Somos primeiro no Prêmio Europa de Comunicação

10

Atualizado em 27 de setembro de 2017

Em julho do ano passado, eu estive em Terezín, cidade que fica pertinho de Praga, na República Tcheca. Lá, visitei um dos muitos centros de horror patrocinados pelo regime nazista, durante a Segunda Guerra Mundial. Quando deixei aquele lugar, meu coração estava dilacerado e me faltavam palavras para explicar o que vi e senti.

Algum tempo depois, as palavras apareceram e nasceu texto: O campo de concentração de Terezín, que ganhou o primeiro lugar no Prêmio Europa de Comunicação, na categoria online.

A premiação é organizada pela Comissão Europeia de Turismo no Brasil (ETC), formada por Alemanha, Bélgica-Flandres, Dinamarca, Espanha, Itália, Mônaco, Noruega, Portugal, República Tcheca e Suíça, e homenageia jornalistas e profissionais de mídia que incentivam o turismo no continente.

Mais de 200 publicações foram analisadas pelo júri, composto por Edmar Bull, presidente da ABAV, Helena Jacob, professora de Jornalismo da Universidade Cásper Libero, e Silvia Barreto, professora da Escola de Turismo e Hospitalidade da Universidade Anhembi Morumbi. Juntos, eles escolheram os vencedores da edição 2017:

Categoria Audiovisual
1° lugar: Pedro Vedova, Pérola do Oriente, Jornal Hoje – Rede Globo
2° lugar: Tiago Caramuru, Trem do Chocolate na Suíça, 3 em 3
3° lugar: Daniella Carlini, Circo Máximo de Roma, para Jornal Hoje – Rede Globo

Categoria Online
1° lugar: Altier Moulin, O campo de concentração de Terezín, Pé na Estrada
2° lugar: Ailin Aleixo, Uma arrebatadora e deliciosa imersão siciliana em Palermo, Gastrolândia
3° lugar: Silvia Reali Fragoso, A viagem do grafite, para Viagens Plásticas – O Estado de São Paulo

Categoria Impresso
1° lugar: Paulo Basso Jr, Noruega Reluzente, Viaje Mais Luxo
2° lugar: Karin Hoch, Um jeito diferente de curtir Portugal, Viaje Mais
3° lugar: Mari Campos, Lagos Italianos, para Viajar pelo Mundo

Todos os vencedores foram anunciados durante cerimônia realizada na Casa Consular da Bélgica no Brasil, no dia 25 de setembro de 2017. Os primeiros colocados de cada categoria ganharam uma viagem com acompanhante para Croácia, Eslovênia e Portugal, por meio do stopover da TAP Air Portugal.

Somos primeiro no Prêmio Europa de Comunicação

Eu, Manuela Aragão, que representou Pedro Vedova, e Paulo Basso Jr.

Somos primeiro no Prêmio Europa de Comunicação

Os finalistas da categoria online.

Prêmio Europa de Comunicação

Conhecido como o Oscar do segmento de turismo, o Prêmio Europa de Comunicação é entregue há 28 anos. A European Travel Commission (ETC) é uma organização sem fins lucrativos, fundada em 1948, e responsável pela promoção da Europa como destino turístico. A organização, hoje, é composta por 32 órgãos nacionais de promoção do turismo de países europeus.

SOBRE O AUTOR

Altier Moulin

Sou jornalista, capixaba e apaixonado pelo universo viajante. Sempre gostei de contar histórias e de extrair do cotidiano um valor que muitos não percebem. Quando criança, sonhava em viajar pelo mundo e, já adulto, isso virou um propósito de vida.

10 Comentários

Escreva um comentário