Antes de escolher onde ficar em São Miguel dos Milagres, é bom entender algumas coisas sobre a região, porque isso vai transformar sua viagem.
São Miguel dos Milagres fica no litoral norte de Alagoas, a 94 quilômetros de Maceió. Conhecida por suas praias de mar calmo e pelas piscinas naturais que se formam na maré baixa, são Miguel dos Milagres é, na verdade, apenas a ponta do iceberg.
É que a cidade faz parte da Rota Ecológica dos Milagres, que também inclui praias das cidades de Passo do Camaragibe, Porto de Pedras e Japaratinga.
São pelo menos doze praias espalhadas por quase 35 quilômetros de areia clarinha e mar azul-esverdeado.
Na rota, há muitas pousadas de charme pé na areia, um conceito quase exclusivo que combina a leveza de estar à beira-mar com o alto padrão de hospedagem.
Vale lembrar que toda essa região faz parte da Costa dos Corais, a segunda maior barreira de corais do mundo – a primeira fica na Austrália.
Mas, qual a melhor área para se hospedar em São Miguel dos Milagres? É isso que explico a partir de agora.
Onde ficar em São Miguel dos Milagres
Com toda sinceridade, esta parte do litoral alagoano é tão linda e especial que é até difícil escolher onde ficar em São Miguel dos Milagres.
Mas, há algumas coisas que você pode considerar se quiser otimizar tempo e evitar fazer deslocamentos muito longos.
Então, vamos nos organizar assim:
Saindo de Maceió, a primeira praia da Rota dos Milagres é Barra de Camaragibe, que fica na cidade de Passo de Camaragibe. Mais ou menos no meio, ficam São Miguel dos Milagres e a famosa Praia do Toque.
A Praia do Patacho, na cidade de Porto de Pedras, é a mais interessante da parte final da Rota, antes de chegar a Japaratinga.
Eu vou mostra as melhores pousadas de cada praia da Rota Ecológica dos Milagres.
Preço das diárias
Agora que você já sabe a melhor área para ficar em São Miguel dos Milagres, veja os valores das diárias.
No mapa baixo, você pode ver todas as opções de hospedagem e para saber mais, você só precisa clicar nos pins azuis e pronto.
Melhores opções para ficar na Rota dos Milagres
Para ir direto ao ponto, você pode ver abaixo as opções mais reservadas pelos leitores.
Pousada Marceneiro: um daqueles lugares que a gente chega e nunca mais quer ir embora.
Pousada O Casarão: tem piscina ótima, atendimento caloroso, localização perfeita e custo-benefício dentro do esperado.
Pousada Divino Milagre: tem apenas cinco suítes, uma piscina pequena, decoração moderna e recebe o cuidado diário dos donos.
Paru Boutique Hotel: de frente para a praia, é um hotel com cara de pousada de charme pé na areia.
Pousada Riacho dos Milagres: tem um dos melhores custo-benefício da Rota dos Milagres.
Pousada Encanto das Águas: pode ser uma opção se não quer gastar muito e ainda assim ficar numa área bem localizada.
Villas Taturé: fica no começo da Praia do Toque, em uma área de completo sossego e cercada por uma plantação de coqueiros.
Abaetetuba Pousada: indicada para quem quer privacidade e pretende ficar mais tempo na região.
Pousada da Amendoeira: fica em uma área magnífica, a poucos metros das piscinas naturais da Praia do Toque.
Pousada do Toque: inaugurou o estilo de hospedagem de charme nas praias de São Miguel dos Milagres.
Pousada Côte Sud: tem muito espaço e os bangalôs ficam de frente para a praia, em um jardim de coqueiros.
Pousada do Sonho: tem uma localização muito boa de frente para a praia e perto de bons restaurantes pé na areia
Anga Hotel: maior da Praia Porto do Rua, tem uma estrutura bem completa para nos receber.
Pousada Villa Morena: não fica de frente para a praia, mas na vila de Tatuamunha.
Aldeia Beijupira Pousada: tem bangalôs espaçosos, arejados e muito confortáveis.
Pousada Patacho: primeira a abrir as portas na Praia do Patacho e, desde que isso aconteceu, só tem colecionado elogios.
Pousada Xuê: como se fosse uma vila de casinhas enfileiradas, é muito tranquila, bom para quem quer descansar.
Pedras do Patacho Boutique Hotel: é para quem gosta de exclusividade e pode pagar por isso.
Vila de Taipa Exclusive Hotel: mais um hotel sensacional da Rota Ecológica dos Milagres.
Pé na Areia Boutique Hotel: tem suítes modernas, com decoração minimalista e muito conforto – a piscina é sensacional.
Pousada do Alto: fica numa parte alta de Japaratinga, com uma vista incrível para o mar.
Barra de Camaragibe
A Praia da Barra de Camaragibe é a primeira da Rota, mas, como fica na foz do Rio Camaragibe, o mar não é tão encantador quanto ao das praias vizinhas, como a Praia do Marceneiro.
Nesta área estão três pousadas super charmosas: Marceneiro, O Casarão e Divino Milagre. Além delas, há também o Paru Boutique Hotel.
Pousada O Casarão★★★☆☆ | Nota de Avaliação: 9,3 A Pousada O Casarão é outra que tem muitos atributos: piscina ótima, atendimento caloroso, localização perfeita e custo-benefício dentro do esperado para uma pousada de praia. Os quartos são compactos e aconchegantes. É uma das boas opções do início da Rota Ecológica dos Milagres, perfeita para quem está de carro e não pretende passar muito tempo dentro de um hotel. |
Pousada Divino Milagre★★★☆☆ | Nota de Avaliação: 8,6 A Pousada Divino Milagre tem cinco suítes, uma piscina pequena, decoração moderna e recebe o cuidado diário dos donos, que fazem questão de receber os hóspedes, fazendo com que a gente tenha a melhor sensação de todas: a de estar em casa. Os quartos são compactos, confortáveis e sempre estão limpos e higienizados. Como fica a poucos metros da praia, todos os ambientes são bem arejados e leves. O café da manhã é delicioso e o custo-benefício é bem interessante. |
Paru Boutique Hotel★★★★☆ | Nota de Avaliação: 9,4 O Paru Boutique Hotel fica de frente para a praia e é um hotel com cara de pousada de charme pé na areia. Os quartos são extremamente confortáveis, com uma decoração limpa e clara, e a piscina é fantástica. A localização é perfeita, na Praia do Marceneiro, uma das mais lindas da região e ao lado do Bar da Praia, um beach club super sofisticado com serviço excelente. |
Pousada Marceneiro★★★☆☆ | Nota de Avaliação: 9,0 A Pousada Marceneiro é um daqueles lugares que a gente chega e nunca mais quer ir embora. Pequena, aconchegante, com uma piscina deliciosa de frente para o mar, a pousada tem de tudo para agradar. O café da manhã e todas as refeições servidas no restaurante são deliciosas, preparadas com muito capricho e o atendimento é muito mais que especial. Vale muito a pena dar uma olhada com calma nesta pousada. |
São Miguel dos Milagres
São Miguel é quem carrega o nome da Rota. É também a cidade mais central e que reúne as principais características de toda essa área: praias lindas, gente acolhedora e simpática, comida boa, sossego e paz.
Na Praia do Riacho, a melhor pousada é a Riacho dos Milagres.
Na praia que recebe o nome da Vila, a Praia de São Miguel dos Milagres, o movimento é maior e uma opção com ótimo custo-benefício é a Pousada Encanto das Águas.
Mas, sem dúvida alguma, a Praia do Toque é o centro das atenções. Ela tem uma ótima estrutura de pousadas super charmosas e, por isso, é um dos lugares mais concorridos para ficar em São Miguel dos Milagres.
As melhores opções são: Villas Taturé, Abaetetuba, Amendoeira e a tradicionalíssima Pousada do Toque.
Na Praia de Porto da Rua, você ficará bem nas pousadas Cotê Sud e do Sonho.
Pousada Riacho dos Milagres★★★☆☆ | Nota de Avaliação: 9,0 A Pousada Riacho dos Milagres tem um dos melhores custo-benefício da Rota dos Milagres. Os quartos são muito bem decorados, com camas e travesseiros confortáveis e um toque especial de tranquilidade. De frente para a Praia Riacho, a pousada tem uma piscina ótima, bar e restaurante que funcionam o dia inteiro. É um lugar para ser desfrutado com calma, sem pressa. |
Pousada Encanto das Águas★★★☆☆ | Nota de Avaliação: 8,1 Se você não quer gastar muito e ainda assim ficar numa área bem localizada, a Pousada Encanto das Águas pode ser uma opção. Com uma estrutura simples, mas aconchegante, ela tem espaço suficiente para acomodar a família toda. De frente para a praia principal de São Miguel dos Milagres, a pousada tem muito verde, uma piscina pequena e um restaurante, que serve pratos bem servidos a preços justos. |
Villas Taturé★★★☆☆ | Nota de Avaliação: 8,9 O Villas Taturé fica no começo da Praia do Toque, em uma área de completo sossego e cercada por uma plantação de coqueiros. Com uma pegada mais intimista, ela tem quartos super aconchegantes e bangalôs – que eles chamam de vilas – com piscina privativa. Além disso, o meu destaque vai para as cabanas na praia, exclusivas dos hóspedes que recebem atendimento de rei. É um lugar para desfrutar do começo ao fim, sem exagero. |
Abaetetuba Pousada★★★☆☆ | Nota de Avaliação: 9,7 A Abaetetuba Pousada é indicada para quem quer privacidade e pretende ficar mais tempo na região. Os bangalôs são espaçosos, arejados, com uma decoração rústica de muito bom gosto. No melhor estilo pé na areia, ela tem a leveza da Praia do Toque, e a dedicação do casal de italianos que comanda a pousada. |
Pousada da Amendoeira★★★☆☆ | Nota de Avaliação: 9,6 A Pousada da Amendoeira é uma das minhas favoritas e não é difícil entender por quê. Ela fica em uma área magnífica, a poucos metros das piscinas naturais da Praia do Toque, e tem uma pegada de respeito à natureza que se integra totalmente ao que está do lado de fora. Os bangalôs são muito espaçosos – acomodam até cinco pessoas – e alguns parecem uma verdadeira casa. Outro ponto muito positivo é que ela fica ao lado do Milagres do Toque, um beach club com piscina – que não tem na pousada – bar, restaurante e muita gente bonita. |
Pousada do Toque★★★☆☆ | Nota de Avaliação: 9,1 A Pousada do Toque inaugurou o estilo de hospedagem de charme nas praias de São Miguel dos Milagres. Ela tem chalés extremamente completos – incluindo sauna e piscina exclusivas – e suítes muito confortáveis. As diárias são bem salgadas, mas a procura é tão grande que é muito difícil encontrar vaga na pousada. Como você pode imaginar, o serviço é de primeira qualidade com excelente avaliação dos hóspedes. |
Pousada Côte Sud★★★☆☆ | Nota de Avaliação: 9,5 A Pousada Côte Sud fica logo depois da Praia do Toque, antes de chegar ao vilarejo de Porto da Rua, e é uma das primeiras da região. Com muito espaço, os bangalôs ficam de frente para a praia, em um jardim de coqueiros. Apesar de não ser a pousada mais charmosa da Rota dos Milagres, ela ganha vários pontos pelo conjunto, com destaques para a piscina, a comida, que é sensacional, e o atendimento carinhoso dos donos. |
Pousada do Sonho★★★☆☆ | Nota de Avaliação: 7,8 A Pousada do Sonho tem uma localização muito boa de frente para a praia e perto de bons restaurantes pé na areia – aliás, o restaurante da pousada é muito bom e tem preços justos. Os quartos são bem resolvidos, mas os apartamentos são mais novos e maiores. O atendimento é bom, sempre elogiado pelos hóspedes. |
Anga Beach Hotel★★★☆☆ | Nota de Avaliação: 9,1 O Anga Beach Hotel é o maior da Praia Porto do Rua, com uma estrutura bem completa para nos receber. Os quartos são compactos, básicos, mas bastante confortáveis. O custo-benefício é muito bom e não pode ser ignorado. A equipe do hotel é sempre muito atenciosa, o café da manhã é sensacional, com muita variedade de pães, bolos, frutas e tudo mais. A piscina é grande e muito boa. |
Porto de Pedras
Boa parte das praias de Porto de Pedras recebe influência dos rios que desaguam em seu litoral: o Rio Tabatinga, do lado do vilarejo de Tatuamunha, e o Rio Manguaba, onde fica a balsa que faz a travessia até a cidade vizinha, Japaratinga.
Em Tatuamunha, a mais completa é a Pousada Villa Morena.
Na Praia da Laje, você vai gostar da Aldeia Beijupira Pousada.
A melhor praia dessa região – na minha humilde opinião – é a Praia do Patacho, que tem piscinas naturais incríveis, mas que só aparecem na maré baixa.
Nessa praia, as melhores opções são as pousadas Patacho e Xuê, e, claro, o Pedras do Patacho Boutique Hotel.
Aldeia Beijupira Pousada★★★☆☆ | Nota de Avaliação: 9,6 A Aldeia Beijupira Pousada tem bangalôs espaçosos, arejados e muito confortáveis. Ela fica na Praia da Laje, uma das mais perfeitas da região – ainda não muito explorada. Por isso eu gosto tanto dela para ficar em São Miguel dos Milagres. Os serviços – de forma geral – e o café da manhã fazem jus ao título de pousada boutique. Os restaurantes servem pratos deliciosos e as duas piscinas são perfeitas para encerrar o dia. |
Pousada Patacho★★★☆☆ | Nota de Avaliação: 9,2 A Pousada Patacho foi a primeira a abrir as portas na Praia do Patacho e, desde que isso aconteceu, só tem colecionado elogios e conquistado o coração dos hóspedes. São apenas cinco bangalôs e se você conseguir um disponível, pode agarrar que isso é sorte grande. Vale a pena dar uma olhada com calma, porque é uma das mais procurados para ficar em São Miguel dos Milagres. |
Pousada Xuê★★★☆☆ | Nota de Avaliação: 9,2 A Pousada Xuê é como se fosse uma vila de casinhas enfileiradas – todas padronizadas e muito bem cuidadas. Muito tranquila, é uma ótima opção para quem quer descansar e só ter o trabalho de caminhar alguns poucos metros para entrar no mar. O restaurante da pousada é super elogiado, com pratos muito bem elaborados e preços justos. É um cantinho mágico da Praia do Patacho. |
Pedras do Patacho Boutique Hotel★★★★☆ | Nota de Avaliação: 9,0 O Pedras do Patacho Boutique Hotel é para quem gosta de exclusividade e pode pagar por isso. Há suítes e bangalôs impecavelmente decorados, espaçosos e com piscina privativa. O atendimento é extremamente caloroso e o restaurante do hotel é excelente – do café da manhã ao jantar, tudo é perfeito. Sem dúvida, é uma das melhores opções para ficar em São Miguel dos Milagres. |
Japaratinga
Depois de atravessar a balsa no Rio Manguaba, está a cidade de Japaratinga. Duas praias chamam atenção nesta parte do litoral alagoano.
A Praia Boqueirão é ladeada por coqueiros e tem um mar inacreditavelmente lindo.
Nesta parte, as melhores escolhas são o Vila de Taipa Exclusive Hotel e o Pé na Areia Boutique Hotel.
Na Praia de Japaratinga, a Pousada do Alto tem uma vista incrível e muita tranquilidade.
Vila de Taipa Exclusive Hotel★★★☆☆ | Nota de Avaliação: 9,0 O Vila de Taipa Exclusive Hotel é mais um hotel sensacional da Rota Ecológica dos Milagres. Ele fica na Praia Boqueirão, em Japaratinga, a última cidade do roteiro, para quem está vindo de Maceió. Um pouco mais para frente, está Maragogi. Apesar de não ser um hotel grande – o foco é qualidade, não quantidade – a estrutura é ótima e tudo é muito bem cuidado, com carinho mesmo, sabe como é? É o lugar perfeito para encerrar uma viagem inesquecível. |
Pé na Areia Boutique Hotel★★★★☆ | Nota de Avaliação: 9,7 O Pé na Areia Boutique Hotel fica pertinho da balsa, na foz do Rio Manguaba, e tem suítes modernas, com decoração minimalista e muito conforto. A piscina é sensacional – não dá vontade de sair dela. Os donos são muito criteriosos e, por isso, a pousada sempre está bem cuidada e limpa. O restaurante tem pratos deliciosos e bem servidos. Eu acho este lugar perfeito para ficar em São Miguel dos Milagres. |
Pousada do Alto★★★☆☆ | Nota de Avaliação: 9,0 A Pousada do Alto não tem esse nome à toa: ela fica numa parte alta de Japaratinga, com uma vista incrível para o mar. Inclusive, algumas suítes têm paredes de vidro para a gente aproveitar melhor a paisagem. Exclusiva para adultos, a pousada tem uma piscina de borda infinita sensacional, os pratos do restaurante são saborosíssimos e o atendimento é impecável, acompanhado de perto pelo dono. É um excelente lugar para ficar em São Miguel dos Milagres. |
Veja mais dicas de Alagoas
Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo.
Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver outras dicas de Alagoas.
9 respostas
Volte sim, Adriana.
Viajar é sempre bom!
Um abraço.
Oi Altier, tudo bem?
Deem Conti hj por acaso seu blog. Estive no início do ano na região de Maragogi mas não aproveitei bem, pois além de não saber que tinha que verificar a tábua das marés aí a fui sem carro próprio. Estava sozinha e achei que a cidade tinha mais estrutura, mas como vc disse, o Centro de Maragogi não é atraente.
Enfim, e depois de ler, quero voltar a região aproveitando as suas dicas.
Obrigada e até mais! Abraço
Oi, Raquel.
A melhor época para aproveitar as praias de São Miguel dos Milagres é entre outubro e janeiro, quando chove pouco.
Um abraço.
Olá! Estou pretendendo ir a São Miguel dos Milagres em março! Vc não disse qual a melhor época do ano para ir! Estou querendo fugir da chuva aqui na Zona da Mata mineira! Lá chove muito?!
O segredo está nos detalhes, Henrique. Kkk
Essa é a dica. 🙂
Um abraço!
Suas dicas são fodas de mais, cara. São tantas opções boas que tem que escolher pelos detalhes kkkkkk
Que maravilha receber esse retorno. Hotel perfeito mesmoooooo! 🙂
Um abraço!
Segui as suas dicas e fiquei no Paru Boutique Hotel. Lugar maravilhoso, tudo perfeito. Atendimento ótimo, quartos maravilosos e a localização é a melhor de todas… kkkk
Quero voltar kkk
Chalés Céu de Milagres. Porto da Rua.
4 simpáticos Chalés.