Pesquisar
Close this search box.

Onde ficar em Istambul: melhores bairros e hotéis – com preços

Atualizado em 15 de janeiro de 2024 – POR ALTIER MOULIN

Onde ficar em Istambul

A cidade mais cosmopolita da Turquia é grande, movimentada e cheia de atrativos. Justamente por isso, escolher bem onde ficar em Istambul é fundamental para que você aproveite melhor seu tempo.

Entendendo um pouco sobre as diferentes áreas da cidade, seus bairros e o que há de interessante em cada um deles,  você será capaz de escolher a área que mais combina com seu estilo de viajante.

A tarefa de escolher onde ficar em Istambul fica mais fácil porque a oferta de hotéis, hostels e apartamentos é enorme com preços bem variados: dos econômicos aos caríssimos.

Melhores bairros para ficar em Istambul

Há cinco áreas interessantes para ficar em Istambul:

  • Sultanahmet, o Centro Histórico.
  • Eminönü, fica do lado do Sultanahmet.
  • Karaköy, logo depois ponte de Gálata.
  • Gálata, fica no alto de uma colina.
  • Taksim, o lado moderno de Istambul

Quando estive em Istambul, eu fiquei no Suadhan Hotel, ele fica no Sultanahmet, pertinho dos principais pontos turísticos da cidade e das linhas do trem – o bondinho moderno.

→ DICA DE OURO

Istambul é uma cidade muito grande e tem um trânsito pesado, que literalmente para a cidade nos horários de pico. Além disso, não é fácil encontrar táxis em algumas regiões e em determinados horários – muitos taxistas abandonam os passageiros no meio do caminho quando percebem que vão perder muito tempo.

Então, tente ficar em uma região central, onde você consiga ir à maioria dos lugares a pé ou usando o transporte público. Estar bem localizado em Istambul faz toda a diferença.

Preços em Istambul

Antes de entrar nos detalhes de cada bairro, sugiro que você dê uma olhada nos preços antes de decidir onde ficar em Istambul.



Booking.com

No mapa acima estão todas as opções de hospedagem da cidade, especialmente as do Centro Histórico.  Para saber mais, você só precisa clicar nos pins azuis e pronto. 

Agora, vamos entender porque estes são os melhores bairros para ficar em Istambul.

Sultanahmet

O Sultanahmet é o bairro mais histórico da cidade e fica no coração de Istambul. Ele é conhecido por concentrar alguns dos monumentos mais famosos e significativos da cidade.

Eu vou destacar apenas alguns para você ter uma ideia.

A Santa Sofia, que já foi basílica cristã, mesquita, museu e, atualmente, voltou a ser mesquita por uma decisão do governo turco.

A Mesquita Azul, uma das mais famosas de Istambul, conhecida por seus azulejos azuis que adornam seu interior.

O Topkapi Palace é um dos principais palácios do Período Otomano e fica nas proximidades. Ele é um complexo que abriga museus com coleções de arte, joias e relíquias históricas – é imperdível.

Foto: Caner Cankisi

Embora não fique exatamente em Sultanahmet, o famoso Grand Bazaar fica a alguns  minutinhos de caminhada.

Ele é um dos maiores e mais antigos mercados cobertos do mundo, oferecendo uma variedade impressionante de produtos, desde tapetes e especiarias até joias e antiguidades.

Apesar de ser um bairro bem turístico, o Sultanahmet tem uma atmosfera encantadora e histórica, com ruas de paralelepípedos e arquitetura tradicional. É um lugar onde os viajantes podem sentir a conexão entre o passado e o presente de Istambul.

Como você deve imaginar, ele tem uma grande variedade de restaurantes e cafés que oferecem culinária turca e internacional. Isso acaba deixando nossos dias muito mais práticos.

Veja os hotéis com melhor custo-benefício do Sultanahmet.

Suadhan Hotel

Onde ficar em Istambul

★★★★☆ | Nota de Avaliação: 8,8

O Suadhan Hotel tem a melhor localização desta lista. Ele fica a poucos passos de tudo do Centro Histórico: Santa Sofia, Mesquita Azul, Grand Bazaar e por aí vai. Além disso, o tram passa na esquina e nos conecta facilmente com outras áreas da cidade. Ele fica em uma área de bares e restaurante bem tradicionais. Vale a pena!

Great Fortune Hotel

★★★★☆ | Nota de Avaliação: 8,4

O Great Fortune Hotel & Spa tem uma localização excelente, na principal área do Centro Histórico. Dá para ir andando até vários pontos de interesse como o Grand Bazzar e a Santa Sofia. Os quartos são excelentes, o atendimento é sempre muito elogiado e o preço é justo.

Dosso Dossi Old City

★★★★☆ | Nota de Avaliação: 9,0

O Dosso Dossi Hotels Old City também é muito bem localizado e tem de tudo para ser a sua escolha de onde ficar em Istambul. Ele é daqueles hotéis que têm quartos ótimos, atendimento impecável e café da manhã variado. Tudo que precisamos, certo?

Seven Hills Palace

★★★★★ | Nota de Avaliação: 8,6

Na categoria Luxo, o Seven Hills Palace & Spa é o que tem melhor custo-benefício. Os quartos são muito lindos e a decoração remete ao antigos palácios do período do sultanato. Café da manhã perfeito, atendimento atencioso e o SPA é incrível: dá para tomar banho turco e sauna. Vale cada centavo!

Faros Hotel Old City

★★★☆☆ | Nota de Avaliação: 8,9

O Faros Hotel Old City tem uma ótima localização, quartos limpos, funcionários super atenciosos e café da manhã muito bom. Para quem faz questão de silêncio, ele pode ser um pouco barulhento, porque a rua onde fica é bastante movimentada – como todo o Centro Histórico.

Antusa Design Hotel

★★★★☆ | Nota de Avaliação: 8,9

O Antusa Design Hotel & Spa tem quartos com vista para a Santa Sofia e dá para conhecer toda esta parte da cidade andando. Ainda assim, se preferir, você pode usar o tram, que percorre boa parte da cidade. É um hotel muito elogiado, em especial pelo atendimento.

Grand Washington

★★★★☆ | Nota de Avaliação: 6,9

O Grand Washington Hotel pode ser uma boa opção para quem não quer gastar muito. O hotel é básico, com quartos pequenos, mas o preço, a localização e o atendimento compensam uma ou outra falha.

Hotel Bulvar Palas

★★★★☆ | Nota de Avaliação: 8,8

O Hotel Bulvar Palas tem quartos básicos, bem decorados e arejados. Isso reflete no preço mais camarada das diárias. Tem de tudo para ser um bom lugar para ficar em Istambul, sem exageros, mas com tudo que precisamos.

Vicenza Hotel

Onde ficar em Istambul

★★★★☆ | Nota de Avaliação: 8,2

O Vicenza Hotel é um bom lugar para ficar hospedado em Istambul, mas é bom evitar os apartamentos voltados para o sol da tarde. A localização é boa, a piscina é maravilhosa – os jardins também – e o café da manhã é muito elogiado, sempre com tudo fresquinho.

Eminönü

O Eminönü é coladinho com o Sultanahmet e dá para ir de um bairro a outro a pé.

É no Eminönü que ficam as duas principais pontes que atravessam o rio Chifre de Ouro, entre elas a famosa Ponte de Gálata – muitas pessoas acham que a ponte cruza o Estreito de Bósforo, mas não.

Neste bairro fica o Bazar das Especiarias – que também é conhecido como Bazar Egípcio.

Ele é um dos mercados mais antigos e coloridos de Istambul, conhecido por suas barracas de especiarias, chás, doces e uma variedade de produtos locais. É um lugar animado que oferece uma experiência sensorial única – vale a pena visitar, viu?

O terminal de balsas de Eminönü é um importante ponto de partida para viajar pelo Bósforo, conectando a parte europeia à parte asiática da cidade. Esse transporte é muito usado no dia a dia e é um bom programada para ir de um continente a outro em poucos minutos.

Tanto o Eminönü quanto o Sultanahmet  são muito movimentados durante o dia, mas á noite as ruas ficam mais desertas. Ainda assim, ambos são ótimas opções para ficar em Istambul.

Veja os hotéis com melhor custo-benefício de Eminönü.

Pell Palace Hotel

Onde ficar em Istambul

★★★☆☆ | Nota de Avaliação: 8,9

O Pell Palace Hotel & SPA tem uma localização absurdamente perfeita, perto de tudo e com conforto e segurança. Os quartos, de diferentes categorias, são muito confortáveis e sempre estão limpos. O atendimento é um ponto muito elogiado pelos viajantes e merece um destaque.

Peyk Hotel

★★★★☆ | Nota de Avaliação: 8,8

O Peyk Hotel também tem uma localização ótima, quartos bons – chuveiros e banheiro maravilhosos. O hotel é pequeno, mas muito aconchegante, tem funcionários super atenciosos e um bom café da manhã.

Hotel Venera

Onde ficar em Istambul

★★★★☆ | Nota de Avaliação: 8,2

O Hotel Venera é um dos melhores quando consideramos localização e custo-benefício. O hotel é lindo, moderno e tem um restaurante no roof top que é sensacional. Os quartos são maravilhosos, com camas e roupas de cama de primeira. É um excelente lugar para ficar em Istambul!

Walnut Shell Hotel

Onde ficar em Istambul

★★★☆☆ | Nota de Avaliação: 9,2

O Walnut Shell Hotel Sultanahmet é sensacional. Com decoração impecável, quartos bem resolvidos, suítes com varanda e até quartos para família, ele é uma opção que atende a todos os públicos com muita qualidade. A localização também é excelente!

Mest Istanbul Sirkeci

★★★★☆ | Nota de Avaliação: 9,3

O Mest Hotel Istanbul Sirkeci é fantástico em todos os sentidos. Para começar, ele tem uma vista linda para a Mesquita Yeni. Então a gente dorme e acorda com um cartão-postal de Istambul na janela. Mas o melhor de tudo é o preço: dá para encontrar tarifas bem justas e equivalentes ao que o hotel oferece.

Karaköy

O Karaköy já fica do outro lado da Ponte de Gálata, do lado oposto do Sultanahmet. Ele também é um bairro vibrante e historicamente significativo ainda na parte europeia da cidade.

É um bairro super encantador, com ruas estreitinhas, diversas galerias de arte contemporânea, cafés da moda e lojas.

Embora oficialmente faça parte do Beyoğlu, a movimentada Rua de Istiklal começa em Karaköy. Essa famosa rua pedestre é cheia de lojas, restaurantes, teatros e galerias, oferecendo uma atmosfera animada dia e noite – se você quer curtir a noite, este é um bom bairro.

Aliás, o Karaköy é, entre todos os que mostrei, o mais famoso por sua vida noturna vibrante, com uma variedade de bares, pubs e clubes que atraem tanto locais quanto turistas.

Veja os hotéis com melhor custo-benefício do Karaköy.

Istanbul Golden City

★★★★☆ | Nota de Avaliação: 8,0

O Istanbul Golden City Hotel é para quem está buscando um hotel com vista. A maioria dos quartos fica voltada para o rio Chifre de Ouro, praticamente de frente para a Ponte de Gálata. A vista dos quartos é maravilhosa, mas você vai se surpreender quando subir até o terraço.

Novotel Istanbul Bosphorus

★★★★★ | Nota de Avaliação: 8,3

A localização do Novotel Istanbul Bosphorus Hotel é ótima, perto da parte remodelada do Galataport – que tem lojas, restaurantes, cafés e tudo mais – muito próximo dos pontos turísticos mais interessantes e do transporte público. O café da manhã é excelente e a vista do restaurante é maravilhosa.

Miller Hotel

★★★☆☆ | Nota de Avaliação: 9,0

O Miller Hotel é para quem não quer gastar muito. Ele é muito bem localizado, tem quantos básicos, mas confortáveis. O hotel não serve café da manha, porém é super fácil comer algo nos arredores do hotel seja de manhã, no almoço ou no jantar.

Sherry Suites Karaköy

★★★★☆ | Nota de Avaliação: 8,6

O Sherry Suites Karaköy tem quartos e apartamentos que acomodam muito bem até seis pessoas. Isso é excelente para quem está viajando em família ou com amigos e quer privacidade e comodidade. Os ambientes são lindos e o atendimento é sempre elogiado.

Flats Company

★★★★☆ | Nota de Avaliação: 8,4

O Flats Company é um prédio de apartamentos incrivelmente charmosos, bem decorados e perfeitos para quem quer privacidade. Eles acomodam até três pessoas e o custo-benefício realmente fica muito interessante também por conta da localização.

Nabu Hotel Karaköy

Onde ficar em Istambul

★★★★☆ | Nota de Avaliação: 8,2

O Nabu Hotel Karaköy tem uma pegada contemporânea super agradável e está bem conectado à parte mais histórica da cidade, visto que fica pertinho de uma estação de tram. Os quartos são impecáveis, as janelas têm tratamento acústico e o café da manhã é dos deuses.

Ferman Port Hotel

★★★★☆ | Nota de Avaliação: 8,7

O Ferman Port Hotel está a um passo da perfeição. Localização privilegiada, com vista para a Torre de Gálata, quartos com um nível máximo de conforto, atendimento super dedicado e, mesmo que as diárias sejam um pouco mais caras, o conjuntos compensa pela experiência.

Gálata

Gálata, como você pode imaginar, é onde fica a famosa Torre de Gálata.

O bairro ainda está na parte europeia da cidade e é conhecido por sua atmosfera impregnada de história e cultura – muitos fatos históricos aconteceram nesta região do planeta.

A Torre de Gálata foi construída no século 14 para funcionar como um ponto de defesa. Com aproximadamente 66,9 metros de altura, ela possibilitava uma visão de 360 graus de toda a área, incluindo Chifre de Ouro, do Bósforo e da cidade velha de Istambul.

Foto: Mehmet Turgut

Ficar perto da Rua de Istiklal, uma das ruas mais movimentadas e famosas de Istambul, é uma boa opção para quem quer praticidade, mas eu sugiro não ficar exatamente na rua por causa do barulho – escolha um hotel perto, mas não tão perto.

A noite de Gálata costumam ser bem animadas, com boas opções para quem quer curtir balada.

As ruas de Gálata são estreitas e sinuosas, repletas de arquitetura encantadora que reflete a história rica do bairro. Casas de estilo otomano, lojas antigas e cafés tradicionais contribuem para a atmosfera única da área – eu aprecio muito isso.

Veja os hotéis com melhor custo-benefício de Gálata.

Galatower Hotel

★★★☆☆ | Nota de Avaliação: 8,2

O Galatower Hotel fica na ladeira que vai para a Torre de Gálata, então esteja pronto para caminhar. Os quartos seguem a decoração no estilo otomano clássico e muito tem uma vista linda. Vale a pena dar uma olhada com calma!

Meroddi La Porta Hotel

★★★★☆ | Nota de Avaliação: 8,8

O Meroddi La Porta Hotel é ótimo, bem localizado e com uma infraestrutura muito boa. O café da manhã é super completo, os quartos são super espaçosos, camas e travesseiros confortáveis, duchas dos chuveiros com boa vazão. É tudo que precisamos!

Astan Hotel Galata

★★★★☆ | Nota de Avaliação: 8,2

O Astan Hotel Galata é uma preciosidade. Decoração e mobiliário lindos, quartos com camas imponentes e super confortáveis. Para melhorar, a localização é ideal, perto da área mais vibrante de Gálata, mas distante o suficiente para nos dar sossego à noite.

Manesol Boutique Galata

Onde ficar em Istambul

★★★★☆ | Nota de Avaliação: 7,8

Com bom custo-benefício, o Manesol Boutique Galata tem quartos pequenos, mas bem resolvidos, aconchegantes e bem decorados. O atendimento é super profissional e a localização é fantástica, a apenas cinco minutos de caminhada até a Torre de Gálata.

Ecole St. Pierre Hotel

Onde ficar em Istambul

★★★★★ | Nota de Avaliação: 9,5

O Ecole St. Pierre Hotel é de alto padrão, sem luxo desnecessário, mas esbanjando conforto. Ambientes arejados e cuidados com os mínimos detalhes fazem toda a diferença. Por isso, é uma excelente escolha para ficar em Istambul e ter uma bela experiência de hospedagem.

Hotel Des Arts Galata

★★★☆☆ | Nota de Avaliação: 8,3

O Hotel Des Arts Galata tem muitos ponto positivos e um deles é o preço. É possível ficar hospedado em um quarto super aconchegante pagando muito menos do que você imagina. O segredo é fazer a reserva com antecedência. É um bom hotel!

Taksim

Quem prefere ficar no lado mais moderno das cidades, vai gostar do Taksim. 

Esta área tem esse nome por causa da Praça Taksim e, em si, não é tecnicamente um bairro. Ela fica dentro da região conhecida como Beyoğlu, que é um distrito histórico e cultural em Istambul.

Taksim é a parte central e simbólica desse distrito.

O distrito de Beyoğlu inclui não apenas a Praça de Taksim, mas também bairros vizinhos, como Karaköy, Galata e o entorno da famosa Rua de Istiklal.

A praça fica em uma das extremidades da Rua Istiklal, que, como já falei, é uma rua de pedestres super movimentada.

Veja os hotéis e apartamentos com melhor custo-benefício do Taksim.

Almadina Hotel Istanbul

★★★☆☆ | Nota de Avaliação: 8,8

A localização do Almadina Hotel Istanbul é excelente: perto da Rua Istiklal e da Praça Taksim, onde há uma estação de metro. O café da manhã tem muitas variedades, com frutas, doces e queijos, além de muitas coisas típicas da Turquia.

Mari̇da Residence

Onde ficar em Istambul

★★★☆☆ | Nota de Avaliação: 8,1

O Mari̇da Residence tem diferentes opções de quartos, todos muito bem resolvidos. O prédio fica a cinco minutos a pé da Praça Taksim e da estação do metrô. Também fica pertinho da Rua Istiklal e há de tudo nos arredores do hotel: mercados 24 horas, restaurantes, caixa eletrônico e muito mais.

Sentire Hotels & Residences

Onde ficar em Istambul

★★★★☆ | Nota de Avaliação: 9,1

O Sentire Hotels & Residences tem quartos e estúdios em uma região muito interessante de Istambul. Numa área mais moderna e muito bem conectada com o restante da cidade, você poderá desfrutar dos muitos lados da cidade mais vibrante da Turquia.

Ardilas Residence

Onde ficar em Istambul

★★★★☆ | Nota de Avaliação: 9,0

O Ardilas Residence tem uma excelente avaliação, com destaque para o custo-benefício. Isso significa que você está pagando um valor justo pelo que recebe. Os quartos são ótimos, muito confortáveis, o atendimento é ótimo e a localização é excelente. É um bom lugar para ficar em Istambul!

Sanat Hostel Taksim

★★☆☆☆ | Nota de Avaliação: 6,8

Para quem procura um hostel nesta parte da cidade, o Sanat Hostel Taksim pode ser uma opção bem interessante. Os preços são sempre camaradas e ainda dá para se conectar a outras partes da cidade usando o transporte público.

Onde ficar em Istambul

Você viu que ficar bem localizado em Istambul faz toda a diferença. Então, se estiver planejando uma viagem de poucos dias, tente ficar no Sultanahmet, o coração do Centro Histórico, ou no Eminönü, que fica do lado.

Você vai ver que vai valer a pena gastar um pouco mais na hospedagem para não enfrentar o trânsito caótico da cidade e os taxistas que adoram uma confusão – aplicativos de carro não funcionam e quando funcionam são os taxistas que fazem a corrida.

Se já estiver familiarizado com a cidade ou se não tem problema em usar o transportes público, as áreas ao redor da Torre de Gálata podem ser muito interessantes.

Eu não mencionei nenhuma área do lado asiático da cidade, você notou isso? É que o lado europeu é mesmo melhor para se hospedar, já que as principais atrações da cidade estão nesta parte.

Quando estive em Istambul, eu fiquei no Suadhan Hotel, ele fica no Sultanahmet, pertinho dos principais pontos turísticos da cidade e das linhas do tram. È uma excelente opção!

Informações Básicas

Visto

Brasileiros não precisam de visto para entrar na Turquia e a permanência permitida no país é de até 90 dias.

Documentos

É necessário apresentar um passaporte que tenha 60 dias de validade após a data prevista de saída do país.

Dinheiro

A moeda da Turquia é a  lira turca, identificada pela sigla TRY. Você pode levar euros ou dólares e fazer o câmbio no país. 

Vacinas

A Turquia não exige, atualmente, nenhuma vacina para entrada no país, mas é bom estar vacinado contra tétano e difteria.

Informações sobre covid-19

Desde março de 2022, a Turquia suspendeu todas as restrições de covid-19 para viajantes que chegam ao país. Portanto, não há necessidade de comprovar a vacinação ou de apresentar teste de RT-PCR negativo.

Seguro viagem

O seguro viagem não é obrigatório para a Turquia, mas as autoridades do país orientam que estrangeiros usem o sistema privado de saúde e evitem ao máximo o sistema público mesmo em casos de urgência.

O custo de um seguro viagem é menor do que se costuma pensar e ele garante que você terá atendimento em casos comuns, como acidentes de trânsito, intoxicações alimentares, acidentes vasculares e infartos cardíacos, por exemplo.

→ PLANOS MAIS INDICADOS

Eu sempre uso a plataforma da Seguros Promo para comparar valores antes de fazer a compra. Eles têm um suporte muito eficiente e preços sempre muito bons.

Você vai notar que existem muitas opções de seguradoras e planos, mas o que você precisa mesmo é de um seguro viagem com no mínimo EUR 30.000 de cobertura para despesas médicas e hospitalares.

O plano TRAVEL ASSIST 150 MUNDO (EXCETO EUA) +COVID-19 é um dos mais completos. Ele tem cobertura para despesas médicas no valor de EUR 150.000, seguro bagagem de USD 1.500 e é válido em toda a Europa.

ITA 30 SMART EUROPA é um dos mais baratos. Ele tem despesas médica e hospitalar no valor de EUR 30.000, seguro bagagem de EUR 250 e cobertura para covid-19 na modalidade de reembolso – é bom ler tudo direitinho antes de comprar.

Veja mais dicas da Turquia

Ficou mas fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida, é só deixar suas pergunta nos comentários que eu respondo.

Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver outras dicas da Turquia.

SOBRE O AUTOR

COMENTÁRIOS

2 respostas

  1. Oi,
    Estou encantada com o Faros Hotel Old City. Ele fica mesmo perto dos atrativos? Quero evitar a máximo usar táxis…. 🙁
    Adorei seu posta. Super complete.
    Shirley

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *