Pesquisar
Close this search box.

Onde ficar em Iporanga para conhecer as cavernas do Petar

Atualizado em 11 de janeiro de 2024 – POR ALTIER MOULIN

Onde ficar em Iporanga
Foto: Luan Alves Chaves

Se você está querendo conhecer as Cavernas do Petar, é bom começar a se planejar olhando onde ficar em Iporanga. Afinal, você precisará de  pelo menos um final de semana inteiro  para conhecer os principais atrativos do Parque.

Talvez você ainda não saiba que o Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (Petar) é uma das áreas de proteção ambiental mais importantes do mundo.

Portanto, um excelente lugar para respirar ar puro, estar em contato com a natureza e para renovar as energias. E o melhor disso é que ele fica pertinho de São Paulo, a mais ou menos 350 quilômetro da capital paulista.

O Petar fica no Vale do Ribeira, entre as cidades de Iporanga e Apiaí e tem umas das maiores concentrações de cavernas do planeta – estima-se que são quase 400, mas apenas 15 são abertas à visitação.

Por ser um lugar tão peculiar e ambientalmente importantíssimo, toda a região é considerada Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

Onde ficar em Iporanga

O que fazer no Petar

O Parque tem uma área muito grande – cerca de 36.000 hectares – e é onde está uma das últimas áreas de Mata Atlântica de São Paulo que sobreviveu à exploração desordenada do homem.

Só por isso você já pode imaginar que há muita coisa boa para fazer em toda essa área, mas, sem querer desanimar ninguém, eu já vou logo dizer que é impossível conhecer tudo. Como expliquei, algumas áreas não são abertas para o acesso de turistas.

São dezenas de cachoeiras, trilhas com diferente níveis de dificuldade, árvores centenárias e comunidades tradicionais, como quilombolas, que historicamente habitam a região.

Os atrativos estão divididos em quatro núcleos: Santana, Ouro Grosso, Caboclos e Casa de Pedra.

O grande destaque fica com a Gruta da Casa de Pedra, que tem um imenso pórtico com 215 metros –  simplesmente o maior do mundo. 

→ Lista de guias e agências

É importante dizer que as visitas ao Petar só podem ser feitas com guias locais e que todos os atrativos têm um número limite de visitantes por dia.

Então, é preciso se planejar pensando onde ficar em Iporanga e em quais atrativos visitar – não será uma escolha fácil, mas os guias da região podem montar um roteiro que se encaixa direitinho ao tempo que você tem.

Quando visitar o Petar

A melhor época para visitar o Petar é entre abril e novembro, quando chove menos. No período chuvoso, algumas cavernas são interditadas.

Onde ficar em Iporanga

Com eu comentei, o Parque fica entre as cidades de Iporanga e Apiaí. Então, como escolher o melhor lugar para se hospedar? A resposta é simples.

Os principais  núcleos de visitação ficam em Iporanga.  A cidade tem pousadas ótimas, no Centro e no bairro Serra. Casas de temporada não são comuns em nenhuma das duas cidades.

→ Todas as pousadas de Iporanga

Eu escohi as melhores pousadas de Iporanga para você ter uma ideia de como é possível aproveitar o melhor da natureza incrível desse lugar com conforto e segurança.

Glamping Mangarito

O Glamping Mangarito é a melhor opção de Iporanga. Os quartos são arejados, têm camas grandes, e a piscina é ótima.

Onde ficar em Iporanga

Seguindo o modelo glamping, tem luxo onde precisa e simplicidade na medida certa. O restaurante tem pratos deliciosos e o café da manhã é sensacional.

Onde ficar em Iporanga

Gamboa Eco Refúgio Pousada

A Gamboa Eco Refúgio Pousada é outra excelente opção de Iporanga. Cercada pelo verde da Mata Atlântica, tem espaços muito bem pensados e decorados com detalhes que fazem toda a diferença.

Os quartos são espaçosos, muito confortáveis e o atendimento é excepcional. O café da manhã e as outras refeições do restaurante são deliciosas – e com preço justo.

Onde ficar em Iporanga

Pousada da Serra

A Pousada da Serra tem um das melhores avaliações de Iporanga. É uma opção mais econômica e, por isso, mais simples.

Onde ficar em Iporanga

A limpeza, o atendimento caloroso são garantias. É um bom lugar para quem vai passar o dia nos atrativos do Parque e só precisa de uma boa cama para dormir.

Faixas de preço

Se quiser dar uma olhada em outras opções de hospedagem antes de decidir onde ficar em Iporanga, é só conferir o mapa abaixo. 

Nele,  você pode ver os preços  e escolher aquela opção que se encaixa melhor no seu orçamento.



Booking.com

Veja mais dicas de São Paulo

Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida é só deixar sua pergunta nos comentários que eu respondo.

Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver outras dicas de São Paulo.

SOBRE O AUTOR

COMENTÁRIOS

4 respostas

  1. Ótima matéria, Altier! Eu amo Iporanga e o que mais gosto é o que você mencionou o “estar em contato com a natureza e para renovar as energias” e ter um um destino tão próximo assim de São Paulo é um grande encontro, ainda mais em estilo Staycation, ideal para o momento. Eu trabalho como Concierge em Travel, Entretenimento e Gastronomia e o que mais tem sido solicitado são destinos assim!
    Parabéns pela material!

    @LuisConcierge
    #VidaDeConcierge

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *