Pesquisar
Close this search box.

Praias do Piauí: conheça litoral de Luis Correia e se apaixone

Atualizado em 10 de janeiro de 2024 – POR ALTIER MOULIN

O Piauí é o estado brasileiro com o menor litoral. São apenas 66 quilômetros de costa, e mais da metade – exatamente 46 quilômetros – fica em Luis Correia. É nesta pacata cidade que estão algumas das mais desejadas praias do Piauí.

Mas, se, hoje, o litoral piauiense é pequeno, saiba que ele já foi ainda menor. É que Luis Correia – quando ainda se chamava Amarração –, oficialmente, fazia parte do Ceará. A história é longa, mas foi resolvida de forma pacífica: uma decisão federal determinou que os estados fizessem uma troca.

→ Onde ficar em Barra Grande

Para ficar com Luis Correia, o Piauí teria que ceder as cidades de Cratéus e Independência – que ficam no sertão – para o estado vizinho. Foi assim que o Piauí ganhou belas praias, entre elas a de Atalaia, do Coqueiro, de Macapá, Maramar, do Arrombado, Itaquí e Peito de Moça – curioso este último nome, não é?

As praias de Luis Correia

Uma ótima opção para conhecer essa região é fazer a Rota das Emoções, um roteiro que reúne três áreas de exuberante beleza natural em três diferentes estados: Jericoacoara, no Ceará; Delta do Parnaíba, aqui no Piauí; e Lençóis Maranhenses, no Maranhão.

Eu mostro como foi a minha viagem em: Rota das Emoções: o roteiro mais lindo do Nordeste.

Voltando a Luis Correia, a praia de Atalaia – também conhecida como praia da Amarração – é um dos cartões-postais da cidade e a mais famosa. Como também é a mais urbanizada do Piauí, ela é ideal para quem gosta de ter bares, restaurantes, banheiros e hotéis bem perto.

Outro ponto muito positivo desta praia é a acessibilidade: um sistema pioneiro no estado permite que cadeirantes cheguem ao mar sem perrengues.

Nesta região, eu conheci as praias de Macapá e do Coqueiro, todas lindas e com estilos parecidos, ideais para quem gosta de praias mais afastadas das cidades.

PRAIA DE MACAPÁ

Esta é primeira praia de Luis Correia, para quem está vindo de Barra Grande, na cidade vizinha de Cajueiro da Praia. Mas, a distância que visualmente parece pouca, quando vista pela praia, só é vencida depois que rodamos 45 quilômetros de estrada.

É que aqui deságua o rio Camarupim que forma uma foz ladeada pelo manguezal, e a travessia deve ser feita de carro, dando a volta.

Uma curiosidade deste lugar é uma estrada que – literalmente – termina na praia. É que o mar tem avançado cada vez mais e, por causa disso, você vai ver algumas partes onde foram colocadas contenções: a estrada que ligava as praias de Macapá a Barra Grande foi destruída, assim como algumas casas, bares e pousadas.

A grande pedida desta praia é curtir sua tranquilidade. Como fica em uma parte que eles chamam de lagoa, o mar é calmo e sem grandes ondas na maioria do tempo. Então, aproveite as barracas, sente-se de frente para o mar e simplesmente relaxe.

Eu peguei a maré alta, mas dizem que, na maré baixa, vários bancos de areia se formam deixando a paisagem ainda mais linda. Aqui do lado, fica a praia de Maramar, então, dá pra fazer as duas no mesmo dia, sem pressa.

As praias de Maramar e Macapá ficam a 25 quilômetros do centro de Luís Correia. Para chegar aqui, de carro, você deve seguir pela PI-116, rodovia que corta Luís Correia, e entrar à esquerda logo depois da árvore penteada – que eu explico mais para frente.

Seguindo reto nesta estrada, o ponto final é a vila de Macapá. Da rodoviária de Luis Correia, partem ônibus para Macapá e Maramar.

PRAIA DO COQUEIRO

A praia do coqueiro é o destino preferido do piauiense que vem curtir o litoral em Luis Correia. Ela tem esse nome porque fica em uma vila cheia de coqueiros, com muitas casas de veraneio, hotéis e barracas de praia.

Como fica mais perto do centro, a cerca de dez quilômetros, dá para passar o dia na praia e, depois, almoçar nos restaurantes do centrinho da vila. Para chegar, é só seguir as placas.

Na maré baixa, algumas piscinas se formam nos corais mudando completamente a paisagem. O mar é sempre calmo e a água é morna, bastante agradável. Como a faixa de areia é maior, você precisa caminhar um pouco mais para chegar ao mar, mas isso não será um sacrifício.

PRAIA DO ARROMBADO

Quando estiver em Luis Correia, não deixe de fazer uma parada nesta praia. Além de tudo o que as praias do Piauí têm, aqui, existe um atrativo a mais: a árvore penteada.

Esse tamarinheiro é um símbolo do litoral piauiense e uma amostra de como o vento sopra forte por aqui: o caule se entortou no sentido do vento criando um cenário perfeito para uma foto.

Para chegar é bem fácil – não tem como errar: é só seguir pela PI-116 e observar, porque a árvore fica bem próxima da estrada.

LAGOA DO PORTINHO

Antes de ir embora, você tem que conhecer a Lagoa do Portinho. Ela fica em Parnaíba, mas é bem pertinho – a cerca de nove quilômetros – do centro de Luis Correia. Essa região de dunas já foi muito badalada, mas, como o vento é bem forte por aqui, a areia acabou soterrando boa parte da vila.

Hoje, a Lagoa está mais vazia, mas já foi um ponto de parada obrigatória, aonde todo mundo chegava, no fim da tarde, para tirar o sal da praia. O tempo passa e as coisas mudam, mas a gente ainda pode desfrutar dessa paisagem todos os dias.

Como visitar as praias do Piauí

QUANDO IR

Uma viagem pelas praias Piauí pode ser feita durante todo o ano, mas para ver toda sua exuberância, o ideal é ir de maio a setembro, depois da estação chuvosa.

De julho a dezembro, como o vento fica mais intenso, muitos praticantes de kitesurfe chegam a essa região: especialmente em Barra Grande e em Jericoacoara.

COMO CHEGAR

Há diversas formas de chegar a Luis Correia e às principais praias do Piauí.  De avião, o Aeroporto Internacional de Parnaíba (PHB) fica a apenas 10 quilômetros do centro e a única companhia que tem voos para cá é a Azul – sempre aos sábados, saindo de Recife.

De ônibus, a principal empresa que chega a esta parte do litoral piauiense é a Expresso Guanabara. A passagem de Teresina até aqui, por exemplo, custa R$ 82 e a viagem dura cerca de sete horas.

De carro, saindo de Teresina, a viagem é feita pela BR-343, passando pelas cidades de Campo Maior, Piripiri, Piracuruca, Buriti dos Lopes e Parnaíba.

Quem vem de fortaleza, deve evitar a BR-222 por causa das condições da estrada. A opção, então, é seguir pela CE-085 em direção a Jericoacoara.

ONDE FICAR

Eu me hospedei, em Barra Grande, na Pousada Titas. Sabe aquele lugar que transmite uma sensação boa, de estar em casa? Foi exatamente assim.

→ Onde ficar em Barra Grande

Barra Grande é uma praia da cidade de Cajueiro da Praia e é bem naquele estilo pé no chão.

Veja mais dicas do Piauí

Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo.

Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver outras dicas do Piauí.

SOBRE O AUTOR

COMENTÁRIOS

44 respostas

  1. Olá!
    Gostaria de saber se é possível ir de carro simples de Jijoca para Luís Correia, além de conhecer as praias e Parnaíba, ou é necessário ser carro 4×4?

  2. Achei legal a história também acho que a praia tem pouca infraestrutura. Mas faz parte de quem gosta de viajar. São pessoas que como você ajuda a gente escolher o destino

  3. Olá
    Exista agencia que faça transfer ou passeio de Parnaíba, Tutóia, Luís Correia e Jericoacoara?
    Eu não quero fã,de a rota pois já conheço os lençóis

  4. ESTIVE NA ULTIMA SEMANA DE JULHO EM lUIZ CORREIA. AMEI TUDO. POVO ACOLHEDOR. PREÇOS BONS E PRAIAS MARAVILHOSAS. ATÉ BREVE!

  5. Excelente dicas! Estou pretendendo viajar para Luiz Correia em maio/2022, e gostaria de saber como fazer para visitar as praias sem carro, tem a opção de Uber?

  6. Obrigado Altier Moulin já pesquisado sobre Parnaíba e Luiz Correia, mas com suas informações ficou muito claro.Estou viajando pra lá no final de fevereiro pra divulgar minha música Altoral Eita Piauí que fiz em homenagem a Parnaíba. Um abraço irmão fica na paz…✌🎸❤

  7. Sou piauiense de Canto do Buriti atualmente moro em São Paulo, mas quando morava no PI nunca visitei essas lindas praias, espero logo visitar e conhecer. Um abraço

  8. Sou do interior de São Paulo estive ai,na praia do Atalaia nos dias 12 e 13 de outubro de 2021 amei ,povo acolhedor ,comida boa hospedagem barato .Recomendo pousada Amar o mar pessoal gente boa de frente pro mar.

  9. boa tarde Altier,
    Existem balsas , próximo à praia, para atravessar o rio Igaraçu? possibilitando uma caminhada em direção à Pedra do Sal?
    Grato,
    Darcy

  10. boa tarde Altier,
    Existem balsas , próximo à praia, para atravessar o rio Igaraçu? possibilitando uma caminhada em direção à Pedra do Sal?
    Grato,
    Darcy

  11. Bom dia! Tenho casa em Luís Correia. Realmente está bem descrito. Faltou ao autor falar da ótima cidade de Parnaíba ( segunda maior do Estado), que possui movimentada vida noturna, em especial ao longo do calçadão central da Avenida São Sebastião. Parnaíba também tem o Porto das Barcas, com construções do século XIX , ótimo restaurante , pôr-do-Sol lindíssimo e inúmeras lojas de artesanatos.

    Sobre os voos, há um erro. Atualmente a Azul faz Campinas-Parnaíba às quartas-feiras, com escala em Teresina na volta. E aos domingos, passando por Teresina na ida.

  12. Estive ai à 3 anos fomo de carro do Mato Grosso até Luis Correia ficamos 10 días
    Aproveitamos bastante
    A gastronomía deixou à desejar
    Melhor lugar pra comer é no alemão porem muito caro

  13. Bom dia amigo qual distância do shopping amarração Luis correria p cajueiro da praia. E da pra ir de carro tranquilo meu carro não é picape

  14. Olá Simone, sim, em alta temporada o trânsito entre Teresina e Parnaíba é bem intenso, os meses de janeiro, fevereiro, Julho e dezembro costumam ter congestionamento na entrada da cidade, mas se você preferir ir direto pra Luis Correia sem passar por Parnaíba, tem um acesso a 5 km antes de Parnaíba q foge desse trânsito da cidade. Espero ter atendido sua dúvidas!!

  15. Gostei das ideias formações, mais gostaria de ver mais fotos dos lugares, das vilas das cidades, assim como das estradas.

  16. Oi, Raul.

    Se alugar um carro, você vai conseguir aproveitar bem mais, pois tudo será de acordo com seu tempo. E, em cinco dias, vai conseguir ver tudo.
    Os percursos entre as cidades são tranquilos.
    Aproveite!

    Um abraço.

  17. Boa noite

    Estou indo pra lá ficar 5 dias e não encontro informações sobre:
    1) Melhor alugar um carro e percorrer os trajetos ou pagar passeios?
    2) É fácil o deslocamento entre Luis Correia, Parnaiba e Barra Grande?

  18. Oi, Fernando.

    Eu fiquei em Barra Grande, que é uma praia da cidade de Cajueiro da Praia e é bem naquele estilo pé no chão, mas tem menos opções de restaurante do que as praias de Luis Correia.
    A praia de Atalaia, em Luis Correia, é mais urbanizada e tem mais opções de serviço, como restaurantes, bares, mas o movimento é maior.

    Portanto, depende do que você procura.

    Um abraço.

  19. Boa noite, Altier! Qual o melhor local para hospedagem, inclusive com facilidade para alimentação? Tem muita diferença entre escolher Barra Grande ou Luís Correa? Obrigado e abraço!

  20. sou piauiense mais moro em são roque são Paulo a mais de 40 anos mais sempre que vou pra essa região não tenho vontade de volta pra são paulo em breve estarei livre para ficar mais tempo na minha terra

  21. Olá Altier, sabe me dizer por favor se no final do ano (dezembro) para ir de Teresina a Parnaíba tem muito trânsito? Ou isso não existe la? Rs

  22. Boa noite eu estive no Piauí na cidade de Parnaíba e Luiz Correa visitei a praia peito de moça e praia do coqueiro são lugares incríveis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

101