Pesquisar
Close this search box.

10 lugares para visitar na Grécia: lista com melhores destinos

Atualizado em 9 de janeiro de 2024 – POR ALTIER MOULIN

lugares para visitar na Grécia
Foto: Andrey Shevard

A Grécia é um dos países historicamente mais ricos da Europa e tem uma paisagem diversificada, com montanhas, ilhas e praias paradisíacas, todas próximas umas das outras. A verdade é que há tantos lugares para visitar na Grécia que pode ser difícil conhecer todos em uma única viagem.

Há muitos lugares incríveis para visitar na Grécia. Santorini é a ilha mais bonita da Grécia – minha opinião – e a gente consegue ver o formato vulcão que entrou em erupção há milhares de anos e se derramou no mar.

Atenas é a capital da Grécia e também um dos destinos mais fantásticos para quem gosta de História porque há muitas coisas para fazer – andar pela Acrópole é coisa de outro mundo!

Olímpia foi o lar dos primeiros Jogos Olímpicos, que ainda hoje acontecem a cada quatro anos em diferentes cidades ao redor do mundo.

Delfos é onde você encontrará um antigo oráculo que fala aos mortais – eita! – com previsões muito precisas, mas que às vezes se tornavam realidade por acidente!

Lugares para visitar na Grécia

Se você está montando seu roteiro e procurando lugares para visitar na Grécia, eu posso ajudar! Além de relaxar e aproveitar as sensacionais praias do país, há destinos que combinam perfeitamente sua parte histórica com diversão e descanso.

A Grécia tem tantas cidades e ilhas lindas que sua viagem não tem como ser inesquecível. É isso que eu vou mostrar a partir de agora.

1. Santorini

Santorini – ou Thira como os locais a chamam – é um destino turístico muito popular por um bom motivo. A ilha, que faz parte do arquipélago das Cíclades, é famosa por suas lindas praias, paisagem vulcânica e arquitetura bem característica que remonta a milhares de anos.

lugares para visitar na Grécia
Foto: Alberto Lora

Não faltam lugares incríveis para visitar nesta ilha grega – de ruínas antigas a museus e sítios arqueológicos únicos. Alguns lugares que você não pode deixar de fora de sua lista são o Sítio Arqueológico de Acrotíri, a montanha Mesa Vouno e a aldeia de Oia.

2. Atenas

Atenas é a capital da Grécia e um dos destinos turísticos mais populares da Europa. Com uma história rica e comodidades modernas, não é de admirar que milhões a visitem todos os anos. Atenas é o lar de alguns dos mais belos museus, galerias e locais históricos da Grécia. Você poderia passar semanas explorando a cidade!

Foto: Pat Whelen

Se você quiser fugir da agitação de Atenas por um ou dois dias, há muitas belas paisagens espalhadas por Ática, cidade vizinha, que oferecem aquela pausa necessária em uma agenda de viajante –e você aproveita para descobrir outros lugares para visitar na Grécia.

3. Olímpia

Você já deve ter ouvido falar do sítio arqueológico de Olímpia, certo? Ele é tradicionalmente famoso por ser o local dos primeiros Jogos Olímpicos, realizados no mesmo lugar a cada quatro anos, de 776 a.C. a 393 d.C. Os Jogos Olímpicos são uma parte importante da cultura grega antiga e inspiraram muitos outros eventos esportivos ao longo da história.

lugares para visitar na Grécia
Foto: James Lee

Olímpia também era considerada um local de peregrinação para gregos antigos que a visitavam em épocas de festivais – como durante as Olimpíadas. Embora não saibamos exatamente por que isso era tão importante, dizem que Olímpia é um lugar que traz sorte.

4. Delfos

Delfos é uma cidade na Grécia, famosa por ser o local das ruínas do Templo de Apolo. Localizado na encosta de uma montanha com vista para o Monte Parnaso, o templo foi construído no século 6 e destruído por um terremoto no ano 375 antes da era cristã.

Foto: Silversea

O templo continha um santuário para Apolo e tesouros onde os gregos ricos guardavam seus objetos de valor. Foi um dos locais religiosos mais importantes da Grécia Antiga porque as pessoas acreditavam que ali se podia receber profecias de Pythia, o Oráculo.

Além desses – e muitos outros – pontos históricos, Delfos também é conhecido por ser incrivelmente bonita, especialmente quando vista de várias áreas ao redor do Monte Parnaso, como Vardousia ou Derveni Gorge.

5. Náuplia

Náuplia é uma cidade antiga habitada há pelo menos 10 mil anos. Ela está localizada em uma pequena península que se projeta no Golfo de Argos, no nordeste do Peloponeso. A cidade agora é conhecida por sua arquitetura neoclássica bem preservada e vários sítios arqueológicos significativos.

lugares para visitar na Grécia
Foto: Despina Galani

Como resultado de sua rica história, Náuplia atrai turistas de todo o mundo e é considerada uma das cidades mais pitorescas da Grécia. A cidade, inclusive, foi a primeira capital oficial da Grécia, depois da Guerra da Independência Grega – deu para perceber que a cidade tem muita história para contar, não é mesmo?

6. Mykonos

Mykonos é uma ilha no sul do Mar Egeu e faz parte do arquipélago grego da ilhas Cíclades – como Santorini. Ela tem uma população de aproximadamente 10.000 pessoas, mas esse número mais que dobra no verão europeu. A economia da ilha depende quase inteiramente do turismo, com muitos hotéis e resorts de luxo sendo construídos desde o final dos anos 1990.

Foto: Yearone

Mundialmente conhecido por seus festivais de verão, é um lugar que está na lista de desejos de todo viajante – eu acho que é um destino dos sonhos de todo mundo, né? Para evitar multidões e curtir as belíssimas praias com tranquilidade, a melhor escolha é viajar  na primavera, antes da alta temporada.

7. Syros

Syros é uma ilha grega que também faz parte do arquipélago das Cíclades – ela é a segunda maior ilha do arquipélago, depois de Naxos. Syros tem uma variedade de paisagens incrível, incluindo montanhas, vales e praias de nos deixar de boca aberta.

Você pode visitar alguns locais antigos como Ermoupolis – a principal cidade de Syros –, onde vai encontrar belos templos e fortalezas dos tempos bizantinos, e um tanto de outros monumentos históricos, como um anfiteatro construído pelo imperador Adriano, no ano 130, e um antigo templo dedicado a Artemis, que fica em Episkopi Kavos.

lugares para visitar na Grécia
Foto: Angela Kidman

Também existem muitas estruturas medievais em Syros – algumas se destacam porque são feitas de mármore branco, enquanto outras têm uma decoração intrincada. Um belo exemplo é o Mosteiro Panagia Evangelistria, construído em 1324, que tem belas pinturas dentro de sua igreja principal, retratando várias cenas da Bíblia, incluindo a crucificação de Jesus Cristo.

A Igreja de Agios Nikolaos também é um exemplar desse período. Ela começou a ser construída por volta do ano 1200, mas só foi concluída por volta de 1300 quando sua torre foi finalizada.

Na lista de lugares incríveis de Syros ainda tem o Castelo de Agios Minas, que originalmente foi construído durante a época romana, mas destruído e reconstruído várias vezes desde então – restaram apenas ruínas da fortaleza, que tem vista para a cidade de Chora.

8. Corfu

Corfu é um destino surpreendente na Grécia e que certamente lhe tirará o fôlego. Com suas praias deslumbrantes, verdejantes e cultura cativante, Corfu é um paraíso que você nunca vai querer deixar. Desde a bela Cidade Velha até as idílicas vilas de pescadores, você ficará hipnotizado com a beleza de Corfu. E, é claro, a comida também é incrível!

Foto: Illia Panasenko

Corfu também tem uma rica herança cultural e arquitetônica, com marcos centenários como a Fortaleza Velha e o Palácio de São Miguel e São Jorge. Mas a melhor parte de Corfu é seu povo. Os locais são incrivelmente amigáveis e acolhedores, e tornarão sua viagem muito mais agradável.

Além disso, eles conhecem todos os melhores lugares e as atrações imperdíveis. Com sua maravilhosa cultura e beleza natural deslumbrante, Corfu é realmente deve estar na sua lista de lugares para visitar na Grécia.

9. Creta

A maior das ilhas gregas, Creta é o lar de vários sítios históricos, incluindo o Palácio Minoano de Knossos e as ruínas de Acrotíri. A ilha é conhecida por suas praias e pelo incrível pôr do sol, o que a faz um destino ideal para quem busca boas energias. Chania é a maior cidade de Creta, com um Centro Histórico cheio de lojas e restaurantes.

lugares para visitar na Grécia
Foto: Elena Dimaki

A ilha fica no Mar Mediterrâneo e tem uma vibrante vida noturna, com muitos bares e clubes para você escolher – isso é bom para quem viaja sozinho e gosta de fazer novos amigos. Mas se você estiver procurando uma viagem tranquila, também vai encontrar muitos vilarejos charmosos e pitorescos. Creta é realmente um lugar como nenhum outro, e não é de se admirar porque é um dos destinos mais populares na Grécia.

10. Zaquintos

Quando se pensa em Grécia, uma ilha se destaca das demais: Zaquintos – mais conhecido como Zakynthos. A flor do oriente é um paraíso absoluto, com águas cristalinas e quilômetros de praias tranquilas e de areia fininha. Então, se você está procurando uma viagem para encher os olhos – e a alma –, Zaquintos tem algo para você.

lugares para visitar na Grécia
Foto: Stijn de Vries

Desde a vibrante vida noturna da capital, Zante Town, até a deslumbrantes Navagio Beach, há tantos lugares incríveis que é bom avisar em casa que estará off por um bom tempo – eu acho justo.

Mas se você está procurando algo um pouco mais relaxante, por que não explorar a rica história e cultura das muitas aldeias da ilha? Zaquintos é um tesouro de experiências únicas. Então, o que você está esperando? Faça suas malas e partiu, Grécia!

Informações Básicas

Visto

Brasileiros não precisam de visto e o prazo de permanência é de 90 dias.

Documentos

É necessário apresentar o passaporte com no mínimo seis meses de validade.

Dinheiro

A moeda grega é o euro e a maioria dos estabelecimentos aceita cartões de crédito e débito.

Vacinas

Nenhuma vacina é obrigatória para passageiros brasileiros, embarcados no Brasil.

Informações sobre covid-19

Desde 1º de março de 2022, viajantes não precisam  apresentar o certificado de vacinação ou resultado de teste negativo de infecção para covid-19 (RT-PCR ou teste rápido de antígeno).

Seguro viagem

O seguro viagem é obrigatório para todos os países europeus que fazem parte do Tratado de Schengen:  a Grécia é um deles.  

Sem o seguro, você pode ser impedido de entrar no país. E tem mais: há uma cobertura mínima de EUR 30.000. Portanto, você precisa informar para qual – ou quais – país vai viajar antes de comprar o seguro.

→ PLANOS MAIS INDICADOS

Eu sempre indico o Seguros Promo, um site que compara os preços de várias seguradoras e nos mostra os melhores valores para cada cobertura.

Você vai notar que existem muitas opções de seguradoras e planos, mas o que você precisa mesmo é de um seguro viagem com no mínimo EUR 30.000 de cobertura para despesas médicas e hospitalares.

O plano TRAVEL ASSIST 150 MUNDO (EXCETO EUA) +COVID-19 é um dos mais completos. Ele tem cobertura para despesas médicas no valor de EUR 150.000, seguro bagagem de USD 1.500 e é válido em toda a Europa.

O ITA 30 SMART EUROPA é um dos mais baratos. Ele tem despesas médica e hospitalar no valor de EUR 30.000, seguro bagagem de EUR 250 e cobertura para covid-19 na modalidade de reembolso – é bom ler tudo direitinho antes de comprar.

Veja mais sobre a Grécia

Ficou mas fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvidaé só deixar suas pergunta nos comentários que eu respondo.

Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver outras dicas da Grécia.

SOBRE O AUTOR

COMENTÁRIOS

9 respostas

  1. Obrigada pela dica.
    Conhece alguma empresa para contratar e nos levar a conhecer este belo país?
    Vamos a Itália e depois iremos de avião para Grécia.

  2. Sim, vale a pena fazer o cruzeiro, Yamil.
    Você não terão muitas preocupações e vão aproveitar muito mais.
    Um abraço.

  3. Oi Altier, boa noite!
    Minha esposa e eu estamos planejando passar uns 20 dias na Grécia a partir de 10 de setembro. Gostaríamos de dedicar uns 10 dias às ilhas e outros 10 a Atenas e a algumas cidades do continente. Acreditas que valha a pena fazer um cruzeiro pelas ilhas em lugar de ir de uma a outra utilizando ferryboats e alugando aptos. en cada lugar? Somos um casal idoso e talvez seja confuso e cansativo estar constantemente fazendo trocas.

  4. Adoro a Grécia. Visitei a acropole o museu da acropole . Ontem Visitei o templo de Delfos. Estou a adorar. Os seus comentários ajudam a programar a viagem. Obrigada.

  5. Excelente seu artigo divulgando os destinos turísticos gregos. Também sou jornalista, apaixonado por gente, histórias e viagens. A Grécia está no topo dos próximos países que quero visitar. E essa vontade aumentou depois que acabei de assistir a série “O Maestro e o Mar”. Parabéns e um abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *