Para aproveitar ao máximo a maravilhosa capital do Rio Grande do Norte, é muito importante escolher bem onde ficar em Natal.
A cidade tem quase 900 mil moradores, mas esse número aumenta consideravelmente com a chegada dos turistas, especialmente nos meses de verão – de dezembro a fevereiro.
Aí, quem não se programa, acaba perdendo os melhores hotéis ou tem que pagar muito mais caro.
Então, a primeira dica que eu posso dar é fazer sua reserva com antecedência para garantir um bom hotel e uma tarifa justa.
Neste artigo, eu vou explicar sobre:
Entenda Natal
Natal é a capital do Rio Grande do Norte e, como você pode imaginar, ganhou este nome por causa da data em que foi fundada: 25 de dezembro de 1599. Mas, muito antes dos europeus chegaram, em 1535, a região já era habitada por povos indígenas, como os tapuias e, depois, os tupis – que passaram as ser chamados potiguares.
Aliás, você sabia que quem nasce no Rio Grande do Norte é potiguar? O termo tem origem na língua tupi – poti’war – e significa aquele que come camarão. Uma alusão à dieta dos indígenas que viviam mais próximos das praias e aproveitavam a fartura do crustáceo que, ainda hoje, é encontrado com fartura no litoral do Estado.
Para citar duas “coincidências” que fazem as cidades serem quase irmãs gêmeas – isso foi uma ironia –, basta lembrar que as duas cidades são cortadas por um rio e estão na “esquina” dos seus continentes.
Mas, na verdade, o motivo do apelido é outro.
É que na década de 1940, durante a Segunda Guerra Mundial, Natal foi uma base militar americana e, por isso, os moradores tinham contato com novidades que o resto do Brasil nunca tinha visto. Assim, os potiguares foram os primeiros a usar óculos Ray-Ban, a beber Coca-Cola e a mascar chicletes.
Onde ficar em Natal
Há, basicamente, duas áreas interessantes para ficar em Natal.
- Praia de Ponta Negra, na orla ou nas ruas detrás;
- Via Costeira, onde estão os resorts.
Para se localizar com mais facilidade, dê uma olhada no mapa abaixo. Cada cor representa uma região diferente.
A Praia de Ponta Negra, cartão-postal com o Morro do Careca ao fundo, é a região de Natal com a maior quantidade de hotéis: isso é bom, porque gera uma competição saudável.
A Via Costeira fica entre o mar e as dunas, uma área muito tranquila, perfeita para que gosta de hotéis grandes completos.

Foto: visiteriograndedonorte
São cerca de 10 quilômetros de praia ladeados por uma avenida – a Via Costeira -, onde estão os principais resorts de Natal.
Mas, primeiro, eu vou mostrar os hotéis de Ponta Negra. Em seguida, falo dos resorts da Via Costeira.
Ponta Negra
A praia mais famosa de Natal é o coração da cidade. Nela, a gente encontra várias lojinhas de artesanato, agências de turismo, bares e bons restaurantes – e muitos quiosques.
Dá para chegar de manhã na praia e passar o dia inteiro: pode revezar banhos de mar com as comidinhas servidas nos quiosques que fica melhor ainda.
Só não deixe de comer caranguejo nas barracas da praia: é quase um ritual sagrado.
Coral Plaza Apart Hotel
O Coral Plaza Apart Hotel é um hotel grandão de frente para a praia de Ponta Negra, já no começo da Via Costeira. Ele é super bem avaliado, tem piscinas fantásticas para adultos e crianças e serviço de bar que também atende nas barracas montadas na praia.
Os quartos são ótimos, espaçosos e têm uma salinha de estar – ele funciona no estilo Apart Hotel, sabe? O café da manhã é fabuloso e o atendimento é super elogiado. Sem dúvidas, é uma grande escolha para ficar em Natal.
Vogal Luxury Beach Hotel & SPA
Já o Vogal Luxury Beach Hotel & SPA é para quem gosta de hotel completo e vai ter tempo para aproveitar a cidade e curtir as regalias que a hospedagem oferece.
Este é um dos hotéis que eu mais indico para ficar em Natal, especialmente a casais que estão fazendo uma viagem especial, porque ele combina demais com ocasiões especiais e não é difícil entender os motivos.
Os quartos são bem espaçosos, decorados com extremo bom gosto e as roupas de cama e de banho são de primeira linda. As camas são enormes e super macias. Vale a pena dar uma olhada nos detalhes e reservar.
Manary Praia Hotel
Outro hotel com localização e atendimento muito elogiado é o Manary Praia Hotel. Ele fica, também, na Praia de Ponta Negra e tem atributos que fazem dele um dos mais bem avaliados da cidade.
A gente nota que o hotel é diferenciado no momento do check-in, e isso se estende por todas as áreas, cuidadas com muito carinho para o nosso bem-estar. Isso é um ponto muito positivo!
A piscina é maravilhosa, a vista para o mar é sensacional e os quartos são amplos, clássicos e bem confortáveis. O café da manhã é muito bom e o restaurante do hotel tem pratos deliciosos que merecem sua atenção. Sem dúvidas, é uma grande escolha para ficar em Natal.
Praiamar Express Hotel
O Praiamar Express Hotel é super tradicional. Ele fica a três quadras da praia e tem quartos bons, espaçosos e com uma vista linda para o mar.
A piscina do hotel é boa, mas o mais legal é que dá para aproveitar da área de lazer Praiamar Convention, que tem muitas opções para crianças e adolescentes.
Golden Tulip Natal Ponta Negra
O Golden Tulip Natal Ponta Negra tem a qualidade da rede garantida e é uma boa escolha para quem não quer ficar tão perto da praia – ele fica a umas três quadras da Praia de Ponta Negra e tem uma vista linda do mar e do Morro do Careca.
Os quartos são bem espaçosos, o atendimento é muito elogiado e a piscina é sensacional para o fim de tarde – relaxar e tomar uns bons drinks, né? Porque a gente merece.
Quality Suites Hotel
Outra opção para ficar em Natal com conforto já conhecido é o Quality Suites Natal. Os quartos são espaçosos com decoração elegante, internet e televisão. Mas, eu acho que você vai passar mais tempo na praia ou na piscina: a Praia de Ponta Negra fica a três minutos.
Na hora da fome, conheça pratos da gastronomia local no restaurante do hotel ou caminhe pelas redondezas para escolher onde comer. Quando o cansaço for mais forte, aproveite o serviço de quarto, oferecido por este que é um dos melhores hotéis em Natal.
Aquaria Natal Hotel
O Aquaria Natal Hotel é um hotel aconchegante, muito bem cuidado e super antenado com as questões de higiene e segurança. A equipe tem um atendimento muito especial, coisa que a gente não encontra em todos os lugares – infelizmente. É tão bom ser bem tratado, não é mesmo?
Os quartos são espaçosos, arejados e a roupa de cama é de primeira linha. Outra coisa que eu gostei muito nesse hotel é o terraço, que tem uma vista linda para a praia e para Morro do Careca: é uma das mais incríveis que vi em Natal.
Natal Dunnas Hotel
O Natal Dunnas Hotel é outro hotel super aconchegante e muito completo. Sem dúvidas é uma das melhores estruturas da Praia de Ponta Negra. Todas as áreas são muito bem cuidadas e a gente vê que limpeza e higiene são mesmo prioridades no hotel.
A área externa é maravilhosa e muito bem ornamentada. As piscinas são excelentes e a área do restaurante também. Os funcionários são muito educados e prestativos: isso faz muita diferença, né? Sem dúvidas, é uma grande escolha para ficar em Natal.
Kristie Resort Natal Hotel
O Kristie Resort Natal Hotel é outro hotel com uma piscina incrível – aliás, toda a área de lazer do hotel é ótima -, perfeita para quem está viajando com crianças. Ele também tem vista para o Morro do Careca e muito mais.
O hotel é lindo, os quartos são muito confortáveis, o café da manhã é farto e com muitas variedades. Provavelmente, o Kristie Resort Natal Hotel tem o melhor custo-benefício de Natal. Isso significa que vale o que cobra.
Pousada Manga Rosa Beira Mar
Para quem gosta de lugares mais intimistas e de atendimento mais personalizado, a Pousada Manga Rosa Beira Mar é uma grande escolha. Ela fica no final da Praia de Ponta Negra, a poucos metros do Morro do Careca.
Sempre muito bem cuidada, limpa e organizada, a pousada recebe os hóspedes em uma área cercada por verde, com um toque rústico que combina com a vida lá fora. Os hóspedes costumam dizer que o café da manhã é incrível – quero saber qual será sua opinião, combinado?
Pousada Saruê Natal
A Pousada Saruê Natal é sempre muito procurada e existem motivos para isso acontecer. Primeiro é o ambiente acolhedor e aconchegante que nos conquista logo de cara. Depois, o atendimento que sempre é muito especial, extremamente atencioso com as demandas dos hóspedes.
A localização também é muito boa, perto da praia, mas com várias opções de mercadores, bares e restaurantes perto. Além disso, o preço da diária é muito interessante quando você compara com outras pousadas semelhantes.
Tirol Praia Hotel
O Tirol Praia Hotel é mais uma opção econômica de Natal. O hotel é básico, tem uma estrutura boa – com piscina, inclusive – fica a poucas quadras da praia ,mas é tão pertinho que dá para ir a pé. Perto do hotel tem de tudo: restaurante, banco, mercado, farmácia e etc.
O café da manhã é muito bem servido e variado, os funcionários são muito simpáticos e sempre ganham elogios dos hóspedes. É uma boa escolha para quem não faz questão de hotel extravagante.
Maximum Home
O Maximum Home é um prédio de apartamentos que fica três ruas atrás da avenida da Praia de Ponta Negra. Ele é novinho, os apartamentos são todos mobiliados com móveis modernos, decoração clara e aconchegantes.
Há várias opções de apartamento que acomodam até sete pessoas. Então, se você está viajando com a família, o custo-benefício pode ser muito interessante. Por isso, é um ótimo lugar para ficar em Natal.
Oh Vida Boa Duna Barcane
O Oh Vida Boa Duna Barcane fica um pouquinho mais distante da praia, mas tem acesso fácil a todas as áreas. Ele pode ser uma opção par quem pretende ficar em um apartamento e não quer gastar muito.
Existem duas opções de apartamento, com ou sem vista para o mar. Todos acomodam até seis pessoas, têm cozinha completa e a brisa que vem do Parque das Dunas, que fica ao lado.
Apart Mobiliado Varandas
O Apart Mobiliado Varandas fica em um prédio novo, tem 50 metros quadrados e acomoda bem até cinco pessoas: tem um quarto com cama de casal e um sofá-cama na sala.
É um apartamento básico, com móveis e equipamentos para o dia a dia. Os quartos são bons, com camas macias e roupa de cama cheirosa. O prédio tem uma piscina pequena, mas que entra na lista de itens positivos.
Apple Flat Natal
O Apple Flat Natal é um apartamento no estilo estúdio, super bem planejado e decorado com bom gosto e praticidade. Ele tem 40 metros quadrados e acomoda até três pessoas, duas na cama de casal e uma no sofá-cama.
A localização é ótima, em uma área com restaurantes, bares, lojas e tudo mais, a apenas 400 metros da principal praia de Natal, a Ponta Negra. O flat tem uma das melhores notas de avaliação dos hóspedes, com muito elogios ao atendimento dos anfitriões.
Via Costeira
Outra área interessante para ficar em Natal é a Via Costeira.
Como já expliquei, esta avenida corta o litoral, ligando Ponta Negra a outras praias da região Central de Natal: as Praias da Areia Preta, dos Artistas e do Meio.
Nesta região, ficam os hotéis mais caros de Natal – os resorts que funcionam no esquema all inclusive.
O Ocean Palace All Inclusive Premium é um cinco estrelas daqueles que a gente sonha o ano inteiro para encontrar nas férias. Como funciona no sistema all inclusive, não é necessário se preocupar com nada.
A praia fica a um passo, as piscinas são fantásticas, a comida é muito boa e os quartos são ótimos, até os mais simples – e mais baratos. Então, pode conferir o custo-benefício que sempre vale a pena.
Esuites Vila do Mar Natal
O eSuites Vila do Mar Natal tem banheira de hidromassagem, piscina de borda infinita e outras três piscinas com espreguiçadeiras para a gente esquecer dos problemas da vida e relaxar. Ele fica de frente para a Praia de Barreira D’Água, uma área protegida ambientalmente.
Atendimento espetacular, quartos extremamente limpos e bem cuidados. Comida boa no esquema all inclusive e, para quem viaja com família, há muitas opções de entretenimento para as crianças. Parece ter tudo, né?
Wish Natal
O Wish Natal está muito próximo da perfeição. É que ele tem tudo que a gente quer para dias de folga perfeitos: os quartos são amplos e muito aconchegantes, a vista dos quartos é maravilhosa, as piscinas são ótimas e a praia que fica em frente ao hotel é ótima para banho.
O atendimento é sempre classificado como excelente e a comida também é muito elogiada: saborosa e diversificada, é o que dizem os hóspedes. É um lugar realmente muito especial para tirar um tempo para curtir tudo com calma, principalmente a si mesmo. Sem dúvidas, é uma grande escolha para ficar em Natal.
Serhs Natal Grand Hotel & Resort
O Serhs Natal Grand Hotel & Resort é outro gigante que impressiona e nos apaixona. Isso é uma grande verdade, porque muitos hóspedes acabam voltando ao hotel. E sabe o que eu descobri? Eles voltam por causa da comida. Sim, todo mundo elogia os restaurantes dizendo que servem comida de verdade, saborosíssima e variada.
Claro que todo o resto colabora, né? São quatro piscinas, três bares, cinco restaurantes servindo o tempo todo – isso me fez salivar. Além disso tudo, os quartos são amplos, aconhegantes e têm vista para o mar, que fica literalmente na porta do hotel.
Faixas de preço em Natal
Agora que você viu quais são os melhores hotéis e apartamentos da cidade e onde ficar em Natal, eu vou mostrar o mapa com as faixas de preços.
Nele, estão todas as opções de hospedagem em Natal e você pode escolher aquela que se encaixa melhor no seu orçamento.
Quando as diárias ficam mais baratas?
Natal recebe turistas o ano inteiro. Eles chegam atraídos por suas praias e por suas festas e manifestações culturais.
Com sol praticamente o ano todo, dá para programar uma viagem em qualquer época do ano, mas quando que as diárias ficam mais baratas? Para economizar na hospedagem, você precisa observar alguns detalhes.
O primeiro deles é não viajar durante as férias escolares, pois a cidade fica lotada. Para quem tem filhos em idade escolar, o segredo é fazer a reserva com o máximo de antecedência possível. Assim, você encontra os melhores hotéis com preços justos – isso faz o custo-benefício ser interessante.
O mesmo vale para os feriados nacionais, especialmente o Natal e o Ano Novo, quando é praticamente impossível encontrar um quarto de última hora.
As diárias ficam mais baratas nos meses de março a junho e de agosto a novembro. Mas eu preciso dizer que, apesar de fazer sol o ano inteiro, nos meses entre abril e junho a chuva aparece com mais frequência.
Então, se sua prioridade é aproveitar as praias, será preciso avaliar bem antes de comprar a passagem e não se esqueça de checar a previsão do tempo para a data desejada.
O que fazer em Natal
Se você vai ter pouco tempo na capital potiguar, não deixe de fazer o passeio de bugue para a Praia de Genipabu, que fica na cidade de Extremoz.
São apenas alguns minutos de carro, saindo de Natal, e você encontrará uma paisagem cheia de dunas, lagoas e, claro, praia, e poderá descer de tirolesas que terminam na água. É o passeio mais tradicional!
Caminhar na orla de Ponta Negra e relaxar em um dos bares ou quiosques comendo um camarão fresquinho ou uma calderada de caranguejo é uma excelente ideia. É nesta praia que fica o Morro do Careca, o principal cartão-postal de Natal.
Em outro dia, visite o histórico Forte dos Reis Magos e se você gosta de trilha, o Parque das Dunas pode ser bastante interessante.
Vale se programar para fazer um bate-volta para Maracajaú ou Perobas, que têm piscinas naturais fantásticas.
Em outro cidade vizinha, Parnamirim, o barato é conhecer o Cajueiro de Pirangi, que já foi considerado o maior pé de caju do mundo – alguns insistem que ainda é.
TEM QUE PROVAR
Apesar de ser consumido em várias partes do Nordeste, eu conheci o arroz de leite em Natal, no Rio Grande do Norte, onde o prato típico tem espaço garantido na mesa. Ele é perfeito para acompanhar a carne de sol. É importante dizer que, apesar de ser feito com leite, não é doce.
Também famoso em grande parte do Nordesde, o feijão-verde é muito presente na mesa potiguar. Em Natal, ele é um dos melhores acompanhamentos para a deliciosa carne de sol.
O preparo é bem simples, da mesma forma que o feijão tradicional, mas é comum acrescentar coentro. Há quem acrescente nata, creme de leite e queijo coalho.
Obrigada pela dica. Vou em Janeiro 23. Estou em dúvida de hotel. Vou só com meu marido. Somos de meia idade. Queremos algo tranquilo, aconchegante e um preço bom. Mas não sei que hotel escolher. Vc poderia nos ajudar. Meu email [email protected].
Obrigada
Marcia
Opa, Altier Molin estou indo com minha família tbm, poderia me passar algumas sugestões de passeios, restaurantes?
Desde ja, Obrigada.
Ei, Lilian.
Você leu o texto até o final?
Acho que não. 🙂
Um abraço.
Olá, bom dia… Minha primeira vez em Natal, além de hospedagem, quais dicas vc dá para: passeios e alimentação?
Oi, Rodrigo.
Vou preparar e te mando, tá?
Um abraço.
Opa! tambem quero, amigo, por favor.