Pesquisar
Close this search box.

Onde ficar em São Miguel dos Milagres: melhores pousadas

Atualizado em 11 de janeiro de 2024 – POR ALTIER MOULIN

Onde ficar em São Miguel dos Milagres

Antes de escolher onde ficar em São Miguel dos Milagres, é bom entender algumas coisas sobre a região, porque isso vai transformar sua viagem.

São Miguel dos Milagres fica no litoral norte de Alagoas, a 94 quilômetros de Maceió. Conhecida por suas praias de mar calmo e pelas piscinas naturais que se formam na maré baixa, são Miguel dos Milagres é, na verdade, apenas a ponta do iceberg.

→ Onde ficar em Maragogi

É que a cidade faz parte da Rota Ecológica dos Milagres, que também inclui praias das cidades de Passo do Camaragibe, Porto de Pedras e Japaratinga.

São pelo menos doze praias espalhadas por quase 35 quilômetros de areia clarinha e mar azul-esverdeado.

Onde ficar em São Miguel dos Milagres

Na rota, há muitas pousadas de charme pé na areia, um conceito quase exclusivo que combina a leveza de estar à beira-mar com o alto padrão de hospedagem.

Vale lembrar que toda essa região faz parte da Costa dos Corais, a segunda maior barreira de corais do mundo – a primeira fica na Austrália.

Mas, qual a melhor área para se hospedar em São Miguel dos Milagres? É isso que explico a partir de  agora.

Onde ficar em São Miguel dos Milagres

Com toda sinceridade, esta parte do litoral alagoano é tão linda e especial que é até difícil escolher onde ficar em São Miguel dos Milagres.

Mas, há algumas coisas que você pode considerar se quiser otimizar tempo e evitar fazer deslocamentos muito longos.

Onde ficar em São Miguel dos Milagres

Então, vamos nos organizar assim:

Saindo de Maceió, a primeira praia da Rota dos Milagres é Barra de Camaragibe, que fica na cidade de Passo de Camaragibe. Mais ou menos no meio, ficam São Miguel dos Milagres e a famosa Praia do Toque.

A Praia do Patacho, na cidade de Porto de Pedras, é a mais interessante da parte final da Rota, antes de chegar a Japaratinga.

Eu vou mostra as melhores pousadas de cada praia da Rota Ecológica dos Milagres.

Barra de Camaragibe

A Praia da Barra de Camaragibe é a primeira da Rota, mas, como fica na foz do Rio Camaragibe, o mar não é tão encantador quanto ao das praias vizinhas, como a Praia do Marceneiro.

Nesta área estão três pousadas super charmosas: Marceneiro, O Casarão e Divino Milagre. Além delas, há também o Paru Boutique Hotel.

Pousada Marceneiro

A Pousada Marceneiro é um daqueles lugares que a gente chega e nunca mais quer ir embora. Pequena, aconchegante, com uma piscina deliciosa de frente para o mar, a pousada tem de tudo para agradar.

Onde ficar em São Miguel dos Milagres

O café da manhã e todas as refeições servidas no restaurante são deliciosas, preparadas com muito capricho e o atendimento é muito mais que especial. Vale muito a pena dar uma olhada com calma nesta pousada.

Onde ficar em São Miguel dos Milagres

Pousada O Casarão

A Pousada O Casarão é outra que tem muitos atributos: piscina ótima, atendimento caloroso, localização perfeita e custo-benefício dentro do esperado para uma pousada de praia.

Os quartos são compactos e aconchegantes. É uma das boas opções do início da Rota Ecológica dos Milagres, perfeita para quem está de carro e não pretende passar muito tempo dentro de um hotel.

Pousada Divino Milagre

A Pousada Divino Milagre tem cinco suítes, uma piscina pequena, decoração moderna e recebe o cuidado diário dos donos, que fazem questão de receber os hóspedes, fazendo com que a gente tenha a melhor sensação de todas: a de estar em casa.

Onde ficar em São Miguel dos Milagres

Os quartos são compactos, confortáveis e sempre estão limpos e higienizados. Como fica a poucos metros da praia, todos os ambientes são bem arejados e leves. O café da manhã é delicioso e o custo-benefício é bem interessante.

Onde ficar em São Miguel dos Milagres

Paru Boutique Hotel

O Paru Boutique Hotel fica de frente para a praia e é um hotel com cara de pousada de charme pé na areia. Os quartos são extremamente confortáveis, com uma decoração limpa e clara, e a piscina é fantástica.

Onde ficar em São Miguel dos Milagres

A localização é perfeita, na Praia do Marceneiro, uma das mais lindas da região e ao lado do Bar da Praia, um beach club super sofisticado com serviço excelente.

Onde ficar em São Miguel dos Milagres

São Miguel dos Milagres

São Miguel é quem carrega o nome da Rota. É também a cidade mais central e que reúne as principais características de toda essa área: praias lindas, gente acolhedora e simpática, comida boa, sossego e paz.

Na Praia do Riacho, a melhor pousada é a Riacho dos Milagres.

Na praia que recebe o nome da Vila, a Praia de São Miguel dos Milagres, o movimento é maior e uma opção com ótimo custo-benefício é a Pousada Encanto das Águas.

Mas, sem dúvida alguma, a Praia do Toque é o centro das atenções. Ela tem uma ótima estrutura de pousadas super charmosas e, por isso, é um dos lugares mais concorridos para ficar em São Miguel dos Milagres.

As melhores opções são: Villas Taturé, Abaetetuba, Amendoeira e a tradicionalíssima Pousada do Toque.

Na Praia de Porto da Rua, você ficará bem nas pousadas Cotê Sud e do Sonho.

Pousada Riacho dos Milagres

A Pousada Riacho dos Milagres tem um dos melhores custo-benefício da Rota dos Milagres. Os quartos são muito bem decorados, com camas e travesseiros confortáveis e um toque especial de tranquilidade.

De frente para a Praia Riacho, a pousada tem uma piscina ótima, bar e restaurante que funcionam o dia inteiro. É um lugar para ser desfrutado com calma, sem pressa.

Pousada Encanto das Águas

Se você não quer gastar muito e ainda assim ficar numa área bem localizada, a Pousada Encanto das Águas pode ser uma opção. Com uma estrutura simples, mas aconchegante, ela tem espaço suficiente para acomodar a família toda.

De frente para a praia principal de São Miguel dos Milagres, a pousada tem muito verde, uma piscina pequena e um restaurante, que serve pratos bem servidos a preços justos.

Villas Taturé

O Villas Taturé fica no começo da Praia do Toque, em uma área de completo sossego e cercada por uma plantação de coqueiros. Com uma pegada mais intimista, ela tem quartos super aconchegantes e bangalôs – que eles chamam de vilas – com piscina privativa.

Onde ficar em São Miguel dos Milagres

Além disso, o meu destaque vai para as cabanas na praia, exclusivas dos hóspedes que recebem atendimento de rei. É um lugar para desfrutar do começo ao fim, sem exagero.

Onde ficar em São Miguel dos Milagres

Abaetetuba Pousada

A Abaetetuba Pousada é indicada para quem quer privacidade e pretende ficar mais tempo na região. Os bangalôs são espaçosos, arejados, com uma decoração rústica de muito bom gosto.

Onde ficar em São Miguel dos Milagres

No melhor estilo pé na areia, ela tem a leveza da Praia do Toque, e a dedicação do casal de italianos que comanda a pousada.

Onde ficar em São Miguel dos Milagres

Pousada da Amendoeira

A Pousada da Amendoeira é uma das minhas favoritas e não é difícil entender por quê. Ela fica em uma área magnífica, a poucos metros das piscinas naturais da Praia do Toque, e tem uma pegada de respeito à natureza que se integra totalmente ao que está do lado de fora.

Onde ficar em São Miguel dos Milagres

Os bangalôs são muito espaçosos – acomodam até cinco pessoas – e alguns parecem uma verdadeira casa. Outro ponto muito positivo é que ela fica ao lado do Milagres do Toque, um beach club com piscina – que não tem na pousada – bar, restaurante e muita gente bonita.

Onde ficar em São Miguel dos Milagres

Pousada do Toque

A Pousada do Toque inaugurou o estilo de hospedagem de charme nas praias de São Miguel dos Milagres. Ela tem chalés extremamente completos – incluindo sauna e piscina exclusivas – e suítes muito confortáveis.

Onde ficar em São Miguel dos Milagres

As diárias são bem salgadas, mas a procura é tão grande que é muito difícil encontrar vaga na pousada. Como você pode imaginar, o serviço é de primeira qualidade com excelente avaliação dos hóspedes.

Onde ficar em São Miguel dos Milagres

Pousada Côte Sud

A Pousada Côte Sud fica logo depois da Praia do Toque, antes de chegar ao vilarejo de Porto da Rua, e é uma das primeiras da região. Com muito espaço, os bangalôs ficam de frente para a praia, em um jardim de coqueiros.

Onde ficar em São Miguel dos Milagres

Apesar de não ser a pousada mais charmosa da Rota dos Milagres, ela ganha vários pontos pelo conjunto, com destaques para a piscina, a comida, que é sensacional, e o atendimento carinhoso dos donos.

Onde ficar em São Miguel dos Milagres

Pousada do Sonho

A Pousada do Sonho tem uma localização muito boa de frente para a praia e perto de bons restaurantes pé na areia – aliás, o restaurante da pousada é muito bom e tem preços justos.

Os quartos são bem resolvidos, mas os apartamentos são mais novos e maiores. O atendimento é bom, sempre elogiado pelos hóspedes.

Anga Hotel

O Anga Hotel é o maior da Praia Porto do Rua, com uma estrutura bem completa para nos receber. Os quartos são compactos, básicos, mas bastante confortáveis. O custo-benefício é muito bom e não pode ser ignorado.

A equipe do hotel é sempre muito atenciosa, o café da manhã é sensacional, com muita variedade de pães, bolos, frutas e tudo mais. A piscina é grande e muito boa.

Porto de Pedras

Boa parte das praias de Porto de Pedras recebe influência dos rios que desaguam em seu litoral: o Rio Tabatinga, do lado do vilarejo de Tatuamunha, e o Rio Manguaba, onde fica a balsa que faz a travessia até a cidade vizinha, Japaratinga.

Em Tatuamunha, a mais completa é a Pousada Villa Morena.

Na Praia da Laje, você vai gostar da Aldeia Beijupira Pousada.

A melhor praia dessa região – na minha humilde opinião – é a Praia do Patacho, que tem piscinas naturais incríveis, mas que só aparecem na maré baixa.

Nessa praia, as melhores opções são as pousadas Patacho e Xuê, e, claro, o Pedras do Patacho Boutique Hotel.

Pousada Villa Morena

A Pousada Villa Morena não fica de frente para a praia, mas na vila de Tatuamunha. Com um estilo rústico , ela tem quartos bons a preços justos.

O café da manhã é excelente, sempre com muita variedade, e os funcionários são super prestativos e atenciosos.

Aldeia Beijupira Pousada

A Aldeia Beijupira Pousada tem bangalôs espaçosos, arejados e muito confortáveis. Ela fica na Praia da Laje, uma das mais perfeitas da região – ainda não muito explorada. Por isso eu gosto tanto dela para ficar em São Miguel dos Milagres.

Os serviços – de forma geral – e o café da manhã fazem jus ao título de pousada boutique. Os restaurantes servem pratos deliciosos e as duas piscinas são perfeitas para encerrar o dia.

Pousada Patacho

A Pousada Patacho foi a primeira a abrir as portas na Praia do Patacho e, desde que isso aconteceu, só tem colecionado elogios e conquistado o coração dos hóspedes.

São apenas cinco bangalôs e se você conseguir um disponível, pode agarrar que isso é sorte grande. Vale a pena dar uma olhada com calma, porque é uma das mais procurados para ficar em São Miguel dos Milagres.

Pousada Xuê

A Pousada Xuê é como se fosse uma vila de casinhas enfileiradas – todas padronizadas e muito bem cuidadas. Muito tranquila, é uma ótima opção para quem quer descansar e só ter o trabalho de caminhar alguns poucos metros para entrar no mar.

O restaurante da pousada é super elogiado, com pratos muito bem elaborados e preços justos. É um cantinho mágico da Praia do Patacho.

Pedras do Patacho Boutique Hotel

O Pedras do Patacho Boutique Hotel é para quem gosta de exclusividade e pode pagar por isso.  Há suítes e bangalôs impecavelmente decorados, espaçosos e com piscina privativa.

O atendimento é extremamente caloroso e o restaurante do hotel é excelente – do café da manhã ao jantar, tudo é perfeito. Sem dúvida, é uma das melhores opções para ficar em São Miguel dos Milagres.

Japaratinga

Depois de atravessar a balsa no Rio Manguaba, está a cidade de Japaratinga. Duas praias chamam atenção nesta parte do litoral alagoano.

A Praia Boqueirão é ladeada por coqueiros e tem um mar inacreditavelmente lindo.

Nesta parte, as melhores escolhas são o Vila de Taipa Exclusive Hotel e o Pé na Areia Boutique Hotel.

Na Praia de Japaratinga, a Pousada do Alto tem uma vista incrível e muita tranquilidade.

Vila de Taipa Exclusive Hotel

O Vila de Taipa Exclusive Hotel é mais um hotel sensacional da Rota Ecológica dos Milagres. Ele fica na Praia Boqueirão, em Japaratinga, a última cidade do roteiro, para quem está vindo de Maceió. Um pouco mais para frente, está Maragogi.

Onde ficar em São Miguel dos Milagres

Apesar de não ser um hotel grande – o foco é qualidade, não quantidade – a estrutura é ótima e tudo é muito bem cuidado, com carinho mesmo, sabe como é? É o lugar perfeito para encerrar uma viagem inesquecível.

Onde ficar em São Miguel dos Milagres

Pé na Areia Boutique Hotel

O Pé na Areia Boutique Hotel fica pertinho da balsa, na foz do Rio Manguaba, e tem suítes modernas, com decoração minimalista e muito conforto. A piscina é sensacional – não dá vontade de sair dela.

Onde ficar em São Miguel dos Milagres

Os donos são muito criteriosos e, por isso, a pousada sempre está bem cuidada e limpa. O restaurante tem pratos deliciosos e bem servidos. Eu acho este lugar perfeito para ficar em São Miguel dos Milagres;.

Onde ficar em São Miguel dos Milagres

Pousada do Alto

A Pousada do Alto não tem esse nome à toa: ela fica numa parte alta de Japaratinga, com uma vista incrível para o mar. Inclusive, algumas suítes têm paredes de vidro para a gente aproveitar melhor a paisagem.

Exclusiva para adultos, a pousada tem uma piscina de borda infinita sensacional, os pratos do restaurante são saborosíssimos e o atendimento é impecável, acompanhado de perto pelo dono. É um excelente lugar para ficar em São Miguel dos Milagres.

Faixas de Preços em São Miguel dos Milagres

Agora que você já entendeu onde ficar em São Miguel dos Milagres e em toda a Rota Ecológica dos Milagres, é hora de conferir os preços.

No mapa abaixo, estão todas as opções de hospedagem – especialmente as de São Miguel dos Milagres. Assim, você pode comparar os preços e escolher aquele que se encaixa melhor no seu orçamento.



Booking.com

Onde ficar em São Miguel dos Milagres

A minha sugestão é ficar nas praias de São Miguel dos Milagres, porque, como ela fica no meio da Rota, você vai conseguir aproveitar tudo sem fazer muitos deslocamentos.

Além disso, vai poder relaxar nas pousadas da Praia do Toque, que tem um encanto especial.

Como você pode imaginar, é essencial estar de carro para curtir melhor cada parte que eu expliquei. Mas, se você não gosta de dirigir, é possível fazer passeios de buggy com agências locais. Assim, dá para aproveitar tudo do mesmo jeito.

Veja mais dicas de Alagoas

Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo.

Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver outras dicas de Alagoas.

SOBRE O AUTOR

COMENTÁRIOS

9 respostas

  1. Oi Altier, tudo bem?

    Deem Conti hj por acaso seu blog. Estive no início do ano na região de Maragogi mas não aproveitei bem, pois além de não saber que tinha que verificar a tábua das marés aí a fui sem carro próprio. Estava sozinha e achei que a cidade tinha mais estrutura, mas como vc disse, o Centro de Maragogi não é atraente.
    Enfim, e depois de ler, quero voltar a região aproveitando as suas dicas.
    Obrigada e até mais! Abraço

  2. Oi, Raquel.
    A melhor época para aproveitar as praias de São Miguel dos Milagres é entre outubro e janeiro, quando chove pouco.
    Um abraço.

  3. Olá! Estou pretendendo ir a São Miguel dos Milagres em março! Vc não disse qual a melhor época do ano para ir! Estou querendo fugir da chuva aqui na Zona da Mata mineira! Lá chove muito?!

  4. Suas dicas são fodas de mais, cara. São tantas opções boas que tem que escolher pelos detalhes kkkkkk

  5. Segui as suas dicas e fiquei no Paru Boutique Hotel. Lugar maravilhoso, tudo perfeito. Atendimento ótimo, quartos maravilosos e a localização é a melhor de todas… kkkk
    Quero voltar kkk

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1