Quando ir a Ilhabela, em São Paulo: veja a melhor época para viajar

4

Atualizado em 10 de julho de 2020

Mesmo pertinho da capital paulista e já bastante famosa por suas lindas praias, Ilhabela preserva sua energia revigorante. Mas, para aproveitar tudo isso da melhor forma, eu sugiro escolher direitinho quando ir a Ilhabela.

É que a ilha pode ficar  lotada demais no verão,  quando tudo também fica mais caro. Eu vou explicar tudo isso com detalhes.

Para começar, você precisa saber que Ilhabela está a apenas 200 quilômetros de São Paulo e, por isso, é muito fácil aproveitar um feriado prolongado ou até mesmo um final de semana na ilha.

Com quase todo seu território protegido por um Parque Estadual, a ilha tem trilhas, cachoeiras e um ar puro, bem diferente do que respiramos na selva de pedras paulistana.

Quando ir a Ilhabela

Quando ir a Ilhabela

Dá para curtir Ilhabela em qualquer época do ano. Claro que, no verão, tudo fica mais iluminado, mas a verdade é que você encontra passeios e atividades para se divertir sempre.

Para lhe dar um gostinho do que esta ilha tem, eu sugiro que você leia: O que fazer em Ilhabela.

Se você só pode viajar no verão ou nos feriados prolongados, é bom se preparar para encontrar a ilha mais movimentada. Isso fica mais evidente na hora de utilizar o transporte: a fila para a balsa já é famosa. Para entender melhor, veja os detalhes em: Como chegar a Ilhabela.

Independentemente de sua escolha, Ilhabela sempre será uma experiência renovadora, já que quase todas as atividades envolvem o sossego da natureza e, para quem curte, esportes. Só tem uma coisa:  os mosquitos nunca dão uma trégua.  Então, leve repelente.

Primavera e verão

Os meses de primavera e verão – de setembro a março – são os melhores para quem ainda não decidiu quando ir a Ilhabela, especialmente se você quer aproveitar ao máximo os passeios ao ar livre: como as trilhas para as cachoeiras e as belas praias.

Em outubro e novembro, a ilha esta mais vazia e ainda tem dias de muito sol e calor, com noites mais frescas. Em dezembro, com as férias escolares, o aumento de turistas é visível e tudo fica bem mais lotado – e caro.

Em janeiro e fevereiro o calor pode assustar: a temperatura chega aos 40 graus, mas opções para se refrescar não faltam. É nesta época, também, que chuvas fortes e rápidas aparecem.

Quando ir a Ilhabela

Outono e inverno

Durante os meses de outono e inverno – de abril a agosto – você, talvez, não pegue o esplendor das praias, mas é justamente nesta época que você encontra mais sossego.

A temperatura, nesse período, é mais agradável, com uma brisa fresca no fim da tarde. Em julho e agosto, a chance de pegar dias nublados é maior.

Festas e vida cultural

Um grande barato dessa ilha é que as festividades podem deixar sua viagem ainda mais marcante. No mês de maio, por exemplo, acontece a festa da cultura Caiçara, homenageando São Benedito. São diversas danças folclóricas e apresentações pelas ruas de Ilhabela, incluindo procissões e missas.

Em julho, acontece a Semana Internacional da Vela de Ilhabela, a maior da América Latina, reunindo mais de 1.500 velejadores. Além das regatas, você pode passar o dia curtindo a programação, com exposições de fotografia, filmes, documentários e shows.

Quando ir a Ilhabela

Depois que a Semana de Vela termina a ilha se prepara para sediar o tradicional Festival de Jazz, garantindo agito pelas ruas com diversos shows gratuitos.

No mês de agosto acontece o Festival do Camarão, ótima desculpa para ir a Ilhabela e se jogar na alta gastronomia da região. São cursos, concursos, degustações e cardápios especiais de chefes renomados. Para completar, a ilha também recebe apresentações musicais e teatrais nesse período.

Consulte a agenda completa no site da Prefeitura de Ilhabela.

Veja mais sobre Ilhabela

Ficou mais fácil decidir quando ir a Ilhabela? Se ficou com alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo.

SOBRE O AUTOR

Altier Moulin

Sou um viajante apaixonado pelas coisas desse mundo. Um jornalista que adora contar boas histórias e compartilhar informações de viagem. Meu propósito de vida é ajudar outras pessoas a conhecerem lugares novos e a viverem experiências inesquecíveis.

4 Comentários

  1. Avatar

    Ola! tudo bem?

    Dica por favor, oque usar para evitar os borrachudos? Nunca fui, e sempre que comento de ir a reclamação é sempre essa.

    Obrigada desde já

  2. Avatar
    Albino L M WERLANG on

    Esqueceu de comentar sobre o incômodo mais importante, os borrachudos que atacam sem dó e os repelentes comuns não fornecem uma barreira confiável

Escreva um comentário