Pesquisar
Close this search box.

Tudo sobre Liubliana: o que fazer, quando ir, onde ficar e comer

Atualizado em 9 de janeiro de 2024 – POR ALTIER MOULIN

O que fazer em Liubliana

Liubliana é uma cidade linda, com muitas joias escondidas. Então, se você está procurando algumas dicas sobre o que fazer em Liubliana, não precisar procurar mais! Eu reuni as principais informações sobre a capital da Eslovênia e espero que você aproveite muito seu tempo na cidade.

Com um estilo bem diferente da maioria das capitais europeias, Liubliana é um destino animado, onde a gente pode desfrutar de novas possibilidades na natureza e na cultura local. Para viajantes e moradores locais, nunca faltam coisas para fazer em Liubliana. Com uma boa variedade de museus, galerias e cafés, não há dúvida de que Liubliana tem muito a oferecer.

História de Liubliana

A história de Liubliana remonta ao Império Romano, quando era conhecida como Emona. Na Idade Média, foi a capital do Ducado de Carniola.

Em 1797, a cidade se tornou parte do Império Austríaco e, em 1918, foi anexada pela Itália. Em 1941, foi ocupada pela Alemanha nazista. Em 1945, foi liberada pelas forças aliadas e, com o fim da Segunda Guerra, passou a fazer parte da Iugoslávia.

Hoje, Liubliana é a capital e a maior cidade da Eslovênia. Próspera e com uma população de mais de 280 mil habitantes, tem sido o centro político, econômico, cultural e educacional do país desde sua independência, em 1991.

Foto: Blaz Gostinc

O nome da cidade vem da antiga palavra eslava ljubljena, que significa amada. E é fácil ver porque a cidade é tão amada. Ela está localizada nos deslumbrantes Alpes Julianos e está repleta de arquitetura medieval e igrejas barrocas.

Mas há quem diga que a cidade recebeu o nome da deusa eslava Libuša.

Diz a lenda que Libuša enganou o deus do trovão e do relâmpago para que se apaixonasse por ela, assumindo a forma de outra garota. Acredita-se que ela deu à luz trigêmeos no topo de uma montanha, que se tornou o Lago Bled.

A LENDA DO DRAGÃO

Há uma lenda muito popular entre os moradores de Liubliana que vem desde os tempos medievais. Ela conta que um dragão habitava a cidade e a protegia de todo o mal. Um dia, o dragão acabou sendo morto por um valente cavaleiro, mas, segundo a lenda, seu espírito permanece na cidade até os dias de hoje.

O que fazer em Liubliana
Foto: Robert KatzkI

Muitas pessoas acreditam que o dragão ainda vigia a cidade e seu povo e todos os anos, no aniversário da morte do dragão, o povo de Liubliana realiza um desfile em sua homenagem. O dragão virou um símbolo da cidade e sua lenda é guardada com muito respeito pelo povo da Eslovênia.

Clima de Liubliana

A capital eslovena é conhecida por seu clima ameno e, portanto, é fácil planejar uma viagem à cidade durante todo o ano.

Liubliana tem um clima continental úmido com influência mediterrânea temperada, resultando em verões quentes, mas curtos, e invernos muito frios, com temperaturas abaixo de -10 graus à noite.

Os verões – de junho a agosto – são quentes e ensolarados, enquanto os invernos – de dezembro a fevereiro – podem ser muito frios, mas não insuportavelmente, graças ao sistema de aquecimento presente em todas as casas, restaurantes, hotéis e tudo mais.

O que fazer em Liubliana

Devido à localização geográfica, Liubliana tem quatro estações bem distintas: o verão é quente e ensolarado, o inverno é frio e com neve, a primavera é fresca e agradável, o outono traz cores quentes e bonitas da natureza.

A temporada de verão vai de junho a setembro, quando é quente e ensolarado, com temperaturas em torno de 24 graus.

Dezembro, janeiro e fevereiro são os meses mais frios do ano, com temperaturas em torno de zero grau durante o dia e cerca de -10 graus à noite. Neste período você deve se agasalhar porque estará frio mesmo dentro de casa.

Liubliana é muito conhecida por seus festivais fantásticos, como o festival de música eletrônica realizado em meados de julho e o Festival do Advento no início de dezembro.

O que fazer em Liubliana

Liubliana está repleta de marcos históricos, museus e outras atrações culturais, e é um ótimo lugar para visitar se você estiver procurando uma bela arquitetura, comida saborosa e uma vida noturna animada.

A Cidade Velha – o Centro Histórico – está cheio de belos edifícios e ruas calçadas com paralelepípedos. Como não é permitido circular de carro no Centro Histórico, você pode usar bicicleta ou o transporte público gratuito para curtas distâncias, chamado de Kavalir.

Em suas caminhadas pela cidade, você vai passar pela Praça Preseren, que homenageia um importante poeta esloveno e que é a principal da cidade. Ela divide a parte antiga da cidade – a parte medieval, se posso dizer assim – da parte mais nova, que foi construída depois do terremoto de 1895, que devastou a cidade.

O que fazer em Liubliana

Por causa desse terremoto, poucas construções são tão antigas quanto a cidade. Alguns prédios puderam ser reconstruídos, mas os mais antigos foram completamente destruídos.

A Ponte Tripla, que é outro cartão-postal da cidade, atravessa o rio Ljubljanica e já é do período de reconstrução da cidade.

Não deixe de visitar o Castelo de Liubliana, uma construção medieval do século 11 que fica no topo de uma colina, no centro da cidade. Você pode fazer uma visita guiada ao castelo ou simplesmente apreciar a vista da cidade a partir do terreno do castelo.

Outro lugar que eu achei fantástico e aposto que você também vai gostar foi a Catedral de Liubliana: a igreja consagrada a São Nicolau tem portas com esculturas que são até um pouco macabras.

O que fazer em Liubliana

Tem, também a Ponte do Dragão, que é o lugar mais icônico de Liubliana, por todo o contexto da cidade e da relação das pessoas com a lenda do dragão, e a adorável Ponte Mesarski que tem milhares de cadeados simbolizando juras de amor eterno.

Foto: Miha Rekar

Se quiser focar na história mais recente da cidade, a dica é conhecer o Museu de Arte Moderna. Tem também a divertida Casa das Ilusões que brinca com a nossa mente de uma forma bastante curiosa – as crianças também adoram.

Se você é um amante da natureza, vai gostar de explorar os muitos parques e espaços verdes de Liubliana. O Parque Tivoli é imperdível – e não se esqueça de passear pelas margens do Rio Ljubljanica.

Para terminar, faça um passeio de barco no rio, uma ótima maneira de ver a cidade a partir de uma perspectiva diferente. Você passará por alguns dos marcos mais famosos do Ljubljanica, e poderá até avistar alguns dos cisnes residentes da cidade.

O que fazer em Liubliana
Foto: Simon Hermans

É claro que nenhuma visita a Liubliana seria completa sem provar um pouco da deliciosa gastronomia da cidade. Desde especialidades eslovenas até a cozinha internacional, há algo para todos apreciarem. Então, do que você está esperando? Vá até lá e comece a explorar!

Onde comer em Liubliana

Há várias comidas típicas da Eslovênia que você deve provar quando visitar a capital.

Uma das mais populares é o potica, um tipo de pão doce que muitas vezes é recheado com nozes ou frutas – ele é muito gostoso. Segundo uma tradição no país, uma menina só pode se casar depois de aprender a fazer o potica. Para eles, esta é uma forma de manter a tradição culinária para as futuras gerações.

Outro prato imperdível é o idrija žlikrofi, um tipo de bolinho que normalmente é servido com batatas e molho.

Para algo com mais sustância, experimente a jota, um guisado feito com feijão, chucrute e carne de porco.

A Eslovênia também tem uma variedade de sobremesas deliciosas, como struklji que é um doce super tradicional em todo o páis.

E, claro, nenhuma refeição estaria completa sem uma cerveja eslovena ou uma taça de vinho.

Portanto, se você já estiver na Eslovênia, não deixe de provar um pouco da culinária local. Você não ficará desapontado!

Liubliana é conhecida por seu excelente cenário gastronômico, e há muitos ótimos restaurantes para escolher. Eu vou mostrar alguns dos melhores:

Gostilna Aslamov

O Gostilna Aslamov é um restaurante que serve pratos da cozinha tradicional eslovena em um ambiente acolhedor e convidativo. A comida é deliciosa e o serviço é excelente.

JB Restavracija

O JB Restavracija é uma ótima opção para quem procura um bom jantar. O restaurante oferece um take criativo e moderno da cozinha eslovena, e os resultados são realmente impressionantes.

Gostišče Grič

O Gostišče Grič é um hotel encantador com um restaurante premiado com uma estrela Michelin. A comida é fantástica e o cenário é lindo.

Atelje

A Atelje é um dos mais renomados restaurantes de Liubliana e eles têm um menu degustação que é fantástico. Vale a pena ir com tempo e pedir um bom vinho.

O que fazer em Liubliana

Onde ficar em Liubliana

Há excelentes hotéis para quem quer ficar na melhor área de Liubliana, a Cidade Velha, mas também há apartamentos e hostels super bem localizados.

Hotel Grand Union Eurostars

A localização do Hotel Grand Union Eurostars é perfeita: ele fica no coração da cidade e é super conhecido. Inclusive, alguns passeios começam no hotel. Os quartos são excelentes, arejados, sempre limpos e organizados. O café da manhã é muito bom e o atendimento é super elogiado.

InterContinental

O InterContinental também tem uma localização excelente. A área do café da manhã é super agradável, o bar é maravlhoso, mas o melhor são os quartos com vista ampla para a cidade, que é linda em qualquer época do ano. Vale a pena!

Eurostars Uhotel

O Eurostars Uhotel tem quartos espaçosos, aconchegantes, camas grandes e macias, com roupa de cama de primeira. A localização é ideal para quem quer aproveitar a cidade e ter conforto. O café da manhã é cheio de variedades, o atendimento é muito elogiado e a decoração de todas as áreas é impecável.

Central Hotel Superior

O Central Hotel Superior também tem boa localização – ao lado da estação de ônibus e pertinho da Cidade Velha, o que nos garante praticidade. Os quartos são modernos, com móveis novos, café da manhã elogiado e preço justo. É um bom lugar para ficar em Liubliana.

CastleView

O CastleView é um apartamento super agradável, limpo e organizado que acomoda até cinco pessoas. Ele fica na lateral do Castelo de Liubliana e pertinho do Mercado de Liubliana. O apartamento é todo equipado, com cozinha, máquina de lavar roupas, internet e tudo mais.

O que fazer em Liubliana

AB Liubliana

O AB Liubliana tem duas unidades – uma acomoda até oito pessoas e a outra, até 12 pessoas – muito bem localizadas, na região central, a uma curta caminhada das principais atrações da cidade. Os quartos são grandes, arejados, com camas grandes e roupa de cama de primeira. O pessoal que cuida da organização dos apartamentos são muito simpáticos e ajudam em tudo.

Boutique Hostel Angel

Para quem prefere hostel, vale a pena experimentar o conceito do Boutique Hostel Angel. O processo de reserva e check-in é todo online, a limpeza é criteriosa, a cama é boa e todas têm tomada, iluminação individual e armários. Super bem localizado, o hostel fica a uma pequena caminhada da estação de ônibus.

Faixas de preço em Liubliana

Agora que você já viu as minhas opções preferidas – não só as minhas, mas as de muita gente também – é hora de dar uma olhada nos preços antes de decidir onde ficar em Liubliana.



Booking.com


No mapa acima estão todas as opções de hospedagem da cidade, especialmente as do Centro Histórico.  Para saber mais, você só precisa clicar nos pins azuis e pronto. 

Informações Básicas

Visto

Brasileiros não precisam de visto para entrar na Eslovênia e permanecer por até 90 dias.

Documentos

É necessário apresentar o passaporte com seis meses de validade.

Dinheiro

A moeda do país é o euro e a maioria dos lugares aceita cartões de crédito e débito internacional.

Vacinas

Nenhuma vacina específica é exigida de brasileiros embarcados no Brasil. 

Informações sobre covid-19

O Conselho de Turismo da Eslovênia comunicou que não há mais restrições para entrada de viajantes no país como medida para conter a propagação do novo corona vírus.

Portanto, não é necessário apresentar comprovante de vacinação contra covid-19 nem testes RT-PCR ou antígeno. Também não é mais necessário preencher o formulário de recuperação da covid-19, o RVT.

Seguro viagem

O seguro viagem  é obrigatório para todos os países europeus  que fazem parte do Tratado de Schengen: a Eslovênia é um deles.

Sem o seguro, você pode ser impedido de entrar no país. E tem mais: há uma cobertura mínima de EUR 30.000. Portanto, você precisa informar para qual – ou quais – país vai viajar antes de comprar o seguro.

Além disso, nem todos os países têm um sistema de saúde público e gratuito. Na verdade, na maioria deles, viajantes estrangeiros não têm acesso a assistência médica gratuita. Por isso, é muito importante ter o seguro internacional de saúde – também chamado de seguro viagem.

→ PLANOS MAIS INDICADOS

Eu sempre indico o Seguros Promo, um site que compara os preços de várias seguradoras e nos mostra os melhores valores para cada cobertura.

Você vai notar que existem muitas opções de seguradoras e planos, mas o que você precisa mesmo é de um seguro viagem com no mínimo EUR 30.000 de cobertura para despesas médicas e hospitalares.

O plano TRAVEL ASSIST 150 MUNDO (EXCETO EUA) +COVID-19 é um dos mais completos. Ele tem cobertura para despesas médicas no valor de EUR 150.000, seguro bagagem de USD 1.500 e é válido em toda a Europa.

O ITA 30 SMART EUROPA é um dos mais baratos. Ele tem despesas médica e hospitalar no valor de EUR 30.000, seguro bagagem de EUR 250 e cobertura para covid-19 na modalidade de reembolso – é bom ler tudo direitinho antes de comprar.

Veja mais dicas da Eslovênia

Ficou mas fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida, é só deixar suas pergunta nos comentários que eu respondo.

Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver outras dicas da Eslovênia.

SOBRE O AUTOR

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *