Pesquisar
Close this search box.

Onde ficar em Porto de Galinhas: hotéis mais bem localizados

Atualizado em 10 de janeiro de 2024 – POR ALTIER MOULIN

Antes de escolher onde ficar em Porto de Galinhas, é bom entender algumas coisas importantes e que podem deixar sua viagem mais proveitosa e, claro, mais barata.

Porto de Galinhas é uma praia da cidade de Ipojuca e fica pertinho de Recife: são apenas 60 quilômetros. Por isso, muitas pessoas ficam em Recife e vão passar o dia na praia.

Mas, para experimentar Porto de Galinhas de verdade, é melhor escolher um hotel – ou pousada e até resort – para passar, pelo menos, duas noites.

ORIGEM DO NOME PORTO DE GALINHAS

Porto de Galinhas foi um dos primeiros locais a serem ocupados pelos portugueses. Seu nome original era Porto Rico, por causa das volumosas exportações de açúcar e de pau-brasil que deixavam o porto rumo à Europa.

Com a proibição da escravidão no Velho Continente, o porto passou a ser o principal ponto de comércio ilegal de escravos no Nordeste brasileiro, e os escravos vinham escondidos em navios cargueiros, geralmente debaixo de engradados de galinhas d’angola. Assim, o nasceu o nome Porto de Galinhas.

É que ao redor de Porto de Galinhas há várias praias muito boas. Algumas são até melhores que a de Porto de Galinhas, especialmente nos aspectos tranquilidade e preços.

Algumas praias dessa região são:

  • Muro Alto,  protegida por uma barreira de corais, tem águas calmas e vários resorts;
  • Cupe: é a maior praia da região e tem muitas opções de hotéis;
  • Pontal do Cupe: uma parte muito boa para banho;
  • Maracaípe: ambiente mais alternativo, muito procurada por surfistas;
  • Pontal de Serrambi: uma parte tranquila com um dos melhores resorts;
  • Serrambi: vilarejo que fica a14 quilômetros de Porto de Galinhas.

No mapa abaixo, você consegue ver melhor tudo isso e vai ficar mais fácil entender por que é importante escolher bem onde ficar em Porto de Galinhas.

Onde ficar em Porto de Galinhas

A praia de Porto de Galinhas tem um centrinho próprio, chamado de Calçadão de Porto de Galinhas. É nesta parte que está o maior movimento, onde ficam a maioria dos restaurantes, as muitas lojinhas de artesanato e os agitos da vida noturna – que não é lá essa coisa toda.

É justamente nesta área que estão as famosas piscinas naturais de Porto de Galinhas, que se formam na barreira de corais a poucos metros da praia – dá para ir caminhando na maré baixa.

A praia é realmente linda, o mar é limpinho, com um tom verde-azulado e a água é quentinha.

As barracas ocupam toda a margem da praia e, apesar de simples, cobram muito caro: quando estive lá, me sentei numa das cadeiras colocadas na areia e pedi uma porção de camarão frito. Paguei um absurdo e não saí satisfeito.

Mas, não tem jeito: se há muita procura, o preço sobe. Como o movimento de turistas em Porto de Galinhas é muito grande o ano todo – tanto na alta quanto na baixa estação – isso é um fato que não podemos ignorar.

Por isso, a praia é sempre muito movimentada – para não dizer lotada – com pouco espaço para tomar banho e curtir a paisagem tranquilamente.

Mesmo assim, ficar na Vila é uma ótima opção, principalmente se você não estiver de carro ou não deseja fazer muitos deslocamentos.

Ficar na Vila também é a melhor escolha se você for passar pouco tempo em Porto de Galinhas: você vai poder explorar o centrinho a pé e fazer passeios de bugue para outras praias – vai ter um compacto dos melhores momentos, sabe como é?

Outro grande ponto positivo da Vila são os preços. Como há várias opções, a concorrência acaba nos favorecendo e fica mais fácil escolher aquela que cabe direitinho no nosso orçamento. Eu vou mostrar isso mais para frente.

Fora da praia da Vila, há poucas áreas boas para banho. É que há muitas pedras e pode até ser perigoso – além de muito incômodo.

As melhores áreas, além da praia da Vila, são Pontal do Cupe e Muro Alto, na parte do Nannai Muro Alto.

Então, avaliando esses pontos, eu escolhi os hotéis mais bem localizados para você decidir onde ficar em Porto de Galinhas.

Hotéis e pousadas da Vila

Pousada Casamar

A Pousada Casamar tem um custo-benefício interessante, mas ela vive lotada e conseguir um quarto nem sempre é fácil. Por isso, é bom reservar com antecedência.

Os quartos são ótimos – assim como a estrutura da pousada – e o conforto, a segurança e a limpeza de todos os ambientes são garantia. O café da manhã e o atendimento leve da equipe deixam a experiência ainda melhor.

Onde ficar em Porto de Galinhas

Baía Branca Porto de Galinhas

O hotel Baía Branca Porto de Galinhas é um dos poucos modernos da Vila. Ele é pequeno, mas muito bem cuidado com decoração nova e bem aconchegante.

Onde ficar em Porto de Galinhas

Ele fica na parte mais movimentada, perto da praia e de tudo. Se você quer ter comodidade, é um bom hotel com preço justo.

Pousada Quatro Estações

A Pousada Quatro Estações é outra raridade da Vila no sentido modernidade. Eu achei a pousada bem completa, com piscina, restaurante, quartos espaçosos e um atendimento extraordinário.

Onde ficar em Porto de Galinhas

Ela fica bem pertinho da parte mais movimentada do Centro e pertinho da praia, mas longe do barulho que pode incomodar os ouvidos mais sensíveis.

Charme da Vila Suítes

A pousada Charme da Vila Suítes fica pertinho da praia, no centrinho, onde estão os restaurantes e todo o comércio. A pousada é linda e sempre está impecável.

Onde ficar em Porto de Galinhas

Isso inclui a limpeza dos quartos, a variedade do café da manhã, os detalhes da decoração e a gentileza no atendimento, o que também faz muita diferença.

Pousada Porto e Mar

No Centro, um pouquinho mais para dentro do bairro, a Pousada Porto e Mar tem uma estrutura simples, com apartamentos compactos, bem cuidados e sempre limpos.

Onde ficar em Porto de Galinhas

A área do jardim e das piscinas também é muito bem cuidada e o custo-benefício é, também, muito interessante.

Pousada Ecos Beach

A Pousada Ecos Beach fica de frente para praia, pertinho de restaurantes e de todo o comércio do Centro. É uma pousada pequena, muito bem arrumada e com uma localização realmente ótima.

Onde ficar em Porto de Galinhas

É uma das melhores opções do Centro e nem é preciso gastar muito para ficar em um apartamento com vista para o mar.

Onde ficar em Porto de Galinhas

Pousada Canto do Porto

A Pousada Canto do Porto tem uma localização muito boa, de frente para a principal praia, mas longe da agitação do Calçadão, a parte mais movimentada de Porto de Galinhas.

É uma forte candidata na categoria pé na areia, com simplicidade e estilo próprio – tudo na medida certa. Vale a pena dar uma olhada com mais calma, porque você pode gostar.

Hotéis e pousadas fora do Centro

Fora do Centro, há opções modernas e ainda assim com um custo-benefício interessante.

As melhores áreas são Pontal do Cupe e Muro Alto, mais ao norte, e a incrível Ponta de Serrambi, que fica ao sul da Vila.

Tabaobí Smart Hotel

O Tabaobí Smart Hotel fica no Pontal do Cupe, um pouco ao norte de Porto de Galinhas, numa área pouco movimentada: as barracas de praia ficam a uns 300 metros da rua do hotel.

Onde ficar em Porto de Galinhas

Um grande ponto positivo é que ele tem uma estrutura novinha, bem cuidada, bastante arejada e super aconchegante. É um hotel com muita boa vontade de nos receber bem.

Kembali Hotel Porto de Galinhas

O Kembali Hotel Porto de Galinhas é uma maravilha. Ele fica de frente para a Praia do Cupe, no sentido norte, e tem uma estrutura muito boa. É importante dizer que ele é um hotel exclusivo para maiores de 18 anos, com uma privacidade muito particular.

Onde ficar em Porto de Galinhas

Fora da agitação do Centro e do burburinho de Muro Alto, o hotel é um meio-termo: está perto, mas não está colado. Sabe como é?

Resorts em Porto de Galinhas

Nannai Muro Alto

O NANNAI Muro Alto é um resort para quem quer luxo. Ele é o melhor da região de Porto de Galinhas – na verdade, ele fica na praia de Muro Alto, a mais ou menos nove quilômetros da Vila.

Com uma estrutura realmente impressionante, o resort é super completo, com tudo o que você pode imaginar para uma hospedagem perfeita. Outro ponto muito positivo é que a parte da praia onde ele fica é ótima para banho, sem muitas pedras.

Onde ficar em Porto de Galinhas

Serrambi Resort

O Serrambi Resort fica numa das áreas mais lindas dos arredores de Porto de Galinhas: as praias da Ponta do Serrambi são cercadas de corais e têm mar calmo e sempre limpinho.

Onde ficar em Porto de Galinhas

A estrutura é excelente, mas é uma área mais deslocada, boa para quem vai ficar mais tempo, quer aproveitar o hotel e fazer passeios esporádicos para as outras praias.

Ocaporã Hotel All Inclusive

O Ocaporã Hotel All Inclusive tem uma estrutura menor. Na verdade ele não é um resort, mas se propõe a ser. O grande ponto positivo é que ele fica na melhor praia, Pontal do Cupe.

Os quartos são básicos, espaçosos, sempre muito limpos e bem cuidados. Se você quer ficar de cara para o mar e não ter que se preocupar com muita coisa – já que é all inclusive -, é uma boa opção.

Faixas de preços de Porto de Galinhas

Agora que você já entendeu quais as melhores áreas para ficar em Porto de Galinhas, dê uma olhada no mapa abaixo para ver as faixas de preço.

Nele, estão todas as opções hospedagem, principalmente as do Centro.



Booking.com

Onde ficar em Porto de Galinhas

Se você quer comodidade, um pouco de agitação e ficar perto de tudo, a Vila de Porto de Galinhas é o melhor lugar. Nesta parte, estão restaurantes, bares, lojinhas e todos aqueles serviços que a gente sempre precisa em uma viagem.

Vale lembrar que o Calçadão de Porto de Galinhas é fechado para o trânsito de carros e em algumas épocas é bem difícil achar uma vaga de estacionamento por perto.

Nas áreas mais afastadas você terá mais tranquilidade e privacidade, mas preste atenção, porque algumas praias têm muitas pedras – todas têm, mas algumas têm bem mais – e isso pode ser perigoso. Mas, são essas pedras – os famosos corais – que fazem Porto de Galinhas ser tão especial, não é mesmo?

As melhores áreas para banho de mar são a região da Vila, o Pontal do Cupe, algumas partes da praia de Muro Alto e a incrível Ponta de Serrambi, que fica bem mais ao sul da Vila.

Com isso, você já pode decidir onde ficar em Porto de Galinhas.

Veja mais dicas de Pernambuco

Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo.

Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver outras dicas de Pernambuco.

SOBRE O AUTOR

COMENTÁRIOS

7 respostas

  1. Oi, Jaqueline.
    Se tiver com tempo para isso, sim.
    Não se esqueça de consultar a tábua de maré para conseguir ver as piscinas de Maragogi.
    Isso é fundamental.
    Um abraço.

  2. Oi, Joaninha.
    São quase quatro horas de Maceió a Porto de Galinhas.
    A capital mais perto é Recife.

    Um abraço.

  3. Muito obrigada pelas dicas, estamos indo eu e o marido pra Porto de Galinhas agora em janeiro.
    Todas as suas dicas foram muito válidas e vou leva Las em conta com certeza!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3