Onde ficar em Morretes: as melhores pousadas e as melhores áreas

11

Atualizado em 26 de fevereiro de 2021

Foto: Sidney Schmeiske

Apesar de ser uma cidade pequena, é importante escolher bem onde ficar em Morretes, no Paraná, para poder aproveitar o melhor que ela pode oferecer.

Então, mesmo que você esteja planejando ficar apenas uma noite – ou um final de semana -, essas dicas podem deixar a sua viagem muito mais interessante.

Como falei, Morretes é pequena, tem pouco mais de 15 mil habitantes, e fica a 68 quilômetros de Curitiba. A cidade é muito visitada porque é o ponto final da famosa viagem de trem que sai de Curitiba.

Foto: Victor Oliveira Sartório

São pouco mais de três horas de passeio por uma das ferrovias mais antigas do país, cortando túneis, pontes e descendo a Serra do Mar, que nos revela seu desenho e nos apresenta as belezas da maior reserva de Mata Atlântica contínua de todo o território nacional.

→ A viagem de trem para Morretes

Mas, claro, há outras formas de chegar a Morretes: de ônibus, por exemplo, a viagem é feita com a Viação Graciosa.

De carro, o percurso passa pela Estrada da Graciosa, um trecho da PR-410 que era caminho de tropeiros e que tem uma beleza incrível.

Onde ficar em Morretes

A melhor área para ficar em Morretes é o Centro Histórico, que é pequeno e tem tudo perto.

Nessa área, estão os principais pontos turísticos da cidade e também restaurantes, lojas de artesanato, farmácia e outros serviços que você pode precisar durante a viagem.

Como a cidade é pequena, dá para fazer, praticamente, tudo a pé, sem pressa aproveitando para conhecer cada cantinho.

O Centro é cortado pelo rio Nhundiaquara e é exatamente nessa parte que a cidade é mais movimentada.

Mas, claro, existem outras opções além do Centro. Na área rural, por exemplo, você pode ficar em pousadas aconchegantes e ter mais contato com a natureza.

Com tempo, você vai poder visitar outras áreas da cidade, como o distrito de Porto de Cima, onde fica a charmosa Igreja de São Sebastião.

As melhores pousadas de Morretes

Levando em consideração que a melhor localização é o Centro Histórico, eu separei seis excelentes opções.

São, realmente, as melhores pousadas – tem dois hotéis também – nos quesitos conforto, segurança, qualidade de atendimento e, claro, com um preço justo: há opções em várias faixas.

Então, veja a lista e escolha onde ficar em Morretes.

CASA DA ESTAÇÃO

A Casa da Estação é, na minha opinião, a melhor pousada de Morretes. Ela fica praticamente a lado da Estação Ferroviária e a dez minutos de caminhada do Centro Histórico, a área mais movimentada da cidade.

Onde ficar em Morretes

O ambiente é extremamente aconchegante, muito bem decorado e a gente percebe que tudo foi feito com carinho pensando na satisfação do hóspede: isso inclui o atendimento, que é impecável, e o café da manhã que é sempre sensacional.

Onde ficar em Morretes

Os quartos da Casa da Estação são muito confortáveis, com camas e travesseiros de primeira linha e alguns têm banheira. Todos são muito arejados e sempre limpos e cheirosos. É, de verdade, um lugar que vale cada centavo que a gente gasta.

POUSADA BELLA MORRETES

A Pousada Bella Morretes é uma das mais tradicionais da cidade. Ela fica no Centro e tem uma decoração bem característica, com vários itens de antiquário – alguns fazem parte da história da cidade.

Isso garante muita personalidade à pousada, que tem uma das melhores avaliações da cidade, com muitos elogios ao atendimento dos proprietários, que é sempre muito cordial.

Os quartos da Pousada Bella Morretes são básicos, mas muito aconchegantes e sempre muito limpos e arejados. A cama é espaçosa, o colchão e os travesseiro são de ótima qualidade: tudo que a gente precisa, não é?

Onde ficar em Morretes

POUSADA DONA LAURA

A Pousada Dona Laura também tem um estilo bem peculiar: ela remete aos tempos coloniais, com várias referências às antigas vilas portuguesas espalhadas pelo Brasil.

A pousada também tem uma ótima localização e um atendimento muito elogiado, o que sempre deixa uma boa impressão na gente, não é mesmo? Os quartos são básicos, bem confortáveis e tranquilos.

Onde ficar em Morretes

O café da manhã da Pousada Dona Laura é bem saboroso, com aquele gostinho de feito em casa. A pousada tem uma piscina pequena, que pode ser aproveitada nos dias mais quentes.

POUSADA CIDREIRA

A Pousada Cidreira tem meu carinho especial, porque é um lugar muito aconchegante e sempre bem cuidado. Além disso, os donos e os funcionários nos tratam tão bem que dá vontade de voltar mais vezes.

Onde ficar em Morretes

Os quartos são ventilados, limpos, bem decorados e as camas são ótimas: a gente deita e não dá vontade de levantar mais, sabe como é isso?

Onde ficar em Morretes

A Pousada Cidreira tem uma piscina com uma área de convivência muito agradável, perfeita para os dias mais quentes e o café da manhã é muito bom, sempre com muita variedade.

PORTO REAL HOTEL

O Porto Real Hotel é um hotel antigo, mas completamente renovado e a aparência externa não revela o estilo dos quartos que, apesar de pequenos, são confortáveis.

Onde ficar em Morretes

É um hotel básico, para quem vai passar o dia fora e quer apenas um lugar parar dormir. Se o seu pensamento é esse, tudo certo. Lembrando que hotel é diferente de pousada, especialmente no aspecto atendimento.

O café da manhã do Porto Real Hotel é bom, tem bastante opções, com variedades de bolos, pães e frutas. O preço é justo, não muito diferente dos praticados em Morretes.

NHUNDIAQUARA HOTEL

O Nhundiaquara Hotel é o mais tradicional da cidade. Na verdade, é o prédio mais antigo de Morretes, com partes construídas no século 17. Então, se você valoriza esse tipo de hospedagem, é um belo lugar para ficar.

Como não foi inicialmente construído para ser um hotel – isso só aconteceu na década de 1940 -, os quartos são pequenos, mas têm uma vista linda para o o rio Nhundiaquara.

O Nhundiaquara Hotel tem a melhor localização de Morretes – bem no Centro e perto da Estação de Trem – e um restaurante também muito tradicional na cidade.

Onde ficar em Morretes

As melhores pousadas na área rural

Na área rural, mas ainda perto do Centro a melhor opção é a Casas Di Monte Ecopousada. Ela fica a apenas cinco minutos de carro do Centro e tem uma estrutura muito boa.

Onde ficar em Morretes

Cercada por jardins muito bem cuidados, a pousada tem uma piscina ótima e quartos confortáveis, num estilo rústico, que combina com o ambiente externo.

A Casas Di Monte Ecopousada é um ótimo lugar para quem quer relaxar e tem alguns dias de folga para a aproveitar.

Onde ficar em Morretes

Um pouco mais longe, no distrito de Porto de Cima, também há boas pousadas. Todas tem uma pegada mais rústica, com áreas verdes e oportunidades de contato mais próximo com a natureza.

Entre as melhores estão a Pousada Serra Verde, a Pousada do Oasis, a Pousada Itupava e a Dona Siroba.

Veja mais dicas do Paraná

Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo.

Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver mais dicas do Paraná.

SOBRE O AUTOR

Altier Moulin

Sou jornalista, capixaba e apaixonado pelo universo viajante. Sempre gostei de contar histórias e de extrair do cotidiano um valor que muitos não percebem. Quando criança, sonhava em viajar pelo mundo e, já adulto, isso virou um propósito de vida.

11 Comentários

  1. Avatar

    Parece q esse site foi feito só para ricos ,postando os melhores lugares etc , a cidade de Morretes foi feita para todo o tipo de público e não só para os ricos .Então espero q pesam desculpas as pessoas desse site e principalmente a cidade de Morretes por esse equívoco, apresentando a cidade somente para classe alta e mostrando somente pousadas de luxo ignorando outras q podem não ser de luxo mas o q vale é a hospitalidade e educação com o próximo.

    • Altier Moulin

      Oi, Jorge.
      Cada veículo tem sua linha editorial e cada post tem seu propósito. Talvez você não tenha lido e entendido o que escrevi e por isso tenha se sentido tão incomodado. Lamento por isso!
      Cada um de nós tem uma opinião e eu não vejo motivo para me desculpar.
      Estas são, sem dúvida alguma, as melhores opções de hospedagem em Morretes. Educação e receptivida são fundamentais, o que não dá para suportar é pagar para ficar em quarto mofado e fedorento. Quanto a isso todos concordamos.

      Um abraço.

    • Altier Moulin

      Oi, Angelita.

      É sempre bom buscar informações sobre o lugar que vamos nos hospedar.
      Na próxima, você já sabe onde achar ajuda. 🙂

      Um abraço.

  2. Avatar

    Olá para quem quer um contato mais íntimo, com a exuberante Mata Atlantica, sua flora e fauna, a melhor opção e ficar em Porto de Cima, que está basicamente aos pés do Conjunto do Marumbi e dentro da Mata Atlântica. Há uma série de opções, tais como: caminhadas, montanhismo, ciclismo, mergulhos, boia Cross ou simplesmente, tirar lindas fotos…Vale a pena conhecer!!

Escreva um comentário