Pesquisar
Close this search box.

Onde ficar em Morretes: 14 melhores pousadas e hotéis

Atualizado em 28 de março de 2024 – POR ALTIER MOULIN

Onde ficar em Morretes
Foto: Sidney Schmeiske

Apesar de ser uma cidade pequena, é muito importante escolher onde ficar em Morretes. Assim, você vai poder aproveitar o melhor que ela pode oferecer.

Então, mesmo que você esteja planejando ficar apenas uma noite – ou um final de semana –, essas dicas podem deixar a sua viagem muito mais interessante.

Como falei, Morretes é pequena, tem pouco mais de 15 mil habitantes, e fica a 68 quilômetros de Curitiba. A cidade é muito visitada porque é o ponto final da famosa viagem de trem que sai de Curitiba.

→ Viagem de trem para Morretes

São pouco mais de três horas de passeio por uma das ferrovias mais antigas do país, cortando túneis, pontes e descendo a Serra do Mar, que nos revela seu desenho e nos apresenta as belezas da maior reserva de Mata Atlântica contínua de todo o território nacional.

Mas, claro, há outras formas de chegar a Morretes: de ônibus, por exemplo, a viagem é feita com a Viação Graciosa.

De carro, o percurso passa pela Estrada da Graciosa, um trecho da PR-410 que era caminho de tropeiros e que tem uma beleza incrível.

Agora que você já sabe um pouco mais da cidade, é olhar de ver as melhores opões para se hospedar em Morretes.

Onde ficar em Morretes

A melhor área para ficar em Morretes é o Centro Histórico, que é pequeno e tem tudo perto.

Nesta área, estão os principais pontos turísticos da cidade e também restaurantes, lojas de artesanato, farmácia e outros serviços que você pode precisar durante a viagem.

Veja algumas atrações de Morretes:

  • Rio Nhundiaquara e suas pontes
  • Estrada da Graciosa
  • Parque temático Paraná Encantado Hisgeopar
  • Igreja de São Benedito – Igreja Matriz
  • Cachoeira Salto da Fortuna
  • Distrito de Porto de Cima
  • Parque Estadual Pico do Marumbi

Como a cidade é pequena, dá para fazer toda a parte histórica a pé, sem pressa aproveitando para conhecer cada cantinho.

O Centro é cortado pelo rio Nhundiaquara e é exatamente nessa parte que a cidade é mais movimentada.

Mas, claro, existem outras opções além do Centro. Na área rural, por exemplo, você pode ficar em pousadas aconchegantes e ter mais contato com a natureza.

Com tempo, você vai poder visitar outras áreas da cidade, como o distrito de Porto de Cima, onde fica a charmosa Igreja de São Sebastião.

Melhores opções para ficar em Morretes

Para ir direto ao ponto, você pode ver abaixo as opções de hotéis, pousadas e casas de temporada mais reservadas pelos leitores, em assim, escolher onde ficar em Morretes.

→ POUSADAS

Casa da Estação: é, na minha opinião, a melhor pousada de Morretes. Ela perto da Estação Ferroviária e a dez minutos de caminhada do Centro Histórico.

Hospedaria Solar de Morretes: boa para quem vai passar pouco tempo na cidade e não quer gastar muito.

Pousada Guanumbi: inaugurada há pouco tempo, fica pertinho do Centro e da Estação Ferroviária.

Pousada Bella Morretes: uma das mais tradicionais da cidade, fica no Centro e tem uma decoração bem característica.

Pousada Cidreira: lugar muito aconchegante e sempre bem cuidado.

Pousada Serra Verde: também funciona no esquema de chalés, com opções perfeitas para quem viaja em casal.

Casas Di Monte Ecopousada: na área rural, mas ainda perto do Centro, tem uma estrutura muito boa.

Pousada do Oasis: é uma das opções econômicas de Morretes e fica a 12 minutos de carro do Centro.

Pousada Itupava: tem chalés rústicos, mas muito acolhedores e aconchegantes para duas ou três pessoas.

Pura Vida Residence: fica a meia hora do distrito de Porto de Cima, e funciona no esquema de chalés.

Dona Siroba: fica no centrinho do distrito de Porto de Cima, uma área super agradável para quem procura tranquilidade.

Casa Poletto: bom para quem viaja com crianças, para quem tem deficiência física ou dificuldade de locomoção e para aqueles que não viajam sem seu animalzinho de estimação.

→ HOTÉIS

Porto Real Hotel: hotel antigo, mas completamente renovado e a aparência externa não revela o estilo dos quartos.

Recanto Mata: fica um pouco mais afastado do Centro – cerca de cinco minutos de carro – e tem uma das melhores avaliações da cidade.

10 melhores pousadas de Morretes

Casa da Estação

Onde ficar em Morretes

A Casa da Estação é, na minha opinião, a melhor pousada da cidade, um lugar perfeito para se hospedar em Morretes. Ela fica praticamente a lado da Estação Ferroviária e a dez minutos de caminhada do Centro Histórico, a área mais movimentada da cidade.

O ambiente é extremamente aconchegante, muito bem decorado e a gente percebe que tudo foi feito com carinho pensando na satisfação do hóspede: isso inclui o atendimento, que é impecável, e o café da manhã que é sempre sensacional.

Os quartos da Casa da Estação são muito confortáveis, com camas e travesseiros de primeira linha e alguns têm banheira. Todos são muito arejados e sempre limpos e cheirosos. É, de verdade, um lugar que vale cada centavo que a gente gasta.

Hospedaria Solar de Morretes

Onde ficar em Morretes

A Hospedaria Solar de Morretes é um lugarzinho perfeito para quem vai passar pouco tempo na cidade e quer pagar um valor justo pela diária. Sem luxo, mas com conforto e aquele cafezinho feito com amor, a pousada é uma boa opção para ficar em Morretes.

Os quartos são simples, mas há opções que acomodam até quatro pessoas, isso é perfeito para quem viaja com família ou com amigos. A localização é boa, pertinho da Igreja Matriz, a poucos minutos de caminhada do centrinho.

Pousada Guanumbi

A Pousada Guanumbi fica pertinho do Centro, a pouco mais de 20 minutos de caminhada da Estação Ferroviária. Ela foi inaugurada há pouco tempo e tem instalações básicas, adequadas para quem quer gastar menos e ainda ter acesso fácil aos atrativos da cidade.

É uma boa opção para quem quer ficar em Morretes sem gastar muito.

O quartos são básicos, mas sempre limpos e arejados, a piscina é pequena e o café da manhã é bom, com algumas variedades, como bolos, pães, ovos mexidos e frutas, por exemplo. A internet é gratuita e há quartos para família. Mas o que todo mundo elogia é mesmo o atendimento dos donos da pousada.

Pousada Bella Morretes

A Pousada Bella Morretes é uma das mais tradicionais da cidade. Ela fica no Centro e tem uma decoração bem característica, com vários itens de antiquário – alguns fazem parte da história da cidade.

Isso garante muita personalidade à pousada, que tem uma das melhores avaliações da cidade, com muitos elogios ao atendimento dos proprietários, que é sempre muito cordial. Um bom sinal de que é um um lugar agradável para ficar em Morretes.

Os quartos da Pousada Bella Morretes são básicos, mas muito aconchegantes e sempre muito limpos e arejados. A cama é espaçosa, o colchão e os travesseiro são de ótima qualidade: tudo que a gente precisa, não é?

Pousada Cidreira

Onde ficar em Morretes

A Pousada Cidreira tem meu carinho especial, porque é um lugar muito aconchegante e sempre bem cuidado. Além disso, os donos e os funcionários nos tratam tão bem que dá vontade de voltar mais vezes.

Os quartos são ventilados, limpos, bem decorados e as camas são ótimas: a gente deita e não dá vontade de levantar mais, sabe como é isso?

A Pousada Cidreira tem uma piscina com uma área de convivência muito agradável, perfeita para os dias mais quentes e o café da manhã é muito bom, sempre com muita variedade.

Porto Real Hotel

Onde ficar em Morretes

O Porto Real Hotel é um hotel antigo, mas completamente renovado e a aparência externa não revela o estilo dos quartos que, apesar de pequenos, são confortáveis.

É um hotel básico, para quem vai passar o dia fora e quer apenas um lugar parar ficar em Morretes. Se o seu pensamento é esse, tudo certo. Lembrando que hotel é diferente de pousada, especialmente no aspecto atendimento.

O café da manhã do Porto Real Hotel é bom, tem bastante opções, com variedades de bolos, pães e frutas. O preço é justo, não muito diferente dos praticados em Morretes.

Melhores pousadas na área rural

Quem busca um contato maior com a natureza pode ficar em uma pousada mais afastada do Centro.

Um pouco mais longe, no distrito de Porto de Cima, também há boas opções para se hospedar em Morretes. Todas têm uma pegada mais rústica, com áreas verdes e oportunidades de contato mais próximo com a natureza.

Casas Di Monte Ecopousada

Onde ficar em Morretes

Na área rural, mas ainda perto do Centro a melhor opção é a Casas Di Monte Ecopousada. Ela fica a apenas cinco minutos de carro do Centro e tem uma estrutura muito boa.

Cercada por jardins muito bem cuidados, a pousada tem uma piscina ótima e quartos confortáveis, num estilo rústico, que combina com o ambiente externo.

A Casas Di Monte Ecopousada é um ótimo lugar para quem quer ficar em Morretes para relaxar por alguns dias de folga.

Recanto Mata

O hotel Recanto Mata também fica um pouco mais afastado do Centro – cerca de cinco minutos de carro. Ele tem uma das melhores avaliações da cidade e sempre tem muita procura. Isso acontece porque o hotel tem uma área verde muito apreciada.

Além disso, o restaurante é muito bom, com aquele tempero que nos conquista, e isso também vale para o café da manhã. Apesar dos quartos serem básicos, é um bom lugar para quem quer ficar em Morretes e ter tranquilidade –  é ótimo para quem está viajando com crianças.

Pura Vida Residence

Onde ficar em Morretes

A Pura Vida Residence fica a meia hora do distrito de Porto de Cima, e funciona no esquema de chalés, o que é perfeito para quem busca mais privacidade, mas não abre mão dos serviços da pousada, como o café da manhã.

Todos os chalés acomodam até duas pessoas. As camas são boas, muito aconchegantes, e as roupas de cama estão sempre limpas. Os banheiros são pequenos, mas bem resolvidos. A cozinha é bem equipada, tem tudo o que precisamos para preparar refeições básicas. É uma excelente opção para ficar em Morretes.

Pousada Serra Verde

A Pousada Serra Verde também funciona no esquema de chalés, com opções perfeitas para quem viaja em casal ou com a família: há opções com dois quartos, que acomodam até  cinco pessoas. A pousada fica na zona rural, mas bem pertinho do Centro: são apenas 15 minutos de carro.

A área verde é super bem cuidada e os chalés no estilo rústico combinam perfeitamente com a paisagem: rio e montanha no alcance dos olhos. É considerada por muitos hóspedes umas das melhores no quesito custo-benefício e o atendimento é sempre muito elogiado. Por isso tudo, vale a pena dar uma conferida nos detalhes antes de decidir onde ficar em Morretes.

Pousada do Oasis

A Pousada do Oasis é uma das opções econômicas e fica no distrito de Porto de Cima, a 12 minutos de carro do Centro. É uma pousada básica, bem rústica e sem qualquer luxo. É para quem quer tranquilidade, sem muitas opções de entretenimento.

Os quartos são básicos, mas sempre estão limpos e bem cuidados. O café da manhã é bom, sempre com produtos frescos e o atendimento é muito elogiado. Um ótimo lugar para se hospedar em Morretes.

Pousada Itupava

Onde ficar em Morretes

A Pousada Itupava tem chalés para duas ou três pessoas. Eles são bem rústicos, mas muito acolhedores e aconchegantes – é uma das pousadas de Morretes que eu mais gosto. Camas boas, roupas de cama de primeira e banheiro sempre limpo. O jardim é super bem cuidado e isso deixa tudo mais agradável.

O atendimento é sempre muito elogiado e o café da manhã também, sempre tem variedades e comidinhas da região. Tudo isso a pouco mais de dez minutos do Centro de Morretes, o que faz dela uma excelente opção para ficar em Morretes.

Dona Siroba

A pousada Dona Siroba fica no centrinho do distrito de Porto de Cima, uma área super agradável para quem procura um lugar para ficar em Morretes com tranquilidade e precisa desacelerar por alguns dias. O distrito fica a pouco mais de 15 minutos dos principais atrativos de Morretes e, se puder, vale a pena conhecê-lo.

Além de ser super tradicional, tem espaços verdes ótimos, com um jardim muito bem cuidado e um lago. Os quartos e as suítes acomodam até sete pessoas e isso é perfeito para quem está viajando com a família. A pousada tem um restaurante super reconhecido que serve o tradicional prato local, o barreado, como eu explico mais abaixo.

Casa Poletto

A Casa Poletto é um lugar que acolhe bem a todos. Bom para quem viaja com crianças, para quem tem deficiência física ou dificuldade de locomoção e para aqueles que não viajam sem seu animalzinho de estimação.

Como fica na área rural, o contato com a natureza é muito próximo e a tranquilidade reina – a internet à vezes cai, então venha preparado. O café da manhã é muito elogiado, sempre com muitas gostosuras e o atendimento é super acolhedor. É um bom lugar para ficar em Morretes.

Preço de uma diária em Morretes

Agora que você já viu as minhas opções preferidas – não só as minhas, mas as de muita gente também – é hora de dar uma olhada nos preços antes de decidir onde ficar em Morretes.



Booking.com

No mapa acima estão todas as opções para se hospedar em Morretes.  Para saber mais, você só precisa clicar nos pins azuis e pronto. 

Os preços variam de acordo com o tipo de acomodação e com o período do ano, mas uma boa forma de economizar na diária é fazer as reservas com antecedência e escolher a opção de cancelamento grátis.

Veja mais dicas do Paraná

Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo.

Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver mais dicas do Paraná.

SOBRE O AUTOR

COMENTÁRIOS

15 respostas

  1. Oi, Jacqueline.
    Você pode contratar um táxi ou Uber para levar vocês pela estrada.
    Tem uma parada que vende um produtos regionais. É legal!
    Espero ter ajudado.
    Um abraço.

  2. Muito boas e úteis suas dicas para mim que estarei indo no próximo para Morretes, mas tem uma coisa que não consegui saber nas minhas pesquisas pela internet, é sobre a estrada da graciosa, aquela parte mais antiga, de calçamento. É possível estando em Morretes caminhar à pé nesta parte da estrada? Ou tem outra forma de fazer isso? pq gostaria de conhecer, mas não comprei pacote completo de trem que faz isso pq vamos para ilha do Mel e não retornaremos para Curitiba. Vc poderia falar sobre isso, por favor. Grata desde já.

  3. Eu também gostei demais de Morretes, Francy.
    Fica a nossa dica para quem está planejando uma viagem a Curitiba. 🙂

    Um abraço.

  4. Passei uns dias em Curitiba e foi um momento maravilhoso passei em todos os lugares dessa reportagem e foi tudo de bom

  5. Passei uns dias em Curitiba e foi um momento maravilhoso passei em todos os lugares dessa reportagem e foi tudo de bom

  6. Oi, Jorge.
    Cada veículo tem sua linha editorial e cada post tem seu propósito. Talvez você não tenha lido e entendido o que escrevi e por isso tenha se sentido tão incomodado. Lamento por isso!
    Cada um de nós tem uma opinião e eu não vejo motivo para me desculpar.
    Estas são, sem dúvida alguma, as melhores opções de hospedagem em Morretes. Educação e receptivida são fundamentais, o que não dá para suportar é pagar para ficar em quarto mofado e fedorento. Quanto a isso todos concordamos.

    Um abraço.

  7. Parece q esse site foi feito só para ricos ,postando os melhores lugares etc , a cidade de Morretes foi feita para todo o tipo de público e não só para os ricos .Então espero q pesam desculpas as pessoas desse site e principalmente a cidade de Morretes por esse equívoco, apresentando a cidade somente para classe alta e mostrando somente pousadas de luxo ignorando outras q podem não ser de luxo mas o q vale é a hospitalidade e educação com o próximo.

  8. Oi, Angelita.

    É sempre bom buscar informações sobre o lugar que vamos nos hospedar.
    Na próxima, você já sabe onde achar ajuda. 🙂

    Um abraço.

  9. Informações importantes! Pois fiquei um final de semana na pousada Cidreira e nem informaram quanto a piscina..

  10. Olá para quem quer um contato mais íntimo, com a exuberante Mata Atlantica, sua flora e fauna, a melhor opção e ficar em Porto de Cima, que está basicamente aos pés do Conjunto do Marumbi e dentro da Mata Atlântica. Há uma série de opções, tais como: caminhadas, montanhismo, ciclismo, mergulhos, boia Cross ou simplesmente, tirar lindas fotos…Vale a pena conhecer!!

  11. Obrigado, Francisco.
    Gostei muito dessa região. Fiz a viagem de trem e estiquei até Antonina. 🙂

    Um abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *