Onde ficar em Pirenópolis: as melhores pousadas e casas – com preços

0

Atualizado em 17 de novembro de 2020

Antes de escolher onde ficar em Pirenópolis, é importante entender algumas coisas, porque isso vai deixar a sua viagem ainda melhor.

Pirenópolis – ou simplesmente Piri – fica em Goiás, a quase 130 quilômetros da capital, Goiânia. Brasília também fica perto: são pouco mais de 150 quilômetros da capital nacional até a cidadezinha, que nasceu no tempo do Brasil Colônia e se tornou um destino turístico super concorrido.

Do seu passado, Pirenópolis preserva o casario colonial, as ruas de pedra, vários prédios históricos e igrejas. Tudo isso está cercado por montanhas com muito verde e incontáveis cachoeiras.

Tem, ainda, as tradicionalíssimas Festa do Divino e Cavalhada, herança dos portugueses que são mantidas com frescor há gerações.

CAVALHADA
A Cavalhada é uma manifestação folclórica que acontece no encerramento da Festa do Divino Espírito Santo, que começa 50 dias depois da Páscoa e dura doze dias.

No ritual, que recria as batalhas de resistência portuguesa contra a invasão dos mouros, cavaleiros encenam uma disputa que dura três dias.

É uma festa popular que tem na figura do mascarado outra grande representação: adultos e crianças vestem roupas coloridas e máscaras de animais – geralmente, boi e onça – para brincar pelas ruas.

Por isso tudo, Pirenópolis é movimentada o ano todo, mas nos feriados prolongados a procura aumenta e é bom fazer a reserva com antecedência.

Mas, qual a melhor área para ficar em Pirenópolis? É isso que eu explico agora.

Onde ficar em Pirenópolis

Pirenópolis não é grande, mas para aproveitar o melhor da cidade, eu sugiro ficar no Centro ou o mais perto possível.

Essa é a parte mais antiga da cidade e onde estão os melhores restaurantes, as lojinhas de artesanato, os prédios históricos e serviços como bancos e outros que a gente sempre precisa durante uma viagem.

Além disso, há outro segredo: no Centro, há uma área específica onde tudo acontece.

Conhecida como Rua do Lazer de Piri, essa parte da Rua do Rosário é o lugar onde há mais movimento durante o dia e à noite.

É como se fosse o centro do Centro, entendeu?

É um lugar ótimo para turistar, mas não é a parte mais tranquila para se hospedar em Pirenópolis.

Então, ficar algumas ruas de distância é o ideal.

Para entender melhor isso tudo, você pode explorar o mapa abaixo. Eu marquei de laranja a parte do centrinho e a Rua do Lazer, as pousadas que eu indico, alguns bons restaurantes e os prédios históricos do Centro.

Melhores Pousadas de Pirenópolis

Existem várias opções de hospedagem em Piri, mas algumas são mais completas, com uma avaliação melhor e, por isso, eu fiz esta lista.

Há diferentes opções no Centro e algumas mais afastadas. Todas elas são realmente muito boas e você pode escolher a que se encaixa melhor no seu orçamento e estilo.

POUSADA DAS CAVALHADAS

A Pousada das Cavalhadas tem a melhor localização de Pirenópolis: de frente para a Igreja Matriz e no começo da Rua do Lazer de Piri. Então, se você quiser ficar na área mais movimentada da cidade, essa deve ser sua escolha.

Ela tem um estilo colonial aconchegante, sem muito luxo, mas não peca em nada. Os quartos são muito bons, arejados e sempre limpos, o café da manhã tem muitos pratos regionais e o atendimento é sempre muito elogiado.

POUSADA TAJUPÁ

A Pousada Tajupá já foi eleita a melhor de Pirenópolis pelos usuários do TripAdvisor. A pousada tem doze quartos super aconchegantes e bem decorados.

O atendimento é excelente, a comida é deliciosa e a localização também é muito boa, pertinho da Rua do Lazer, mas em uma área sossegada.

POUSADA VILLA BIA

A Pousada Villa Bia também fica pertinho da Rua do Lazer – dá para ir caminhando. O casarão onde funciona a pousada é espaçoso, arejado e muito bem cuidado.

Onde ficar em Pirenópolis

Os quartos são bem aconchegantes, têm uma decoração inspirada no estilo colonial e alguns têm hidromassagem. O atendimento é muito elogiado e o café da manhã também.

Onde ficar em Pirenópolis

POUSADA DAS ORQUÍDEAS

A Pousada das Orquídeas também fica em uma área tranquila, mas perto da Rua do Lazer e tem um ótimo custo-benefício.

É uma pousada típica de cidade do interior, com quartos básicos, um jardim muito agradável e piscinas ótimas para relaxar no fim da tarde.

POUSADA DOS PIRENEUS

A Pousada dos Pireneus tem a estrutura de um resort: várias piscinas, mini parque aquático, sauna, restaurantes e várias outras opções de entretenimento para crianças a adultos.

Onde ficar em Pirenópolis

É um lugar para quem quer aproveitar o hotel e não quer fazer grandes deslocamentos todos os dias. A Pousada fica em uma área super tranquila, um pouco mais distante do Centro.

Onde ficar em Pirenópolis

POUSO, CAFÉ E CULTURA

A Pouso, Café e Cultura é uma pousada muito charmosa, pertinho da Rua do Lazer, e muito bem avaliada pelos hóspedes, com destaque para atendimento e limpeza.

O casarão onde funciona a pousada pertencia a um diplomata e praticamente tudo foi mantido como era, inclusive com uma biblioteca bem interessante. É um lugar especial.

Melhores Casas do Airbnb

Para quem quer mais privacidade, a ideia de alugar uma casa é a melhor solução.

Há casas bem interessantes na região e eu selecionei algumas para você escolher onde ficar em Pirenópolis.

CASA MARIAH

A Casa Mariah fica a uma curta caminhada do centro, em uma área residencial e muito tranquila. A casa é grande e acomoda até seis pessoas.

Onde ficar em Pirenópolis

São três quartos, dois banheiros, sala, cozinha completa e varanda. Tem, também, uma área aberta com churrasqueira e uma piscina pequena.

CASINHA EM PIRI

O Casinha em Piri é um loft que fica em um pequeno condomínio e tem a cara de Pirenópolis: muito colorido, alto astral e simplicidade.

Ele é perfeito para casais, mas dá para acomodar até quatro pessoas. O loft fica um pouco mais longe do centrinho, na saída para as principais cachoeiras.

LOFT GALELEO

O Loft Galeleo também fica no caminho das principais cachoeiras de Pirenópolis e é um dos mais completos da cidade: tem até piscina aquecida, sauna e uma sala de ginástica.

Onde ficar em Pirenópolis

Muito bem decorado, os quartos e todas as áreas alcançam o aconchego que merecemos. Vale a pena da uma olhada com mais calma nesta casa.

Onde ficar em Pirenópolis

Faixas de preços

No mapa abaixo, você pode ver todas as opções de hospedagem de Pirenópolis com os preços cobrados.

Assim, você pode escolher a que se encaixa melhor no seu orçamento, levando em consideração as minhas dicas de localização.



Booking.com

Onde ficar em Pirenópolis

Como você viu, há alguns segredinhos para escolher onde ficar em Pirenópolis. Mas, a grande boa notícia é que tudo é perto e dá para fazer muitas coisas caminhando – tem algumas ladeiras, mas nada demais.

Por isso, eu priorizei as pousadas e as casas com boas avaliações e localização estratégica.

Antes de terminar eu quero dar apenas mais uma dica: não perca o brunch da Fazenda Vagafogo e aproveite para fazer trilhas para as cachoeiras.

Se ainda tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo. Agora, aproveita para ver outras dicas de Goiás.

SOBRE O AUTOR

Altier Moulin

Sou jornalista, capixaba e apaixonado pelo universo viajante. Sempre gostei de contar histórias e de extrair do cotidiano um valor que muitos não percebem. Desde criança, sonhei em viajar pelo mundo e, já adulto, isso virou um propósito de vida.

Escreva um comentário