Pesquisar
Close this search box.

Praias de Bayahibe: República Dominicana além de Punta Cana

Atualizado em 10 de janeiro de 2024 – POR ALTIER MOULIN

República Dominicana além de Punta Cana

Punta Cana é o destino mais famoso para brasileiros que viajam para a República Dominicana. Resumidamente, o que atrai tanta gente para o balneário são as areias leves, as águas quentes tingidas em um azul intenso, o sol que sempre dá as caras e um monte de resorts que oferecem quase tudo o que a gente precisa para ter vida de rei.

Mas quem disse que você só encontra isso em Punta Cana?

Em quase todo o litoral leste da Ilha Hispaniola, que a República Dominicana divide com o Haiti, as praias são exatamente como aquelas que temos guardadas no nosso imaginário: o mar é azul como o céu e a água é confortavelmente aquecida.

Além de Punta Cana

De Santo Domingo até um desses paraísos, são pouco mais de 160 quilômetros.

Margeando o glorioso mar do Caribe, chega-se às praias de Bayahibe. Elas ficam no Parque Nacional del Este, na pontinha da ilha.

Se não quiser ir para longe, pertinho de Santo Domingo também há praias – urbanas e cheias de gente.

É isso que eu mostro a partir de agora.

Boca Chica

A praia mais procurada por quem vive em Santo Domingo fica a 19 quilômetros do Centro da capital. Frequentada basicamente por locais, a praia tem uma extensa faixa de areia e um mar azul claro.

Na praia ficam as tradicionais barraquinhas de fritura. Porém, eu não recomendo comer em nenhuma delas: apesar de serem regularizadas pelo município, o controle de qualidade passa longe.

República Dominicana além de Punta Cana
Foto: Asael Pena

Sobre os balcões, peixes crus permanecem por horas sem qualquer tipo de refrigeração. Nesse ambiente improvisado, higiene é algo difícil de ser encontrado, e as moscas pousam livremente sobre os alimentos.

Se você realmente desejar experimentar um aperitivo local, faça como eu. Escolha o yaniqueque, um tipo de pão frito que se compra nessas barracas. Não se esqueça de pedir que ele seja preparado especialmente para você, ali, na hora.

Playa Caribe

Avanço mais 17 quilômetros até Playa Caribe.

Pequena e solitária, ela guarda na memória os tempos áureos de quando era o ponto preferido para a realização de festas de música eletrônica – as festas raves – que abalavam o litoral leste dominicano.

Por um instante, tentei imaginar as suas areias cobertas de gente bacana dançando até o sol despontar sobre o azul cintilante de suas águas.

Hoje, poucos surfistas se atrevem nas pequenas ondas que se formam preguiçosamente.

Playa Guayacanes

Já na província de San Pedro de Macoris, a seis quilômetros adiante, está a Playa de Guayacanes.

Mais urbanizada, ela é mais frequentada por turistas que querem fugir dos preços abusivos de Punta Cana e suas irmãs mais abastadas.

Playa del Pescador

Também em Guayacanes, a praia, como o nome diz, é reduto de pescadores.

Basta esperar por alguns minutos e você verá os barcos apontarem no horizonte trazendo enormes peixes a bordo.

República Dominicana além de Punta Cana

Um ponto positivo disso é que o pescado é sempre fresco. Então, não hesite, sente-se na barraca Playa del Pescador e peça um ceviche e um chicharon de pescado com mandioca e batata doce fritas.

Parque Nacional del Este

Avançando no meu trajeto, chego ao Parque Nacional del Este.

Essa imensa reserva ambiental tem 42 mil hectares e está localizada no extremo sudeste do país, na província de La Altagracia.

Ele é o parque ecológico mais visitado do país, principalmente por estar próxima de uma das áreas que mais atrai turistas na República Dominicana.

Mas não são apenas os turistas que encontram refúgio nessas terras férteis – o navegador Cristóvão Colombo chegou a essa área durante a sua viagem, enquanto fugia de uma furiosa tempestade tropical.

Isla Saona

Essa pequena ilha está localizada ao sul do Parque Nacional del Este e também é uma área ambientalmente protegida.

Para chegar até ela, você precisa contratar um serviço de lancha na praia de Bayahibe.

Foto: Reynaldo Anibal

A viagem que começa por volta das nove horas e deve terminar antes das 16 horas – tempo limite para permanência na ilha. Durante o trajeto, há paradas para mergulhos com esnórquel.

Playa Dominicus

Nessa praia você vai experimentar um pouco do estilo Punta Cana de fazer turismo.

Os imensos hotéis, que ocupam quase toda a praia, estendem suas barracas e cadeiras onde turistas do mundo inteiro descansam tranquilamente.

República Dominicana além de Punta Cana

Em um dos extremos, um customizado farol chama a atenção. Aos seus pés, gringos bebem, comem e se refrigeram com a brisa que vem do mar.

Como explorar a região de Punta Cana

Quando ir

De junho a setembro, a ocorrência de furacões e tempestades ciclônicas pode ser maior. É nesse período que os preços quase batem no chão, já que o número de turistas cai bastante.

Dezembro e janeiro sãos os meses mais movimentados. Nessa época, o céu é o limite para os preços.

República Dominicana além de Punta Cana

Os dominicanos têm orgulho de afirmar que o seu país tem sol e calor o ano inteiro – eu diria que eles têm calor o ano inteiro, pois mesmo nos dias nublados, a alta umidade do ar nos faz transpirar como nunca.

Como chegar

Para chegar a Punta Cana de carro, basta seguir pela Autopista Las Americas, que mais à frente se transforma na Autopista del Este – há cobrança de pedágio.

O trânsito nas principais cidades dominicanas é tão complexo que eu acho bom você entender o trânsito de Santo Domingo.

A mais importante empresa de ônibus do país é a Caribe Tour, que tem uma frota nova que nos leva a diferentes pontos do país.

Outras empresas, como a Metro e Expreso Bávaro, também têm saídas regulares.

O principal aeroporto da República Dominicana é o Aeroporto Internacional Las Américas (SDQ), mas não há voos diretos saindo do Brasil.

A Gol costumava operar voos para a capital dominicana e para Punta Cana, a 198 quilômetros, mas a rota para a Santo Domingo está suspensa.

Outras companhias aéreas fazem o trecho de Guarulhos a Santo Domingo, como Copa Airlines, Avianca e Latam, mas com conexões em outros países.

Onde ficar

Santo Domingo é uma cidade complexa, agitada e com um trânsito mais que caótico –nos momentos de pico, os engarrafamentos são quilométricos.

Por isso, escolher bem onde ficar faz toda a diferença: para conhecer melhor a cidade e seus arredores, o ideal é ficar no Centro.

→ Melhores hotéis de Santo Domingo

Informações Básicas

Visto

Brasileiros não precisam de visto para entrar e permanecer na República Dominicana por até 90 dias.

Documentos

Você precisar apresentar o passaporte com validade de seis meses. Carteira de identidade não é aceita.

Dinheiro

A moeda oficial é o peso dominicano, representado pela sigla RD$. A melhor opção é levar dólares. 

Vacinas

Nenhuma vacina é obrigatória, independentemente do motivo da viagem e da idade do viajante.

Informações sobre covid-19

Desde 23 de abril de 2022, não é necessário apresentar o comprovante de vacinação para covid-19 nem testes RT-PCR ou de antígeno (teste rápido) negativos para entrar na República Dominicana. Testes aleatórios também estão suspensos.

Seguro viagem

Apesar de não ser obrigatório,  viajar sem um seguro viagem com cobertura para covid-19 não é uma boa ideia. 

O custo de um seguro viagem é menor do que se costuma pensar e ele garante que você também terá atendimento em casos de emergências médicas comuns, como acidentes de trânsito, intoxicações alimentares, acidentes vasculares e infartos cardíacos, por exemplo.

Se você for fazer qualquer atividade de risco – como mergulhar de cilindro ou praticar outros esportes de aventura – o seguro passa a ser essencial para sua viagem. Pode confiar em mim!

→ PLANOS MAIS INDICADOS

Eu sempre uso a plataforma da Seguros Promo para comparar valores antes de fazer a compra. Eles têm um suporte muito eficiente e preços sempre muito bons.

O plano TRAVEL ASSIST 30 AM. LATINA +COVID-19 tem cobertura médica e hospitalar de até USD 30.000 e um custo-benefício muito bom: ele é um dos preferidos dos viajantes.

GTA 9 SLIM AMÉR. LATINA é um dos seguros mais baratos, mas ele só tem USD 9.600 de despesas médicas e hospitalares.

O meu preferido é o AC 35 MUNDO COVID-19 (Exceto EUA), que é super completo e tem cobertura de assistência médica e hospitalar de até USD 35.000.

Veja mais dicas da República Dominicana

Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida é só deixar sua pergunta nos comentários que eu respondo.

Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver outras dicas da República Dominicana.

SOBRE O AUTOR

COMENTÁRIOS

37 respostas

  1. Oi, Margareth.

    Sim, a melhor área é a Zona Colonial. Pode ficar sem medo.
    As outras áreas não são tão interessantes e depender de transporte público aqui é tenso.

    Um abraço.

  2. Olá , sempre direto nos seus blog , para o turista de 1* viagem para o destino ou quer mais detalhes é uma ” mão na roda” ! Estaremos [família /adultos] indo para Republica Dominica agora em Janeiro , férias 12 dias e programação em cima da hora. Nosso roteiro compõem Sto Domingo, Puerto Plata, Samaná e Punta Cana [resort 3 dias $$$], regressando à Sto /domingo devido ao preço do aéreo.
    Compensa ficar hospedado na zona Colonial de Sto Domingo nos 2 períodos?
    Hotel/ Apart Hotel com cozinha ? Pelo que vasculhei em sites a refeição é cara !
    Nosso objetivo em qualquer lugar é explorar a região !!

  3. Oi, Antonio.

    O período de furacões não significa que vai ter furacão. De qualquer forma, os países ficam em alerta, preparados para isso.
    Seria muito azar coincidir que um furacão chegue por aqui justamente na semana de suas férias, não é mesmo?
    Porém, a possibilidade existe.
    Além disso, nessa época, o clima fica mais instável, podendo ter longos dias nublados ou chuvosos.
    Com isso, você pode avaliar o que considera melhor.

    Um abraço.

  4. Prezado Moulin,

    terei uma semana de férias em agosto ou em setembro/2018, e estava pretendendo conhecer Punta-Cana com a minha familia (eu, minha mulher e dois filhos – uma de 4 anos e o outro de 11 anos). Ocorre que, esta epoca, a possibilidade de furacões é alta. Qual seria a sua recomendação?

  5. Oi, Carlos.

    Geralmente, a medicação deve ser levada em sua caixa original e a receita do médico deve acompanhar, preferencialmente, no idioma do país para aonde vai. Mas, se não der, em português mesmo isso se resolve.
    Como são apenas 12 dias, você não deverá ter problema. Eu também uso medicação continuada e nunca tive problema.

    Um abraço.

  6. Bom dia, sempre que pergunto sobre alugar um carro em punta cana, as pessoas me dizem que é perigoso e que é melhor contratar um serviço de transfer. Gostaria muito de poder alugar um carro pois ficarei uns dias em Bayahibe e outros em Punta cana. Poderia me informa se realmente é pergoso?

  7. Oi Rúbia,

    A melhor opção é alugar um carro, mas você pode usar os ônibus locais também. Se estiver de carro, da pra fazer um bate-volta na maioria delas, mas nas mais distantes é bom se programar para ficar por lá. Não podendo pernoitar nas praias, um dia em cada uma delas é o suficiente pra experimentar o essencial.

    Um abraço.

  8. Olá! Parabéns pelos posts.
    Lendo as postagens, como nunca estive na RD, fiquei com dúvidas. Para quem esta em Santo Domingo e quer visitar essas praias, qual o melhor meio de locomoção? Alugar um carro, legar um ônibus de dominicanos ou há transfers? E, quanto tempo recomendas em cada uma dessas praias? Todas merecem um dia de visita?
    Obrigada!

  9. Que coisa horrível, Nely. Se ela não puder, diga que eu vou no lugar dela. 🙂

    Vamos lá. Sim, é bem fácil comprar remédios, mas não se esqueça de que muitos precisarão da receita de um médico. Então, eu não aconselho que ela viaje sem um seguro viagem. Veja esse link: https://www.penaestrada.blog.br/wp-content/uploads/2015/05/seguro.png

    Quanto às roupas, não há restrições, principalmente em Punta Cana que é uma área muito turística. Lá é sempre muito quente, mas um casaco para os dias mais frios não vai atrapalhar.

    Um abraço.

  10. Bom dia!

    Minha filha vai passar uns tempos ai em Punta Cana, vão morar…… Ruim né?
    Como mãe estou preocupada com algumas coisas, quem sabe vc possa me ajudar?
    Remédios é fácil comprar?
    Roupas, ela pode levar shorts, vestidos chinelos ou a cidade tem restrições?
    Roupas de frio é necessário para a noite, ou faz calor dia e noite?
    Aguardo sua ajuda,

    Abraços,

    Nely

  11. Olá Altier, você tem contato de alguma brasileiro que vive lá? Pode me passar? Obrigada.

  12. Oi Ceci,

    Nosso foco é o turismo, logo não temos como informar sobre como é viver no país e como são remunerados seus profissionais.

    Um abraço!

  13. Me apaixonei por este lugar e gostaria de saber se é difícil viver e trabalhar neste lugar. Sou técnica em estética e massagem. Paga-se bem?

  14. To lendo e vendo suas viagens e estou adorando. Fui a Punta Cana este ano. Também adoro viajar. Parabéns!

  15. Oi Liliane,

    Obrigado por nos acompanhar e por sua mensagem. Isso mostra que estou no caminho certo.

    Um abraço!

  16. Estou morando aqui e pode ter certeza que você deu um registro fiel do que é a República Dominicana. Parabéns…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *