Pesquisar
Close this search box.

Quando ir a Veneza: as melhores épocas para sua viagem

Atualizado em 9 de janeiro de 2024 – POR ALTIER MOULIN

Quando ir a Veneza

Escolher quando ir a Veneza pode ser uma tarefa difícil. Afinal, como em muitos outros lugares da Europa, a cada estação, a cidade se revela de uma forma diferente. Mas, uma boa dica é evitar a alta temporada – especialmente, os meses de julho e agosto –, quando tudo fica absurdamente lotado de turistas.

Entenda Veneza

Você já deve saber, mas não custa explicar que Veneza fica numa lagoa do mar Adriático – a lagoa de Veneza – e é a capital da região do Veneto, no nordeste da Itália. Ela é formada por um grupo de 118 pequenas ilhas, a maioria cortada por canais e ligada por charmosas pontes.

Muita gente me pergunta se os canais têm mau cheiro. Nos dias que estive em Veneza, não senti isso e acho que é, mesmo, um mito. Um fenômeno que acontece com certa frequência é a água altaacqua alta em italiano –, quando parte da cidade fica alagada por conta da variação da maré. Isso acontece, principalmente, quando chove muito e a maré está alta.

Antes de continuar, anote essas dicas rápidas:

  • Planeje ficar, pelo menos, duas noites na cidade;
  • Julho e agosto são os meses de alta temporada e a cidade fica lotada;
  • Para conhecer Veneza mais tranquilamente, evite o verão e o inverno;
  • O carnaval de Veneza é concorridíssimo e tudo fica muito mais caro;
  • O passeio de gôndola é caro: EUR 80 por cerca de 30 minutos;
  • Não perca o pôr do sol na frente do Palácio Ducale;
  • Apesar de ter fama de cara, há, sim, maneiras de economizar na cidade;
  • Para saber mais, leia: Por que é tão caro viajar para Veneza?

Quando ir a Veneza

Apesar de cada estação ter seu charme, em períodos mais amenos – como primavera e outubro – você consegue explorar a cidade com mais tranquilidade, a pé e sem mapas. O clima por aqui é uma mistura de mediterrâneo com continental, ou seja, não há uma estação seca, de fato. A chuva se faz presente quase o ano todo e a temperatura média anual é de 13 graus.

Inverno

Entre dezembro e fevereiro você encontra a cidade com temperaturas mais baixas: entre menos um e dez graus. Para quem quer fazer o famoso passeio de gôndola pelos canais, essa não é a melhor época para ir a Veneza, já que o vento que vem do mar pode incomodar.

Primavera e outono

Como disse, a melhor época para conhecer Veneza é durante as estações intermediárias. Tanto na primavera – que vai de março a maio –, quanto no outono – de setembro a novembro –, os termômetros podem marcar 23 graus durante o dia e chegar aos quatro à noite.

Eu estive na cidade no final de setembro. É neste mês que acontece o Film Venice Festival, o Festival Internacional de Cinema e, por conta da grandiosidade do evento, a cidade fica mais cheia e a hospedagem ainda mais cara. Por isso, vale se organizar com antecedência.

Verão

O verão na Itália é quente, quente mesmo. Por isso, ir a Veneza nessa época não é uma boa ideia. É claro que, aqui, com a brisa do mar, a sensação térmica fica melhor, mas é bom evitar. O verão vai de junho a agosto e, além da temperatura chegar aos 28 graus, é alta temporada, ou seja, os preços estão mais altos.

A maioria das atividades em Veneza é feita a céu aberto, por isso, a vantagem do verão é que a luz do sol dura mais tempo: não se assuste se der 20h e ainda estiver claro. Uma dica é tentar evitar os passeios nos horários mais quentes do dia e acordar bem cedo para aproveitar.

Quando ir a Veneza

Onde ficar em Veneza

Como em toda cidade, existem alguns segredos para curtir Veneza de uma forma especial. Certamente, um deles é escolher uma destas cinco áreas mais populares e interessantes para ficar em Veneza.

Seja no coração movimentado de San Marco, na atmosfera descontraída de Dorsoduro, na autenticidade de Cannaregio, na tranquilidade de San Polo ou na mistura cultural de Castello, você certamente encontrará o lugar ideal para se hospedar.

San Marco

San Marco é o coração histórico de Veneza e abriga a famosa Praça de São Marcos, a Basílica de São Marcos e o Palácio Ducal.

É uma área vibrante, repleta de lojas, restaurantes e atrações turísticas. Os viajantes adoram a atmosfera encantadora e a conveniência de estar perto das principais atrações. Além disso, é uma ótima escolha para quem deseja apreciar a beleza dos canais venezianos.

É a área mais cara de Veneza, mas tudo na vida tem seu preço.

Foto: Francesco la Corte

Dorsoduro

Dorsoduro é um bairro mais tranquilo e um pouco menos turístico, perfeito para quem busca um lugar para ficar em Veneza e ter uma experiência autêntica.

Esta área abriga a Gallerie dell’Accademia, com uma impressionante coleção de arte veneziana, e a Basílica de Santa Maria della Salute. Dorsoduro também é conhecido por seus cafés, bares e livrarias charmosas, criando um ambiente descontraído e acolhedor.

Cannaregio

Cannaregio é um bairro residencial e uma excelente escolha para quem busca uma experiência mais local em Veneza. Os canais tranquilos, as ruas pitorescas e a atmosfera autêntica atraem muitos viajantes.

O bairro abriga o Gueto Judaico, uma área histórica de grande importância cultural, além de uma variedade de restaurantes e bares onde é possível experimentar a deliciosa culinária veneziana.

San Polo

San Polo é um bairro encantador e histórico, conhecido por sua autenticidade e charme veneziano. É nele que fica a Ponte de Rialto, um dos principais cartões-postais de Veneza, bem como a animada zona comercial ao redor.

San Polo tem uma atmosfera mais tranquila em comparação com San Marco, mas ainda assim está convenientemente localizado para acessar as principais atrações da cidade.

Onde ficar em Veneza
Foto: Michael Martinell

Castello

Castello é o maior bairro de Veneza e é uma mistura encantadora de becos estreitos, praças pitorescas e pontos turísticos históricos – longe das áreas mais movimentadas.

Castello abriga o Parque Giardini, um belo local para relaxar, e o Arsenale, um estaleiro histórico que agora abriga a Bienal de Veneza, uma prestigiosa exposição de arte contemporânea.

Essas áreas oferecem uma variedade de opções de hospedagem para atender às necessidades e preferências de todos os grupos de viajante, como eu vou mostrar a partir de agora.

Os melhores hotéis de Veneza

Como é um destino super famoso mundialmente, é impossível listar todos os excelentes hotéis de Veneza. Então, eu selecionei dez hotéis super bem avaliados – e com ótimo custo-benefício – em diferentes regiões da cidade para você começar a entender como são as suas opções.

Palazzo Keller Venezia

Um dos hotéis mais bem avaliados da cidade, o Palazzo Keller Venezia fica em San Marco e tem quartos espaçosos que ocupam um prédio histórico. Passar um dias é uma experiência pra vida toda. “Este hotel é simplesmente deslumbrante! A atmosfera encantadora e a beleza arquitetônica do Palazzo criam uma experiência mágica”, comentou um viajante.

Onde ficar em Veneza

Com vista para os canais de Veneza, ele é uma excelente opção para quem está planejando uma viagem romântica e especial – isso vale para todos os estilos de viajante. O atendimento é impecável, os cuidados com a limpeza são de padrão internacional e o preço é justo pelo que oferece.

O Palazzo Keller Venezia também se destaca pelo delicioso café da manhã. Os hóspedes são recebidos todas as manhãs com uma seleção variada de pratos locais e internacionais, perfeitos para começar o dia com energia. “O café da manhã oferecido pelo hotel é incrível! A variedade de opções frescas e saborosas é um verdadeiro deleite para os sentidos”, comentou outro hóspede.

Ruzzini Palace

Joia histórica do bairro de Castello, o Ruzzini Palace funciona em um antigo palácio veneziano do século 15 e é uma experiência imersiva na rica história e cultura de Veneza. Sua localização estratégica facilita o acesso aos principais pontos turísticos da cidade, como a Praça de São Marcos e a Ponte Rialto, e isso é perfeito para viajantes que desejam explorar as maravilhas da cidade.

Onde ficar em Veneza

Os quartos do Ruzzini Palace são elegantes e luxuosos, com uma combinação perfeita entre o charme histórico. Além disso, o hotel tem áreas comuns encantadoras, incluindo salões bem decorados e afrescos históricos, que criam um ambiente requintado e memorável para os hóspedes desfrutarem durante a estadia.

Te vista para os canais, elevador, atendimento impecável, e um delicioso café da manhã. Não é por acaso que é um dos hotéis mais recomendados para ficar em Veneza, perfeito para quem gosta de uma viagem com conforto e praticidade.

Hotel Bucintoro

No bairro de Castello, às margens do Grande Canal, o Hotel Bucintoro proporciona uma experiência única, com vistas deslumbrantes para o canal e a proximidade com as principais atrações da cidade.

Onde ficar em Veneza

Os quartos do Hotel Bucintoro são elegantemente decorados, oferecendo conforto e comodidades modernas para os hóspedes desfrutarem de uma estadia relaxante. As áreas comuns, como um terraço à beira do canal, é perfeita para apreciar a vista deslumbrante da cidade e relaxar em um ambiente tranquilo.

O hotel oferece um delicioso café da manhã, com uma variedade de opções saborosas, como pães frescos, frutas, queijos e bebidas quentes. “O café da manhã é maravilhoso. Uma variedade deliciosa de opções frescas para começar o dia com o pé direito”, comentou um viajante.

Onde ficar em Veneza

Carnival Palace Hotel

No bairro de Cannaregio – conhecido por suas ruas estreitas e canais pitorescos –, o Carnival Palace Hotel é um refúgio luxuoso em Veneza. Em uma área tranquila e charmosa, o hotel oferece uma estadia relaxante, longe das multidões de turistas, mas ainda assim próximo das principais atrações da cidade.

Os quartos do Carnival Palace Hotel são espaçosos e elegantemente decorados, proporcionando aos hóspedes uma experiência única. Além dos quartos luxuosos, ele tem áreas comuns encantadoras: um jardim tranquilo e um pátio interno são lugares perfeitos para relaxar e desfrutar da atmosfera serena de Veneza. Tem, ainda, o bar do hotel, onde a gente pode saborear bons drinques e vinhos selecionados.

Onde ficar em Veneza

Com relação ao café da manhã, o Carnival Palace Hotel oferece uma seleção deliciosa de itens frescos e locais. Com quartos espaçosos, áreas comuns encantadoras, uma localização autêntica e um café da manhã delicioso, é uma das melhores escolhas para ficar em Veneza.

Rosa Salva Hotel

No bairro de San Marco, o Rosa Salva Hotel tem uma localização central, a uma curta distância dos principais pontos turísticos de Veneza, como a Praça de São Marcos e a Ponte Rialto. Os quartos são elegantes e acolhedores, oferecendo um refúgio tranquilo no coração movimentado de Veneza. Com uma decoração cuidadosamente selecionada, cada quarto possui comodidades modernas para garantir o máximo conforto dos hóspedes durante a estadia.

Onde ficar em Veneza

Além dos quartos confortáveis, o Rosa Salva Hotel também tem áreas comuns encantadoras. A gente pode relaxar no terraço do hotel, desfrutando de vistas panorâmicas da cidade e da atmosfera animada das ruas de Veneza. O atendimento é super elogiado, e os funcionários fazem de tudo para facilitar nossa vida.

O hotel também tem um café e uma confeitaria, perfeitos para quem gosta de saborear deliciosos doces italianos e cafés especiais. Além disso, o café da manhã no Rosa Salva Hotel é uma verdadeira experiência gastronômica.

H10 Palazzo Canova

O H10 Palazzo Canova fica no bairro de San Marco e é um hotel que combina luxo, sofisticação e uma localização central – a poucos passos da Praça de São Marcos e de outras atrações icônicas da cidade. Isso é excelente para quem quer explorar a cidade sem perder tempo.

Os quartos do H10 Palazzo Canova são elegantemente decorados, com atenção aos detalhes e conforto excepcional.  Além disso, o hotel tem um lounge elegante e um terraço panorâmico com vistas deslumbrantes para os canais venezianos. Você vai se sentir muito bem acolhido em cada um desses espaços.

Onde ficar em Veneza

Além, tudo isso, tem atendimento super elogiado, limpeza em dia e o café da manhã no H10 Palazzo Canova é descrito como uma experiência deliciosa e variada, perfeita para viajantes exigentes e que valorizam produtos de boa qualidade.

Pensione Accademia Villa Maravege

A Pensione Accademia Villa Maravege fica no bairro de Dorsoduro, em um edifício histórico e cheio de significados. Ela tem um ambiente tranquilo e elegante, perfeito para quem viaja para explorar a cultura e história dos lugares. Os quartos são confortáveis e bem decorados para garantir o conforto que merecemos.

Ainda sobre a localização, ela é ideal para viajantes os amantes da arte, pois está perto da famosa Gallerie dell’Accademia, que abriga uma impressionante coleção de arte veneziana. Além disso, os hóspedes podem explorar as pitorescas ruas de Dorsoduro e descobrir pequenas galerias, lojas de artesanato e cafés aconchegantes.

Além do delicioso café da manhã servido na pousada, os hóspedes podem desfrutar de uma variedade de opções de café da manhã em cafés e restaurantes nas proximidades. Em resumo, a Pensione Accademia Villa Maravege oferece uma experiência autêntica para ficar em Veneza.

Ai Cavalieri di Venezia

O Ai Cavalieri di Venezia combina o charme veneziano com comodidades modernas, proporcionando uma experiência inesquecível. Os quartos são espaçosos e elegantemente decorados, com atenção aos detalhes e conforto excepcional. Cada quarto é um retiro tranquilo, onde a gente pode relaxar e desfrutar de uma noite de sono tranquila após um dia explorando a cidade.

Onde ficar em Veneza

Além disso, o hotel oferece áreas comuns encantadoras, como um salão aconchegante, perfeito para descontrair e desfrutar de momentos de tranquilidade. A localização do Ai Cavalieri di Venezia é uma vantagem adicional – ele fica no bairro Castello, que tem uma atmosfera autêntica, com ruas tranquilas e praças encantadoras para explorar. A uma curta distância a pé da Praça de São Marcos, o acesso aos principais pontos turísticos de Veneza é super fácil.

O café da manhã no Ai Cavalieri di Venezia é uma experiência deliciosa e variada. “O café da manhã no Ai Cavalieri di Venezia é simplesmente maravilhoso! A variedade e a qualidade dos alimentos são excelentes”, comentou um viajante.

Canaletto Luxury Suites

Localizado no coração do bairro de San Marco, o Canaletto Luxury Suites combina o charme veneziano com instalações modernas, proporcionando uma estadia memorável. As suítes são espaçosas e elegantemente decoradas – Cada uma é cuidadosamente projetada com atenção aos detalhes e inclui comodidades modernas para nos garantir o máximo conforto.

Além das suítes luxuosas, o Canaletto Luxury Suites oferece áreas comuns sofisticadas, como um elegante lounge e um terraço panorâmico, onde a gente pode desfrutar de vistas deslumbrantes da cidade. O hotel também tem serviços personalizados, como concierge, para atender às necessidades individuais dos hóspedes.

O café da manhã no Canaletto Luxury Suites é uma experiência refinada. Os hóspedes podem desfrutar de uma seleção cuidadosamente preparada de pratos locais e internacionais, incluindo pães frescos, croissants, frutas frescas, queijos e opções quentes. Em resumo, é uma excelente opção para ficar em Veneza.

Palazzo Veneziano

O Palazzo Veneziano fica no bairro de Dorsoduro e tem quartos espaçosos e elegantemente decorados para nos proporcionar uma atmosfera sofisticada e confortável – todos têm vistas panorâmicas dos canais venezianos, o que deixa a estadia ainda mais encantadora. Além disso, o hotel oferece áreas comuns requintadas onde a gente pode relaxar e desfrutar da atmosfera única de Veneza.

O café da manhã no Palazzo Veneziano é uma experiência gastronômica deliciosa. “O café da manhã no Palazzo Veneziano é simplesmente maravilhoso! A qualidade dos alimentos é excelente e a vista dos canais torna a experiência ainda mais especial”, comentou um viajante.

Em resumo, o Palazzo Veneziano oferece uma estadia elegante com vista para os canais de Veneza. Com quartos espaçosos, áreas comuns requintadas, uma localização privilegiada e um café da manhã delicioso, este hotel é a escolha perfeita para os viajantes que desejam desfrutar de uma experiência luxuosa e memorável na cidade das águas.

Onde ficar em Veneza

Faixas de preço de Veneza

Agora que você já viu as minhas opções preferidas – não só as minhas, mas as de muita gente também – é hora de dar uma olhada nos preços antes de decidir onde ficar em Veneza.



Booking.com

No mapa acima estão todas as opções de hospedagem da cidade, especialmente as da praia principal.  Para saber mais, você só precisa clicar nos pins azuis e pronto. 

Quando as diárias ficam mais baratas?

Veneza tem um clima temperado, caracterizado por invernos frios e úmidos e verões quentes. Cada estação do ano tem seu encanto particular, e a escolha da melhor época para visitar a cidade depende das preferências pessoais e do orçamento de cada viajante.

No inverno – de dezembro a fevereiro –, Veneza é menos movimentada e as temperaturas são mais baixas, variando entre zero e dez graus. Nessa época, as diárias dos hotéis costumam ser mais acessíveis, tornando-a uma opção atraente para os viajantes que buscam economia.

Além disso,  a cidade ganha uma atmosfera mágica durante o Carnaval,  com seus desfiles e festas mascaradas.

→ Quando ir a Veneza

A primavera – de março a maio – é uma época encantadora para visitar Veneza. As temperaturas começam a subir, variando entre 10 e 20 graus, e a cidade ganha vida com flores e cores vibrantes. Os preços das diárias de hotéis tendem a aumentar um pouco durante essa estação, especialmente durante o período do Festival de Cinema de Veneza, que acontece em setembro.

O verão – de junho a agosto – é a alta temporada em Veneza, quando a cidade recebe um grande número de turistas. As temperaturas podem chegar a 30 graus ou mais, e é comum ocorrerem chuvas ocasionais. Durante essa época, as diárias dos hotéis tendem a ser mais altas, devido à demanda turística.

No outono – de setembro a novembro –, as temperaturas começam a cair novamente, variando entre 10 e 20 graus e a atmosfera é mais tranquila, com menos turistas. Essa é uma ótima época para explorar a cidade, aproveitar as paisagens douradas e desfrutar de preços mais acessíveis nas diárias para ficar em Veneza.

Informações Básicas

Visto

Brasileiros não precisam de visto para entrar e permanecer na Itália por até 90 dias.

Documentos

É necessário apresentar o passaporte com validade de, pelo menos, seis meses.

Dinheiro

A moeda local é o euro e a maioria dos estabelecimentos aceita cartões de crédito e débito.

Vacinas

Nenhuma vacina específica é exigida de brasileiros embarcados no Brasil.  

Informações sobre covid-19

Desde 1º de junho de 2022, não há mais obrigação de apresentar comprovantes de vacinação ou testes de exames RT-PCR ou de fazer quarentena para entrar na Itália.

Seguro viagem

O seguro viagem é obrigatório para todos os países europeus que fazem parte do Tratado de Schengen:  a Itália é um deles. 

Sem o seguro, você pode ser impedido de entrar no país. E tem mais: há uma cobertura mínima de EUR 30.000. Portanto, você precisa informar para qual – ou quais – país vai viajar antes de comprar o seguro.

Além disso, nem todos os países têm um sistema de saúde público e gratuito. Na verdade, na maioria deles, viajantes estrangeiros não têm acesso a assistência médica gratuita. Por isso, é muito importante ter o seguro internacional de saúde – também chamado de seguro viagem.

→ PLANOS MAIS INDICADOS

Eu sempre indico o Seguros Promo, um site que compara os preços de várias seguradoras e nos mostra os melhores valores para cada cobertura.

Você vai notar que existem muitas opções de seguradoras e planos, mas o que você precisa mesmo é de um seguro viagem com no mínimo EUR 30.000 de cobertura para despesas médicas e hospitalares.

O plano TRAVEL ASSIST 150 MUNDO (EXCETO EUA) +COVID-19 é um dos mais completos. Ele tem cobertura para despesas médicas no valor de EUR 150.000, seguro bagagem de USD 1.500 e é válido em toda a Europa.

O ITA 30 SMART EUROPA é um dos mais baratos. Ele tem despesas médica e hospitalar no valor de EUR 30.000, seguro bagagem de EUR 250 e cobertura para covid-19 na modalidade de reembolso – é bom ler tudo direitinho antes de comprar.

Veja mais dicas da Itália

Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se ainda tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo.

Se preferir, pode falar comigo pelo Instagram: @altiermoulin. Aproveite, também, para ver outras dicas da Itália.

SOBRE O AUTOR

COMENTÁRIOS

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *