Onde se hospedar em Aracruz: as áreas mais indicadas nas melhores praias

0

Atualizado em 8 de outubro de 2020

Onde se hospedar em Aracruz

Aracruz é uma cidade litorânea que fica a poucos minutos de carro da capital capixaba, Vitória. Apesar de ainda ser tímida para o turismo, suas praias têm um grande potencial e são movimentadas o ano inteiro. Por isso, é importante escolher bem onde de hospedar em Aracruz.

Seja para passar apenas um final de semana ou uma temporada inteira de férias, a sua escolha vai influenciar diretamente na forma de perceber a cidade e de aproveita o que ela tem de melhor.

Para começar, preciso dizer que Aracruz não é uma cidade grande: são cerca de 100 mil moradores, mas a economia da região é bastante forte, impulsionada por uma grande fábrica de celulose.

Aracruz também é famosa por concentrar a maior população indígena do Espírito Santo: hoje, as aldeias de Caeiras Velhas, Comboios e Pau Brasil vivem em uma área protegida, a poucos minutos do Centro da cidade.

Onde se hospedar em Aracruz

Foto: Divulgação

As praias de Aracruz

Eu costumo dizer que Aracruz tem praias para todos os gostos: das mais movimentadas às mais calmas, das mais naturais às mais urbanas.

Mas, o grande ponto positivo é que elas ficam pertinho uma das outras e, assim, a gente acaba podendo aproveitar mais em um curto período de tempo.

Esta é a lista de todas as praias de Aracruz:

  1. Praia de Gramuté
  2. Praia Formosa
  3. Praia de Santa Cruz
  4. Praia de Coqueiral
  5. Praia da Sauna
  6. Praia dos Padres
  7. Praia do Sauê
  8. Praia de Mar Azul
  9. Praia de Putiri
  10. Praia dos Quinze
  11. Praia de Barra do Sahy
  12. Praia Virgem
  13. Praia das Conchas

Para facilitar a sua vida, eu vou sugerir quatro áreas para se hospedar em Aracruz que vão ser perfeitas para você aproveitar um pouco de tudo.

Por enquanto, vamos focar no litoral de Aracruz e, depois, eu dou mais detalhes sobre a região do Centro.

Onde se hospedar em Aracruz

As quatro praias principais para você ficar hospedado em Aracruz são Praia Formosa, Praia de Santa Cruz, Barra do Sahy e Coqueiral de Aracruz.

Praia Formosa

Essa praia é longa, tem cerca de cinco quilômetros, e tem areias finas e amarelinha, com mar calmo e de poucas ondas. Por isso, ela é excelente para quem está com criança.

A praia é ladeada por coqueiros e castanheiras e uma restinga baixa que cresce no chão: ponto positivo para quem não quer ficar torrando no sol quente o dia inteiro.

É nesta praia que fica o Sesc de Praia Formosa, que tem uma infraestrutura gigante de hospedagem, piscinas e serviços. Mas, se você quer aproveitar para conhecer outras praias, talvez não seja interessante ficar hospedado nele.

Pertinho da Praia Formosa tem várias pousadinhas pequenas, bem no estilo pé na areia que podem ser uma bela experiência.

Uma delas é a Pousada Pouso da Pardoca que, apesar de ter quartos básicos, tem uma energia sensacional e fica de frente para a praia.

Se preferir, você pode dar uma olhada em casas particulares para alugar, como essa.

Santa Cruz

A Praia de Santa Cruz fica um pouquinho para frente, no sentido de quem está indo para o norte.

Também é uma praia calma, com poucas ondas, mas já está dentro de uma vila com vários moradores, comércios e mais movimento. Pode ser interessante para quem procura justamente isso.

Ela fica na entrada do rio Piraquê-Açu, um dos mais importantes de Aracruz e que tem um passeio de barco imperdível.

Eu vou falar sobre ele daqui a pouco.

Nesta parte, a melhor opção é a Pousada Solar das Conchas.

Os quartos são muito bem organizados, limpos arejados e o café da manhã e o atendimento são muito bons.

Barra do Sahy

A Barra é uma vila de pescadores com tudo de típico que você pode imaginar: pescadores chegando e saindo com seus barcos e muita fartura de frutos do mar para gente comer bem fresquinho.

Como fica em uma área de influência do rio Piraquê-Aaçu, a água é mais amarelada, o que não a deixa tão atrativa para banho.

Onde se hospedar em Aracruz

Mesmo assim, a Barra do Sahy é a praia mais animada durante o verão e também no carnaval.

Apesar dela ser calma, tem uma parte conhecida como Xangão que tem ondas fortes, boa para quem quer surfar, mas perigosa para crianças.

Nessa área você pode ficar na Pousada Brisa do Mar, que é bem simples, mas tem um bom serviço, comparando com outras da região.

Coqueiral de Aracruz

Essa praia é dominada pelas casas particulares e a melhor opção é alugar uma delas. Não tem jeito!

Uma boa escolha é esta casa que fica a cinco minutos da praia.

Você já deve ter alugado uma casa de temporada e sabe que, em muitos casos, ela sai mais barato, principalmente se você estiver viajando com família e for ficar mais tempo.

→ Outras casas particulares em Aracruz

Passeio imperdível em Aracruz

Eu comentei que existe um passeio de barco muito interessante pelo rio Piraquê-Açu, lembra?

Ele sai de Santa Cruz – que é um distrito de Aracruz – e passa por uma área de proteção ambiental – a Reserva Ecológica dos Manguezais Piraquê-Açu e Piraquê-Mirim.

Onde se hospedar em Aracruz

Eu realmente acho uma experiência muito legal, porque você navega pelos rios Piraquê-Açu e Piraquê-Mirim, cercado por mais de 1.600 hectares de manguezal.

Além da beleza natural, essa região tem uma importância gigantesca para a vida das pessoas que moram aqui, pois é uma grande produtora de peixes, mariscos e outros frutos do mar.

Vale a pena ficar no Centro de Aracruz?

O Centro de Aracruz não fica perto da Praia e, portanto, pode não ser tão interessante. De fato, essa não deve ser a sua primeira opção na hora de escolher onde se hospedar em Aracruz.

De qualquer forma, se tiver que se abrigar nesta parte da cidade, as melhores opções são Ibis Aracruz, OYO Iramar Hotel e Sollar Hotel.

Como chegar a Aracruz

De Vitória ao Centro de Aracruz são aproximadamente 78 quilômetros, passando pela BR-101. Considerando que o nosso destino são as praias, uma boa referência é o distrito de Santa Cruz, a 50 quilômetros da capital, passando pela ES-010.

Para quem vai viajar de ônibus, a principal empresa que atende a cidade é a Águia Branca.

Outras empresas locais atendem o município e fazem o transporte ligando bairros e distritos ao Centro de Aracruz.

Dá para chegar a Aracruz usando o transporte público metropolitano, o Sistema Transcol. O bairro Rio Preto, na divisa com Fundão, é atendido pela linha 854, que vai até o Terminal de Jacaraípe, em Serra

Veja mais sobre o Espírito Santo

Ficou mais fácil escolher onde se hospedar em Aracruz? Se ficou com alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo. Aproveite e veja outras dicas do Espírito Santo.

SOBRE O AUTOR

Altier Moulin

Sou jornalista, capixaba e apaixonado pelo universo viajante. Sempre gostei de contar histórias e de extrair do cotidiano um valor que muitos não percebem. Desde criança, sonhei em viajar pelo mundo e, já adulto, isso virou um propósito de vida.

Escreva um comentário