Pesquisar
Close this search box.

30 restaurantes em Recife que você precisa conhecer

Atualizado em 10 de janeiro de 2024 – POR ALTIER MOULIN

Restaurantes em Recife

A capital de Pernambuco é cheia de encantos: nossos olhos se enchem com as belezas naturais, com as praias e com os muitos monumentos históricos, mas o que talvez você ainda precisa saber é que há excelentes restaurantes em Recife – com opções para todos os gostos e bolsos.

30 restaurantes em Recife para comer bem

Escolher os melhores restaurantes de Recife não foi uma tarefa fácil.

É que a cidade tem muitas opções, cada uma com suas particularidades: tem restaurante de comida nordestina, contemporânea, italiana, argentina, japonesa, vegetariana e vegana, e, claro, de comida caseira brasileira, do jeitinho que a gente gosta.

Se você estiver pronto para ficar de água na boca, vamos para a lista dos melhores restaurantes de Recife.

1. Mercado Restaurante

O Mercado Restaurante serve comida nordestina com muito orgulho. As releituras de alguns pratos tradicionais, como o baião de dois, são imperdíveis e o mais interessante é que dá para provar o menu executivo,  que tem opções a um custo muito interessante.

Restaurantes em Recife

2. Magmineirin

O Magmineirin serve pratos da culinária mineira com um toque todo especial da gastronomia nordestina. É uma junção de sabores e texturas que resultam na combinação perfeita.

Restaurantes em Recife

3. Kojima Recife

O Kojima Recife é um restaurante de gastronomia japonesa – mas não apenas – com menu inovador e ambiente intimista. O frescor dos ingredientes e proporção correta dos sabores resultam no melhor ceviche que já provei. Vale a pena mesmo!

Restaurantes em Recife

4. Mingus Zé Maria

O Mingus Zé Maria oferece pratos deliciosos que nos proporcionam três etapas de pleno prazer: a contemplação, a felicidade e o compartilhamento de bons momentos. Um motivo para conhecer o restaurante é Parmê, opção ideal para o seu domingo.

5. Dom Ferreira Forneria

O Dom Ferreira Forneria tem o melhor da culinária contemporânea. Os pratos da casa são muitos bons, mas as pizzas são as minha favoritas, sequinhas, com massa leve e sempre muito saborosas.

Restaurantes em Recife

6. Garden, comida com afeto

O Garden, comida com afeto tem uma proposta acolhedora e um cardápio recheado de comida saudável, que inclui sucos vitaminas, sanduíches, pizza, sushi e muito mais. Vale a pena colocar na sua lista de restaurantes para conhecer em Recife.

Restaurantes em Recife

7. We Lov

O We Lov é um bistrô que serve café e almoço com um estilo muito peculiar, atento aos detalhes da preparação do prato, mas também da apresentação: tudo é muito lindo e a gente começa a comer com os olhos, né?

Restaurantes em Recife

8. Emê Cafeteria e Bistrô

O Emê Cafeteria e Bistrô tem muito sabor e frescor, como no toaste com queijo de cabra, mel e figo fresco. Simplesmente irresistível! Eu provei e não consegui ficar em um só – tive que repetir.

9. Terraço Capibaribe

O Terraço Capibaribe tem cozinha contemporânea à beira do Rio Capibaribe. Seus pratos têm tanto sabor que a gente nem sabe por onde começar.

Mas vamos pelo começo mesmo: filé mignon ao molho roti e mini cebolas, acompanhado de arroz negro e purê de batata inglesa com queijo parmesão. Sem decepções!

Restaurantes em Recife

10. Manu Tenório Culinária Saudável

O Manu Tenório Culinária Saudável segue a linha da gastronomia natural e seus pratos são feitos com produtos frescos e da estação.

Um saboroso exemplos é esta massa vegana de penne com molho bechamel e tomate com almôndegas de berinjela.

O prato leva ainda tofu, tomate, berinjela, azeite de oliva, alho poró, amêndoa, parmesão vegano, manjericão, especiarias e levedura nutricional.

Restaurantes em Recife

11. Recanto

Para quem gosta de comida de boteco, o Recanto é imperdível. Cerveja gelada, música boa, atendimento super simpático e um cardápio bem interessante: com caranguejo, que eu adoro. No domingo o prato oficial é a peixada com camarão. Vale a pena experimentar.

Restaurantes em Recife

12. Arvo Restaurante

O Arvo Restaurante se propõe a ser a reinvenção e evolução da culinária regional, liderado pelo chef Pedro Godoy.

Um dos pratos mais famosos dos restaurante leva camarão e polvo levemente empanados e lambuzados em manteiga de camarão com tomilho e alho. Acompanha arroz cremoso de passa de caju feita na casa, farofa de salsa e salada cítrica com base de acelga e sunomono de pepino. Imperdível!

Restaurantes em Recife

13. Olegária

O Olegária é um dos meu preferidos e ele tem o quintal mais gostoso do Poço da Panela, bairro nobre da capital pernambucana. Ostras servidas em uma sexta-feira de sol radiante acompanhada com uma cervejinha gelada é pra glorificar de pé.

Restaurantes em Recife

14. Saborami

O Saborami é um restaurante self-service com uma variedade enorme de pratos e com muita qualidade no preparo dos alimentos. Ele organiza semanas temáticas e, assim, podemos descobrir pratos famosos da culinária mundial pagando preços justos.

15. My Burger Artesanal

O My Burger Artesanal é a hamburgueria mais  mais premiado do Recife. Só por isso você já pode imaginar que ela é um sucesso na cidade e super concorrida. Mas vale apena experimentar um dos clássicos do cardápio ou montar um lanche do seu jeito. O que acha?

16. Lupi Pizzeria

E não é que tudo acaba em pizza na Lupi Pizzaria? Uma boa ideia para encerrar o a noite se despedir dos amigos na viagem é comendo uma das pizzas mais saborosas da cidade – que vai deixar lembrança.

17. Entre Amigos o Bode

Comer bem no Entre Amigos o Bode é muito fácil: uma simples porção de camarões ao alho e óleo, temperadinho e delicioso do jeitinho que só eles sabem fazer é o suficiente para começar bem a noite explorando o cardápio cheio de maravilhas.

18. Coco Bambu

O Coco Bambu é um lugar para ir de olhos fechados, mas não deixe de experimentar o Camarão Mônaco, a novidade que já foi provada e aprovada: camarões empanados acompanhados de risoto de aspargos e parmesão.

19. Bode Do Nô

O Bode Do Nô é perfeito para o happy hour. Ele serve comida de boteco e pratos tradicionais da culinária nordestina, como o saborosíssimo baião de dois amostrado e cremoso. É demais!

20. Pina Cocktails & Co

O Pina Cocktails & Co tem a incrível habilidade de harmonizar drinques e vinhos com pratos autorais feitos usando os melhores produtos para garantir uma incrível explosão de sabores em nossa boca.

Assim é com o bolinho de cupim acompanhado de um molho incrível de cranberry com especiarias – tem que pedir um drinque para acompanhá-lo.

21. Vetro Ristrot e Fusion Lounge

O Vetro Ristrot e Fusion Lounge é um restaurante de alta gastronomia que, de quinta a sábado, tem várias opções de menu executivo, como o incrível Arroz de Polvo.

O menu de três etapas vale par almoço de quinta a sábado, das 12h às 15h, exceto feriado.

22. Nez Bistrô

O Nez Bistrô está de cardápio novo, cheio de maravilhosas opções, como esta terrine de chocolate com café que não dá para resistir – é a minha sobremesa preferida do restaurante.

23. Restaurante Leite

O Restaurante Leite funciona desde 1882, isso faz dele o restaurante mais antigo do Brasil em funcionamento. Que incrível, não é mesmo? E como em uma original casa portuguesa, não pode faltar os deliciosos pastéis de nata. É um dos restaurantes em Recife que eu tenho certeza de que você via gostar de conhecer.

24. Chiwake Cozinha Peruana

O Chiwake Cozinha Peruana é comandado pelo chef  Biba Fernandes e tem pratos da região dos Andes com uma influência brasileira que são verdadeiras obra primas.

O meu favorito é o filé mignon grelhado em salsa cremosa de cogumelos, batatas fritas rústicas e arroz de açafrão com espinafre.

25. Pobre Juan

O Pobre Juan é um restaurante especializado em cortes nobres assados na típica parrilla argentina. É um dos mais famosos da cidade para que gosta de uma boa carne e daquele happy hour com cerveja gelada. É sem decepção!

26. Vasto Recife

Restaurante da rede Coco Bambu, o Vasto Recife tem um cardápio bem variado, com carnes, peixes, frutos do mar e comida japoneca. O hot philadelphia é uma delícia, perfeito para quem curte comer aquele sushizinho.

27. Parraxaxá

O Parraxaxá tem comida tradicional nordestina, como a famosa buchada, feita com as entranhas do bode e cozidas em bolsas feitas com o próprio estômago do animal.

28. Cia do Chopp

Desde 1984, o melhor lugar do Recife para beber, comer e ser feliz. Se você está procurando por comida de boteco, o Cia do Chopp é o lugar certo. A cestinha te pastel é feita na hora e com uma cerveja gelada fica imoral.

29. Douro In Restaurante

O Douro In Restaurante é um dos melhores restaurante em Recife e serve um dos pratos que mais gosto na culinária portuguesa: o polvo à lagareiro. Tentáculos de polvo salteado no azeite de alho, serviço com brócolis, batata bolinha e arroz de salsa – uma ótima dica para o almoço do fim de semana.

30. The Black Angus Premium Steak

O The Black Angus Premium Steak é especialista em carne suculenta, mas o cardápio é cheio de pratos com frutos do mar, saladas saborosas e fresquinha, e porções perfeitas para um happy hour. As sobremesas também são sensacionais.

Tem que provar

Cuscuz nordestino

Ele faz parte das manhãs da maioria dos pernambucanos e dá para comer cuscuz nordestino em todas as padarias e restaurantes de Recife – em qualquer hora do dia.

Essa iguaria é feita com uma espécie de farinha de milho e tradicionalmente é servido com ovos, manteiga e queijo coalho, mas cada família tem sua receita particular – o meu preferido é com carne de sol.

Bolo Souza Leão

A receita deste bolo surgiu durante o período em que o Brasil era colônia de Portugal e, como você pode imaginar, o sobrenome da família que produziu essa maravilha da culinária acabou dando nome ao bolo.

Ele é feito com massa de mandioca, leite de coco, açúcar manteiga e ovos, e tem uma consistência cremosa com a de um pudim e cor ama amarelada.

O bolo Souza Leão é considerado Patrimônio Cultural e Imaterial de Pernambuco e sempre está presentes nas festas tradicionais de família.

Bolo de rolo

O mais tradicional prato da confeitaria pernambucana parecem um rocambole de massa fininha, recheado com goiabada e polvilhado com farinha. É outra receita que entrou para a lista de Patrimônio Cultural e Imaterial de Pernambuco.

Adorara por pernambucanos e por turistas, é fácil encontrar em mercados, padarias, restaurantes –servido com acompanhamentos – e lojinhas de lembrancinhas de viagem.

Cartola

Um prato simples, mas muito saboroso e que sempre está presenta na mesa dos pernambucanos. Ele é feito com uma banana frita na manteiga de garrafa, queijo, açúcar e canela.

Por toda a tradição que esse prato carrega  – além de ser considerada Patrimônio Imaterial de Pernambuco – é incrível perceber como cada família dá um toque especial à receita original fazendo o prato ter infinitas possibilidade.

Veja mais dicas de Pernambuco

Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo.

Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver outras dicas de Pernambuco.

SOBRE O AUTOR

COMENTÁRIOS

Uma resposta

  1. Como assim o Chica Pitanga, o Ta San Yuen e o Sétima Arte não estão nessa lista? Ahhhhhhhhhhhhhh

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *