Pesquisar
Close this search box.

Gruta do Limoeiro: onde natureza e história se encontram

Atualizado em 10 de janeiro de 2024 – POR ALTIER MOULIN

Gruta do Limoeiro

O pequeno município de Castelo, no Espírito Santo, tem pouco mais de 35 mil habitantes e é nele que está o sítio arqueológico mais importante do Estado: a Gruta do Limoeiro.

Apesar de ainda ser pouco conhecida, ela é facilmente acessada pela ES-166, a 15 quilômetros do Centro da cidade.

Gruta do Limoeiro

O que faz a Gruta ser um tesouro tão fascinante para o mundo da arqueologia foi confirmado em 1979, quando estudiosos se dedicaram na busca por vestígios de civilizações que habitavam a região.

A Expedição 1979, como ficou conhecido esse movimento dos estudiosos, serviu para consolidar a importância do lugar.

Dentro dos seis salões foram encontradas ossadas de índios da tribo puris que habitaram a região durante o período colonial e outros indícios de que ela já era habitada há pelo menos 4,5 mil anos.

Gruta do Limoeiro
Foto: Portal Castelo

Na verdade, os fosseis foram encontrados por acaso pela professora carioca Hilda de Sá.

Naquela época, a professora levava regularmente os seus alunos até a entrada da gruta e, em um determinado dia, ela decidiu fazer uma busca por uma imagem de Nossa Senhora de Lourdes, que acreditava existir lá dentro.

Para isso, foi preciso tirar a vegetação e escavar alguns pontos que bloqueavam a entrada da Gruta. Assim, os restos mortais dos puris foram encontrados.

Gruta do Limoeiro

Dentro da Gruta

Do lado de fora, um paredão com mais de seis metros de altura quase coberto pela vegetação nativa pouco mostra a sua grande preciosidade.

Eu mesmo confesso que imaginei se tratar de uma pequena caverna. Mas, pelo contrário, acompanhado de um guia, andei mais de 150 metros pelos quatro corredores da gruta.

Gruta do Limoeiro

A cada metro que me distanciava da entrada, mergulhava em um densa escuridão que era vencida apenas com a luz das lanternas.

Em alguns trechos foi preciso caminhar de cócoras para avançar sob estalactites e formações rochosas no mínimo criativas.

Em todo o período que estive dentro da Gruta fui acompanhados por uma guia – acho bom repetir – que, além de orientar sobre as medidas de segurança, me passou todas as informações sobre os elementos que compunham o cenário.

Gruta do Limoeiro

Como visitar a Gruta do Limoeiro

Castelo está a 150 quilômetros da capital do Espírito Santo.

Para chegar à Gruta do Limoeiro, partindo de Vitória, siga pela BR-262 até Venda Nova do Imigrante, depois entre na Rodovia Pedro Cola e, em seguida, na ES-166.

O passeio dura cerca de uma hora e começa no Centro de Visitantes, onde fica o memorial que reconta toda a história da Gruta.

O atendimento é feito de terça a domingo, das 9h às 15h, e a entrada custa R$ 10. O passeio é feito exclusivamente com guias e eles oferecem lanternas e capacetes sem custo adicional.

Para mais informações ou para fazer agendamento de visitas, basta ligar (28) 99986-1542.

Veja mais dicas do Espírito Santo

Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo.

Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver mais dicas do Espírito Santo.

SOBRE O AUTOR

COMENTÁRIOS

2 respostas

  1. Não sei de enviei meu comentário, então mando novamente: Os primeiros ossos humanos indígenas foram encontrados ha mais de um século, em 1882, encontraram ossos de adultos e de uma criança, além de adornos, restos de fogueiras etc.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *