Pesquisar
Close this search box.

Onde ficar em Viena: melhores bairros, hotéis e apartamentos

Atualizado em 15 de janeiro de 2024 – POR ALTIER MOULIN

onde ficar em Viena

A capital da Áustria é uma das cidades mais lindas da Europa e não é preciso muito tempo para se encantar com sua beleza. Só que, para aproveitar melhor tudo o que ela tem a oferecer, é importante saber onde ficar em Viena.

São museus, parques, praças e palácios imponentes que se misturam com cafés, restaurantes e lojas super modernas mostrando como Viena sabe aproveitar bem sua diversidade. E tem, ainda, o fato dela ser cortada pelo emblemático Rio Danúbio.

A cidade foi capital do Império Austro-Húngaro por mais de meio século, no período de 1867 e 1918. Com a Segunda Guerra, o território foi dividido e, mais tarde, Viena se tornou a capital do novo país, a Áustria, que só teve sua independência, de fato, em 1955.

Esta é uma história complexa e, também por isso, andar pelas ruas de Viena é conhecer um pouco de toda sua agitada e rica história.

Onde ficar em Viena

Viena tem 23 distritos. O Centro Histórico é o Distrito 1 e os demais estão ao redor dele. Como você pode imaginar, ele é a parte mais turística e ficar nesta região acaba sendo vantajoso porque dá para fazer muitas coisas a pé em pouco tempo de caminhada.

Quem escolhe ficar noCentro Histórico – chamado Innere Stadt, ou Distrito 1 – vai estar perto dos principais museus e das ruas mais badaladas. Exatamente por isso, ficar nesta região é mais caro.

O Leopoldstadt, que é o Distrito 2 da cidade, fica bem pertinho do Centro Histórico, do outro lado do rio Danúbio. A região tem menos turistas, hotéis com preços mais em conta e diversos parques, bares e restaurantes muito bons.

Os Distritos 6 e 7, Marihilf e Neubau, são ideais para quem curte cultura, um ambiente mais descolado e não quer gastar muito. Neles, fica o chamado quarteirão dos museus e também dois dos mercados mais importantes da capital, um de frutas, legumes e queijos e outro de antiguidades. Além disso, nesta região estão diversos bares, cafés e teatros, atendendo bem o público mais jovem.

Nem todos os distritos são interessantes para ficar em Viena. Eu realmente indico que você fique o máximo possível perto do Distrito 1. Outras boas opções são os distritos 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9  e 13. Cada um tem sua característica e você vai descobrir isso da melhor forma.

Uma informação muito importante é que os bairros são mais conhecidos pelos números do que pelos nomes.

Agora, dê uma olhada no mapa com a localização dos hotéis, hostels e apartamentos mais legais de Viena. Em seguida, eu vou explicar um pouco sobre cada um deles.

Steigenberger Hotel Herrenhof

O Steigenberger Hotel Herrenhof fica no Centro Histórico, o Distrito 1, e tem uma localização excelente. Os quartos são ótimos, com uma decoração moderna e muito aconchegante. O atendimento é excelente, desde a recepção ao bar do hotel. Isso deixa tudo melhor, né?

onde ficar em Viena

É um hotel com bom custo-benefício, porque a gente consegue aproveitar tudo que ele tem de melhor. O café da manhã é sensacional, com muita comida boa e variedades sem fim – o restaurante do hotel tem um cardápio incrível. É uma excelente opção para ficar em Viena.

onde ficar em Viena

Hotel Rathauspark Wien

O Hotel Rathauspark Wien funciona em um dos muitos prédios lindos do Centro Histórico e tem quartos muito bons, com camas e roupas de cama muito confortáveis. A organização e a limpeza impecável também são pontos que eu acho importante destacar.

onde ficar em Viena

A localização é excelente, perto do metrô e a poucos minutos de vários museus. Isso facilita muito, né? O café da manhã é muito bom e o atendimento é sempre muito elogiado. Sem dúvida, é um ótimo lugar para ficar em Viena.

onde ficar em Viena

Grand Hotel Wien

O Grand Hotel Wien fica do lado da Ópera de Viena, uma das áreas mais vibrantes da cidade. Todo mundo comenta do conforto, da imponência e, claro, da vista fabulosa que os quartos têm para os prédios do Centro Histórico.

onde ficar em Viena

Por isso, é um dos hotéis mais interessantes para ficar em Viena se você puder gastar um pouco mais. Os quartos são imensos, decorados com um estilo clássico muito impressionante. O restaurante é simplesmente fantástico, perfeito para quem aprecia alta gastronomia.

onde ficar em Viena

Pension Dr. Geissler

O Pension Dr. Geissler é uma opção mais barata no coração da cidade. Ele fica em uma área excelente, tem quartos ótimos, práticos e bons para quem quer explorar a cidade sem gastar demais. O atendimento é super elogiado, mas o café da manhã é básico, mas tem boas opções.

onde ficar em Viena

Ainda tem a facilidade de estar do lado do metrô, com acesso rápido a todas as partes da cidade e, também, para o aeroporto. Vale a pena dar uma olhada com calma neste hotel antes de confirmar sua reserva em outro lugar.

onde ficar em Viena

Judengasse Premium

Foi neste lugar que eu fiquei. O Judengasse Premium fica no coração do Innere Stadt, exatamente no quarteirão judeu, onde prédios históricos e monumentos modernos dividem o mesmo espaço. A localização é tão boa que dá para fazer tudo a pé: para você ter uma ideia, a Catedral de São Estevão fica a apenas 400 metros.

onde ficar em Viena

Os apartamentos são grandes, bem decorados, limpos e arejados. A maioria tem dois quartos com cama de casal, sala, cozinha e dois banheiros. Tudo muito bem cuidado! Então, você está viajando com família ou amigos, esta é uma excelente opção. Eu acho uma excelente opção para ficar em Viena.

onde ficar em Viena

High Street Suites

No High Street Suites, a gente tem a liberdade de estar em uma casa e o conforto de um hotel. Todas as unidades são muito bem mobiliadas, espaçosas e têm cozinhas completas. Assim, você pode preparar suas próprias refeições deixando o custo-benefício mais interessante.

onde ficar em Viena

Nas redondezas, você vai encontrar ótimos cafés, bares, restaurantes e lojas. Além disso, a Ópera de Viena fica a cerca de cinco minutos de caminhada. Para ir mais longe, não se preocupe, há uma estação de metro há 200 metros dos apartamentos.

Hotel Sans Souci Wien

O Hotel Sans Souci Wien é um cinco estrelas que mistura o luxo imperial com a modernidade contemporânea, assim como a capital austríaca. Localizado a menos de um quilômetro do coração do Centro Histórico, é uma ótima opção para ficar em Viena.

Além de conseguir explorar os principais pontos turísticos com extrema facilidade, não deixe de aproveitar o que o hotel tem a oferecer. Você pode relaxar no centro de bem-estar, com diversas massagens e tratamentos de beleza, pode também dar um mergulho na piscina e curtir a sauna. A academia completa está disponível para os hóspedes.

Vienna Hostel Ruthensteiner

O Vienna Hostel Ruthensteiner é uma boa opção de hospedagem para quem quer conhecer a cidade e ter um lugar descolado e divertido para chamar de casa. Tem uma estação de metro a 300 metros, o que facilita nosso deslocamento e, além disso, a Ópera de Viena e o Museu Albertina estão a pouco mais de dois quilômetros.

onde ficar em Viena

Quando não estiver explorando a cidade, aproveite o que o hostel tem a oferecer: aluguel de bicicletas, biblioteca, salão de jogos, lounge compartilhado, jardim, churrasqueira e terraço. Você começa o dia com o café da manhã oferecido pela equipe, pode experimentar os pratos do restaurante local, preparar suas refeições na cozinha e, à noite, se divertir no bar. Eu acho uma excelente opção de hostel para ficar em Viena.

Wombat’s City Hostels Vienna – Naschmarkt

O Wombat’s City Hostels Vienna – Naschmarkt é um hostel que oferece o ambiente animado e descontraído que a gente espera deste tipo de acomodação, mas também garante privacidade para quem deseja muito conforto.

onde ficar em Viena

Ele fica a 600 metros do Centro Histórico, então será fácil conhecer os principais pontos turísticos. O Mercado Naschmarkt, a Rua Graben – para quem quer fazer compras –, a Catedral de São Estevão e o Palácio Belvedere estão todos a uma curta caminhada. Você pode alugar bicicletas na recepção, que funciona 24 horas.

Rosa Linde – Comfort B&B

O Rosa Linde – Comfort B&B é ideal para quem quer uma hospedagem tranquila, mas sem ficar muito longe do agito. Localizado a pouco mais de um quilômetro do Centro, você fica fora do movimento, mas consegue chegar até ele facilmente. Além disso, em cinco minutos de caminhada há uma estação de metrô que nos leva aos principais pontos turísticos da cidade.

Os quartos são espaçosos e com muita iluminação natural. Todos têm internet, área de estar, televisão, banheiro, secador de cabelo e todas aquelas amenidades de banho. Se você optar por ficar no estúdio, também terá uma cozinha compacta para preparar suas refeições. Eu acho uma excelente opção para ficar em Viena.

onde ficar em Viena

Novotel Wien Hauptbahnhof

A rede de hotéis Novotel já é conhecida por unir bem a modernidade e o conforto. No Novotel Wien Hauptbahnhof não seria diferente, sendo uma ótima opção para ficar em Viena. Os quartos são amplos, muito bem equipados e alguns têm sala de estar e mesa de trabalho, ideal para quem precisa de mais espaço.

Você pode gastar energia na academia, relaxar na sauna e aproveitar a área de SPA. Mas, antes disso, comece o dia com o café da manhã super elogiado pelos hóspedes. Para as outras refeições, não deixe de conhecer o restaurante local, que serve cozinha internacional e austríaca. À noite, o bar é um ótimo ambiente para se divertir e conhecer os outros hóspedes.

onde ficar em Viena

Faixas de preço em Viena

Agora que você já viu as minhas opções preferidas – não só as minhas, mas as de muita gente também – é hora de dar uma olhada nos preços antes de decidir onde ficar em Viena.



Booking.com

No mapa acima estão todas as opções de hospedagem da cidade, especialmente as do Centro Histórico, o Innere Stadt ou Distrito 1.  Para saber mais, você só precisa clicar nos pins azuis e pronto. 

Informações Básicas

Visto

Brasileiros não precisam de visto para entrar e permanecer na Áustria por até 90 dias.

Documentos

É necessário apresentar o passaporte com validade de, pelo menos, seis meses.

Dinheiro

A moeda local é o euro e a maioria dos estabelecimentos aceita cartões de crédito e débito.

Vacinas

Nenhuma vacina específica é exigida de brasileiros embarcados no Brasil.  

Informações sobre covid-19

Desde 16 de maio de 2022, não há mais obrigação de apresentar comprovantes de vacinação ou testes de exames RT-PCR ou de fazer quarentena para entrar na Áustria.

Seguro viagem

O seguro viagem é obrigatório para todos os países europeus que fazem parte do Tratado de Schengen:  a Áustria é um deles. 

Sem o seguro, você pode ser impedido de entrar no país. E tem mais: há uma cobertura mínima de EUR 30.000. Portanto, você precisa informar para qual – ou quais – país vai viajar antes de comprar o seguro.

Além disso, nem todos os países têm um sistema de saúde público e gratuito. Na verdade, na maioria deles, viajantes estrangeiros não têm acesso a assistência médica gratuita. Por isso, é muito importante ter o seguro internacional de saúde – também chamado de seguro viagem.

→ PLANOS MAIS INDICADOS

Eu sempre indico o Seguros Promo, um site que compara os preços de várias seguradoras e nos mostra os melhores valores para cada cobertura.

Você vai notar que existem muitas opções de seguradoras e planos, mas o que você precisa mesmo é de um seguro viagem com no mínimo EUR 30.000 de cobertura para despesas médicas e hospitalares.

O plano TRAVEL ASSIST 150 MUNDO (EXCETO EUA) +COVID-19 é um dos mais completos. Ele tem cobertura para despesas médicas no valor de EUR 150.000, seguro bagagem de USD 1.500 e é válido em toda a Europa.

ITA 30 SMART EUROPA é um dos mais baratos. Ele tem despesas médica e hospitalar no valor de EUR 30.000, seguro bagagem de EUR 250 e cobertura para covid-19 na modalidade de reembolso – é bom ler tudo direitinho antes de comprar.

Veja mais dicas da Áustria

Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se ainda tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo.

Se preferir, pode falar comigo pelo Instagram: @altiermoulin. Aproveite, também, para ver outras dicas da Áustria.

SOBRE O AUTOR

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *