Onde ficar em Guarapari: melhores hotéis, pousadas e casas – com preços

20

Atualizado em 2 de agosto de 2021

onde ficar em Guarapari

Guarapari é o balneário mais famoso do Espírito Santo, e, antes de qualquer coisa, é bom saber quais as melhores áreas para curtir mais a cidade. Por isso, escolher onde ficar em Guarapari é uma tarefa que você deve fazer levando em consideração o que deseja para os seus dias: provavelmente, isso se resume em praia.

Então, eu preciso contar que, como Guarapari é a queridinha do litoral do Espírito Santo, a cidade vê sua população triplicar durante o verão. É muita gente – muita gente mesmo – de diversos lugares do país, mas, principalmente, de Minas Gerais.

→ Melhores pousadas e hotéis de Guarapari

Então, na hora de escolher onde ficar Guarapari você precisa evitar deslocamentos de carro: o ideal é ficar perto de sua praia preferida ou em um lugar onde as opções de transporte público sejam mais variadas, como o Centro, por exemplo.

Eu falo isso porque sair de carro em Guarapari no alto verão é furada: o trânsito fica caótico e é difícil achar uma vaga de estacionamento em algumas praias.

onde ficar em Guarapari

Entenda Guarapari

Guarapari fica a apenas 60 quilômetros de Vitória, a capital do Espírito Santo. A cidade é pequena, tem menos de 130 mil habitantes, mas, como falei, esse número triplica durante o verão. É que, além dos turistas, muitos capixabas têm casa de praia em Guarapari. Então, especialmente nos finais de semana, a cidade lota.

→ Onde ficar em Vitória

Agora, eu quero contar uma curiosidade para você.

Guarapari é conhecida pelo apelido de Cidade Saúde e, embora não haja apenas uma explicação para isso, o que se comenta é que a saúde vem do mar, uma referência à qualidade de vida à beira-mar. Mas, também, ao fato de que algumas praias da cidade têm propriedades terapêuticas.

É que a areia com alta concentração de minerais pesados possui propriedades curativas. A praia da Areia Preta, por exemplo, é muito famosa por causa disso.

ORIGEM DO NOME
O nome Guarapari tem origem indígena. Na língua dos primeiros habitantes da região guara se refere a uma ave de penas avermelhadas, o guará, e parim,  à arma utilizada para a caça do animal, que era muito comum na região.

Assim, com a junção das duas palavras, nasceu o nome da localidade, Guaraparim, que, mais tarde, virou Guarapari.

Onde ficar em Guarapari

Você já deve ter entendido porque Guarapari é tão procurada durante o verão, mas se as coisas ainda não estiverem claras, preste atenção nesta informação: Guarapari tem 46 praias – tem praia para todo mundo – e a gente consegue organizá-las por áreas.

  • Centro, com várias praias a uma curta caminhada;
  • Praia do Morro, a principal da cidade e com boa estrutura;
  • Enseada Azul, bairro mais novo e com muitos apartamentos;
  • Meaípe, mais tranquila e também super tradicional;
  • Setiba, com boas praias e casas de temporada;

Para entender melhor, dê uma olhada no mapa abaixo.  Cada região está representada por uma cor diferente. 

Agora, eu vou explicar melhor o que você vai encontrar em cada região e, claro, dar dicas de hospedagem para você escolher o lugar certo, que se encaixe no seu orçamento e que atenda às suas necessidades.

Mas, antes de prosseguir, preciso dizer que na maioria dos casos você vai notar que as pousadas e os hotéis, principalmente, precisam de uma modernizada. É que, infelizmente, o setor hoteleiro de Guarapari parou no tempo. No sentido contrário, os apartamentos e as casas de temporada têm melhorado muito.

Centro

No Centro, há mais comércio e movimento durante o dia, sem falar das feirinhas de artesanato. É onde você terá mais praticidade e poderá fazer muita coisa a pé.

Nesta região estão as praias das Castanheiras, dos Namorados, das Virtudes e da Areia Preta.

HOTEL ATLÂNTICO

O Hotel Atlântico fica no Centro, a 20 metros da praia dos Namorados, e é uma boa opção para ficar em Guarapari. Simples e aconchegante, os quartos são amplos, arejados e alguns têm uma sala de estar e varanda.

onde ficar em Guarapari

O hotel tem sala de jogos e uma piscina ao ar livre – bom para quem viaja com crianças. O café da manhã tem bastante variedades e é ideal para começar o dia.

onde ficar em Guarapari

Vista do hotel é espetacular, dá para ver a praia e a gente dorme com o barulhinho do mar, isso é bom demais, né? Vale conferir com detalhes!

HOTEL RAIO DE SOL

O Hotel Raio de Sol é um basicão bem localizado. Dele, você consegue chegar a cinco praias caminhando: Castanheiros, Virtude, Forte, Namorados e Areia Preta. Isso é um ponto muito positivo!

Os quartos são simples, com o mínimo de conforto para passar a noite. É uma opção econômica e boa para quem só vai ao hotel para dormir. Por outro lado, o atendimento atencioso e o café da manhã compensam qualquer falha na estrutura.

STUDIO AREIA PRETA

Para quem está procurando um apartamento com privacidade e tudo novinho, o Studio Areia Preta é uma excelente opção. Ele fica a uma quadra da Praia da Areia Preta, perto de tudo.

onde ficar em Guarapari

O apartamento tem 51 metros quadrados e acomoda até três pessoas: duas na cama de casal do quarto e uma no sofá-cama da sala. É um dos melhores lugares para ficar em Guarapari!

onde ficar em Guarapari

Praia do Morro

A Praia do Morro, que fica do outro lado do Centro – cruzando a ponte -, também é bem famosa e movimentada. Esta é, provavelmente, a área preferida dos turistas.

POUSADA MAR E MATA

A Pousada Mar e Mata fica no final da Praia do Morro, em uma área tranquila e perto de tudo. A piscina é muito boa e os quartos, apesar de simples, são bem aconchegantes.

O café da manhã tem muitas variedades e o atendimento é sempre muito elogiado. É uma daquelas pousadas que vale pelo que custa.

onde ficar em Guarapari

GUARAPOUSADA

A Guarapousada é uma pousada perfeita para quem está viajando em família e – principalmente – com crianças pequenas. É que há várias atividades para elas na área de lazer, como parquinho e piscinas.

onde ficar em Guarapari

Os quartos são espaçosos, arejados e sempre estão muito limpos. O café da manhã é muito bom, com muitas variedades. A Praia do Morro fica pertinho, a apenas a dez minutos de caminhada.

onde ficar em Guarapari

SERRA NEGRA POUSADA SPA

A Serra Negra Pousada Spa fica na Praia do Morro, mas um pouco mais para dentro do bairro, em uma área bem tranquila. Isso é ótimo para quem quer dormir noites tranquilas e, ainda assim, ficar na praia mais badalada da cidade.

Os quartos têm um tamanho bom, são aconchegantes – sem luxo, mas com tudo no lugar. O atendimento é super elogiado, o café da manhã é sensacional e o custo-benefício é muito interessante. É um bom lugar para ficar em Guarapari.

onde ficar em Guarapari

HOTEL DIAMANTINA

O Hotel Diamantina já fica pertinho da praia, a poucos metros de caminhada, pertinho do monumento Marlin Azul. Essa localização é ótima porque está perto de bares, restaurantes e tudo mais que a gente precisa.

onde ficar em Guarapari

Os quartos são super arrumadinhos, sempre com cheirinho de limpeza e roupa de cama boa. Tem um café da manhã com bastante variedades e uma piscina muito boa para o fim de tarde, depois da praia. Dê uma olhada com carinho que você vai gostar.

HOTEL QUATRO ESTAÇÕES 

O Hotel Quatro Estações fica de frente para a Praia do Morro. Ele é bem central, então dá para aproveitar muita coisa a pé, sem precisar encarar o trânsito de Guarapari no verão todos os dias.

onde ficar em Guarapari

Os quartos são básicos, mas sempre estão limpos e bem cuidados. É um hotel que também atrai pelo preço das diárias: considerando a localização, o custo benefício é muito atrativo.

onde ficar em Guarapari

DUAS PRAIAS HOTEL POUSADA

O Duas Praias Hotel Pousada é outro hotel bem localizado, apesar de não ficar de frente para a praia. Dele, você consegue caminhar até duas praias: a do Morro e a da Cerca, que é bem pequena, é verdade.

Novamente, os quartos são básicos, mas arejados e sempre limpos. A piscina é agradável, o café da manhã é bom e o atendimento é sempre muito elogiado.

onde ficar em Guarapari

NOVO EDIFÍCIO VIENA

O Novo Edifício Viena é um apartamento espaçoso, todo mobiliado e que fica a duas quadras da Praia do Morro. Ele tem uma das melhores notas de avaliação da cidade e, por isso, é um forte concorrente neste lista de lugares para ficar em Guarapari.

O apartamento tem 70 metros quadrados e acomoda até seis pessoas: são dois quartos, um com cama de casal e outro com duas de solteiro, e um sofá-cama na salada. A cozinha é toda equipada e toda a decoração é super acolhedores, nos fazendo sentir em casa.

KAIZUKA

A Kaizuka é uma casa grande, espaçosa e com piscina, perfeita para quem está em grupo grande. São 425 metros quadrados que acomodam até 20 pessoas em seis quartos.

onde ficar em Guarapari

Ela fica na Praia do Morro, mas bem mais para dentro do bairro, a exatos 950 metros da praia. Dá para ir caminhando, se não quiser tirar o carro da garagem.

onde ficar em Guarapari

Sem dúvidas, é uma das melhores casas de temporada para você ficar em Guarapari, especialmente por causa do custo-benefício, que é super interessante.

onde ficar em Guarapari

ESPETACULAR COBERTURA

A Espetacular Cobertura também é para quem quer espaço, mas prefere ficar de frente para a praia, com aquela vista incrível do mar. Ao todo, são 187 metros quadrados que acomodam até oito pessoas em quatro quartos, além do sofá-cama da sala.

Ela é completamente mobiliada, com móveis bons e novos. A cozinha também é completa, bem equipada e dá para fazer todas as refeições. Por isso tudo, o custo-benefício é excelente, perfeita para quem está com grupo grande.

Enseada Azul

Na Enseada Azul, estão as praias da Bacutia e de Peracanga. Este é um bairro mais residencial, com poucas opções de restaurantes e, para conhecer mais atrações, é preciso estar de carro.

HOTEL NOVA GUARAPARI

Com uma bela área verde, o Hotel Nova Guarapari é ótimo para seus dias de férias.  A praia dos Padres fica a 200 metros, enquanto a de Meaípe está a 500 e a Bacutia, a 600. Muitas opções para um mergulho a menos de um quilômetro, não acha?

onde ficar em Guarapari

A decoração é elegante e você não sente falta de nada. Desde o café da manhã considerado fantástico, à academia para quem não quer deixar de fazer exercícios. A piscina também é uma boa pedida para aliviar o calor do verão.

onde ficar em Guarapari

Você pode usar a internet sem fio em todas as áreas do hotel. Os quartos têm televisão, ar condicionado e frigobar. Para quem viaja com a família, não se preocupe, há um parquinho para as crianças se divertirem.

onde ficar em Guarapari

POUSADA LAGOA DA MATA

A Pousada Lagoa da Mata funciona no estilo cama e café, com acomodações básicas, mas com o suficiente para garantir uma boa noite de sono e a primeira refeição. Ela fica na região da Praia da Bacutia, uma das mais procuradas na região.

Tem uma piscina boa, amplo estacionamento, atendimento acolhedor e muito elogiado. Também é interessante pelo peço das diárias, então, vale a pena dar uma olhada com mais calma.

PICO DA ENSEADA

A Pico da Enseada também é uma opção para que não quer gastar muito. Esta hospedagem domiciliar tem quartos novinhos, básicos, mas aconchegantes. Perfeitos para quem vai passar o dia na raia e só precisa de uma boa cama para dormir.

E você ainda vai poder contar com a atenção dos anfitriões, que fazem de tudo para ajudar e dão dicas valiosas. Sem falar da vista linda da Lagoa, uma marca da região do bairro de Nova Guarapari.

RECANTO ENSEADA

A Recanto Enseada é uma casa de temporada dos dos sonhos. Toda muito bem decorada, tem ambientes super aconchegantes, acolhedores e que dialogam bem com o jeitão praiano de Guarapari.

onde ficar em Guarapari

Quartos ótimos, camas macias e travesseiros novos, sala e áreas comuns com muito estilo, piscina gostosa, jardim, estacionamento e anfitriões gentis e sempre disponíveis. Parece que já temos um lugar perfeito, né?

Mas ainda falta dizer que a casa é grande, tem seis quartos e acomoda até 13 pessoas. Isso é sensacional, porque, no fim das contas, o custo-benefício fica muito interessante.

onde ficar em Guarapari

Meaípe

Ficar em Meaípe também é uma opção. A praia principal é bucólica, tem diversas castanheiras e um visual bonito, com muitos barcos de pescadores.

Nesta praia, estão dois dos restaurantes mais famosos da região: o Cantinho do Curuca e o Gaeta. Eles são ótimas opções para você provar a tradicional moqueca capixaba.

Perto de Meaípe, fica a Praia dos Padres, também muito procurada por quem visita esta região.

ORQUÍDEA CAFÉ

A Orquídea Café é uma pousada super estilosa, com quartos e estúdios maravilhosos que aproveitam muito bem a natureza que a cerca. Camas macias, roupa de cama de primeira, limpeza em dia e comida boa. Precisamos de algo mais?

onde ficar em Guarapari

Como fica em uma área mais afastada do burburinho, é perfeita para quem quer curtir tudo com calma, sem se estressar com o trânsito ou com praias lotadas. Ficar nesta pousada será uma experiência inesquecível. Pode confiar!

onde ficar em Guarapari

POUSADA DOCE VIDA GUARAPARI

A Pousada Doce Vida Guarapari fica perto da praia de Meaípe. Todos os quartos têm internet, televisão, frigobar e banheiro privativo. Fique à vontade para trazer seu animalzinho de estimação, pois ele é bem-vindo.

onde ficar em Guarapari

Aproveite para relaxar na piscina da pousada enquanto desfruta de uma bebida do bar local: o ambiente é tranquilo, ideal para famílias. O café da manhã lhe dará energia o suficiente para explorar as redondezas.

POUSADA ENSEADA DO CORSÁRIO

A Pousada Enseada do Corsário é uma boa opção para ficar em Guarapari sem gastar muito. O café da manhã é elogiado e, quando o cansaço for mais forte, aproveite para solicitar o serviço de quarto. Todas as acomodações têm internet, televisão, frigobar e banheiro privativo.

Fique à vontade para se divertir na piscina. Ah, existe uma própria para as crianças. Além disso, a churrasqueira também fica disponível para uso dos hóspedes. Para quem vem à cidade curtir a programação de verão, a casa de shows Multiplace Mais está a apenas 700 metros daqui.

HOTEL MEAÍPE

A apenas um minuto da praia está o Hotel Meaípe. Basta uma pequena caminhada para colocar os pés na areia e sentir a brisa do mar. Esta uma boa opção para quem vem se hospedar em Guarapari com a família.

O hotel tem um pequeno parque aquático, com diversas piscinas e toboáguas. Também conta com uma sala de cinema, parquinho para as crianças e churrasqueira. Os quartos têm internet sem fio, televisão, ar condicionado e frigobar. As suítes são mais espaçosas e incluem área de estar e banheira de hidromassagem.

Setiba

Setiba, cartão-postal da cidade, é outra opção para você ficar em Guarapari. Mas, nela, é mais comum alugar casas de temporada.

CASA ACONCHEGANTE E RELAXANTE

A Casa Aconchegante e Relaxante é uma das muitas casas de temporada de Setiba, uma das praias mais legais para quem está com família, porque o mar é calmo e tem de tudo perto.

A casa tem 180 metros quadrados – incluindo o jardim e o quintal – e acomoda bem até quatro pessoas: são dois quartos, um com cama de casal e outro com duas de solteiro.

Faixas de preço em Guarapari

Agora que você já viu as minhas opções preferidas para ficar em Guarapari – não só as minhas, mas as de muita gente também – é hora de dar uma olhada nos preços antes de decidir onde ficar em Guarapari.

No mapa abaixo estão todas as opções de hospedagem da cidade, especialmente as da região mais central.  Para saber mais, você só precisa clicar nos pins azuis e pronto. 



Booking.com

O que fazer em Guarapari

Eu sempre digo que Guarapari tem praias para todos os gostos. Águas cristalinas em algumas – e geladas em quase todas –, opções para surfistas, para família e para quem quer balada.

Eu gosto demais de Setiba, onde está o Parque Paulo Cesar Vinhas, como eu mostro em: A incrível Lagoa da Coca-Cola.

Você ainda pode mergulhar com esnórquel, nas áreas próximas ao litoral, ou com cilindro, nos navios naufragados na costa. Eu recomento muito que você conheça as Três Ilhas, um ótimo passeio para fazer em Guarapari.

TEM QUE PROVAR

Entre todos os sabores do Espírito Santo, a moqueca capixaba é a tradição em forma de deliciosas postas de peixe servidas com pirão e arroz branco. Há quem a confunda com a moqueca baiana, então alguém sempre tem que explicar que  a moqueca do Espírito Santo não tem leite de coco e nem azeite de dendê  na lista de ingredientes.

Mais leve, preparada e servida na autêntica panela de barro das paneleiras de Goiabeiras, em Vitória, a moqueca capixaba ganhou o título de original, já que o resto não passa de peixada, como dizem os capixabas.

RECOMENDAÇÕES DE VIAGEM - COVID-19

Devido à pandemia de Covid-19, novas medidas de saúde e segurança foram adotadas. Elas são importantes para evitar o contágio, protegendo você, quem trabalha diretamente com o turismo e as comunidades locais.

Antes de viajar, verifique a situação do seu destino para não encontrar atrativos fechados e, claro, não colocar a sua vida e a de seus familiares em risco.

Veja algumas medidas adotadas:

  • Álcool gel disponível nos quartos e nas áreas comuns;
  • Uso obrigatório de máscaras nas áreas comuns;
  • Respeito às regras de distanciamento físico;
  • Uso de produtos de limpeza eficazes contra o coronavírus;
  • Café da manhã pode ser servido no quarto.

Veja mais dicas do Espírito Santo

Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo.

Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver mais dicas do Espírito Santo.

SOBRE O AUTOR

Sou jornalista, capixaba e apaixonado pelo universo viajante. Sempre gostei de contar histórias e de extrair do cotidiano um valor que muitos não percebem. Quando criança, sonhava em viajar pelo mundo e, já adulto, isso virou um propósito de vida.

20 Comentários

  1. Dicas perfeitas como sempre.
    Sempre fico na Praia do Morro, mas agora estou com bebê e quero um lugar mais calmo. Gostei da descrição da Enseada Azul. Vou estar de carro. Acha que vale à pena?
    Obrigada querido.

    • Oi, Viviane.
      Pode ser sim uma localização interessante, principalmente se você tiver mais tempo e quiser fazer tudo com mais calma.
      O único problema é o trânsito em algumas épocas – fica difícil achar estacionamento em algumas áreas.
      Aproveite a viagem e se cuide.

      Um abraço.

    • Amei esta matéria, precisamos de mais divulgação deste nosso litoral tô maravilhoso.
      TEnho um apto que está disponível para alugar por temporada na PraIa do Morro , gostaria de colocar a disposição, meu contato é 27 999811400, meu nome é Angela.

  2. Estou querendo ir nas férias de janeiro.
    Preciso de praia, sol, calor. Você acha que vai estar muito lotada? Como está a pandemia na cidade? Obrigada.

    • Oi, Carmem.

      As férias sempre são um período muito movimentado. Não sei exatamente como será nesta temporada, mas é, sem dúvida, o auge de Guarapari.
      Os números no ES estão em crescente, então é preciso avaliar com cautela.
      Ainda não temos uma definição sobre a permanência nas praias, mas isso deve ser informado nas próximas semanas.

      Um abraço.

  3. Maria de Lourdes Flores on

    Nossaaaa. Que show!
    Precisava dessas dicas urgente kkkk
    Tô indo mês que vem e não tinna planejado nadaaaa. Ai, Jesus! Kkk
    Fiquei mais aliviada.

  4. Guilherme Souza Vitorino on

    Mano, suas dicas são demais.
    Valeu mesmo!
    Passei minha infância em Guarapari. Meu pai foir transferido para o ES e a gente sempre estava por lá. Agora vou levar meus filhos.
    Vlw!

  5. Seus posts são ótimos.
    Estou querendo passar o Ano Novo em Guarapari e suas dicas me ajudaram muito.
    Todo mundo fala muito bem das três praias e eu quero ir às Três Ilhas também.
    Continue nos ajudando kkkkk

    • Oi, MAriana.

      Não sei como será o réveillon este ano, então é bom acompanhar as notícias com cuidado.
      O que já sabemos é que as festas públicas estão cancelada, incluindo a queima de fogos.
      Se estiver planejando uma viagem de descanso e longe de festas, pode ficar mais tranquila.
      Faça mergulho nas Três Ilhas. 🙂

      Um abraço.

      • Ola Altier gostaria de te parabenizar pela matéria,sensacional,precisamos de mais divulgação das nossas praias no Espírito Santo que são belíssimas.
        Alugo apto na Praia do morro e também casas n Aldeia da Praia , e também alugo aptos na Praia da Costa ,.
        Sugiro que faça uma matéria com as praias de Vila Velha que também são maravilhosas .
        Vou deixar meu contato para as pessoas que precisarem dos meus imóveis me procurar se você permitir.
        Att
        Angela Poloni
        27 999811400

  6. Engraçado vocês não falam na matéria sobres as belas praias de Santa Mônica, Setiba e Setibao…Parece que em Guarapari só existe Praia do Morro, Centro e Meaipe

    • Oi, Wanderson.

      Engraçado mesmo é que você nem deve ter lido o texto. Se tivesse, teria visto esta parte:

      “Setiba, cartão-postal da cidade, é outra opção para você ficar em Guarapari. Mas, nela, é mais comum alugar casas de temporada.”

      E também esta:

      “Perto de Meaípe, fica a Praia dos Padres, também muito procurada por quem visita esta região.”

      Talvez, se tivesse prestado atenção, teria notado que escrevi isso também:

      “Guarapari tem 46 praias e a gente consegue organizá-las por áreas.”

      Enfim, só queria dizer que é impossível falar de todas as praias.

      Um abraço.

Escreva um comentário