Pesquisar
Close this search box.

Onde ficar em Fernando de Noronha: melhores pousadas

Atualizado em 11 de janeiro de 2024 – POR ALTIER MOULIN

Onde ficar em Fernando de Noronha

Antes de escolher onde ficar em Fernando de Noronha, é bom entender algumas coisas sobre esse conjunto de ilhas. Isso vai ajudar muito no seu planejamento e garantir uma viagem muito melhor.

Fernando de Noronha se abriu para o turismo na década de 1980. Antes, era apenas uma base militar com infraestrutura mínima para abrigar as Forças Armadas.

Daquele tempo para cá, muita coisa mudou e Noronha ganhou fama internacional, atraindo turistas do mundo inteiro.

→ Quando ir a Fernando de Noronha

Isso colaborou para que Fernando de Noronha também ficasse conhecido como um destino caro e esnobe. Mas, há uma explicação para isso.

O arquipélago fica na costa de Pernambuco, mas bem afastado do litoral: a cerca de 350 quilômetros.

Como praticamente nada é produzido na ilha, quase tudo o que é consumido por moradores e turistas vem do continente, de barco ou de avião.

Quando ir a Fernando de Noronha

O controle do número de visitantes é bem severo e para entrar e permanecer em Noronha é preciso pagar algumas taxas que, claro, encarecem a viagem.

Além disso o número de pousadas é limitado e, em determinadas épocas do ano, a procura é tão grande que as opções com bom custo-benefício lotam rapidinho.

Fernando de Noronha é, sim, um destino caro, mas não tem nada de esnobe. Tudo é muito mais simples do que parece e isso está diretamente ligado aos investimentos em infraestrutura, que parecem ser mínimos.

Mas também tem o lado humano de Noronha que, sem dúvida, faz muita diferença: a simpatia e o coração aberto dos noronhenses transformam qualquer viagem.

QUEM FOI FERNANDO DE NORONHA?

Fernão de Loronha – este é o nome correto – foi um homem rico de Portugal que financiou explorações ao Brasil a partir de 1503. Os portugueses haviam acabado de chegar ao país, mas ainda não tinham mostrado muito interesse. Por isso, o rei Manuel I arrendou as terras para um grupo de cristãos-novos –  os judeus convertidos –, como Noronha.

A partir de 1503, Noronha financiou expedições para extrair pau-brasil, madeira cujo corante tinha demanda no norte europeu, e, graças ao sucesso de suas empreitadas, em 1504 o rei deu a ele a ilha pernambucana de presente, na forma de capitania hereditária, de modo que ela ganhou seu nome.

A ilha já aparecia num mapa de 1502 com o nome de Ilha da Quaresma e foi descrita pela primeira vez em 1503 pelo navegador italiano Américo Vespúcio, a quem geralmente é atribuído seu descobrimento.

Mas qual a melhor área para ficar em Fernando de Noronha? É isso que eu explico agora.

Onde ficar em Fernando de Noronha

Há, pelo menos, três áreas interessantes para você ficar em Fernando de Noronha com conforto e praticidade, e você ainda poderá escolher entre pousadas mais caras ou mais econômicas.

Por enquanto, você precisa saber que as melhores áreas para se hospedar são essas:

  • Vila dos Remédios;
  • Floresta Velha e Floresta Nova;
  • Vila do Trinta;

Eu vou explicar melhor as características de cada uma delas e mostrar quais as melhores opções de hospedagem.

Melhores opções de Fernando de Noronha

Para ir direto ao ponto, você pode ver abaixo as opções de hotéis, pousadas, hostels e casas de temporada mais reservadas pelos leitores.

→ VILA DOS REMÉDIOS

→ FLORESTA VELHA E NOVA

→ VILA DO TRINTA

→ MAIS DISTANTES DO CENTRO

→ MELHORES HOSTELS 

  • Casa Swell Hostel: fica perto de comércios e das praias: dá para ir caminhando mesmo.
  • Noronha Hostel: um pouco afastado do Centro, há mercado e outros serviços por perto.
  • Boldró Surf House: fica perto do aeroporto, da praia, e de frente para uma agencia de passeios.
  • Hostel Ilha do Amor: é super bem localizado: pertinho da Praia do Cachorro e do Centro.
  • Doce Lar Hostel Noronha: os quartos têm ar condicionado e todas as camas têm uma cortina
  • Ilha Hostel: funciona em uma casa simples, mas tem uma localização excelente.
  • Vila Hostel Noronha: bem localizado, tem tudo perto: mercados, ponto de ônibus, lojas e restaurantes.

Vila dos Remédios

A parte mais movimentada, que podemos considerar o Centro de Noronha, é a Vila dos Remédios. É nesta área que a vida noturna acontece e onde há mais opções de comércios e serviços.

Da Vila dos Remédios, é fácil chegar às praias do Cachorro, do Meio e da Conceição: apesar das ladeiras, dá para ir caminhando tranquilamente.

→ Onde comer em Noronha

Sem dúvida, esta é a parte perfeita de Noronha para quem quer fazer praticamente tudo de forma independente, curtindo o dia e a noite.

Onde ficar em Fernando de Noronha

Na Vila, as pousadas Recanto e Germana têm tarifas dentro da média e acomodações muito boas.

Uma opção econômica é a Simpatia da Ilha. A Pousada do Vale fica pertinho da Vila e tem uma estrutura muito melhor.

Há áreas bem próximas da Vila dos Remédios que também são boas para ficar em Fernando de Noronha.

Um pouquinho mais para dentro da ilha, pertinho da BR-363, que vai do aeroporto ao Centro, eu indo as pousadas Lua Bela e Corveta.

Pousada do Vale

★★★☆☆ | Nota de Avaliação: 9,4

A Pousada do Vale está na categoria luxo, o que não é comum na Vila dos Remédios. Ela ocupa um terreno bem grande, com muito verde, e é bem completa: tem restaurante, uma piscina incrível, serviço de SPA e um festival gastronômico – a Peixada do Solón -, que acontece nas quintas-feiras.

Pousada Recanto

★★★☆☆ | Nota de Avaliação: 8,6

A Pousada Recanto é pequena, tem quartos confortáveis, especialmente os que ficam perto da piscina, que tem uma vista ótima. Ela fica na Vila dos Remédios, a uns 300 metros da Praia do Cachorro. Sempre muito bem cuidada e limpa, a pousada tem de tudo para ganhar sua simpatia.

Pousada da Germana

★★★☆☆ | Nota de Avaliação: 9,2

Muito bem localizada, a Pousada Germana também fica na Vila dos Remédios, perto de tudo: ponto de ônibus, restaurantes, lanchonetes e, claro, praia. Os quartos são básicos, bem resolvidos e tudo é sempre limpo e bem cuidado. O atendimento é um ponto muito elogiado e isso faz muita diferença.

Pousada Corveta

★★★☆☆ | Nota de Avaliação: 9,7

Na entrada da Vila dos Remédios, de frente para a Praça Flamboyant, a Pousada Corveta tem uma localização excelente, apesar de não ter piscina e nem vista para a praia. Mas o que falta neste aspecto, sobra no atendimento personalizado e em todo o resto. Os quartos são muito confortáveis e bem decorados.

Pousada Lua Bela

Onde ficar em Fernando de Noronha

★★★☆☆ | Nota de Avaliação: 8,9

A Pousada Lua Bela fica no bairro Floresta Velha, em uma área com várias outras pousadas. A vista da piscina para o Morro do Pico é o ponto alto: realmente, é de impressionar. Os apartamentos e bangalôs são bem equipados, bem cuidados e sempre limpos. Ta dentro das boas opções da ilha e não é uma das mais caras.

Pousada Simpatia da Ilha

Onde ficar em Fernando de Noronha

★★★☆☆ | Nota de Avaliação: 8,1

A Pousada Simpatia da Ilha fica na Vila dos Remédios, perto de tudo: ponto de ônibus, restaurantes e lanchonetes e tudo mais. É uma pousada pequena, muito arrumadinha, com quartos compactos e preço super interessante. É um dos melhores custo-benefício da ilha.

Pousada Ecológica Akanã

★★★★☆ | Nota de Avaliação: 9,8

A Pousada Ecológica Akanã ganha muitos elogios dos hóspedes, que destacam o atendimento atencioso, a vista dos quartos e o café da manhã, considerado delicioso por muitos viajantes. É uma pousada perfeita para relaxar e se conectar com a beleza natural de Noronha, sem perder a simplicidade que é a característica da ilha.

Pousada Del Mares

★★★☆☆ | Nota de Avaliação: 9,4

A Pousada Del Mares é fantástica. Ela fica bem perto dos principais pontos turísticos, apesar de não ter acesso direto de carro. O café da manhã é sensacional, os quartos são práticos, bem decorados e as camas são ótimas. É uma das pousadas mais bem avaliadas de Noronha e o preço é justo.

Pousada Seu Dodó

★★★☆☆ | Nota de Avaliação: 9,0

A Pousada Seu Dodó também fica na Vila dos Remédios, perto de ótimos restaurantes e de todo o burburinho que toma conta de Noronha nas noites mais animadas. Além disso, é uma boa opção para quem não quer gastar muito. Os quartos são básicos, com ar condicionado e chuveiro muito bons, e cama confortável.

Martinelli Residence

Onde ficar em Fernando de Noronha

★★★★☆ | Nota de Avaliação: 9,4

A Martinelli Residence fica na entrada da Vila dos Remédios e é mais uma boa opção para quem não quer gastar muito. Os quartos são básicos, mas bem arrumadinhos – alguns têm banheiro compartilhado. Dá para usar a cozinha e pegar muitas dicas com o Caio, dono da pousada.

Floresta Velha e Nova

Dos dois lados da rodovia, nos bairro Floresta Velha e Floresta Nova, ficam a Atobá e as duas pousadas do Bruno Gagliasso, a Maria Bonita e a Maria Flor. Ainda perto do Centro, estão as clássicas Zé Maria, Morena e a fantástica Filó.

Pousada Atobá

Onde ficar em Fernando de Noronha

★★★☆☆ | Nota de Avaliação: 8,9

Do outro lado da BR-363, no finalzinho do bairro Floresta Nova, a Pousada Atobá tem um custo-benefício muito bom. Os quartos são compactos, mas muito bem decorados, limpos e arejado. A área da piscina é incrível e o atendimento também é excepcional: mesmo não sendo uma pousada grande, funciona muito bem.

Pousada Maria Bonita

★★★★★ | Nota de Avaliação: 9,5

Ainda no Floresta Nova, a Maria Bonita é a famosa pousada do Bruno Gagliasso. Aliás, é a primeira, porque ele já inaugurou a segunda, a Maria Flor. Não é uma pousada que impressiona logo de cara, mas fica muito bem localizada, numa parte bem urbanizada e perto de tudo: só não tem uma vista bonita.

Maria Flor

Onde ficar em Fernando de Noronha

★★★★★ | Nota de Avaliação: 9,6

A Maria Flor é a segunda pousada do Bruno Gagliasso na ilha e já é considerada o melhor lugar para ficar em Fernando de Noronha. Claro que isso vale para quem pode pagar pela diária, mas, sem dúvida é uma excelente escolha. A pousada é pequena, super aconchegante, tem uma arquitetura moderna e atraente.

Pousada Morena

Onde ficar em Fernando de Noronha

★★★☆☆ | Nota de Avaliação: 8,8

A Pousada Morena fica na margem da rodovia, no bairro Floresta Velha, e é uma das minhas favoritas em Noronha. Ela tem uma piscina de borda infinita de cara para o Morro do Pico que é sensacional. Os quartos são muito espaçosos e confortáveis. Vale muito a pena dar uma olhada com calma nesta pousada!

Pousada Filó

Onde ficar em Fernando de Noronha

★★★☆☆ | Nota de Avaliação: 9,5

A Pousada Filó também fica nesta área, perto da BR-363, e também tem uma vista sensacional para o Morro do Pico. Os quartos são bem completos, aconchegantes, mas há bastante diferença entre as categorias: é bom conferir as fotos do quarto ou bangalô que vai escolher.

Pousada Zé Maria

Onde ficar em Fernando de Noronha

★★★☆☆ | Nota de Avaliação: 8,7

A Pousada Zé Maria é uma das mais tradicionais. Ela começou logo que a ilha abriu para o turismo e vem se renovando ao longo dos anos. Os bangalôs são muito espaçosos e têm vista panorâmica para o Morro do Pico. Todas as quartas e sábados, acontece o Festival Gastronômico no restaurante da pousada.

Pousada Naiepe

★★★☆☆ | Nota de Avaliação: 9,7

A Pousada Naiepe é considerada impecável por muitos viajantes. Ela supera as expectativas no conjunto que oferece: atendimento excelente, limpeza criteriosa, café da manhã gostoso e boa localização. Sem luxo, mas com qualidade em tudo, é uma das melhores opções para ficar em Fernando de Noronha gastando um valor justo.

Pousada Lenda das Águas

★★★☆☆ | Nota de Avaliação: 9,2

A Pousada Lenda das Águas é simples, mas muito boa. Quartos com bom tamanho, café da manhã com pratos quentes feitos na hora e atendimento ótimo. Esses são alguns pontos da que os hóspedes mais elogiam.  A limpeza está sempre em dia, as camas e os travesseiros são confortáveis.

Pousada Verdes Mares

★★★☆☆ | Nota de Avaliação: 9,2

Ficar na Pousada Verdes Mares é estar em casa. Ele tem um ambiente acolhedor, com poucos quartos e atendimento super dedicado. Além do café da manhã local, os bolinhos do lanche da tarde são sempre fresquinhos, acompanhados de um café gostoso. Eu acho um lugar super legal para ficar em Fernando de Noronha.

Pousada Alma Noronha

★★★☆☆ | Nota de Avaliação: 9,1

A Pousada Alma Noronha tem quartos confortáveis, café da manhã muito bom e uma localização ótima, com acesso fácil a todas as áreas de Noronha. É porque a pousada fica bem perto da Vila dos Remédios e da rodovia onde passa a linha de ônibus. Isso pode ser essencial para economizar com transporte.

Vila do Trinta

O Vila do Trinta é um bairro mais residencial, mas que já começa a ter mais opções de hospedagem interessantes e mais econômicas.

Ele pode ser uma alternativa caso você não queira gastar muito.

Pousada da Mana

★★★★☆ | Nota de Avaliação: 9,6

A Pousada da Mana tem acomodações novas e muito limpas. Os banheiros são ótimos e os quartos, bem confortáveis. O café da manhã é uma delícia e bem completo – e tem também o café da tarde que é sensacional. Sabe aquele lugar que a gente percebe que tem um toque especial dos donos? É assim.

Pousada Atalaia Noronha

★★★☆☆ | Nota de Avaliação: 9,6

A Pousada Atalaia Noronha é classificada como fantástica pelos viajantes. Muito bem localizada, extremamente limpa e com uma equipe maravilhosa, tem café da manhã gostoso e aconchego na medida certa, sem luxo. É um lugar para se sentir em casa, desfrutando de um serviço que realmente vale o que custa.

Pousada Luar da Ilha

★★★☆☆ | Nota de Avaliação: 9,6

A Pousada Luar da Ilha tem uma ótima localização, perto de mercadinhos e a dez minutos de caminhada da Vila dos Remédios, o Centro da ilha. A equipe que faz o atendimento e a arrumação é maravilhosa e super disposta a ajudar com dicas de passeios, restaurantes e outras informações.

Palhoça da Colina

★★★☆☆ | Nota de Avaliação: 9,3

A Palhoça da Colina fica na Estrada da Colina, pertinho da Vila dos Remédios. Pequena, ela tem bangalôs básicos, com o essencial para ter dias tranquilos e confortáveis. É uma boa ideia para quem quer uma opção alternativa e pretende passar o dia fora e só voltar para o quarto para dormir.

Mais distantes do Centro

NANNAI Noronha Solar dos Ventos

★★★☆☆ | Nota de Avaliação: 9,8

A pousada NANNAI Noronha Solar dos Ventos é um paraíso dentro de um paraíso – será que você consegue entender isso? É um lugar pleno, para quem é exigente e quer aproveitar a estrutura da pousada, comer bem e ser muito bem atendido, do começo ao fim. É uma das pousadas mais encantadoras de Noronha.

Pousada Maravilha

Onde ficar em Fernando de Noronha

★★★☆☆ | Nota de Avaliação: 9,2

A Pousada Maravilha fica do outro lado da ilha, perto da Praia de Sueste. Espaçosa e muito bem decorada, ela tem uma piscina incrível com vista para a praia. Todos os ambientes são arejados, modernos e os quartos são magníficos: também com uma vista incrível. É a pousada mais cara de Noronha.

Melhores hostels de Fernando de Noronha

Se você precisa economizar e topa dividir um quarto de hostel, pode ser uma boa ideia para você ficar em Fernando de Noronha sem estourar a fatura do cartão de crédito.

Esta é a lista com os melhores hostels de Noronha:

  1. Hostel Ilha do Amor
  2. Doce Lar Hostel Noronha
  3. Boldro Surf House
  4. Ilha Hostel
  5. Vila Hostel Noronha
  6. Casa Swell Hostel

Agora, eu vou explicar porque você deve escolher um hostel para se hospedar em Noronha, mostrando um pouco do que cada um deles oferece.

Casa Swell Hostel

Onde ficar em Fernando de Noronha

★★★☆☆ | Nota de Avaliação: 9,5

Bem localizado, o Casa Swell Hostel fica perto de comércios e das praias: dá para ir caminhando mesmo. Além de quartos compartilhados, há quartos privativos, bom para quem viaja com família ou amigos. O café da manhã – sim, este hostel tem café da manhã incluso – é muito bom e garante aquela energia.

Boldró Surf House

★★★☆☆ | Nota de Avaliação: 7,5

O Boldró Surf House fica perto do aeroporto, da praia, e de frente para uma agencia de passeios. Para quem gostar de caminhar, dá para fazer trilhas até a Praia do Boldró e da Conceição. Para chegar ao Centro, é preciso caminhar cerca de 30 minutos ou chamar um táxi.

Hostel Ilha do Amor

★★★☆☆ | Nota de Avaliação: 9,1

O Hostel Ilha do Amor é super bem localizado: pertinho da Praia do Cachorro e do Centro, onde estão mercados, ponto de ônibus, restaurantes e a central do táxi. Limpo e muito bem cuidado, o atendimento é sempre muito elogiado e isso deixa o lugar mais aconchegante. É uma das opções mais econômicas para ficar em Fernando de Noronha.

Doce Lar Hostel Noronha

★★★☆☆ | Nota de Avaliação: 8,5

O Doce Lar Hostel Noronha tem ótimos quartos compartilhados, um jardim super charmoso e um terraço onde os hóspedes costumam se encontrar no fim do dia. Mas o que pesa mesmo é a localização: da para ir andando até o Bar do Cachorro, para a praia da Conceição e há vários restaurantes por perto também.

Ilha Hostel

Onde ficar em Fernando de Noronha

★★★☆☆ | Nota de Avaliação: 9,5

O Ilha Hostel funciona em uma casa simples, mas tem uma localização excelente: pertinho do famoso bar do Cachorro e da praia. Isso significa que você vai conseguir fazer muita coisa a pé ou usando do transporte público. Os quartos são confortáveis, equipados com ar condicionado, limpos e arejados.

Quando as diárias ficam mais baratas?

Antes de decidir onde ficar em Fernando de Noronha, é bom dar uma olhada na melhor época para viajar.

Fernando de Noronha tem, na prática, apenas duas estações: seca e chuvosa, e entender isso é o primeiro passo para planejar sua viagem.

estação seca vai de agosto a fevereiro. Nesse período, os dias são ensolarados e longos, perfeitos para quem quer aproveitar Noronha ao máximo.

período das chuvas vai de março a julho, sendo que abril, maio e junho são os meses mais chuvosos. Então, é bom evitar esse período.

Há outras duas coisas que você precisa considerar antes de marcar a data da viagem: a temperatura da água e as condições do mar.

A temperatura em Noronha é estável, com média de 28 graus. Isso significa que faz calor e, portanto, levar roupas leves é o mais indicado.

A água é super agradável, sempre em torno dos 24 graus.

Da metade de outubro até o final de março, as ondas ficam mais fortes e o mar mais mexido: é a chegada do swell, um termo usado por surfistas para descrever essa movimentação do mar, que, para quem curte pegar onda, é ótimo.

Por outro lado, com ondas maiores e mar agitado, a visibilidade da águia pode ser prejudicada, especialmente para quem curte esnórquel.

Onde ficar em Fernando de Noronha

Qual a melhor época para ir a Fernando de Noronha?

Esta é a pergunta que todo mundo gostaria de responder, mas é difícil dar garantias sem avaliar um conjunto de fatores  – que podem ser até pessoais. Mas, de forma geral, um bom período para conhecer Fernando de Noronha é agosto, setembro e outubro, quando o céu está mais limpo e o mar mais calmo.

Neste período, ainda não é altíssima estação – fora dos feriados, claro – e dá para economizar um pouco, já que as diárias não estão tão caras.

Onde comer em Fernando de Noronha

Um dos itens que dá para economizar é a alimentação: há muitas opções para comer em Fernando de Noronha sem gastar muito.

Tapioca da Babalu tem bons lanches a partir de R$ 18 e a tapioca custa R$ 13. O restaurante da Mãezinha tem comida no quilo – meu prato deu R$ 27 – e ele serve almoço e jantar.

Restaurante do Valdênio é um dos meus favoritos e tem refeição por R$ 35: você pode escolher uma carne e quatro complementos. No Porto, a barraca da Tia Regina tem um prato feito delicioso por R$ 25. Essa opção é perfeita para quem chega morto de forme dos passeios de barco.

Onde ficar em Fernando de Noronha

Outra ótima opção é comprar comida nos mercados e preparar no hostel ou na pousada, se tiver cozinha disponível, claro. Também dá para comprar pão, leite, presunto e preparar o seu próprio café da manhã. A garrafa grande de água custa R$ 6 e uma dúzia de ovos, por exemplo, vale R$ 10.

E tem mais: há vários restaurantes que entregam marmita – ou quentinha, como chamam alguns – por preços bem camaradas em qualquer lugar da ilha: até nas praias.

Os mais caros e tradicionais

Há, claro, os restaurantes tradicionais da ilha: o famoso Bar do Cachorro, que cobra R$ 18 em uma long neck, e o Zé Maria, que faz o festival gastronômico que custa, mais ou menos, R$ 275 e não inclui bebidas. Eu, até comi um lanche muito bom no Cachorro, mas me recusei a entrar nele à noite pagando R$ 50 no ingresso.

Observação importante: tenha os preços apenas como referência, pois, na situação econômica em que estamos, eles podem ter variação.

Informações Básicas

Quando ir

Noronha tem duas estações: a seca vai de agosto a fevereiro e a chuvosa vai de março a julho. O mar fica mais agitado entre outubro e março, e isso pode afetar a visibilidade na água. Para encontrar o mar mais calmo, prefira os meses de abril a setembro.

Taxas

A Taxa de Preservação Ambiental (TPA), popularmente chamada de taxa de permanência, custa cerca de R$ 97 por dia, e o ingresso no Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha custa R$ 179 e vale por dez dias.

Transporte

Dá para fazer muita coisa caminhando, mas você também pode usar o transporte público: a passagem de ônibus custa R$ 5. Outra opção é alugar uma bicicleta convencional ou elétrica a partir de R$ 17, a diária. Para quem quer mais comodidade, a opção é alugar um buggy.

Passeios

Há muitos passeios de barco e por terra que são imperdíveis O mais famoso é o Ilhatour, que passa pelos principais atrativos da ilha e dura um dia inteiro. Tem, também o passeio de barco para ver os golfinhos. Consulte os preços.

Veja mais dicas de Pernambuco

Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo.

Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver outras dicas.

SOBRE O AUTOR

COMENTÁRIOS

6 respostas

  1. Oi, Altier!
    Obrigada por compartilhar informações tão preciosas. Me ajudou demais a escolher onde ficar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2