Onde ficar em Diamantina: melhores hotéis, pousadas e casas – com preços

0

Atualizado em 26 de outubro de 2021

Antes de decidir onde ficar em Diamantina, é bom entender algumas coisas sobre a cidade, porque isso pode deixar sua viagem muito melhor.

Diamantina é uma das muitas cidades históricas de Minas Gerais que se desenvolveu no período colonial, durante a exploração do ouro. Mas, foi especialmente com a descoberta dos diamantes que ela ganhou mais importância.

A cidade fica no Vale do Jequitinhonha, no noroeste de Minas, a uma altitude de 1.200 metros. Isso tem influência direta no clima – as manhãs de inverno sempre têm uma brisa fria – e, claro, na organização da cidade.

Diamantina tem muitas ladeiras, muito mais íngremes e cansativas do que as de Ouro Preto, por exemplo.

Seu casario preservado, suas ruas de pedra irregular e toda a história que carrega levaram a cidade a ser reconhecida como Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

Diamantina também faz parte da Estrada Real, caminho que era usado para levar o ouro e os diamantes do Brasil para a Europa.

ESTRADA REAL

A Estrada Real é a maior rota turística do país. São mais de 1.630 quilômetros de extensão, passando por Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Hoje, ela resgata as tradições e valoriza a identidade e as belezas da região.

O percurso surgiu em meados do século 18, quando a Coroa Portuguesa decidiu oficializar os caminhos para o trânsito de ouro e diamantes de Minas Gerais até os portos do Rio de Janeiro. As trilhas, que foram delegadas pela realeza, ganharam o nome de Estrada Real.

Onde ficar em Diamantina

A maioria dos atrativos turísticos de Diamantina fica no Centro Histórico, que não é grande, mas é bem preservado

O Centro Histórico se espalha ao redor da Catedral Metropolitana de Diamantina.

Ela é uma ótima referência para escolher onde ficar em Diamantina: quanto mais perto da Catedral, melhor.

Nesta região, você estará perto de tudo e não vai precisar fazer longas caminhadas para encontrar bons restaurantes, cafés, bares, bancos e outros serviços que a gente sempre precisa durante uma viagem.

Por falar em caminhadas, preciso dizer que as ladeiras de Diamantina não podem ser ignoradas. Elas são bem íngremes e cansativas, e, para piorar, o calçamento irregular não ajuda: a gente tropeça e escorrega com muita facilidade.

Mas isso é o que faz Diamantina ser Diamantina, única e com características muito especiais, principalmente quando comparada a outras cidades históricas mineiras.

Ficar no Centro Histórico é a melhor solução para evitar as piores ladeiras.

Se você já conhece a cidade e quer ter novas experiências, ficar na área do Parque Estadual Biribiri pode ser uma boa ideia – a Pousada Vila do Biribiri é a única do vilarejo. Mas, é bom saber que estará isolado, longe da área urbana.

Para entender melhor tudo isso que expliquei, dê uma olhada no mapa abaixo.

Melhores pousadas e hotéis de Diamantina

Mesmo sendo famosa, Diamantina não tem muitas opções de hotéis e pousadas. Além disso, a maioria é bem simples, com estrutura pequena e poucos quartos.

É exatamente por isso que fazer as reservas com antecedência é tão importante: em feriados prolongados, na Semana Santa, no Carnaval e entre Natal e Ano Novo as vagas somem com muita rapidez.

O Carnaval de Diamantina é muito tradicional e sempre é uma grande festa.

Outro evento que movimenta a cidade é a Vesperata, que acontece em finais de semana de abril e outubro.

Se quiser aproveitar essas datas, será preciso se programar com antecedência.

As melhores opções de hospedagem na cidade são essas.

POUSADA DO GARIMPO

A Pousada do Garimpo tem uma das melhores estruturas de Diamantina. Ela funciona em um casarão colonial super charmoso que foi completamente restaurado.

Onde ficar em Diamantina

É uma das poucas pousadas que tem piscina – ela é realmente muito boa – e os quartos são bem confortáveis. Ainda merecem elogios o café da manhã, com pão de queijo fresquinho, e o atendimento, que é ótimo.

Onde ficar em Diamantina

CASA ANTUNES

A Casa Antunes também funciona em um casarão colonial a poucos metros da Catedral. A casa pertenceu ao ex-prefeito João Antunes, que capitaneou o processo que incluiu Diamantina na lista de Patrimônios da Humanidade.

Onde ficar em Diamantina

As suítes e os flats são muito confortáveis, bem cuidados e arejados. Dá para usar a cozinha da pousada e contar com a simpatia da dona da casa, que dá ótimas dicas.

POUSO DA CHICA

O Pouso da Chica também fica no Centro Histórico, perto de tudo. O casarão onde funciona a pousada é super bem conservado, com quartos arejados e muito confortáveis.

Onde ficar em Diamantina

O café da manhã e o atendimento são ótimos, sempre muito elogiados. Vale a pena dar uma olhada com calma nesta pousada.

RELÍQUIAS DO TEMPO

Uma das mais tradicionais de Diamantina, a pousada Relíquias do Tempo tem quartos ótimos, camas muito aconchegantes e uma decoração detalhista.

Onde ficar em Diamantina

Tem uma piscina no pátio interno, café da manhã farto e a localização é ótima, pertinho da Catedral.

HOTEL ESTILO DE MINAS

O Hotel Estilo de Minas fica fora do Centro Histórico, na margem da BR-367, que liga a cidade a Belo Horizonte – que está a pouco mais de quatro horas de viagem.

Onde ficar em Diamantina

O hotel é novo, tem ambientes modernos e super bem cuidados. Os quartos são ótimos, espaçosos e o estacionamento é gratuito – bom para quem vai viajar de carro.

Onde ficar em Diamantina

HOTEL TIJUCO

Projetado por Oscar Niemeyer, o Hotel Tijuco é um clássico da cidade. Então, se você valoriza história e admira arquitetura e não quer gastar muito, se hospedar neste hotel é uma boa opção.

Onde ficar em Diamantina

Os quartos são básicos, sem luxo ou modernidade, mas a localização é ótima, pertinho do Centro Histórico.

Onde ficar em Diamantina

Casas de temporada em Diamantina

Se você não conseguir uma vaga nas pousadas da cidade, alugar uma casa de temporada – ou um quarto – pode ser uma boa solução.

VILLA MAGNA CHALÉS

Os chalés da Villa Magna também são excelentes. Eles ficam a cerca de um quilômetro do Centro, são novinhos, bem equipados e muito confortáveis.

Onde ficar em Diamantina

Tem garagem, uma mini cozinha – com micro-ondas, cafeteira e frigobar – uma salinha, quarto com cama de casal ou duas de solteiro e banheiro. Vale a pena dar uma olhada com calma

STUDIO 53

A Studio 53 é uma pousada pequena, super bem localizada e que preserva o estilo colonial sem ficar parada no tempo – tem modernidade onde precisa, sabe como é? A casa é realmente espetacular e nos faz viajar no tempo.

Onde ficar em Diamantina

Os quartos são confortáveis, o atendimento é excepcional e o café da manhã sempre tem pão de queijo fresquinho. Como fica em uma área muito movimentada, o barulho pode incomodar um pouco.

Onde ficar em Diamantina

Pousada no Parque Biribiri

O Parque Estadual de Biribiri fica na Serra do Espinhaço e é ótimo para quem quer esticar a viagem e ter um contato mais próximo com a natureza: tomar banho de rio, entrar em cachoeiras e respirar ar puro.

Ainda dá para conhecer um pouco da Vila de Biribiri e comer aquela comida mineira feita no fogão a lenha.

Foto: Denys Flores

Se você precisa desacelerar e renovar as energias, ficar na área do Parque é uma boa ideia. Mas, é preciso dirigir por doze quilômetros de estrada de chão, atravessando o Parque, trajeto que infelizmente não tem boa manutenção.

A Pousada Vila do Biribiri é a única do vilarejo.

Faixa de Preços em Diamantina

Agora que você já sabe quais as melhores áreas para ficar em Diamantina, dê uma olhada no mapa abaixo.

Ele mostra todas as opções de hospedagem – especialmente as do Centro Histórico – e os preços. Assim, você pode escolher a que se encaixa melhor no seu orçamento.



Booking.com

Onde ficar em Diamantina

O Centro Histórico é a melhor área para se hospedar em Diamantina, porque a gente consegue conhecer a parte histórica e ainda curtir os melhores bares e restaurante.

Nos arredores da Catedral, na região da Rua Quitanda, perto da Casa do Muxarabiê, está a região boêmia do Centro, que sempre tem um barzinho aberto.

Entre uma ladeira e outra, você vai encontrar lojinhas, museus, igrejas e muita – muita mesmo – simpatia, aquela que só os mineiros têm.

Espero que você consiga escolher onde ficar em Diamantina depois de todas essas dicas. Mas, se tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo.

RECOMENDAÇÕES DE VIAGEM - COVID-19

Devido à pandemia de Covid-19, novas medidas de saúde e segurança foram adotadas. Elas são importantes para evitar o contágio, protegendo você, quem trabalha diretamente com o turismo e as comunidades locais.

Antes de viajar, verifique a situação do seu destino para não encontrar atrativos fechados e, claro, não colocar a sua vida e a de seus familiares em risco.

Veja algumas medidas adotadas:

  • Álcool gel disponível nos quartos e nas áreas comuns;
  • Uso obrigatório de máscaras nas áreas comuns;
  • Respeito às regras de distanciamento físico;
  • Uso de produtos de limpeza eficazes contra o coronavírus;
  • Café da manhã pode ser servido no quarto.

Veja mais dicas de Minas Gerais

Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo.

Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver mais dicas de Minas Gerais.

SOBRE O AUTOR

Sou jornalista, capixaba e apaixonado pelo universo viajante. Sempre gostei de contar histórias e de extrair do cotidiano um valor que muitos não percebem. Quando criança, sonhava em viajar pelo mundo e, já adulto, isso virou um propósito de vida.

Escreva um comentário