Pesquisar
Close this search box.

Onde ficar em Parnaíba: melhores áreas, hotéis e pousadas

Atualizado em 10 de janeiro de 2024 – POR ALTIER MOULIN

Antes de escolher onde ficar em Parnaíba, no Piauí, é bom entender algumas coisas sobre a cidade, porque isso pode transformar sua viagem.

Parnaíba é a principal base para conhecer os atrativos do Delta do Parnaíba, uma imensa área de proteção ambiental que inclui parte do Maranhão, do Ceará e todo o litoral do Piauí.

Os passeios para explorar o Delta do Parnaíba partem, principalmente, do Porto de Tatus, em Ilha Grande, cidade vizinha a Parnaíba.

Parnaíba é a segunda cidade mais importante do Piauí e, mesmo com poucas opções, tem uma estrutura hoteleira boa. Além disso, como fica estrategicamente localizada, ganhou o apelido de Capital do Delta.

A cidade se desenvolveu a partir do Porto das Barcas, que ainda preserva parte do casario colonial que se transformou em um centrinho comercial colorido, com várias lojinhas de artesanato e outros produtos regionais.

Parnaíba também tem a facilidade de ter um aeroporto com voos regulares que se conecta às capitais nordestinas e, assim, com o resto do Brasil.

Vale lembrar que Teresina, a capital do Piauí, fica bem longe, a quase cinco horas de viagem.

Mas, afinal, qual a melhor área para ficar em Parnaíba? É isso que eu explico a partir de agora.

Onde ficar em Parnaíba

Parnaíba tem apenas uma praia, a Pedra do Sal, que fica a 15 quilômetros do Centro. Então, a melhor opção é ficar perto do Porto das Barcas, o Centro Histórico da cidade, ou no bairro vizinho de Nossa Senhora do Carmo.

Essas são as partes mais movimentadas, onde estão restaurantes, bares, bancos e todos aqueles serviços que a gente sempre precisa durante uma viagem.

No mapa abaixo, você pode ver cada localização e entender melhor o que eu expliquei.

Melhores pousadas de Parnaíba

Apesar de não ter uma estrutura muito variada, com hotéis de grande porte ou de redes internacionais, há boas opções de hospedagem com preços justos. Então, não será difícil escolher onde ficar em Parnaíba – só não deixe para a última hora.

Casa de Santo Antônio Hotel Boutique

O Casa de Santo Antônio é o principal hotel de Parnaíba. Ele funciona em um casarão antigo, totalmente restaurado e está na categoria luxo, com todas as mordomias que um hotel boutique tem.

Onde ficar em Parnaíba

Os quartos são extremamente agradáveis, muito bem decorados, espaçosos e arejados. A área da piscina é incrível e o restaurante tem um cardápio sensacional.

Onde ficar em Parnaíba

Pousada Vila Parnaíba

A pousada Vila Parnaíba também é uma das melhores da cidade. Ela tem quartos muito aconchegantes, com uma pegada nordestina e vista para a piscina.

Onde ficar em Parnaíba

Como fica na região do Porto das Barcas, tem uma movimentação intensa durante o dia e à noite, mas sem barulho demasiado. O atendimento é sempre muito elogiado.

Pousada Vila do Carmo

Se você procura apenas um lugar para passar as noites e não quer gastar muito com hospedagem, a Pousada Vila do Carmo pode ser uma boa opção.

Ela fica na parte mais antiga do Centro e os quartos são básicos, compactos e bem resolvidos. A pousada não tem estacionamento e o café da manhã é satisfatório.

Pousada Porto das Barcas

A Pousada Porto das Barcas também é uma opção básica, sem luxo e com serviços dentro do esperado.

Onde ficar em Parnaíba

A localização é muito boa, na margem do Rio Igaraçu, perto de comércios e das agências que organizam os passeios na região. O destaque fica com a bela vista do pôr do sol.

Onde ficar em Parnaíba

Pousada Beira Rio

A Pousada Beira Rio é definitivamente uma opção econômica, sem luxo, mas com tudo dentro do esperado.

Ela fica em uma área menos concorrida de Parnaíba e, por isso, é fácil achar restaurantes que servem comida boa e barata.

Pousada Porto Rio

A Pousada Porto Rio é muito bem localizada – dá para fazer tudo a pé – e é super bem cuidada. É uma pousada familiar e isso traz mais aconchego, porque o atendimento é super caloroso.

Onde ficar em Parnaíba

Os quartos são básicos, sempre limpos e toda a estrutura da pousada está novinha. Vale a pena dar uma olhada com calma.

Onde ficar em Parnaíba

Citi Executivo Hotel

O Citi Executivo Hotel fica em uma área mais nova da cidade e pode ser interessante para quem está de passagem ou vai ficar pouco tempo.

Onde ficar em Parnaíba

Ele tem uma estrutura básica, com quartos bem cuidados e sem luxo. É uma boa opção em relação ao custo-benefício.

Arrey Hotel Beach

O Arrey Hotel Beach está no meio do caminho, entre o Centro de Parnaíba e as praias de Luís Correia. Por isso, ele é uma excelente opção para quem quer espaço, uma boa piscina e um custo-benefício bom.

Onde ficar em Parnaíba

Os quartos são básicos, têm varanda e alguns ficam de frente para a piscina. O atendimento é bastante elogiado e o café da manhã tem sempre muita variedade.

Onde ficar em Parnaíba

Faixas de preço de Parnaíba

Agora que você já entendeu algumas coisas importantes, dê uma olhada no mapa com os preços.

Nele, estão todas as opções de hospedagem de Parnaíba, especialmente as do Centro. Assim, fica mais fácil achar uma opção que se encaixa no seu orçamento.



Booking.com

Onde ficar em Parnaíba

A segunda cidade mais importante do Piauí tem poucas opções de hospedagem realmente interessantes. Mas, sem dúvida, ficar nos arredores do Porto das Barcas – o Centro Histórico – é a melhor opção.

Eu falo isso porque é nesta parte que estão todos aqueles comércios que a gente precisa, como restaurantes, bares, mercados e bancos, por exemplo.

Essa também é uma localização estratégica para fazer os passeios pelo Delta do Parnaíba, para a única praia da cidade, a Pedra do Sal, e até mesmo para as praias da cidade vizinha, Luís Correia.

Veja mais dicas do Piauí

Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo.

Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver outras dicas do Piauí.

SOBRE O AUTOR

COMENTÁRIOS

4 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *