Pesquisar
Close this search box.

Casa de Juscelino Kubitschek, em Diamantina: de médico a presidente

Atualizado em 10 de janeiro de 2024 – POR ALTIER MOULIN

Conheça a casa de Juscelino, em Diamantina

Diamantina é cheia de histórias. Fundada ainda no período colonial, a cidade foi o maior centro de extração de diamantes do país. Daqui, essas preciosas pedras eram levadas para a Europa, percorrendo todo o caminho da Estrada Real. Mas, hoje, a história que vamos conhecer é a da Casa de Juscelino Kubitschek.

Ela é uma típica moradia do interior de Minas. Tem telhas de barro, janelas de madeira, piso encerado e fogão a lenha. Características que denunciam que a família que vivia no número 241, da Rua São Francisco, tinha hábitos comuns.

No alto de uma das muitas ladeiras de Diamantina, Juscelino passou boa parte de sua infância e adolescência, e foi, nessa época, que os seus planos de vida começaram a se desenhar.

Conheça a casa de Juscelino, em Diamantina

A história de um menino

Mineiro de modos simples, Juscelino Kubitschek – que ficou conhecido como JK – nasceu em Diamantina, de onde se mudou para estudar medicina, em Belo Horizonte.

Depois, entrou para a política e se elegeu deputado federal e prefeito da capital mineira. Mais tarde, alcançou o posto de presidente da República.

Desse período, seus maiores legados são o plano de desenvolvimento que acelerou a industrialização do país e, principalmente, a idealização e a construção da capital federal, Diamantina .

Conheça a casa de Juscelino, em Diamantina

Hoje, a casa onde morou o ilustre JK é um pequeno museu que abriga, em seu acervo, móveis, objetos particulares, fotos e quadros.

Os destaques são o quarto do ex-presidente e, na parte de trás da casa, o consultório onde, recém-formado, atendia os pacientes.

Conheça a casa de Juscelino, em Diamantina

A cozinha também é um lugar especial. Aliás, para todo mineiro, esse é o ambiente mais aconchegante da casa.

Ao redor do fogão a lenha, a conversa rende e decisões importantes são tomadas: talvez tenha sido aqui que JK decidiu deixar Diamantina para ganhar o Brasil.

Conheça a casa de Juscelino, em Diamantina

Ainda no anexo que fica na parte de trás da casa, funciona uma biblioteca com livros sobre a história do ex-presidente e da cidade que jamais o abandonou.

Como visitar a Casa de Juscelino Kubitschek

Quanto custa

A entrada na Casa de Juscelino custa R$ 5.

Quando ir

As visitas podem ser feitas de terça a sábado, de 8h às 17h e aos domingos, de 8h às 13h.

Como chegar

Dá para ir caminhando do Centro Histórico de Diamantina até a casa onde morou JK, mas você precisa de fôlego e de boas pernas para vencer a ladeira. Uma boa opção é tomar um táxi.

O Aeroporto Internacional Tancredo Neves (CNF) fica na cidade de Confins e atende a Região Metropolitana de Belo Horizonte. Daqui até Diamantina são 278 quilômetros.

De carro, o acesso é feito pela BR-040, BR-135 e BR-259. Partindo de São Paulo, a viagem é feita pela BR-381. Você pode alugar um carro nas lojas que ficam no saguão do aeroporto, em Confins. Mas, se preferir, faça a cotação e sua reserva online.

De ônibus, as empresas que fazem a rota até Diamantina são a Pássaro Verde e a Gontijo.

Onde ficar

Há várias opções de hotéis aconchegantes em Diamantina, mas uma dica que eu lhe dou é ficar no Centro Histórico. É aqui que estão as principais atrações da cidade e os bares onde todo mundo se encontra. Veja todas as opções de hospedagem da cidade.

Saiba mais

Para saber mais sobre o legado de Juscelino Kubitschek, leia: Visita ao Memorial JK, em Brasília, e veja outras atrações de Diamantina em: o Centro Histórico de Diamantina. Eu também conto a história de outra moradora muito famosa no post: A casa de Chica da Silva, em Diamantina.

Onde ficar em Diamantina

A maioria dos atrativos turísticos de Diamantina fica no Centro Histórico, que não é grande, mas é bem preservado

O Centro Histórico se espalha ao redor da Catedral Metropolitana de Diamantina.

Ela é uma ótima referência para escolher onde ficar em Diamantina: quanto mais perto da Catedral, melhor.

Nesta região, você estará perto de tudo e não vai precisar fazer longas caminhadas para encontrar bons restaurantes, cafés, bares, bancos e outros serviços que a gente sempre precisa durante uma viagem.

Por falar em caminhadas, preciso dizer que as ladeiras de Diamantina não podem ser ignoradas. Elas são bem íngremes e cansativas, e, para piorar, o calçamento irregular não ajuda: a gente tropeça e escorrega com muita facilidade.

Mas isso é o que faz Diamantina ser Diamantina, única e com características muito especiais, principalmente quando comparada a outras cidades históricas mineiras.

Ficar no Centro Histórico é a melhor solução para evitar as piores ladeiras.

Se você já conhece a cidade e quer ter novas experiências, ficar na área do Parque Estadual Biribiri pode ser uma boa ideia – a Pousada Vila do Biribiri é a única do vilarejo. Mas, é bom saber que estará isolado, longe da área urbana.

Para entender melhor tudo isso que expliquei, dê uma olhada no mapa abaixo.

Melhores pousadas e hotéis de Diamantina

Mesmo sendo famosa, Diamantina não tem muitas opções de hotéis e pousadas. Além disso, a maioria é bem simples, com estrutura pequena e poucos quartos.

É exatamente por isso que fazer as reservas com antecedência é tão importante: em feriados prolongados, na Semana Santa, no Carnaval e entre Natal e Ano Novo as vagas somem com muita rapidez.

O Carnaval de Diamantina é muito tradicional e sempre é uma grande festa.

Outro evento que movimenta a cidade é a Vesperata, que acontece em finais de semana de abril e outubro.

Se quiser aproveitar essas datas, será preciso se programar com antecedência.

As melhores opções de hospedagem na cidade são essas.

Pousada do Garimpo

A Pousada do Garimpo tem uma das melhores estruturas de Diamantina. Ela funciona em um casarão colonial super charmoso que foi completamente restaurado.

Onde ficar em Diamantina

É uma das poucas pousadas que tem piscina – ela é realmente muito boa – e os quartos são bem confortáveis. Ainda merecem elogios o café da manhã, com pão de queijo fresquinho, e o atendimento, que é ótimo.

Onde ficar em Diamantina

Casa Antunes

A Casa Antunes também funciona em um casarão colonial a poucos metros da Catedral. A casa pertenceu ao ex-prefeito João Antunes, que capitaneou o processo que incluiu Diamantina na lista de Patrimônios da Humanidade.

Onde ficar em Diamantina

As suítes e os flats são muito confortáveis, bem cuidados e arejados. Dá para usar a cozinha da pousada e contar com a simpatia da dona da casa, que dá ótimas dicas.

Pouso da Chica

O Pouso da Chica também fica no Centro Histórico, perto de tudo. O casarão onde funciona a pousada é super bem conservado, com quartos arejados e muito confortáveis.

Onde ficar em Diamantina

O café da manhã e o atendimento são ótimos, sempre muito elogiados. Vale a pena dar uma olhada com calma nesta pousada.

Relíquias do Tempo

Uma das mais tradicionais de Diamantina, a pousada Relíquias do Tempo tem quartos ótimos, camas muito aconchegantes e uma decoração detalhista.

Onde ficar em Diamantina

Tem uma piscina no pátio interno, café da manhã farto e a localização é ótima, pertinho da Catedral.

Hotel Estilo de Minas

O Hotel Estilo de Minas fica fora do Centro Histórico, na margem da BR-367, que liga a cidade a Belo Horizonte – que está a pouco mais de quatro horas de viagem.

Onde ficar em Diamantina

O hotel é novo, tem ambientes modernos e super bem cuidados. Os quartos são ótimos, espaçosos e o estacionamento é gratuito – bom para quem vai viajar de carro.

Onde ficar em Diamantina

Hotel Tijuco

Projetado por Oscar Niemeyer, o Hotel Tijuco é um clássico da cidade. Então, se você valoriza história e admira arquitetura e não quer gastar muito, se hospedar neste hotel é uma boa opção.

Onde ficar em Diamantina

Os quartos são básicos, sem luxo ou modernidade, mas a localização é ótima, pertinho do Centro Histórico.

Onde ficar em Diamantina

Casas de temporada em Diamantina

Se você não conseguir uma vaga nas pousadas da cidade, alugar uma casa de temporada – ou um quarto – pode ser uma boa solução.

Villa Magna Chalés

Os chalés da Villa Magna também são excelentes. Eles ficam a cerca de um quilômetro do Centro, são novinhos, bem equipados e muito confortáveis.

Onde ficar em Diamantina

Tem garagem, uma mini cozinha – com micro-ondas, cafeteira e frigobar – uma salinha, quarto com cama de casal ou duas de solteiro e banheiro. Vale a pena dar uma olhada com calma

Studio 53

A Studio 53 é uma pousada pequena, super bem localizada e que preserva o estilo colonial sem ficar parada no tempo – tem modernidade onde precisa, sabe como é? A casa é realmente espetacular e nos faz viajar no tempo.

Onde ficar em Diamantina

Os quartos são confortáveis, o atendimento é excepcional e o café da manhã sempre tem pão de queijo fresquinho. Como fica em uma área muito movimentada, o barulho pode incomodar um pouco.

Onde ficar em Diamantina

Pousada no Parque Biribiri

O Parque Estadual de Biribiri fica na Serra do Espinhaço e é ótimo para quem quer esticar a viagem e ter um contato mais próximo com a natureza: tomar banho de rio, entrar em cachoeiras e respirar ar puro.

Ainda dá para conhecer um pouco da Vila de Biribiri e comer aquela comida mineira feita no fogão a lenha.

Foto: Denys Flores

Se você precisa desacelerar e renovar as energias, ficar na área do Parque é uma boa ideia. Mas, é preciso dirigir por doze quilômetros de estrada de chão, atravessando o Parque, trajeto que infelizmente não tem boa manutenção.

A Pousada Vila do Biribiri é a única do vilarejo.

Faixa de Preços em Diamantina

Agora que você já sabe quais as melhores áreas para ficar em Diamantina, dê uma olhada no mapa abaixo.

Ele mostra todas as opções de hospedagem – especialmente as do Centro Histórico – e os preços. Assim, você pode escolher a que se encaixa melhor no seu orçamento.



Booking.com

Onde ficar em Diamantina

O Centro Histórico é a melhor área para se hospedar em Diamantina, porque a gente consegue conhecer a parte histórica e ainda curtir os melhores bares e restaurante.

Nos arredores da Catedral, na região da Rua Quitanda, perto da Casa do Muxarabiê, está a região boêmia do Centro, que sempre tem um barzinho aberto.

Entre uma ladeira e outra, você vai encontrar lojinhas, museus, igrejas e muita – muita mesmo – simpatia, aquela que só os mineiros têm.

Espero que você consiga escolher onde ficar em Diamantina depois de todas essas dicas. Mas, se tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo.

JK e seu amor por Diamantina

Juscelino Kubitschek de Oliveira, popularmente conhecido como JK, é uma das figuras mais marcantes da história política brasileira. Além de ser o presidente do Brasil entre 1956 e 1961, JK tem uma ligação profunda com a cidade de Diamantina.

Essa relação especial contribuiu para a formação do político e estadista que se tornou.

Foto: Sylvio Bazote

Juscelino Kubitschek nasceu em 12 de setembro de 1902, no distrito de São João da Lagoa, próximo a Diamantina. Sua família se mudou para a cidade quando ele era criança, onde viveu grande parte de sua infância e adolescência. A beleza da cidade e sua rica história tiveram um impacto significativo na formação de JK, despertando seu amor pela cultura e pela política.

Durante seu tempo em Diamantina, JK frequentou o Grupo Escolar Dom Joaquim e iniciou seus estudos no Seminário de São Tiago, onde se aproximou do ambiente intelectual e político da época. Essa exposição precoce à educação formal e ao pensamento político moldou suas ideias e determinou sua trajetória futura.

Diamantina exerceu uma influência significativa em sua decisão de seguir a carreira política. A cidade histórica e suas figuras notáveis inspiraram JK a se dedicar ao serviço público. Ao longo de sua vida, ele trabalhou incansavelmente para melhorar a infraestrutura e o desenvolvimento do Brasil, realizando projetos ambiciosos como a construção de Brasília, a capital modernista.

Juscelino Kubitschek deixou um legado duradouro no Brasil, e sua conexão com Diamantina continua viva até os dias de hoje. A cidade preserva a memória de JK, e muitos visitantes têm a oportunidade de explorar os lugares que marcaram sua juventude e início de carreira, como a casa onde morou quando criança.

Veja mais dicas de Minas Gerais

Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo.

Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver mais dicas de Minas Gerais.

SOBRE O AUTOR

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *