveja gelada e comida de boteco. Isso pode ser o suficiente para nos fazer invadir o cardápio experimentando um pouco de cada coisa: só não pode faltar a costela da casa.

30. Bar do Alemão

O Bar do Alemão é um patrimônio dos curitibanos. Ele fica no calçadão do Largo da Ordem, no Centro Histórico de Curitiba, e funciona desde 1979. O ambiente rústico original é mantido no estilo tradicional das tabernas germânicas, mas com o jeito alegre e descontraído do brasileiro. É o melhor lugar para comer carne de onça, prato super tradicional de Curitiba.

restaurantes em Curitiba

Veja mais dicas do Paraná

Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo.

Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver mais dicas do Paraná.

SOBRE O AUTOR

COMENTÁRIOS

4 respostas

  1. Oi, Sueli.
    Você pode clicar no link que há no nome dos restaurantes para acessar o perfil deles no Instagram.
    Lá estão todas as informações atualizadas, como endereço, horários de funcionamento e etc.
    Um abraço.

  2. Adorei!
    Adorei as suas dicas. Tem restaurante de todos os tipos, incluisve uns com preços que a gente pode pagar.
    Perfeito!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1