Pesquisar
Close this search box.

Onde ficar em Itaúnas: melhores áreas e pousadas da vila

Atualizado em 11 de janeiro de 2024 – POR ALTIER MOULIN

Onde ficar em Itaúnas

Itaúnas é uma pequena vila no extremo norte do Espírito Santo, já na divisa com a Bahia. Muito simples e com uma energia incrivelmente positiva, é bom prestar atenção em algumas coisas antes de escolher onde ficar em Itaúnas.

Para começar, você precisa saber que as ruas são de areia – isso foi uma decisão da comunidade, que preferiu manter o estilo tradicional da vila – e que o número de pousadas é limitado, isso significa que as vagas simplesmente desaparecem nos feriados prolongados e nas férias escolares.

→ Conheça a história de Itaúnas

Além disso, no mês de julho acontece o Festival Nacional de Forró de Itaúnas e a vila fica lotada.

Então, a primeira dica é fazer a reserva com o máximo de antecedência que puder, para garantir o melhor lugar e, claro, a melhor tarifa.

Onde ficar em Itaúnas

Onde ficar em Itaúnas

Como a vila é pequena, a dica principal é ficar no centrinho – nos arredores da Igreja de São Sebastião -, onde você vai poder acompanhar o pouco movimento que existe em Itaúnas.

Nessa área, há alguns bares, restaurantes, mercadinhos, padarias e outros serviços que você pode precisar durante a viagem.

Onde ficar em Itaúnas

Itaúnas é um distrito de Conceição da Barra e algumas pessoas acabam tendo que se hospedar na cidade, quando não acham vaga na vila.

Eu acho que, realmente, não vale a pena arriscar, porque são mais de 50 quilômetros de viagem em estrada – que foi asfaltada recentemente.

→ As melhores praias de Conceição da Barra

Fazer isso todos os dias vai deixar sua viagem mais cansativa e mais cara também.

Melhores pousadas de Itaúnas

Eu adoro Itaúnas e, sempre que vou, fico em uma pousada diferente para conhecer os serviços e assim indicar com mais propriedade.

Então, eu fiz essa lista com as melhores pousadas de Itaúnas.

Pousada dos Corais

A Pousada dos Corais tem a melhor avaliação de Itaúnas. Ela fica no centrinho, perto de tudo e tem um atendimento sempre muito elogiado: o casal, que é proprietário, faz questão de cuidar de tudo pessoalmente.

Os ambientes são arejados, espaçosos e sempre muito limpos. A decoração rústica combina com o ambiente da vila e completa ainda mais a experiência. Afinal, Itaúnas é isso.

Os quartos da Pousada dos Corais são básicos, mas muito aconchegantes, com roupa de cama de qualidade e sempre cheirosa. O café da manhã é farto e também muito elogiado.

Onde ficar em Itaúnas

Pousada Zimbauê

Outra pousada muito bem avaliada é a Pousada Zimbauê. Ela também fica no centrinho, a melhor área para ficar em Itaúnas, porque está perto de tudo.

Onde ficar em Itaúnas

Como na maioria das outras pousadas, o estilo é rústico e tudo é feito com muito carinho para os hóspedes: você vai perceber isso no café da manhã e no atendimento, de forma geral.

Os quartos são básicos, mas bem aconchegantes: eu gostei muito de ficar na Pousada Zimbauê, porque me senti em casa e o quarto com ar condicionado era um oásis depois de passar o dia na praia.

Pousada Cambucá Itaúnas

Se você gosta de fazer as coisas sem pressa e, principalmente, se gosta de caminhar, a Pousada Cambucá Itaúnas é perfeita para você, porque dá para fazer tudo a pé.

Quando eu falo tudo é tudo mesmo: desde caminhar pelo centrinho até ir às praias, onde estão as famosas dunas. Então, já viu que a localização é excelente.

Os quartos da Pousada Cambucá Itaúnas são bem aconchegantes, mantendo o estilo da vida e café da manhã é sempre muito elogiado.

Pousada das Araras

A Pousada das Araras tem um ambiente muito lindo, acolhedor e super bem cuidado. Isso vale para as áreas externas, como piscina e jardim, e também para os quartos.

O proprietário sempre está na pousada e adora dar dicas sobre o que fazer em Itaúnas: isso ajuda muito, não é mesmo? Ele também é ótimo para contar a história do lugar.

Os quartos da Pousada das Araras têm o conforto necessário para noites tranquilas e revigorantes. O café da manhã é muito bom, com bastante variedades.

Pousada Ka 347

A Pousada Ka 347 está em outro nível. Eu até arriscaria dizer que tem uma pegada de pousada de charme ou algo semelhante, porque tudo é incrivelmente perfeito. Sabe quando você perceber que as coisas foram planejadas no detalhe? É assim.

Onde ficar em Itaúnas

Os quartos são extremamente espaçosos, tem uma decoração rústica mas de muito bom gosto e é isso que nos proporciona uma experiência diferente em Itaúnas.

Dentro e fora dos quartos, tudo é incrivelmente aconchegante e dá vontade de ficar mais tempo curtindo a pousada – isso é muito verdade. Outro ponto positivo é que o preço da Pousada Ka 347 não é muito mais alto dos praticados em Itaúnas.

Onde ficar em Itaúnas

Pousada Vila Mundi Itaúnas

A Pousada Vila Mundi Itaúnas também fica no centrinho, pertinho da entrada do Parque Estadual de Itaúnas, onde estão as dunas e as praias. Então, sobre a localização, a pousada atende perfeitamente.

Os quartos são mais básicos, mas o ponto positivo é que eles acomodam mais pessoas, então pode ser uma ótima opção para quem viajam em grupo ou com família.

Mesmo tendo um jeitão mais simples, a Pousada Vila Mundi Itaúnas é uma opção a considerar se você quiser economizar sem abrir mão do conforto e da segurança.

Onde ficar em Itaúnas

Pousada Casa da Praia Itaúnas

A Pousada Casa da Praia Itaúnas é mais uma pousada bem localizada e com atendimento que faz toda a diferença: a gente consegue se sentir em casa – de verdade. O cuidado com que os quartos são limpos e arrumados e o saboroso café da manhã comprovam isso.

Os quartos são básicos, mas bem arejados e aconchegantes. É outra  boa opção para quem não quer gastar muito, mas não abre mão de uma boa noite de sono.

Eu falei do café da manhã, mas o pessoal da Pousada Casa da Praia Itaúnas serve, também, café da tarde – sempre às 17h – sem custo adicional. Pensa como é bom chegar da praia e ter uma mesa de café nos esperando? Isso não tem preço.

Pousada Mirante de Areia

A Pousada Mirante de Areia é uma das mais tradicionais da vila e pode ser uma boa opção. Ela também fica no centrinho, perto de tudo.

Os quartos são básicos, arejados e têm uma decoração rústica, como em todas as pousadas de Itaúnas: o ambiente pede isso.

É uma pousada muito tranquila, com bom atendimento e café da manhã super elogiado. Não é por acaso que a Pousada Mirante de Areia tem uma das melhores avaliações de Itaúnas.

Pousada das Estrelas

Uma das minhas preferidas em Itaúnas, a Pousada das Estrelas tem espaços extremamente confortáveis e aconchegantes no centrinho da vila.

Onde ficar em Itaúnas

O atendimento é muito bom, bem personalizado, sabe como é? A área da piscina é perfeita para a gente relaxar depois da praia e o café da manhã é bem farto, com muitas variedades.

Onde ficar em Itaúnas

Os quartos da Pousada das Estrelas são amplos, bem arejados e têm ar condicionado, um item indispensável em Itaúnas. A internet e o estacionamento são gratuitos.

Faixas de preço em Itaúnas

Agora que você já viu as minhas opções preferidas na cidade – não só as minhas, mas as de muita gente também – é hora de dar uma olhada nos preços antes de decidir onde ficar em Itaúnas.

No mapa abaixo, você vê todas as opções de hospedagem da cidade.  Para saber mais, você só precisa clicar nos pins azuis e pronto. 



Booking.com

Onde ficar em Itaúnas

Essas foram as minhas dicas de onde ficar em Itaúnas. Eu selecionei as melhores pousadas levando em consideração a localização, o atendimento e inclui várias faixas de preços, para que você escolha o que melhor se adequa ao seu orçamento.

Como expliquei, tudo é muito simples na vila e as pousadas do centrinho seguem, basicamente, o mesmo estilo. Então, os pontos decisivos são o preço e o atendimento.

Veja mais dicas do Espírito Santo

Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo.

Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver mais dicas do Espírito Santo.

SOBRE O AUTOR

COMENTÁRIOS

12 respostas

  1. Estive recentemente em Itaúnas e realmente é muito bom, excelente.
    Ficamos na pousada Askalon, que por sinal atendimento excelente.
    Vale a pena ir, conhecer os pontos turísticos.

  2. Boa tarde Altier,

    Eu e um amigo vamos até lá numa excursão no fim de novembro, você teria a informação sobre a diversão a noite além dos restaurantes e bares?

  3. Consultei várias pousadas em Itaunas para ir neste fim de semana Mas o acesso às dunas está fechado,daí não fomos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *