Pesquisar
Close this search box.

Onde ficar em Natal: melhores resorts, hotéis e apartamentos

Atualizado em 15 de janeiro de 2024 – POR ALTIER MOULIN

Para aproveitar ao máximo a maravilhosa capital do Rio Grande do Norte, é muito importante escolher bem onde ficar em Natal.

A cidade tem quase 900 mil moradores, mas esse número aumenta consideravelmente com a chegada dos turistas, especialmente nos meses de verão – de dezembro a fevereiro.

Aí, quem não se programa, acaba perdendo os melhores hotéis ou tem que pagar muito mais caro.

Então, a primeira dica que eu posso dar é fazer sua reserva com antecedência para garantir um bom hotel e uma tarifa justa.

Entenda Natal

Natal é a capital do Rio Grande do Norte e, como você pode imaginar, ganhou este nome por causa da data em que foi fundada: 25 de dezembro de 1599. Mas, muito antes dos europeus chegaram, em 1535, a região já era habitada por povos indígenas, como os tapuias e, depois, os tupis – que passaram as ser chamados potiguares.

Aliás, você sabia que quem nasce no Rio Grande do Norte é potiguar? O termo tem origem na língua tupi – poti’war – e significa aquele que come camarão. Uma alusão à dieta dos indígenas que viviam mais próximos das praias e aproveitavam a fartura do crustáceo que, ainda hoje, é encontrado com fartura no litoral do Estado.

LONDRES NORDESTINA
Algumas coisas fazem Natal e Londres terem uma certa conexão e, por isso, a capital do Rio Grande do Norte ganhou o apelido de Londres Nordestina.

Para citar duas “coincidências” que fazem as cidades serem quase irmãs gêmeas – isso foi uma ironia –, basta lembrar que as duas cidades são cortadas por um rio e estão na “esquina” dos seus continentes.

Mas, na verdade, o motivo do apelido é outro.

É que na década de 1940, durante a Segunda Guerra Mundial, Natal foi uma base militar americana e, por isso, os moradores tinham contato com novidades que o resto do Brasil nunca tinha visto. Assim, os potiguares foram os primeiros a usar óculos Ray-Ban, a beber Coca-Cola e a mascar chicletes.

Onde ficar em Natal

Há, basicamente, duas áreas interessantes para ficar em Natal.

  • Praia de Ponta Negra, na orla ou nas ruas detrás;
  • Via Costeira, onde estão os resorts.

Para se localizar com mais facilidade, dê uma olhada no mapa abaixo. Cada cor representa uma região diferente.

A Praia de Ponta Negra, cartão-postal com o Morro do Careca ao fundo, é a região de Natal com a maior quantidade de hotéis: isso é bom, porque gera uma competição saudável.

A Via Costeira fica entre o mar e as dunas, uma área muito tranquila, perfeita para que gosta de hotéis grandes completos.

Foto: visiteriograndedonorte

São cerca de 10 quilômetros de praia ladeados por uma avenida – a Via Costeira -, onde estão os principais resorts de Natal.

Mas, primeiro, eu vou mostrar os hotéis de Ponta Negra. Em seguida, falo dos resorts da Via Costeira.

Ponta Negra

A praia mais famosa de Natal é o coração da cidade. Nela, a gente encontra várias lojinhas de artesanato, agências de turismo, bares e bons restaurantes – e muitos quiosques.

Dá para chegar de manhã na praia e passar o dia inteiro: pode revezar banhos de mar com as comidinhas servidas nos quiosques que fica melhor ainda.

Só não deixe de comer caranguejo nas barracas da praia: é quase um ritual sagrado.

Coral Plaza Apart Hotel

O Coral Plaza Apart Hotel é um hotel grandão de frente para a praia de Ponta Negra, já no começo da Via Costeira. Ele é super bem avaliado, tem piscinas fantásticas para adultos e crianças e serviço de bar que também atende nas barracas montadas na praia.

Os quartos são ótimos, espaçosos e têm uma salinha de estar – ele funciona no estilo Apart Hotel, sabe? O café da manhã é fabuloso e o atendimento é super elogiado. Sem dúvidas, é uma grande escolha para ficar em Natal.

Vogal Luxury Beach Hotel & SPA

Já o Vogal Luxury Beach Hotel & SPA é para quem gosta de hotel completo e vai ter tempo para aproveitar a cidade e curtir as regalias que a hospedagem oferece.

Este é um dos hotéis que eu mais indico para ficar em Natal, especialmente a casais que estão fazendo uma viagem especial, porque ele combina demais com ocasiões especiais e não é difícil entender os motivos.

Os quartos são bem espaçosos, decorados com extremo bom gosto e as roupas de cama e de banho são de primeira linda. As camas são enormes e super macias. Vale a pena dar uma olhada nos detalhes e reservar.

Manary Praia Hotel

Outro hotel com localização e atendimento muito elogiado é o Manary Praia Hotel. Ele fica, também, na Praia de Ponta Negra e tem atributos que fazem dele um dos mais bem avaliados da cidade.

A gente nota que o hotel é diferenciado no momento do check-in, e isso se estende por todas as áreas, cuidadas com muito carinho para o nosso bem-estar. Isso é um ponto muito positivo!

A piscina é maravilhosa, a vista para o mar é sensacional e os quartos são amplos, clássicos e bem confortáveis. O café da manhã é muito bom e o restaurante do hotel tem pratos deliciosos que merecem sua atenção. Sem dúvidas, é uma grande escolha para ficar em Natal.

Praiamar Express Hotel

O Praiamar Express Hotel é super tradicional. Ele fica a três quadras da praia e tem quartos bons, espaçosos e com uma vista linda para o mar.

A piscina do hotel é boa, mas o mais legal é que dá para aproveitar da área de lazer Praiamar Convention, que tem muitas opções para crianças e adolescentes.

Golden Tulip Natal Ponta Negra

O Golden Tulip Natal Ponta Negra tem a qualidade da rede garantida e é uma boa escolha para quem não quer ficar tão perto da praia – ele fica a umas três quadras da Praia de Ponta Negra e tem uma vista linda do mar e do Morro do Careca.

Onde ficar em Natal

Os quartos são bem espaçosos, o atendimento é muito elogiado e a piscina é sensacional para o fim de tarde – relaxar e tomar uns bons drinks, né? Porque a gente merece.

Onde fiar em Natal

Quality Suites Hotel

Outra opção para ficar em Natal com conforto já conhecido é o Quality Suites Natal. Os quartos são espaçosos com decoração elegante, internet e televisão. Mas, eu acho que você vai passar mais tempo na praia ou na piscina: a Praia de Ponta Negra fica a três minutos.

Onde ficar em Natal

Na hora da fome, conheça pratos da gastronomia local no restaurante do hotel ou caminhe pelas redondezas para escolher onde comer. Quando o cansaço for mais forte, aproveite o serviço de quarto, oferecido por este que é um dos melhores hotéis em Natal.

Onde ficar em Natal

Aquaria Natal Hotel

O Aquaria Natal Hotel é um hotel aconchegante, muito bem cuidado e super antenado com as questões de higiene e segurança. A equipe tem um atendimento muito especial, coisa que a gente não encontra em todos os lugares – infelizmente. É tão bom ser bem tratado, não é mesmo?

Onde ficar em Natal

Os quartos são espaçosos, arejados e a roupa de cama é de primeira linha. Outra coisa que eu gostei muito nesse hotel é o terraço, que tem uma vista linda para a praia e para  Morro do Careca: é uma das mais incríveis que vi em Natal.

Onde ficar em Natal

Natal Dunnas Hotel

O Natal Dunnas Hotel é outro hotel super aconchegante e muito completo. Sem dúvidas é uma das melhores estruturas da Praia de Ponta Negra. Todas as áreas são muito bem cuidadas e a gente vê que limpeza e higiene são mesmo prioridades no hotel.

Onde ficar em Natal

A área externa é maravilhosa e muito bem ornamentada. As piscinas são excelentes e a área do restaurante também. Os funcionários são muito educados e prestativos: isso faz muita diferença, né? Sem dúvidas, é uma grande escolha para ficar em Natal.

Onde ficar em Natal

Kristie Resort Natal Hotel

O Kristie Resort Natal Hotel é outro hotel com uma piscina incrível – aliás, toda a área de lazer do hotel é ótima -, perfeita para quem está viajando com crianças. Ele também tem vista para o Morro do Careca e muito mais.

Onde ficar em Natal

O hotel é lindo, os quartos são muito confortáveis, o café da manhã é farto e com muitas variedades. Provavelmente, o Kristie Resort Natal Hotel tem o melhor custo-benefício de Natal. Isso significa que vale o que cobra.

Onde ficar em Natal

Pousada Manga Rosa Beira Mar

Para quem gosta de lugares mais intimistas e de atendimento mais personalizado, a Pousada Manga Rosa Beira Mar é uma grande escolha. Ela fica no final da Praia de Ponta Negra, a poucos metros do Morro do Careca.

Onde ficar em Natal

Sempre muito bem cuidada, limpa e organizada, a pousada recebe os hóspedes em uma área cercada por verde, com um toque rústico que combina com a vida lá fora. Os hóspedes costumam dizer que o café da manhã é incrível – quero saber qual será sua opinião, combinado?

Onde ficar em Natal

Pousada Saruê Natal

A Pousada Saruê Natal é sempre muito procurada e existem motivos para isso acontecer. Primeiro é o ambiente acolhedor e aconchegante que nos conquista logo de cara. Depois, o atendimento que sempre é muito especial, extremamente atencioso com as demandas dos hóspedes.

A localização também é muito boa, perto da praia, mas com várias opções de mercadores, bares e restaurantes perto. Além disso, o preço da diária é muito interessante quando você compara com outras pousadas semelhantes.

Onde ficar em Natal

Tirol Praia Hotel

O Tirol Praia Hotel é mais uma opção econômica de Natal. O hotel é básico, tem uma estrutura boa – com piscina, inclusive – fica a poucas quadras da praia ,mas é tão pertinho que dá para ir a pé. Perto do hotel tem de tudo: restaurante, banco, mercado, farmácia e etc.

Onde ficar em Natal

O café da manhã é muito bem servido e variado, os funcionários são muito simpáticos e sempre ganham elogios dos hóspedes. É uma boa escolha para quem não faz questão de hotel extravagante.

Maximum Home

O Maximum Home é um prédio de apartamentos que fica três ruas atrás da avenida da Praia de Ponta Negra. Ele é novinho, os apartamentos são todos mobiliados com móveis modernos, decoração clara e aconchegantes.

Há várias opções de apartamento que acomodam até sete pessoas. Então, se você está viajando com a família, o custo-benefício pode ser muito interessante. Por isso, é um ótimo lugar para ficar em Natal.

Oh Vida Boa Duna Barcane

O Oh Vida Boa Duna Barcane fica um pouquinho mais distante da praia, mas tem acesso fácil a todas as áreas. Ele pode ser uma opção par quem pretende ficar em um apartamento e não quer gastar muito.

Existem duas opções de apartamento, com ou sem vista para o mar. Todos acomodam até seis pessoas, têm cozinha completa e a brisa que vem do Parque das Dunas, que fica ao lado.

Apart Mobiliado Varandas

O Apart Mobiliado Varandas fica em um prédio novo, tem 50 metros quadrados e acomoda bem até cinco pessoas: tem um quarto com cama de casal e um sofá-cama na sala.

É um apartamento básico, com móveis e equipamentos para o dia a dia. Os quartos são bons, com camas macias e roupa de cama cheirosa. O prédio tem uma piscina pequena, mas que entra na lista de itens positivos.

Apple Flat Natal

O Apple Flat Natal é um apartamento no estilo estúdio, super bem planejado e decorado com bom gosto e praticidade. Ele tem 40 metros quadrados e acomoda até três pessoas, duas na cama de casal e uma no sofá-cama.

A localização é ótima, em uma área com restaurantes, bares, lojas e tudo mais, a apenas 400 metros da principal praia de Natal, a Ponta Negra. O flat tem uma das melhores notas de avaliação dos hóspedes, com muito elogios ao atendimento dos anfitriões.

Via Costeira

Outra área interessante para ficar em Natal é a Via Costeira.

Como já expliquei, esta avenida corta o litoral, ligando Ponta Negra a outras praias da região Central de Natal: as Praias da Areia Preta, dos Artistas e do Meio.

Nesta região, ficam os hotéis mais caros de Natal – os resorts que funcionam no esquema all inclusive.

Ocean Palace All Inclusive Premium

O Ocean Palace All Inclusive Premium é um cinco estrelas daqueles que a gente sonha o ano inteiro para encontrar nas férias. Como funciona no sistema all inclusive, não é necessário se preocupar com nada.

A praia fica a um passo, as piscinas são fantásticas, a comida é muito boa e os quartos são ótimos, até os mais simples – e mais baratos. Então, pode conferir o custo-benefício que sempre vale a pena.

Esuites Vila do Mar Natal

O eSuites Vila do Mar Natal tem banheira de hidromassagem, piscina de borda infinita e outras três piscinas com espreguiçadeiras para a gente esquecer dos problemas da vida e relaxar. Ele fica de frente para a Praia de Barreira D’Água, uma área protegida ambientalmente.

Onde ficar em Natal

Atendimento espetacular, quartos extremamente limpos e bem cuidados. Comida boa no esquema all inclusive e, para quem viaja com família, há muitas opções de entretenimento para as crianças. Parece ter tudo, né?

Wish Natal

O Wish Natal está muito próximo da perfeição. É que ele tem tudo que a gente quer para dias de folga perfeitos: os quartos são amplos e muito aconchegantes, a vista dos quartos é maravilhosa, as piscinas são ótimas e a praia que fica em frente ao hotel é ótima para banho.

Onde ficar em Natal

O atendimento é sempre classificado como excelente e a comida também é muito elogiada: saborosa e diversificada, é o que dizem os hóspedes. É um lugar realmente muito especial para tirar um tempo para curtir tudo com calma, principalmente a si mesmo. Sem dúvidas, é uma grande escolha para ficar em Natal.

Onde ficar em Natal

Serhs Natal Grand Hotel & Resort

O Serhs Natal Grand Hotel & Resort é outro gigante que impressiona e nos apaixona. Isso é uma grande verdade, porque muitos hóspedes acabam voltando ao hotel. E sabe o que eu descobri? Eles voltam por causa da comida. Sim, todo mundo elogia os restaurantes dizendo que servem comida de verdade, saborosíssima e variada.

Claro que todo o resto colabora, né? São quatro piscinas, três bares, cinco restaurantes servindo o tempo todo – isso me fez salivar. Além disso tudo, os quartos são amplos, aconhegantes e têm vista para o mar, que fica literalmente na porta do hotel.

Onde ficar em Natal

Faixas de preço em Natal

Agora que você viu quais são os melhores hotéis e apartamentos da cidade e onde ficar em Natal, eu vou mostrar o mapa com as faixas de preços.

Nele, estão todas as opções de hospedagem em Natal e você pode escolher aquela que se encaixa melhor no seu orçamento.



Booking.com

Quando as diárias ficam mais baratas?

Natal recebe turistas o ano inteiro. Eles chegam atraídos por suas praias e por suas festas e manifestações culturais.

Com sol praticamente o ano todo, dá para programar uma viagem em qualquer época do ano, mas quando que as diárias ficam mais baratas? Para economizar na hospedagem, você precisa observar alguns detalhes.

O primeiro deles é não viajar durante as férias escolares, pois a cidade fica lotada. Para quem tem filhos em idade escolar, o segredo é fazer a reserva com o máximo de antecedência possível. Assim, você encontra os melhores hotéis com preços justos – isso faz o custo-benefício ser interessante.

O mesmo vale para os feriados nacionais, especialmente o Natal e o Ano Novo, quando é praticamente impossível encontrar um quarto de última hora.

As diárias ficam mais baratas nos meses de março a junho e de agosto a novembro.  Mas eu preciso dizer que, apesar de fazer sol o ano inteiro, nos meses entre abril e junho a chuva aparece com mais frequência.

Então, se sua prioridade é aproveitar as praias, será preciso avaliar bem antes de comprar a passagem e não se esqueça de checar a previsão do tempo para a data desejada.

O que fazer em Natal

Se você vai ter pouco tempo na capital potiguar, não deixe de fazer o passeio de bugue para a Praia de Genipabu, que fica na cidade de Extremoz.

São apenas alguns minutos de carro, saindo de Natal, e você encontrará uma paisagem cheia de dunas, lagoas e, claro, praia, e poderá descer de tirolesas que terminam na água. É o passeio mais tradicional!

Caminhar na orla de Ponta Negra e relaxar em um dos bares ou quiosques comendo um camarão fresquinho ou uma calderada de caranguejo é uma excelente ideia. É nesta praia que fica o Morro do Careca, o principal cartão-postal de Natal.

Em outro dia, visite o histórico Forte dos Reis Magos e se você gosta de trilha, o Parque das Dunas pode ser bastante interessante.

Vale se programar para fazer um bate-volta para Maracajaú ou Perobas, que têm piscinas naturais fantásticas.  

Em outro cidade vizinha, Parnamirim, o barato é conhecer o Cajueiro de Pirangi, que já foi considerado o maior pé de caju do mundo – alguns insistem que ainda é.

TEM QUE PROVAR

Apesar de ser consumido em várias partes do Nordeste, eu conheci o arroz de leite em Natal, no Rio Grande do Norte, onde o prato típico tem espaço garantido na mesa. Ele é perfeito para acompanhar a carne de sol. É importante dizer que, apesar de ser feito com leite, não é doce.

Também famoso em grande parte do Nordesde, o feijão-verde é muito presente na mesa potiguar. Em Natal, ele é um dos melhores acompanhamentos para a deliciosa carne de sol.

O preparo é bem simples, da mesma forma que o feijão tradicional, mas é comum acrescentar coentro. Há quem acrescente nata, creme de leite e queijo coalho.

Veja mais dicas do Rio Grande do Norte

Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo.

Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver outras dicas do Rio Grande do Norte.

SOBRE O AUTOR

COMENTÁRIOS

6 respostas

  1. Obrigada pela dica. Vou em Janeiro 23. Estou em dúvida de hotel. Vou só com meu marido. Somos de meia idade. Queremos algo tranquilo, aconchegante e um preço bom. Mas não sei que hotel escolher. Vc poderia nos ajudar. Meu email psico.marcia.unip@gmail.com.
    Obrigada
    Marcia

  2. Opa, Altier Molin estou indo com minha família tbm, poderia me passar algumas sugestões de passeios, restaurantes?
    Desde ja, Obrigada.

  3. Olá, bom dia… Minha primeira vez em Natal, além de hospedagem, quais dicas vc dá para: passeios e alimentação?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *