Onde ficar no Guarujá: as melhores praias e os hotéis mais indicados

6

Atualizado em 26 de fevereiro de 2021

Foto: Fabrício Macedo

O Guarujá, no litoral de São Paulo, é um dos destinos de praia  preferidos dos paulistas  e não é por acaso. A cidade tem 27 praias e muitas opções de hospedagem, mas é importante escolher bem onde ficar no Guarujá para evitar deslocamentos – na alta temporada, os engarrafamentos são terríveis – e, assim, aproveitar melhor a cidade.

Com mais de 310 mil moradores, o Guarujá é uma cidade grande e fica a 98 quilômetros da capital paulistana.

No verão e nos feriados prolongados, a população da cidade triplica e o movimento de quem chega para aproveitar os dias de folga com sol e praia muda a dinâmica da cidade: algumas praias ficam superlotadas e o trânsito pesado vai exigir paciência.

Foto: Felipe Sahd

Onde ficar no Guarujá

Como são muitas praias e a minha intenção é facilitar as coisas, eu indico as três melhores praias para ficar no Guarujá.

Quem quiser  ficar bem localizado,  perto de tudo e ter mais comodidade, eu indico a Praia da Enseada e a Praia das Pitangueiras. Elas são as principais do Guarujá e, por isso, sempre estão muito movimentadas – no verão, até superlotam.

Um pouco mais afastada, mas também com boa estrutura, a Praia do Pernambuco fica em uma área mais calma da cidade.

Agora, eu vou explicar melhor sobre cada uma dessas praias e mostrar onde ficar no Guarujá. Mas, antes, dê uma olhada no mapa abaixo para ter uma ideia das faixas de preço.



Booking.com

Praia das Pitangueiras

A Praia das Pitangueiras fica no Centro do Guarujá e é a mais procurada da cidade. Por isso, na alta temporada e nos feriados prolongados, fica bastante cheia.

Então, é uma opção para quem gosta de agitação e de movimento. É uma praia para quem quer interagir e não se importa com praia lotada.

Foto: Ivan Guidi

A estrutura da praia é muito boa, com barracas e ótimos restaurantes e bares. Aliás, o comércio na região é bem forte, tanto que o principal shopping da cidade fica a poucos metros da areia da praia.

O calçadão é ótimo para fazer caminhadas no fim de tarde, mas os prédios da orla fazem sombra na praia. Mesmo assim, a Praia das Pitangueiras não perde seu charme e continua sendo um ótimo lugar para ficar no Guarujá.

GRAND HOTEL GUARUJÁ

O Grand Hotel Guarujá é um dos mais tradicionais da cidade e, apesar de sua estrutura simples, tem uma localização ótima, no final da Praia das Pitangueiras – no Morro do Maluf – de onde a gente tem uma vista sensacional do mar: isso é um ponto muito positivo, não acha?

Onde ficar no Guarujá

Os quartos são básicos, confortáveis, sempre muito limpos e arejados. Para quem viaja com família, a brinquedoteca do hotel pode ser um passatempo para as crianças – mas, certamente, a praia será muito melhor.

O café da manhã do Grand Hotel Guarujá é sempre muito bom, com variedades deliciosas e o restaurante serve também almoço e jantar. O atendimento, de forma geral, é muito elogiado pelos hóspedes.

Onde ficar no Guarujá

FERRARETTO GUARUJÁ HOTEL & SPA

O Ferraretto Guarujá Hotel & Spa também tem uma localização excelente, a apenas duas quadras da Praia das Pitangueiras. Os quartos são simples, mas muito bem resolvidos, arejados e limpos.

Onde ficar no Guarujá

A área da piscina é muito boa, excelente para dar aquele mergulho no final do dia e ficar bebendo algo com os amigos – aquele tipo de vida que a gente pediu a Deus, sabe? Quem quiser aproveitar os dias de folga para se cuidar, pode agendar os serviços do SPA.

Onde ficar no Guarujá

O café da manhã do Ferraretto Guarujá Hotel & Spa é bem variado, com muitas opções de pães, bolos e frutas. O atendimento é muito elogiado e o preço é justo, compatível para a comodidade de ficar tão perto da praia.

HOTEL GUARUMAR

O Hotel Guarumar é um daqueles básicos que a gente sempre deve considerar. Ele tem tudo de essencial e na medida para que você curta suas férias – ou dias de folga – sem preocupação, mas não crie muitas expectativas.

Onde ficar no Guarujá

Os quartos são simples, mas confortáveis, seguros e limpos – é nesse aspecto que eu falo que tem tudo de mais importante. O café da manhã é bom, sempre com variedades fresquinhas.

Um ponto muito positivo – e por isso eu coloquei o Hotel Guarumar na lista de onde ficar no Guarujá – é o preço, que geralmente é mais baixo, porque o hotel tem muitos quartos. Então, é uma questão de avaliar suas prioridades.

APARTAMENTO GUARUJÁ PITANGUEIRAS

Para quem quer fugir de hotel, o Apartamento Guarujá Pitangueiras é uma boa opção. A localização é excelente, na quadra da praia, e perto de bares, restaurantes, mercador e tudo mais. O apartamento é pequeno super bem cuidado, decorado com cores vivas e acomoda até quatro pessoas.

A cozinha do Apartamento Guarujá Pitangueiras é completa, e dá para fazer todas as refeições do apartamento. Isso é muito bom para quem tem restrições alimentares ou para quem, simplesmente, quer economizar uma grana. Como você pode imaginar, ele é perfeito para quem viaja em família.

Onde ficar no Guarujá

Praia da Enseada

A Praia da Enseada é a maior do Guarujá, com uma faixa de areia que se estende por seis quilômetros, e o mar é calmo, com ondas menores – isso é perfeito para quem viaja com crianças.

A praia tem uma estrutura excelente e dá para aproveitar muito tanto de dia, quanto à noite: dar uma caminhada no calçadão, andar de bicicleta pela ciclovia, sentar nos quiosques para comer um petisco. Enfim, coisas que a gente gosta e deve fazer em uma cidade de praia.

No verão e nos feriados prolongados, a praia fica bem movimentada – para não dizer lotada. É nesta praia que acontecem os eventos da cidade, como os shows da virada do ano e do verão.

Outros grande ponto positivo desta praia é que os prédios são mais baixos e a oferta de hospedagem é maior, com hotéis mais novos.

IBIS STYLES GUARUJÁ

Para quem não gosta de surpresas desagradáveis, o Ibis Styles Guarujá é a melhor opção, já que o hotel segue o padrão da rede, com quartos compactos e muito bem resolvidos.

Onde ficar no Guarujá

Uma coisa que eu achei muito interessante neste hotel foi a decoração praiana, muito mais leve e coerente com o ambiente da cidade. O café da manhã, que está incluído em algumas tarifas, é variado e muito bom.

Onde ficar no Guarujá

A localização do Ibis Styles Guarujá é muito boa, pertinho da praia e o atendimento é sempre bom – prático e profissional. Como falei, é uma excelente opção para quem já conhece a rede e quer evitar decepções.

HOTEL ILHAS DO CARIBE

O Hotel Ilhas do Caribe é perfeito para passar dias tranquilos em família. Eu digo isso porque ele é espaçoso, tem uma piscina grande e outras pequenas, briquedoteca, sala de jogos e muito espaço para a criançada correr e gastar energia.

Onde ficar no Guarujá

Os quartos são amplas, práticos e sempre muito limpos: as camas e as roupas de cama são de primeira e o banheiro também é muito bem cuidado.

Onde ficar no Guarujá

A localização do Hotel Ilhas do Caribe é excelente, a 100 metros da praia e perto de bares, restaurantes e do aquário Aqua Mundo – que as crianças também adoram.

THE FALLS HOTEL

O The Falls Hotel é um daqueles hotéis que a gente fica totalmente à vontade, confortável e satisfeito. Isso porque o cuidado com que tudo é preparado, desde o momento do check-in, nos proporcionam uma experiência muito especial.

Onde ficar no Guarujá

Os quartos são espaçosos, básicos e cumprem a função de nos fazer relaxar depois de um dia de praia: as camas são grandes, os travesseiros perfeitos e o ar condicionado nem deixa o calor chegar perto.

Onde ficar no Guarujá

O The Falls Hotel fica no final da praia, em uma área mais calma, mas muito bem localizada, e é, sem dúvida, um dos mais indicados do Guarujá.

Onde ficar no Guarujá

POUSADA ILHA DAS CONCHAS

Quem gosta de ficar numa pousadinha aconchegante e ter um atendimento mais próximo e caloroso, a Pousada Ilha das Conchas é uma excelente opção na Praia da Enseada.

Onde ficar no Guarujá

Todos os ambientes são muito bem cuidados, sempre limpos e cheirosos. Isso inclui a área da piscina, a sala de convivência e os quartos, que são básicos – como a maioria dos que a gente encontra no Guarujá.

O café da manhã da Pousada Ilha das Conchas é delicioso, sempre tem muitas variedades de pães, bolos e frutas e tudo é bem fresquinho.

Praia do Pernambuco

Como falei, o Guarujá tem 27 praias. Muitas delas são bem pequenas e boas apenas para passar algumas horas, porque não têm estrutura para hospedagem.

Então, o que eu sempre indico é ficar em uma das praias centrais – como a da Enseada e a das Pitangueiras – para gastar menos tempo com deslocamentos.

Mas, se você quiser ficar em uma área mais tranquila, a Praia do Pernambuco é uma excelente opção.

Onde ficar no Guarujá

Ela é mais residencial, sem prédios grandes como a gente vê nas outras praias. Na Pernambuco, há muitos condomínios de alto padrão, mas faltam bons restaurantes e serviços básicos, como padaria, mercados e outras coisas que a gente sempre precisa durante a viagem.

Nesta praia, o principal destaque é para o hotel do Silvio Santos – sim, o dono do Baú da Felicidade.

SOFITEL GUARUJÁ JEQUITIMAR

Maior resort do Guarujá, o Sofitel Guaruja Jequitimar também é a melhor opção para quem gosta deste tipo de hospedagem: hotel grande, confortável, com serviços de primeira, pertinho da praia e tudo mais.

A estrutura é realmente sensacional, daquelas que a gente merece pelo menos uma vez no ano para renovar as energias, sabe como é? Isso inclui a área da piscina, os quartos e os serviços do SPA.

Onde ficar no Guarujá

Além de tudo que podemos desfrutar dentro do hotel, a paisagem natural do lado de fora deixa a experiência ainda mais perfeita: o Sofitel Guaruja Jequitimar fica exatamente entre as praias de Pernambuco e do Mar Casado e, na maré-baixa, dá para caminhar até a ilha.

Onde ficar no Guarujá

Garanta o melhor lugar

Depois de tudo que eu expliquei e mostrei, acredito que ficou mais fácil escolher onde se hospedar no Guarujá, umas das cidades mais procurados do litoral paulista.

Mas, antes de concluir, eu preciso lembrar – mais uma vez – que, para garantir os melhores preços e ter certeza de que você vai ficar em um hotel bem localizado, é importante fazer a reserva com antecedência. 

É que na alta temporada – de dezembro a março – e nos feriados prolongados, como Carnaval e Semana Santa, por exemplo, a procura é muito grande e você corre o risco de ficar em um hotel distante das melhores praias.

Então, lembre-se que o planejamento é o melhor amigo do viajante.

Veja mais dicas de São Paulo

Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida é só deixar sua pergunta nos comentários que eu respondo.

Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver outras dicas de São Paulo.

SOBRE O AUTOR

Sou jornalista, capixaba e apaixonado pelo universo viajante. Sempre gostei de contar histórias e de extrair do cotidiano um valor que muitos não percebem. Quando criança, sonhava em viajar pelo mundo e, já adulto, isso virou um propósito de vida.

6 Comentários

  1. Bom dia…VOCÊ SÓ ESQUECEU, OU NÃO QUIS ESCREVER….SOBRE A QUANTIDADE DE ASSALTOS NAS CASAS E NA PRAIA..QUE ACONTECE MINUTO A MINUTO NA PRAIA DA ENSEADA…É UM HORROR..

    • Oi, Rômulo.

      Essa é a uma realidade do Brasil inteiro – uns lugares mais e outros menos.
      Mas, o objetivo do blog não é discutir segurança pública.
      De qualquer forma, obrigado por sua contribuição.

      Um abraço.

Escreva um comentário