Pesquisar
Close this search box.

Onde ficar em Pirenópolis: melhores áreas, pousadas e casas

Atualizado em 10 de janeiro de 2024 – POR ALTIER MOULIN

Antes de escolher onde ficar em Pirenópolis, é importante entender algumas coisas, porque isso vai deixar a sua viagem ainda melhor.

Pirenópolis – ou simplesmente Piri – fica em Goiás, a quase 130 quilômetros da capital, Goiânia. Brasília também fica perto: são pouco mais de 150 quilômetros da capital nacional até a cidadezinha, que nasceu no tempo do Brasil Colônia e se tornou um destino turístico super concorrido.

Do seu passado, Pirenópolis preserva o casario colonial, as ruas de pedra, vários prédios históricos e igrejas. Tudo isso está cercado por montanhas com muito verde e incontáveis cachoeiras.

Tem, ainda, as tradicionalíssimas Festa do Divino e Cavalhada, herança dos portugueses que são mantidas com frescor há gerações.

CAVALHADA

A Cavalhada é uma manifestação folclórica que acontece no encerramento da Festa do Divino Espírito Santo, que começa 50 dias depois da Páscoa e dura doze dias.

No ritual, que recria as batalhas de resistência portuguesa contra a invasão dos mouros, cavaleiros encenam uma disputa que dura três dias.

É uma festa popular que tem na figura do mascarado outra grande representação: adultos e crianças vestem roupas coloridas e máscaras de animais – geralmente, boi e onça – para brincar pelas ruas.

Por isso tudo, Pirenópolis é movimentada o ano todo, mas nos feriados prolongados a procura aumenta e é bom fazer a reserva com antecedência.

Onde ficar em Pirenópolis

Pirenópolis não é grande, mas para aproveitar o melhor da cidade, eu sugiro ficar no Centro ou o mais perto possível.

Essa é a parte mais antiga da cidade e onde estão os melhores restaurantes, as lojinhas de artesanato, os prédios históricos e serviços como bancos e outros que a gente sempre precisa durante uma viagem.

Além disso, há outro segredo: no Centro, há uma área específica onde tudo acontece.

Conhecida como Rua do Lazer de Piri, essa parte da Rua do Rosário é o lugar onde há mais movimento durante o dia e à noite.

É como se fosse o centro do Centro, entendeu?

É um lugar ótimo para turistar, mas não é a parte mais tranquila para se hospedar em Pirenópolis.

Então, ficar algumas ruas de distância é o ideal.

Para entender melhor isso tudo, você pode explorar o mapa abaixo. Eu marquei de laranja a parte do centrinho e a Rua do Lazer, as pousadas que eu indico, alguns bons restaurantes e os prédios históricos do Centro.

Melhores Pousadas de Pirenópolis

Existem várias opções de hospedagem em Piri, mas algumas são mais completas, com uma avaliação melhor e, por isso, eu fiz esta lista.

Há diferentes opções no Centro e algumas mais afastadas. Todas elas são realmente muito boas e você pode escolher a que se encaixa melhor no seu orçamento e estilo.

Pousada das Cavalhadas

A Pousada das Cavalhadas tem a melhor localização de Pirenópolis: de frente para a Igreja Matriz e no começo da Rua do Lazer de Piri. Então, se você quiser ficar na área mais movimentada da cidade, essa deve ser sua escolha.

Ela tem um estilo colonial aconchegante, sem muito luxo, mas não peca em nada. Os quartos são muito bons, arejados e sempre limpos, o café da manhã tem muitos pratos regionais e o atendimento é sempre muito elogiado.

Pousada Tajupá

A Pousada Tajupá já foi eleita a melhor de Pirenópolis pelos usuários do TripAdvisor. A pousada tem doze quartos super aconchegantes e bem decorados.

O atendimento é excelente, a comida é deliciosa e a localização também é muito boa, pertinho da Rua do Lazer, mas em uma área sossegada.

Pousada Villa Bia

A Pousada Villa Bia também fica pertinho da Rua do Lazer – dá para ir caminhando. O casarão onde funciona a pousada é espaçoso, arejado e muito bem cuidado.

Onde ficar em Pirenópolis

Os quartos são bem aconchegantes, têm uma decoração inspirada no estilo colonial e alguns têm hidromassagem. O atendimento é muito elogiado e o café da manhã também.

Onde ficar em Pirenópolis

Pousada das Orquídeas

A Pousada das Orquídeas também fica em uma área tranquila, mas perto da Rua do Lazer e tem um ótimo custo-benefício.

É uma pousada típica de cidade do interior, com quartos básicos, um jardim muito agradável e piscinas ótimas para relaxar no fim da tarde.

Pousada dos Pireneus

A Pousada dos Pireneus tem a estrutura de um resort: várias piscinas, mini parque aquático, sauna, restaurantes e várias outras opções de entretenimento para crianças a adultos.

Onde ficar em Pirenópolis

É um lugar para quem quer aproveitar o hotel e não quer fazer grandes deslocamentos todos os dias. A Pousada fica em uma área super tranquila, um pouco mais distante do Centro.

Onde ficar em Pirenópolis

Pouso, Café e Cultura

A Pouso, Café e Cultura é uma pousada muito charmosa, pertinho da Rua do Lazer, e muito bem avaliada pelos hóspedes, com destaque para atendimento e limpeza.

Onde ficar em Pirenópolis

O casarão onde funciona a pousada pertencia a um diplomata e praticamente tudo foi mantido como era, inclusive com uma biblioteca bem interessante. É um lugar especial.

Melhores Casas de temporada

Para quem quer mais privacidade, a ideia de alugar uma casa é a melhor solução.

Há casas bem interessantes na região e eu selecionei algumas para você escolher onde ficar em Pirenópolis.

Casa no Centro Histórico

A Casa no Centro Histórico é uma típica construção do Centro Histórico de Pirenópolis e quem está procurando uma imersão no que a cidade é de fato, vale a pena ficar nela por alguns dias.

A área total é grande, são 168 metros quadrados, que acomodam até quatro pessoas: duas no quarto de casal e duas no de solteiros, que tem duas camas. É uma excelente escolha para ficar em Pirenópolis.

Casarão Pireneus

A Casarão Pireneus também tem fachada tradicional, semelhante a do resto do casario colonial que enfeita a cidade, mas foi totalmente restaurante no interior e tem ambientes arejados e bastante acolhedores.

É uma boa opção para quem está com grupo grande, porque são 350 metros quadrados que acomodam até 12 pessoas em cinco quartos. O casarão ainda tem uma área gourmet e uma piscina pequena.

Onde ficar em Pirenópolis

Lofts Vila Bela

Os Lofts Vila Bela ficam em uma área mais nova da cidade, que tem crescido bastante e ganhado condomínios que são uma graça, com tranquilidade, privacidade e segurança como este.

Onde ficar em Pirenópolis

Todos os apartamentos são muito bem mobiliados, seguem o mesmo estilo na decoração e acomodam até quatro pessoas: duas no quarto com cama de casal e outras duas no sofá-cama da sala.

Onde ficar em Pirenópolis

O condomínio tem uma piscina muito boa e uma área gourmet com churrasqueira. É, sem dúvida, um ótimo lugar para ficar em Pirenópolis. Se estiver de carro, dá para guardar o carro na garagem.

Onde ficar em Pirenópolis

Flats Charme do Cerrado

Os Flats Charme do Cerrado também ficam em um condomínio desses que tem deixado Pirenópolis ainda mais atrativa, abrindo novas e modernas possibilidades de hospedagem.

O apartamento é novinho tem 35 metros quadrados, acomoda até quatro pessoas em um quarto de casal, que também tem uma cama de solteiro, e no sofá-cama da sala.

A decoração é impecável, os móveis e utensílios são de primeira e a piscina é fantástica. Será que já temos um favorito?

Faixas de preço em Pirenópolis

No mapa abaixo, você pode ver todas as opções de hospedagem de Pirenópolis com os preços cobrados.

Assim, você pode escolher a que se encaixa melhor no seu orçamento, levando em consideração as minhas dicas de localização.



Booking.com

Quando as diárias ficam mais baratas?

A alta temporada em Pirenópolis é nos meses de férias escolares – janeiro, julho e dezembro – e durante feriados prolongados. Nessa época, a cidade recebe muitos turistas, e os preços das diárias costumam ser mais altos.

No entanto, o clima é agradável, com temperaturas variando entre 18 e 28 graus, mas pode haver chuvas esporádicas.

Já a baixa temporada é todo o período fora de férias escolares e dos feriados prolongados. Nessa época, a cidade costuma receber menos turistas, e os preços das diárias são mais acessíveis.

O clima é mais ameno, com temperaturas variando entre 14 e 25 graus, e com chuvas mais frequentes, especialmente entre os meses de novembro e março.

É importante lembrar que, apesar de ser mais comum o aumento de preços durante a alta temporada, alguns hotéis e pousadas podem oferecer promoções durante a baixa temporada para atrair mais hóspedes.

É sempre bom pesquisar e reservar a hospedagem com antecedência, independentemente da época do ano.

Onde ficar em Pirenópolis

Como você viu, há alguns segredinhos para escolher onde ficar em Pirenópolis. Mas, a grande boa notícia é que tudo é perto e dá para fazer muitas coisas caminhando – tem algumas ladeiras, mas nada demais.

Por isso, eu priorizei as pousadas e as casas com boas avaliações e localização estratégica.

Antes de terminar eu quero dar apenas mais uma dica: não perca o brunch da Fazenda Vagafogo e aproveite para fazer trilhas para as cachoeiras.

Veja mais dicas de Goiás

Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo.

Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver outras dicas de Goiás.

SOBRE O AUTOR

COMENTÁRIOS

10 respostas

  1. Oi, Henrique.
    Depende muito. Se for só passa um final de semana ou poucos dias, é melhor ficar em uma pousada no Centro.
    Vai ser bem mais prático. 🙂
    Um abraço.

  2. Altier,
    Adorei as dicas das pousadas. Sabe de alguma casa boa para alugar por temporada?
    Obrigada.

  3. Adorei as dicas, sempre nos hospedamos em pousadas de charme da região a VILLA do comendador que é a melhor da região, quando vou com a esposa ficamos no casarao Villa do império que foi eleita entre as dez mais românticas do país e o dádiva hotel Boutique.
    Vale a pena conhecer essas mencionadas são as top Goiás do roteiros.
    as que mencionou vou seguir por aqui, mas me parecem ótimas são mais pousadas familiares muito legal .

  4. Trindade fica meio longe dependendo de quantos dias vai ficar não vale a pena ir ainda mais no período do carnaval em que as rodovias estão muito movimentadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3