A capital de Pernambuco é cheia de encantos: nossos olhos se enchem com as belezas naturais, com as praias e com os muitos monumentos históricos, mas o que talvez você ainda precisa saber é que há excelentes restaurantes em Recife – com opções para todos os gostos e bolsos.
Neste artigo, eu vou explicar sobre:
30 restaurantes em Recife para comer bem
Escolher os melhores restaurantes de Recife não foi uma tarefa fácil.
É que a cidade tem muitas opções, cada uma com suas particularidades: tem restaurante de comida nordestina, contemporânea, italiana, argentina, japonesa, vegetariana e vegana, e, claro, de comida caseira brasileira, do jeitinho que a gente gosta.
Se você estiver pronto para ficar de água na boca, vamos para a lista dos melhores restaurantes de Recife.
1. Mercado Restaurante
O Mercado Restaurante serve comida nordestina com muito orgulho. As releituras de alguns pratos tradicionais, como o baião de dois, são imperdíveis e o mais interessante é que dá para provar o menu executivo, que tem opções a um custo muito interessante.
2. Magmineirin
O Magmineirin serve pratos da culinária mineira com um toque todo especial da gastronomia nordestina. É uma junção de sabores e texturas que resultam na combinação perfeita.
3. Kojima Recife
O Kojima Recife é um restaurante de gastronomia japonesa – mas não apenas – com menu inovador e ambiente intimista. O frescor dos ingredientes e proporção correta dos sabores resultam no melhor ceviche que já provei. Vale a pena mesmo!
4. Mingus Zé Maria
O Mingus Zé Maria oferece pratos deliciosos que nos proporcionam três etapas de pleno prazer: a contemplação, a felicidade e o compartilhamento de bons momentos. Um motivo para conhecer o restaurante é Parmê, opção ideal para o seu domingo.
5. Dom Ferreira Forneria
O Dom Ferreira Forneria tem o melhor da culinária contemporânea. Os pratos da casa são muitos bons, mas as pizzas são as minha favoritas, sequinhas, com massa leve e sempre muito saborosas.
6. Garden, comida com afeto
O Garden, comida com afeto tem uma proposta acolhedora e um cardápio recheado de comida saudável, que inclui sucos vitaminas, sanduíches, pizza, sushi e muito mais. Vale a pena colocar na sua lista de restaurantes para conhecer em Recife.
7. We Lov
O We Lov é um bistrô que serve café e almoço com um estilo muito peculiar, atento aos detalhes da preparação do prato, mas também da apresentação: tudo é muito lindo e a gente começa a comer com os olhos, né?
8. Emê Cafeteria e Bistrô
O Emê Cafeteria e Bistrô tem muito sabor e frescor, como no toaste com queijo de cabra, mel e figo fresco. Simplesmente irresistível! Eu provei e não consegui ficar em um só – tive que repetir.
9. Terraço Capibaribe
O Terraço Capibaribe tem cozinha contemporânea à beira do Rio Capibaribe. Seus pratos têm tanto sabor que a gente nem sabe por onde começar.
Mas vamos pelo começo mesmo: filé mignon ao molho roti e mini cebolas, acompanhado de arroz negro e purê de batata inglesa com queijo parmesão. Sem decepções!
10. Manu Tenório Culinária Saudável
O Manu Tenório Culinária Saudável segue a linha da gastronomia natural e seus pratos são feitos com produtos frescos e da estação.
Um saboroso exemplos é esta massa vegana de penne com molho bechamel e tomate com almôndegas de berinjela.
O prato leva ainda tofu, tomate, berinjela, azeite de oliva, alho poró, amêndoa, parmesão vegano, manjericão, especiarias e levedura nutricional.
11. Recanto
Para quem gosta de comida de boteco, o Recanto é imperdível. Cerveja gelada, música boa, atendimento super simpático e um cardápio bem interessante: com caranguejo, que eu adoro. No domingo o prato oficial é a peixada com camarão. Vale a pena experimentar.
12. Arvo Restaurante
O Arvo Restaurante se propõe a ser a reinvenção e evolução da culinária regional, liderado pelo chef Pedro Godoy.
Um dos pratos mais famosos dos restaurante leva camarão e polvo levemente empanados e lambuzados em manteiga de camarão com tomilho e alho. Acompanha arroz cremoso de passa de caju feita na casa, farofa de salsa e salada cítrica com base de acelga e sunomono de pepino. Imperdível!
13. Olegária
O Olegária é um dos meu preferidos e ele tem o quintal mais gostoso do Poço da Panela, bairro nobre da capital pernambucana. Ostras servidas em uma sexta-feira de sol radiante acompanhada com uma cervejinha gelada é pra glorificar de pé.
14. Saborami
O Saborami é um restaurante self-service com uma variedade enorme de pratos e com muita qualidade no preparo dos alimentos. Ele organiza semanas temáticas e, assim, podemos descobrir pratos famosos da culinária mundial pagando preços justos.
15. My Burger Artesanal
O My Burger Artesanal é a hamburgueria mais mais premiado do Recife. Só por isso você já pode imaginar que ela é um sucesso na cidade e super concorrida. Mas vale apena experimentar um dos clássicos do cardápio ou montar um lanche do seu jeito. O que acha?
16. Lupi Pizzeria
E não é que tudo acaba em pizza na Lupi Pizzaria? Uma boa ideia para encerrar o a noite se despedir dos amigos na viagem é comendo uma das pizzas mais saborosas da cidade – que vai deixar lembrança.
17. Entre Amigos o Bode
Comer bem no Entre Amigos o Bode é muito fácil: uma simples porção de camarões ao alho e óleo, temperadinho e delicioso do jeitinho que só eles sabem fazer é o suficiente para começar bem a noite explorando o cardápio cheio de maravilhas.
18. Coco Bambu
O Coco Bambu é um lugar para ir de olhos fechados, mas não deixe de experimentar o Camarão Mônaco, a novidade que já foi provada e aprovada: camarões empanados acompanhados de risoto de aspargos e parmesão.
19. Bode Do Nô
O Bode Do Nô é perfeito para o happy hour. Ele serve comida de boteco e pratos tradicionais da culinária nordestina, como o saborosíssimo baião de dois amostrado e cremoso. É demais!
20. Pina Cocktails & Co
O Pina Cocktails & Co tem a incrível habilidade de harmonizar drinques e vinhos com pratos autorais feitos usando os melhores produtos para garantir uma incrível explosão de sabores em nossa boca.
Assim é com o bolinho de cupim acompanhado de um molho incrível de cranberry com especiarias – tem que pedir um drinque para acompanhá-lo.
21. Vetro Ristrot e Fusion Lounge
O Vetro Ristrot e Fusion Lounge é um restaurante de alta gastronomia que, de quinta a sábado, tem várias opções de menu executivo, como o incrível Arroz de Polvo.
O menu de três etapas vale par almoço de quinta a sábado, das 12h às 15h, exceto feriado.
22. Nez Bistrô
O Nez Bistrô está de cardápio novo, cheio de maravilhosas opções, como esta terrine de chocolate com café que não dá para resistir – é a minha sobremesa preferida do restaurante.
23. Restaurante Leite
O Restaurante Leite funciona desde 1882, isso faz dele o restaurante mais antigo do Brasil em funcionamento. Que incrível, não é mesmo? E como em uma original casa portuguesa, não pode faltar os deliciosos pastéis de nata. É um dos restaurantes em Recife que eu tenho certeza de que você via gostar de conhecer.
24. Chiwake Cozinha Peruana
O Chiwake Cozinha Peruana é comandado pelo chef Biba Fernandes e tem pratos da região dos Andes com uma influência brasileira que são verdadeiras obra primas.
O meu favorito é o filé mignon grelhado em salsa cremosa de cogumelos, batatas fritas rústicas e arroz de açafrão com espinafre.
25. Pobre Juan
O Pobre Juan é um restaurante especializado em cortes nobres assados na típica parrilla argentina. É um dos mais famosos da cidade para que gosta de uma boa carne e daquele happy hour com cerveja gelada. É sem decepção!
26. Vasto Recife
Restaurante da rede Coco Bambu, o Vasto Recife tem um cardápio bem variado, com carnes, peixes, frutos do mar e comida japoneca. O hot philadelphia é uma delícia, perfeito para quem curte comer aquele sushizinho.
27. Parraxaxá
O Parraxaxá tem comida tradicional nordestina, como a famosa buchada, feita com as entranhas do bode e cozidas em bolsas feitas com o próprio estômago do animal.
28. Cia do Chopp
Desde 1984, o melhor lugar do Recife para beber, comer e ser feliz. Se você está procurando por comida de boteco, o Cia do Chopp é o lugar certo. A cestinha te pastel é feita na hora e com uma cerveja gelada fica imoral.
29. Douro In Restaurante
O Douro In Restaurante é um dos melhores restaurante em Recife e serve um dos pratos que mais gosto na culinária portuguesa: o polvo à lagareiro. Tentáculos de polvo salteado no azeite de alho, serviço com brócolis, batata bolinha e arroz de salsa – uma ótima dica para o almoço do fim de semana.
O The Black Angus Premium Steak é especialista em carne suculenta, mas o cardápio é cheio de pratos com frutos do mar, saladas saborosas e fresquinha, e porções perfeitas para um happy hour. As sobremesas também são sensacionais.
Tem que provar
Cuscuz nordestino
Ele faz parte das manhãs da maioria dos pernambucanos e dá para comer cuscuz nordestino em todas as padarias e restaurantes de Recife – em qualquer hora do dia.
Essa iguaria é feita com uma espécie de farinha de milho e tradicionalmente é servido com ovos, manteiga e queijo coalho, mas cada família tem sua receita particular – o meu preferido é com carne de sol.
Bolo Souza Leão
A receita deste bolo surgiu durante o período em que o Brasil era colônia de Portugal e, como você pode imaginar, o sobrenome da família que produziu essa maravilha da culinária acabou dando nome ao bolo.
Ele é feito com massa de mandioca, leite de coco, açúcar manteiga e ovos, e tem uma consistência cremosa com a de um pudim e cor ama amarelada.
O bolo Souza Leão é considerado Patrimônio Cultural e Imaterial de Pernambuco e sempre está presentes nas festas tradicionais de família.
Bolo de rolo
O mais tradicional prato da confeitaria pernambucana parecem um rocambole de massa fininha, recheado com goiabada e polvilhado com farinha. É outra receita que entrou para a lista de Patrimônio Cultural e Imaterial de Pernambuco.
Adorara por pernambucanos e por turistas, é fácil encontrar em mercados, padarias, restaurantes –servido com acompanhamentos – e lojinhas de lembrancinhas de viagem.
Cartola
Um prato simples, mas muito saboroso e que sempre está presenta na mesa dos pernambucanos. Ele é feito com uma banana frita na manteiga de garrafa, queijo, açúcar e canela.
Por toda a tradição que esse prato carrega – além de ser considerada Patrimônio Imaterial de Pernambuco – é incrível perceber como cada família dá um toque especial à receita original fazendo o prato ter infinitas possibilidade.
0 comentários