As melhores praias de Conceição da Barra

20

Atualizado em 21 de fevereiro de 2018

Conceição da Barra é a última cidade capixaba antes da Bahia. Seu atrativo mais famoso é o Parque Estadual de Itaúnas, uma enorme área verde onde estão as famosas dunas de Itaúnas, distrito a pouco mais de 25 quilômetros do Centro. Nas ruas pacatas da cidade eu encontrei muita história e cultura. Mas, o que vai lhe conquistar mesmo são as praias de Conceição da Barra.

COMO NASCEU A CIDADE

Fundada quando o Brasil ainda estava sob controle da Coroa Portuguesa, Conceição da Barra é uma das cidades mais antigas do Espírito Santo. A vila foi criada pela expedição que desembarcou na foz do Rio Cricaré. O objetivo era de afastar os índios que se aproximavam vindo do norte. O povoado da Barra prosperou justamente por estar estrategicamente posicionado na divisa dos dois estados.

Quase meio século depois de sua fundação, o povoado ganhou sobrenome e passou a se chamar Barra de São Mateus. Mais tarde em 1833, se tornou vila e teve seu nome mudado para Conceição da Barra. Atualmente, a cidade é formada por três distritos: Conceição da Barra, Braço do Rio e Itaúnas.

A 256 quilômetros de Vitória, Conceição da Barra é de fato, uma mistura de cultura, natureza e diversão. A cidade é também uma boa opção para quem quer cair na folia. Aqui, acontece um dos melhores carnavais de rua do Brasil e do famoso Festival de Forró de Itaúnas.

A natureza da Barra é exuberante. Aqui, ecossistemas como dunas, alagados, mata atlântica e mangues coexistem em harmonia. Por estar próxima da Região Nordeste, Conceição da Barra tem forte influência nordestina em sua paisagem. Um sinal disso são os muitos cajueiros espalhados pelas ruas do distrito de Itaúnas.

As melhores praias de Conceição da Barra

A Igreja Matriz da cidade, no Centro Histórico.

As melhores praias de Conceição da Barra

O belo pôr do sol sobre o Rio Cricaré.

As melhores praias de Conceição da Barra

A fartura de frutos do mar, como a ostra, é uma característica da culinária local.

Há mais de 20 anos, Conceição da Barra enfrenta o desafio de conter a erosão marítima que já destruiu dezenas de casas na beira-mar. Só para ter uma ideia, no tradicional bairro de Bugia, cerca de 90% das casas foram derrubadas pelas ondas.

Em 2010, foram concluídos cinco quebra-mares na orla que vai do Centro à Bugia. Atualmente quem mais sofre com o avanço das ondas é a Praia de Guaxindiba.

Além disso, a seca que tem alterado o clima em diversas regiões do país. Aqui, interfere no curso dos rios, impedindo muitas vezes que eles encontrem o mar. É o que acontece com o Riacho Doce em algumas épocas do ano.

As melhores praias de Conceição da Barra

Um dos muitos quebra-mares que foram construídos para impedir o avanço do mar.

Praias de Conceição da Barra

Conceição da Barra tem oito praias. A maioria delas tem características semelhantes, com exceção das praias que ficam no distrito de Itaúnas.

Sempre agitado e com muitas ondas, o mar tem uma coloração amarelada. Isso é devido à interação com os rios Cricaré e Itaúnas, que desaguam na região. A água é agradável em qualquer época do ano, mas é entre setembro e março que ela fica ainda mais quentinha.

Todas as praias de Conceição da Barra são consideras próprias para banho, de acordo com o órgão ambiental estadual. Eu fiz uma lista com as praias de que mais gostei pra você se programar e aproveitar.

Praia da Barra  | Mesmo depois da intervenção feita para conter o avanço do mar, a Praia da Barra é a preferida dos turistas que chegam à cidade. Ela tem boa infraestrutura com bares e restaurantes, mas o mar é agitado e exige cuidados. Se por um lado isso é ruim para quem viaja com crianças, por exemplo, por outro é isso que faz dela ideal para a prática do surfe. Na maré baixa, pequenas piscinas naturais se formam na areia.

As melhores praias de Conceição da Barra

Praia da Barra cercada pelos quebra-mares.

As melhores praias de Conceição da Barra

As montanhas de pedras são bem aproveitadas por pescadores.

Praia do Farol | Essa praia também fica no Centro e tem ótima infraestrutura com quiosques, calçadão e uma área de restinga protegida em toda sua extensão. Sua areia amarelada é a preferida pela galera mais jovem, que também aproveita as fartas ondas para praticar o surfe. Aqui em frente fica o farol construído em 1914 e que já mudou de lugar três vezes por conta do avanço do mar. De volta ao lugar original, ele é mais um ponto turístico da cidade.

As melhores praias de Conceição da Barra

As ondas da Praia do Farol são ideais para o surfe.

Praia de Guadinxiba | Essa tem se tornado a nova queridinha dos turistas e dos moradores de Conceição da Barra por ser uma praia mais natural, ainda sem muita intervenção humana. Ela fica bem perto da foz do Rio Itaúnas, e por isso também atrai muitos pescadores que chegam aqui interessados na fartura de peixes, entre eles o roubalo.

As constantes e fortes ondas de Guaxindiba arrastam para cá os surfistas que chegam a Conceição da Barra, mas é na maré baixa, quando as ondas quebram mais distantes da praia, que fica mais fácil aproveitar o banho de mar. A água é quentinha, agradável e há também um braço do Rio Itaúnas que passa bem perto da praia, e é aqui, longe das ondas, que muitos banhistas preferem relaxar.

As melhores praias de Conceição da Barra

A Praia de Guaxindiba.

As melhores praias de Conceição da Barra

Braço do Rio Itaúnas que margeia a Praia de Guaxindiba.

Praia das Dunas | Essa praia fica dentro do Parque Estadual de Itaúnas. Aqui entre os meses de dezembro e março acontece a desova de tartarugas marinhas que  também são monitoradas pelo Projeto Tamar. Eu escrevi um post contando como é visitar Itaúnas e nele estão todas as informações que você precisa.

barra-01

A Praia das Dunas, dentro do Parque Estadual de Itaúnas, tem areia num tom de dourado.

barra-02

As dunas de Itaúnas.

Riacho Doce | Escondida pelas imensas plantações de eucalipto, a última praia do Espírito Santo antes de chegar à Bahia já foi eleita uma das mais belas do país. O riacho que dá nome à praia é a divisa natural dos dois estados e suas águas escuras e geladas são uma boa opção para se refrescar do calor. No verão, a movimentação é constante e as barracas que funcionam perto da foz do rio ficam sempre cheias, tirando um pouco do clima bucólico do lugar.

barra-03

A praia de Riacho Doce na maré baixa.

As melhores praias de Conceição da Barra

Riacho Doce: ele é a divisa natural entre Bahia e Espírito Santo.

Praia das Meleiras | Como essa praia fica do outro lado da do Rio Cricaré, para chegar aqui é preciso percorrer uma estrada sem calçamento passando por São Mateus, ou atravessar de barco a partir do píer de Conceição da Barra. A praia é extensa e praticamente deserta. Não há infraestrutura – nem uma sombra sequer – e toda a orla é coberta pela restinga. Na maré baixa você terá que caminhar bastante em direção ao mar para poder se banhar.

Como o mar é calmo, famílias com crianças podem aproveitar bastante essa praia, mas não se esqueça de levar lanche, água e guarda-sol.

As melhores praias de Conceição da Barra

A calma e deserta Praia das Meleiras.

Planeje sua viagem a Conceição da Barra

Quando ir | Conceição da Barra pode ser visitada o ano inteiro. O clima da região é tropical, com chuvas espalhadas ao longo do ano e a temperatura média é de 24 graus. Nos meses de dezembro a fevereiro e durante o Festival Nacional de Forró de Itaúnas, em julho, a cidade se transforma. Os preços dobram e há gente por todo lado.

Como chegar | O aeroporto de Vitória é o mais próximo de Conceição da Barra. Da capital do Espírito Santo, são 256 quilômetros a cidade. A viagem é feita pela BR-101, rodovia que passou recentemente a ser administrada pela iniciativa privada. As melhorias são facilmente percebidas. Entre elas eu destaco a sinalização impecável, a limpeza das margens e o acostamento recuperado. Esses benefícios têm preço: há três praças de pedágio no trajeto e as tarifas somadas totalizam R$ 16,20. Consulte o site da concessionária para saber a situação da rodovia.

A melhor opção é alugar um carro para que você tenha mais mobilidade e consiga fazer tudo dentro do seu tempo. De ônibus, compre passagem para Conceição da Barra na viação Águia Branca. A empresa que faz a rota até Itaúnas é a Mar Aberto.

Quanto custa | Nos restaurantes, os cardápios têm os mesmos preços de Vitória, onde uma moqueca pode custar R$ 90, mas há opções mais baratas. A dica é fugir dos estabelecimentos feitos para atender turistas. Ande um pouco além das ruas principais e você vai achar onde comer bem pagando menos.

Onde ficar | Eu me hospedei na Pousada Quebra-mar, que é bem básica, mas que atendia às minhas expectativas para uma noite. Uma boa opção é o Hotel Bristol Cricaré. Você pode encontrar outras opções de hospedagem aqui.

SOBRE O AUTOR

Altier Moulin

Sou um jornalista que gosta de contar histórias e de extrair do cotidiano um valor que muitos não percebem. Desde menino, meu desejo era viajar pelo mundo. Já adulto, descobri que isso não era apenas um sentimento, mas um propósito de vida.

20 Comentários

  1. Avatar

    Fantástica a sua percepção e dicas desse belo lugar. Atualmente resido em Vitória, mas sou nativo de Itaúnas. Falou muito bem de Conceiçao da Barra. Falou com a propriedade ocular de um turista e da preocupação jornalistica em mostrar toda a riqueza desse belo litoral. Valeu mesmo! Volte mais vezes em nossa terra. Um grande abraço!

  2. Avatar

    Muito bom seu artigo Altier. Está de parabéns!
    Estarei passando (pela primeira vez) o feriado de Tiradentes com alguns amigos em Conceição da Barra e a leitura de sua matéria irá me ajudar muito, uma vez que não conheço muito bem a cidade e por estarmos em um grupo de amigos, alugamos uma casa não muito distante da prefeitura ou da praia (distância média entre os dois).
    Espero que seja um passeio marcante para todos.
    Um abraço.

  3. Avatar
    Geraldo fabris on

    Hoje voltei no tempo.
    Só saudades de Conceição da Barra, sem deixar de lembrar de Guriri, praias onde passei maravilhosos cinco anos de minha vida.
    Só saudades.

  4. Avatar
    cristiano buteri on

    Altier Moulin – gostei muito de sua visão de turista/jornalista sobre este belo lugar que eu também conheço , parabéns pela resenha.

  5. Avatar

    Morro de vontade de ir para Itaunas mas pelo que entendi não tem praias de águas calmas? Se estiver enganada quais as melhores praias para se banhar com crianças? Obrigada e parabéns!!!!!

    • Altier Moulin

      Ana,

      Dá para aproveitar a praia com as crianças. É só você caminhar um pouco além das barracas – à esquerda das barracas. Na maré baixa se formam várias piscininhas ali. Elas vão adorar.

      Um abraço.

  6. Avatar

    Excelente dicas meu colega!
    Quero aproveitar para esticar de barra da Conceição até Prado, sabe se tem alguma Cia de bus que faz o itinerário?
    Obrigado!!!

Escreva um comentário