Onde ficar em Morretes: melhores hotéis e pousadas nas melhores áreas – com preços

Atualizado em 14 de outubro de 2022 – 15 min de leitura

Foto: Sidney Schmeiske

Apesar de ser uma cidade pequena, é muito importante escolher bem onde ficar em Morretes. Assim, você vai poder aproveitar o melhor que ela pode oferecer.

Então, mesmo que você esteja planejando ficar apenas uma noite – ou um final de semana –, essas dicas podem deixar a sua viagem muito mais interessante.

Como falei, Morretes é pequena, tem pouco mais de 15 mil habitantes, e fica a 68 quilômetros de Curitiba. A cidade é muito visitada porque é o ponto final da famosa viagem de trem que sai de Curitiba.

São pouco mais de três horas de passeio por uma das ferrovias mais antigas do país, cortando túneis, pontes e descendo a Serra do Mar, que nos revela seu desenho e nos apresenta as belezas da maior reserva de Mata Atlântica contínua de todo o território nacional.

→ Viagem de trem para Morretes

Mas, claro, há outras formas de chegar a Morretes: de ônibus, por exemplo, a viagem é feita com a Viação Graciosa.

De carro, o percurso passa pela Estrada da Graciosa, um trecho da PR-410 que era caminho de tropeiros e que tem uma beleza incrível.

Neste artigo, eu vou explicar sobre:

Onde ficar em Morretes

A melhor área para ficar em Morretes é o Centro Histórico, que é pequeno e tem tudo perto.

Nessa área, estão os principais pontos turísticos da cidade e também restaurantes, lojas de artesanato, farmácia e outros serviços que você pode precisar durante a viagem.

Como a cidade é pequena, dá para fazer, praticamente, tudo a pé, sem pressa aproveitando para conhecer cada cantinho.

O Centro é cortado pelo rio Nhundiaquara e é exatamente nessa parte que a cidade é mais movimentada.

Mas, claro, existem outras opções além do Centro. Na área rural, por exemplo, você pode ficar em pousadas aconchegantes e ter mais contato com a natureza.

Com tempo, você vai poder visitar outras áreas da cidade, como o distrito de Porto de Cima, onde fica a charmosa Igreja de São Sebastião.

Melhores pousadas de Morretes

Levando em consideração que a melhor localização é o Centro Histórico, eu separei algumas excelentes opções.

São, realmente, as melhores pousadas – tem hotéis também – nos quesitos conforto, segurança, qualidade de atendimento e, claro, com um preço justo: há opções em várias faixas.

Então, veja a lista e escolha onde ficar em Morretes.

Hospedaria Solar de Morretes

A Hospedaria Solar de Morretes é um lugarzinho perfeito para quem vai passar pouco tempo na cidade e quer pagar um valor justo pela diária. Sem luxo, mas com conforto e aquele cafezinho feito com amor, a pousada é uma boa opção para ficar em Morretes.

Onde ficar em Morretes

Os quartos são simples, mas há opções que acomodam até quatro pessoas, isso é perfeito para quem viaja com família ou com amigos. A localização é boa, pertinho da Igreja Matriz, a poucos minutos de caminhada do centrinho.

Onde ficar em Morretes

Pousada Guanumbi

A Pousada Guanumbi fica pertinho do Centro, a pouco mais de 20 minutos de caminhada da Estação Ferroviária. Ela foi inaugurada há pouco tempo e tem instalações básicas, adequadas para quem quer gastar menos e ainda ter acesso fácil aos atrativos da cidade.

O quartos são básicos, mas sempre limpos e arejados, a piscina é pequena e o café da manhã é bom, com algumas variedades, como bolos, pães, ovos mexidos e frutas, por exemplo. A internet é gratuita e há quartos para família. Mas o que todo mundo elogia é mesmo o atendimento dos donos da pousada.

Pousada Bella Morretes

A Pousada Bella Morretes é uma das mais tradicionais da cidade. Ela fica no Centro e tem uma decoração bem característica, com vários itens de antiquário – alguns fazem parte da história da cidade.

Isso garante muita personalidade à pousada, que tem uma das melhores avaliações da cidade, com muitos elogios ao atendimento dos proprietários, que é sempre muito cordial.

Os quartos da Pousada Bella Morretes são básicos, mas muito aconchegantes e sempre muito limpos e arejados. A cama é espaçosa, o colchão e os travesseiro são de ótima qualidade: tudo que a gente precisa, não é?

Onde ficar em Morretes

Pousada Cidreira

A Pousada Cidreira tem meu carinho especial, porque é um lugar muito aconchegante e sempre bem cuidado. Além disso, os donos e os funcionários nos tratam tão bem que dá vontade de voltar mais vezes.

Onde ficar em Morretes

Os quartos são ventilados, limpos, bem decorados e as camas são ótimas: a gente deita e não dá vontade de levantar mais, sabe como é isso?

Onde ficar em Morretes

A Pousada Cidreira tem uma piscina com uma área de convivência muito agradável, perfeita para os dias mais quentes e o café da manhã é muito bom, sempre com muita variedade.

Porto Real Hotel

O Porto Real Hotel é um hotel antigo, mas completamente renovado e a aparência externa não revela o estilo dos quartos que, apesar de pequenos, são confortáveis.

Onde ficar em Morretes

É um hotel básico, para quem vai passar o dia fora e quer apenas um lugar parar dormir. Se o seu pensamento é esse, tudo certo. Lembrando que hotel é diferente de pousada, especialmente no aspecto atendimento.

O café da manhã do Porto Real Hotel é bom, tem bastante opções, com variedades de bolos, pães e frutas. O preço é justo, não muito diferente dos praticados em Morretes.

Melhores pousadas na área rural

Quem busca um contato maior com a natureza pode ficar em uma pousada mais afastada do Centro.

Um pouco mais longe, no distrito de Porto de Cima, também há boas opções. Todas têm uma pegada mais rústica, com áreas verdes e oportunidades de contato mais próximo com a natureza.

Casas Di Monte Ecopousada

Na área rural, mas ainda perto do Centro a melhor opção é a Casas Di Monte Ecopousada. Ela fica a apenas cinco minutos de carro do Centro e tem uma estrutura muito boa.

Onde ficar em Morretes

Cercada por jardins muito bem cuidados, a pousada tem uma piscina ótima e quartos confortáveis, num estilo rústico, que combina com o ambiente externo.

A Casas Di Monte Ecopousada é um ótimo lugar para quem quer relaxar e tem alguns dias de folga para a aproveitar.

Onde ficar em Morretes

Recanto Mata

O hotel Recanto Mata também fica um pouco mais afastado do Centro – cerca de cinco minutos de carro. Ele tem uma das melhores avaliações da cidade e sempre tem muita procura. Isso acontece porque o hotel tem uma área verde muito apreciada.

Além disso, o restaurante é muito bom, com aquele tempero que nos conquista, e isso também vale para o café da manhã. Apesar dos quartos serem básicos, é um bom lugar para quem quer tranquilidade ou está viajando com crianças.

Onde ficar em Morretes

Pura Vida Residence

A Pura Vida Residence fica a meia hora do distrito de Porto de Cima, e funciona no esquema de chalés, o que é perfeito para quem busca mais privacidade, mas não abre mão dos serviços da pousada, como o café da manhã.

Onde ficar em Morretes

Todos os chalés acomodam até duas pessoas. As camas são boas, muito aconchegantes, e as roupas de cama estão sempre limpas. Os banheiros são pequenos, mas bem resolvidos. A cozinha é bem equipada, tem tudo o que precisamos para preparar refeições básicas. É uma excelente opção para ficar em Morretes.

Onde ficar em Morretes

Pousada Serra Verde

A Pousada Serra Verde também funciona no esquema de chalés, com opções perfeitas para quem viaja em casal ou com a família: há opções com dois quartos, que acomodam até  cinco pessoas. A pousada fica na zona rural, mas bem pertinho do Centro: são apenas 15 minutos de carro.

A área verde é super bem cuidada e os chalés no estilo rústico combinam perfeitamente com a paisagem: rio e montanha no alcance dos olhos. É considerada por muitos hóspedes umas das melhores no quesito custo-benefício e o atendimento é sempre muito elogiado.

Pousada do Oasis

A Pousada do Oasis é uma das opções econômicas de Morretes e fica no distrito de Porto de Cima, a 12 minutos de carro do Centro de Morretes. É uma pousada básica, bem rústica e sem qualquer luxo. É para quem quer tranquilidade, sem muitas opções de entretenimento.

Os quartos são básicos, mas sempre estão limpos e bem cuidados. O café da manhã é bom, sempre com produtos frescos e o atendimento é muito elogiado.

Pousada Itupava

A Pousada Itupava tem chalés para duas ou três pessoas. Eles são bem rústicos, mas muito acolhedores e aconchegantes. Camas boas, roupas de cama de primeira e banheiro sempre limpo. O jardim é super bem cuidado e isso deixa tudo mais agradável.

O atendimento é sempre muito elogiado e o café da manhã também, sempre tem variedades e comidinhas da região. Tudo isso a pouco mais de dez minutos do Centro de Morretes.

Dona Siroba

A pousada Dona Siroba fica no centrinho do distrito de Porto de Cima, uma área super agradável para quem procura tranquilidade e precisa desacelerar por alguns dias. O distrito fica a pouco mais de 15 minutos dos principais atrativos de Morretes e, se puder, vale a pena conhecê-lo.

Além de ser super tradicional, tem espaços verdes ótimos, com um jardim muito bem cuidado e um lago. Os quartos e as suítes acomodam até sete pessoas e isso é perfeito para quem está viajando com a família. A pousada tem um restaurante super reconhecido que serve o tradicional prato local, o barreado, como eu explico mais abaixo.

Casa Poletto

A Casa Poletto é um lugar que acolhe bem a todos. Bom para quem viaja com crianças, para quem tem deficiência física ou dificuldade de locomoção e para aqueles que não viajam sem seu animalzinho de estimação.

Como fica na área rural, o contato com a natureza é muito próximo e a tranquilidade reina – a internet à vezes cai, então venha preparado. O café da manhã é muito elogiado, sempre com muitas gostosuras e o atendimento é super acolhedor. É um bom lugar para ficar em Morretes.

Faixas de preço em Morretes

Agora que você já viu as minhas opções preferidas – não só as minhas, mas as de muita gente também – é hora de dar uma olhada nos preços antes de decidir onde ficar em Morretes.



Booking.com

No mapa acima estão todas as opções de hospedagem da cidade, especialmente as do Morretes.  Para saber mais, você só precisa clicar nos pins azuis e pronto. 

Encontre seu lugar em Morretes

Se você ainda não encontrou um lugar para ficar em Morretes, dê uma olhada nas opções que listei por categorias. Com certeza, uma delas vai se encaixar perfeitamente em suas necessidades.

Viagem econômica

Se você não quer gastar muito e, mesmo assim, ter uma boa experiência de hospedagem, dê uma olhada nas opções abaixo. Certamente, uma delas caberá no seu orçamento.

〉 Hospedaria Solar de Morretes
〉 Pousada Itupava
〉 Pousada Guanumbi
〉 Pousada do Colono
〉 Pousada Recanto dos Pássaros
〉 Pousada Recanto do Sagui

→ Veja todas opções econômicas de Morretes

Viagem em família

Quem planeja uma viagem em família – especialmente com crianças – deve ficar atento ao que o hotel ou a pousada oferecem de entretenimento. Quartos que acomodam a família toda também podem ser interessantes. Estas são algumas opções para você ficar em Morretes:

〉 Pousada Recanto dos Pássaros
〉 Pousada Bella Morretes
〉 Pousada Cidreira
〉 Pousada do Oasis
〉 Recanto das Saíras
〉 Pousada do Colono
〉 Pousada Guanumbi
〉 Recanto Mata

→ Veja todas as opções para família

Viagem romântica

Quem está pensando em uma viagem com mais privacidade e romantismo, pode escolher uma das opções abaixo. Elas ficam um pouco mais afastadas do Centro, mas têm conforto na medida certa.

〉 Pura Vida Residence
〉 Recanto Mata
〉 Pousada Serra Verde
〉 Casas Di Monte Ecopousada

Viagem sustentável

Se você está planejando uma viagem sustentável, estas são a opções de hospedagem em Morretes, que têm iniciativas de sustentabilidade já implementadas ou em andamento.

〉 Pousada Guanumbi
〉 Pousada do Oasis

Viagem com acessibilidade

Eu encontrei apenas três opções com acessibilidade para pessoas com deficiência física ou com mobilidade reduzida. Entre algumas características, posso destacar o acesso facilitado para quem usa cadeira de rodas e banheiros adaptados.

〉 Pousada Guanumbi
〉 Casa Poletto
〉 Pousada Bella Morretes

Viagem com animais de estimação

Eu encontrei seis opções de hospedagem que aceitam animais de estimação. Nelas, você pode levar seu companheiro de viagem sem se preocupar, mas eu sugiro sempre avisar no momento de confirmação da reserva.

〉 Pousada Serra Verde
〉 Recanto Mata
〉 Pousada São Francisco
〉 Casa Poletto
〉 Porto Real Hotel
〉 Pousada Recanto dos Pássaros

Casas de temporada

Se a sua busca é por mais espaço e privacidade, você pode alugar um casa de temporada. As melhores opções que encontrei são essas:

〉 Recanto do Sossego
〉 Refúgio dos Valdenses
〉 Casa da Vila
〉 Caminho do Rio
〉 Casa na Beira do Rio

→ Veja todas as casas de temporada

O TRADICIONAL BARREADO

Quem visita Morretes não pode deixar de provar o peculiar barreado, um cozido de carnes que teve sua origem com os portugueses, mas há quem defenda que ele seja mesmo uma herança dos tropeiros.

O mais interessante é a forma tradicional como ele é preparado: originalmente, o barreado é feito em uma panela de barro que permanece no fogo por cerca de 20 horas até a carne ficar bem cozida, praticamente se desfazendo.

Para acelerar o processo de cozimento, era comum vedar a tampa da panela com uma mistura de farinha, cinza e água. Daí surgiu a expressão “barrear a panela” e, por consequência, o nome do prato.

Na hora de comer, há outro processo super tradicional: com o barreado bem quente, adicione ao prato duas ou três colheres de farinha de mandioca e mexa até perceber que está formando uma pasta homogênea, um pirão.

Para ver se a mistura está no ponto certo, é preciso virar o prato de cabeça para baixo e se o barreado não cair é porque deu certo. Depois disso, é só cortar uma banana em fatias e saborear o mais tradicional prato do litoral paranaense.

Eu comi um barreado muito bem servido no restaurante Ponte Velha, em Morretes. O prato é acompanhando de arroz, banana, peixe, camarão e salada.

A receita tradicional é feita com um ou mais tipos de carne – pode ser maminha, paleta e patinho. Para temperar é acrescentado cebola, alho, toucinho, pimenta-do-reino, cominho e louro, não apenas para dar um aroma especial, mas também por causa de suas propriedades digestivas, já que o barreado é um prato bastante pesado.

Veja mais dicas do Paraná

Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo.

Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver mais dicas do Paraná.

Sobre o Autor

<a href="https://www.penaestrada.blog.br/author/altier/" target="_self">Altier Moulin</a>

Altier Moulin

Sou jornalista, capixaba e apaixonado pelo universo viajante. Sempre gostei de contar histórias e de extrair do cotidiano um valor que muitos não percebem. Quando criança, sonhava em viajar pelo mundo e, já adulto, isso virou um propósito de vida.

comentários

15 Comentários

  1. Jacqueline

    Muito boas e úteis suas dicas para mim que estarei indo no próximo para Morretes, mas tem uma coisa que não consegui saber nas minhas pesquisas pela internet, é sobre a estrada da graciosa, aquela parte mais antiga, de calçamento. É possível estando em Morretes caminhar à pé nesta parte da estrada? Ou tem outra forma de fazer isso? pq gostaria de conhecer, mas não comprei pacote completo de trem que faz isso pq vamos para ilha do Mel e não retornaremos para Curitiba. Vc poderia falar sobre isso, por favor. Grata desde já.

    Responder
    • Altier Moulin

      Oi, Jacqueline.
      Você pode contratar um táxi ou Uber para levar vocês pela estrada.
      Tem uma parada que vende um produtos regionais. É legal!
      Espero ter ajudado.
      Um abraço.

      Responder
  2. REGINA BRESSAN

    Adorando as dicas! Por enquanto suas dicas estão sendo carinhosamente transformadas em desejos! Não vejo a hora de se tornarem realidade!

    Responder
    • Altier Moulin

      Oi, Regina.
      O que importa é não parar de sonhar. 🙂
      Um abraço.

      Responder
  3. Jorge marcelo

    Parece q esse site foi feito só para ricos ,postando os melhores lugares etc , a cidade de Morretes foi feita para todo o tipo de público e não só para os ricos .Então espero q pesam desculpas as pessoas desse site e principalmente a cidade de Morretes por esse equívoco, apresentando a cidade somente para classe alta e mostrando somente pousadas de luxo ignorando outras q podem não ser de luxo mas o q vale é a hospitalidade e educação com o próximo.

    Responder
    • Altier Moulin

      Oi, Jorge.
      Cada veículo tem sua linha editorial e cada post tem seu propósito. Talvez você não tenha lido e entendido o que escrevi e por isso tenha se sentido tão incomodado. Lamento por isso!
      Cada um de nós tem uma opinião e eu não vejo motivo para me desculpar.
      Estas são, sem dúvida alguma, as melhores opções de hospedagem em Morretes. Educação e receptivida são fundamentais, o que não dá para suportar é pagar para ficar em quarto mofado e fedorento. Quanto a isso todos concordamos.

      Um abraço.

      Responder
  4. Angelita

    Informações importantes! Pois fiquei um final de semana na pousada Cidreira e nem informaram quanto a piscina..

    Responder
    • Altier Moulin

      Oi, Angelita.

      É sempre bom buscar informações sobre o lugar que vamos nos hospedar.
      Na próxima, você já sabe onde achar ajuda. 🙂

      Um abraço.

      Responder
  5. Noiran Khouri Delpin

    Olá para quem quer um contato mais íntimo, com a exuberante Mata Atlantica, sua flora e fauna, a melhor opção e ficar em Porto de Cima, que está basicamente aos pés do Conjunto do Marumbi e dentro da Mata Atlântica. Há uma série de opções, tais como: caminhadas, montanhismo, ciclismo, mergulhos, boia Cross ou simplesmente, tirar lindas fotos…Vale a pena conhecer!!

    Responder
    • Altier Moulin

      Obrigado pela dica, Noiran.

      Um abraço.

      Responder
    • Francy Roni da Silva leal

      Passei uns dias em Curitiba e foi um momento maravilhoso passei em todos os lugares dessa reportagem e foi tudo de bom

      Responder
    • Francy Roni da Silva leal

      Passei uns dias em Curitiba e foi um momento maravilhoso passei em todos os lugares dessa reportagem e foi tudo de bom

      Responder
      • Altier Moulin

        Eu também gostei demais de Morretes, Francy.
        Fica a nossa dica para quem está planejando uma viagem a Curitiba. 🙂

        Um abraço.

        Responder
  6. FRANCISCO ALEXANDRE LOPES BORGES

    Excelente! Quando morei em Curitiba, viajava quase todos os fins de semana para Morretes, e acho super charmoso! Sua matéria é ótima, cheia de opções de hospedagem e remete ao clima daquele paraíso!

    Responder
    • Altier Moulin

      Obrigado, Francisco.
      Gostei muito dessa região. Fiz a viagem de trem e estiquei até Antonina. 🙂

      Um abraço.

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *