Como é visitar a Oficina Brenand, em Recife

2

Atualizado em 28 de fevereiro de 2018

A Oficina Brenand é uma mistura de parque com museu a céu aberto. É aqui que funciona o ateliê e a fábrica das peças de cerâmica produzidas por Francisco Brenand. O artista é famoso pela originalidade de suas esculturas que, quase sempre, têm um tom de erotismo e misticismo. Visitar a Oficina Brenand é quase uma obrigação para quem vem a Recife. Para te ajudar a se programar, eu conto como é esse passeio.

Construída onde funcionou uma antiga fábrica de cerâmicas, a oficina tem jardins desenhados por Burle Marx, com lagos e esculturas enormes feitas em cerâmica. Inaugurada em 1971, a oficina ocupa o amplo pátio onde o artista brincava quando criança. Hoje, se você der sorte, pode encontrar Francisco Brenand, que já está prestes a completar 90 anos, caminhando entre as suas obras.

São mais de duas mil peças espalhadas por 15 mil metros quadrados de área verde finamente bem cuidada, e para conhecer um pouco disso tudo o ideal é vir sem pressa. Caminhe pelos corredores do Templo Central, visite os galpões com as esculturas e pinturas, relaxe na Praça Burle Marx e esqueça o tempo enquanto saboreia um cappuccino no café do museu.

Reserve já o seu hotel em Recife e garanta os melhores preços. 

Em vários momentos dessa visita você vai perceber o tom sombrio e místico que envolve os ambientes. Esse é um tema adorado por Brenand e que fica explícito no Templo do Sacrifício e em outras salas que lembram locais de culto ou de rituais primitivos.

Se quiser ver mais da arte de Brenand, caminhe pela cidade de Recife. Monumentos do artista podem ser apreciados no Parque Esculturas de Francisco Brenand, pertinho da Praça do Marco Zero.

Oficina Brenand

As primeiras esculturas da Oficina Brenand.

Oficina Brenand

A entrada principal uma das paredes do Templo Central.

Oficina Brenand

O artista que, quase sempre, passeia entre suas obras.

Oficina Brenand

O erotismo nas obras de Brenand.

Como visitar a Oficina Brenand

Como chegar | A Oficina Brenand fica na propriedade Santos Cosme e Damião, no bairro da Várzea. A melhor opção é ir de carro ou de táxi, já que você precisará caminhar por cerca de dois quilômetros em uma área não muito interessante.

Quanto custa | A entrada custa R$ 10. Estudantes pagam meia.

Quando ir | A Oficina funciona de segunda a quinta das 8h às 17h, e nas sextas, das 8h às 16h. Não há expediente nos fins de semana e nos feriados. O restaurante e o café funcionam nos mesmos horários do museu.

Oficina Brenand

Um marco para a obra de dois gênios.

Oficina Brenand

Parte da Praça Burle Marx.

Oficina Brenand

Plantas, lagos e esculturas.

Oficina Brenand

O Parque de Esculturas, pertinho da Praça do Marco Zero.

SOBRE O AUTOR

Altier Moulin

Sou um jornalista que gosta de contar histórias e de extrair do cotidiano um valor que muitos não percebem. Desde menino, meu desejo era viajar pelo mundo. Já adulto, descobri que isso não era apenas um sentimento, mas um propósito de vida.

2 Comentários