Pesquisar
Close this search box.

10 Curiosidades da Turquia que você precisa saber antes de viajar

Atualizado em 10 de janeiro de 2024 – POR ALTIER MOULIN

Foto: Selim Cetin

Há muitas curiosidades da Turquia que eu considero realmente interessantes que você saiba antes de planejar sua viagem para o país, mas seria impossível listar todas elas.

De qualquer forma, eu escolhi dez temas e lugares que são fundamentais para você entender melhor o modo de vida turco e porque o país é tão rico culturalmente – isso é de fato um ótimo motivo para quem está pensando em visitar o país.

10 Curiosidades da Turquia

1. Dois continentes

Uma das mais fascinantes curiosidades da Turquia está ligada à sua posição geográfica. O país é cortado pelo Estreito de Bósforo, uma abertura natural que liga o Mar Negro ao Mar de Mármara, dividindo a cidade de Istambul em dois continentes: Europa e Ásia.

Na parte ocidental – ou seja, no continente europeu – está a península da Trácia que pertencia à Antiga Macedônia. Porém, a maior parte do território da Turquia, incluindo cidades como Ancara, Capadócia e Éfeso, fica na Península Anatoliana, que pertence ao continente asiático.

Essa divisão faz da Turquia o único país do mundo que se estende por dois continentes.

Isso é um fator que influencia não apenas na história e na cultura da região, mas também na identidade de todo o país.

2. Cidade com vários nomes

Istambul, a maior cidade da Turquia, tem uma história rica e foi chamada de Bizâncio na Antiguidade. Mais tarde, em 330 d.C., se tornou Constantinopla, a nova capital do Império Romano.

Curiosidades da Turquia
Foto: Oziel Gómez

Durante séculos, foi a capital do Império Bizantino até ser conquistada pelos Otomanos em 1453. Renomeada para Istambul, a cidade passou a ser a capital do Império Otomano até o século 20.

Com a fundação da República Turca, em 1923, Ancara tornou-se a capital oficial, mas Istambul continua sendo uma cidade culturalmente vital com uma rica herança histórica que abrange impérios e culturas.

3. Arca de Noé

O Monte Ararat, situado no leste da Turquia, é uma montanha lendária e historicamente associada à narrativa bíblica da Arca de Noé.

De acordo com a Bíblia, após o dilúvio, a Arca de Noé teria pousado nas encostas do Monte Ararat. Apesar de não haver evidências científicas ou arqueológicas que confirmem essa história, a montanha mantém sua importância cultural e religiosa.

Curiosidades da Turquia
Foto: Ender Gurel

Praticamente isolado de outras montanhas, o Monte Ararat é a montanha mais alta da Turquia, com uma altitude de 5.137 metros. Sua forma distintiva de pico duplo é uma característica marcante da paisagem da região.

Em dias claros, é possível avistar o Monte Ararat de vários pontos da região, e não é por acaso que escaladores e entusiastas de montanhismo de todo o mundo são atraídos pelo desafio de chegar até seu cume.

Embora o Monte Ararat seja central para mitos e lendas, sua posição na fronteira entre a Turquia e a Armênia também o torna um ponto de interesse geopolítico. A região tem sido objeto de tensões e disputas ao longo da história.

4. Chá turco

O chá desempenha um papel central na cultura turca, sendo mais do que uma simples bebida: é uma tradição que fortalece os laços sociais há gerações. Essa é uma das curiosidades da Turquia que a gente percebe logo que chega ao país.

Curiosidades da Turquia
Foto: Og Uzhan Yavuz

Os turcos têm uma predileção pelo chá preto, especialmente cultivado nas regiões do Mar Negro. Servido em pequenos copos sem alça, o chá turco é apreciado ao longo do dia e depois das refeições, sendo símbolo de hospitalidade.

Oferecer um chá é uma prática comum,  e recusar inicialmente é aceitável.  Além do chá preto, variedades como chá de maçã e chá de rosa também são apreciadas, especialmente em contextos turísticos.

5. Diversidade cultural

A Turquia fica em uma encruzilhada cultural e histórica entre a Europa e a Ásia, o que a torna um ponto de encontro de diferentes influências ao longo dos séculos. Além disso, muitos fatores contribuíram para que o país tivesse uma riqueza cultural incrível.

O Império Otomano, que teve seu auge entre os séculos 14 e 20, teve um impacto significativo na cultura turca. Sua influência abrange elementos arquitetônicos, culinários, artísticos e sociais que moldaram a identidade turca.

Curiosidades da Turquia
Foto: Engin Akyurt

A proximidade com a Pérsia – atual Irã – também contribuiu para a diversidade cultural da Turquia. Elementos da cultura persa, como arte, literatura e arquitetura, podem ser identificados em várias regiões turcas.

A presença de culturas árabes é evidente, especialmente nas regiões fronteiriças com o Oriente Médio. Isso é refletido na arquitetura, na música e na culinária turcas.

A Turquia historicamente teve interações significativas com a Europa, especialmente durante o Império Otomano. Essa interação influenciou aspectos da cultura turca, desde a moda até as práticas sociais.

A culinária turca é um reflexo direto da diversidade cultural do país. Pratos típicos incorporam uma grande variedade de ingredientes, técnicas de preparo e sabores que representam as influências culturais ao longo do tempo.

6. Voo de balão

A Capadócia é famosa por sua paisagem surreal, caracterizada por formações rochosas cônicas e pilares chamados de “chaminés de fadas”. Essas formações únicas foram esculpidas ao longo de milênios pela erosão.

Curiosidades da Turquia
Foto: Adil

Uma das atrações mais emblemáticas da Capadócia são os passeios de balão. Ao amanhecer, os viajantes têm a oportunidade de flutuar sobre a paisagem espetacular, proporcionando vistas panorâmicas de um cenário que muitos comparam à Lua.

Além das formações rochosas, a Capadócia abriga antigas cidades subterrâneas. Derinkuyu e Kaymaklı, por exemplo, foram escavadas nas rochas e serviram como refúgios seguros durante períodos de invasões e conflitos.

7. Café turco

Embora o chá seja a bebida mais associada à Turquia, o café também desempenha um papel significativo. Ele foi introduzido na Turquia no século 16 durante o período otomano e se tornou uma parte essencial da cultura turca.

O café turco é conhecido por seu método de preparo único. O café moído finamente é fervido em água com açúcar – opcional – e, por vezes, cardamomo, em um recipiente chamado cezve. A mistura é aquecida até que forme uma espuma bem característica.

Curiosidades da Turquia
Foto: Isil

Ele é frequentemente servido com um copo de água fria para limpar o paladar entre os goles. Além disso, é comum oferecer lokum, uma espécie de doce turco também conhecido como “rahat lokum” ou “delícia turca”, para complementar o sabor forte do café.

O consumo de café na Turquia é mais do que apenas uma pausa para a cafeína: é uma experiência social. A preparação e o consumo do café muitas vezes envolvem uma cerimônia que promove a interação e a comunicação entre as pessoas.

Assim como o chá, o café é uma maneira de receber visitantes e fortalecer os vínculos sociais na Turquia. Oferecer café a um convidado é um gesto de hospitalidade e amizade.

Devido à importância cultural e histórica do café na sociedade turca, o ritual de preparo e o modo de servir o café turco foi reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial pela Unesco.

8. Cavalo de Troia

Troia, também conhecida como Ílion ou Ilium, é uma antiga cidade do noroeste da Anatólia, território que hoje faz parte da Turquia. Ela é famosa por ser o local onde, segundo a mitologia grega, aconteceu a Guerra de Troia.

Segundo a lenda, a guerra foi travada entre os gregos e os troianos devido ao rapto de Helena, a esposa do rei grego Menelau, pelo príncipe troiano Páris. A guerra durou dez anos, e os gregos conseguiram entrar em Troia com a famosa estratégia do Cavalo de Troia.

Foto: Salih Altuntas

Eles construíram um enorme cavalo de madeira, esconderam soldados dentro dele e o ofereceram como um presente aparentemente de rendição aos troianos. Os troianos levaram o cavalo para dentro de seus muros e, durante a noite, os soldados gregos saíram do cavalo, abriram os portões e permitiram que o exército grego invadisse e conquistasse a cidade.

O sítio arqueológico de Troia foi escavado por várias equipes ao longo do tempo, revelando múltiplas camadas de ocupação. Heinrich Schliemann foi um dos primeiros arqueólogos a explorar Troia no século 19, e suas escavações sugeriram que havia uma base histórica para a Guerra de Troia. Atualmente, o sítio arqueológico é uma atração turística significativa.

O sítio arqueológico de Troia foi reconhecido como Patrimônio da Humanidade pela Unesco em reconhecimento à sua importância histórica e arqueológica.

Aposto que você não sabia que esta era uma das curiosidades da Turquia, certo?

9. Piscinas termais

Pamukkale é uma maravilha natural única da Turquia, conhecida por suas características termais e formações minerais. O nome Pamukkale, em turco, significa castelo de algodão. Essa designação é devida à aparência branca e esbranquiçada das formações minerais que se assemelham a travessas de algodão ou neve.

As piscinas termais de Pamukkale são formadas por depósitos de calcita que se acumulam à medida que a água quente carregada de minerais emerge das fontes termais subterrâneas e entra em contato com o ar. Essa interação resulta na deposição de camadas de calcita, criando as distintas travertinos.

Foto: Martin Cigler

As águas termais de Pamukkale são conhecidas por suas propriedades terapêuticas e rejuvenescedoras. As águas ricas em minerais são consideradas benéficas para a saúde e são usadas tanto para banhos como para tratamentos terapêuticos.

No topo das piscinas termais, encontra-se a antiga cidade de Hierápolis, uma cidade romana bem preservada. Os visitantes podem explorar as ruínas dessa cidade, que incluem teatros, templos e banhos romanos.

Tanto Pamukkale quanto Hierápolis foram reconhecidas como Patrimônio da Humanidade pela Unesco por sua importância histórica e natural.

10. Museu a céu aberto

Éfeso é, de fato, um local de grande importância histórica e arqueológica na Turquia. Ela era uma cidade da Grécia Antiga que ganhou proeminência durante o Império Romano como centro comercial, conectando o Oriente e o Ocidente através de suas rotas. Além disso, era um centro cultural significativo, abrigando notáveis obras arquitetônicas e artísticas.

O teatro de Éfeso é um dos maiores teatros da antiguidade e podia acomodar até 25.000 espectadores. Era um local para eventos culturais, espetáculos teatrais e apresentações públicas.

Foto: Merve Nur Turker

Nas proximidades de Éfeso, a Casa da Virgem Maria é um local sagrado para os cristãos e é tradicionalmente associada à mãe de Jesus. Muitos peregrinos visitam o local por suas conotações religiosas.

A Biblioteca de Celso é uma das estruturas mais impressionantes de Éfeso. Construída em homenagem ao senador romano Tiberius Julius Celsus Polemaeanus pelo seu filho, abrigava uma coleção significativa de manuscritos.

O Templo de Ártemis, uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo, estava localizado em Éfeso. Embora pouco tenha restado do templo hoje, sua importância histórica é inegável.

Como muitas cidades antigas, Éfeso enfrentou períodos de declínio, especialmente após uma série de terremotos na Antiguidade. A mudança nos padrões comerciais também contribuiu para sua decadência.

Atualmente, Éfeso é um extenso sítio arqueológico que atrai turistas e estudiosos de todo o mundo. Suas ruínas nos proporcionam uma visão fascinante da arquitetura e da vida cotidiana na antiguidade romana.

Curiosidades da Turquia

Viu quanta coisa interessante a gente descobre em pouco tempo de leitura? Eu ainda não falei de muitos temas interessantes, como a língua turca, os castelos da Turquia, as mudanças que aconteceram no país depois que foi estabelecida a república e muitos outros assuntos que têm impacto direto no cotidiano.

Eu prometo que vou explicar mais sobre as curiosidades da Turquia, porque tenho certeza de que você vai gostar.

Informações Básicas

Visto

Brasileiros não precisam de visto para entrar na Turquia e a permanência permitida no país é de até 90 dias.

Documentos

É necessário apresentar um passaporte que tenha 60 dias de validade após a data prevista de saída do país.

Dinheiro

A moeda da Turquia é a  lira turca, identificada pela sigla TRY. Você pode levar euros ou dólares e fazer o câmbio no país. 

Vacinas

A Turquia não exige, atualmente, nenhuma vacina para entrada no país, mas é bom estar vacinado contra tétano e difteria.

Informações sobre covid-19

Desde março de 2022, a Turquia suspendeu todas as restrições de covid-19 para viajantes que chegam ao país. Portanto, não há necessidade de comprovar a vacinação ou de apresentar teste de RT-PCR negativo.

Seguro viagem

O seguro viagem não é obrigatório para a Turquia, mas as autoridades do país orientam que estrangeiros usem o sistema privado de saúde e evitem ao máximo o sistema público mesmo em casos de urgência.

O custo de um seguro viagem é menor do que se costuma pensar e ele garante que você terá atendimento em casos comuns, como acidentes de trânsito, intoxicações alimentares, acidentes vasculares e infartos cardíacos, por exemplo.

→ PLANOS MAIS INDICADOS

Eu sempre uso a plataforma da Seguros Promo para comparar valores antes de fazer a compra. Eles têm um suporte muito eficiente e preços sempre muito bons.

Você vai notar que existem muitas opções de seguradoras e planos, mas o que você precisa mesmo é de um seguro viagem com no mínimo EUR 30.000 de cobertura para despesas médicas e hospitalares.

O plano TRAVEL ASSIST 150 MUNDO (EXCETO EUA) +COVID-19 é um dos mais completos. Ele tem cobertura para despesas médicas no valor de EUR 150.000, seguro bagagem de USD 1.500 e é válido em toda a Europa.

ITA 30 SMART EUROPA é um dos mais baratos. Ele tem despesas médica e hospitalar no valor de EUR 30.000, seguro bagagem de EUR 250 e cobertura para covid-19 na modalidade de reembolso – é bom ler tudo direitinho antes de comprar.

Veja mais dicas da Turquia

Ficou mas fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida, é só deixar suas pergunta nos comentários que eu respondo.

Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver outras dicas da Turquia.

SOBRE O AUTOR

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *