Pesquisar
Close this search box.

Onde ficar em Garopaba: melhores pousadas, nas melhores praias

Atualizado em 10 de janeiro de 2024 – POR ALTIER MOULIN

Foto: Marcus Vinícius

Consagrada como capital catarinense do surfe, Garopaba é uma pequena cidade do litoral que, como você pode imaginar, vive seus dias mais agitados durante o verão. Mas, será que você sabe onde ficar em Garopaba para aproveitar melhor a sua viagem?

Escolher o lugar certo, além de nos poupar uma grana, facilita nos deslocamentos e, claro, torna toda a experiência mais completa.

É exatamente por isso que eu pesquisei todas as pousadas da cidade para montar esta lista com as melhores.

Onde ficar em Garopaba

Garopaba é uma cidade pequena, tem cerca de 18 mil moradores, mas o número de visitantes no verão supera os 100 mil. A cidade fica mesmo lotada, mas como há várias praias, sempre é possível fugir para aquelas que ficam menos cheias.

Por falar nisso, Garopaba tem nove praias:

  1. Praia de Garopaba;
  2. Praia do Silveira;
  3. Praia da Ferrugem;
  4. Praia do Siriú;
  5. Praia da Gamboa;
  6. Praia da Barra;
  7. Praia do Ouvidor;
  8. Praia Vermelha;
  9. Praia do Vigia.

As mais concorridas são a Praia de Garopaba – que também é chamada de Praia do Centro -, a Praia do Silveira e a Praia da Ferrugem. Elas têm ambientes totalmente diferentes, mas isso eu explico mais para frente.

Para facilitar o seu planejamento, sugiro dividir a cidade em duas regiões: Praias do Centro e Lagoa Encantada.

No mapa abaixo, você consegue ver com mais facilidade essa divisão.

Praias do Centro

Nessa região, estão a Praia de Garopaba e a Praia do Silveira.

Como você pode imaginar, é a parte mais movimentada da cidade, com uma boa infraestrutura e com muitas opções de bares, restaurantes, mercados, farmácias, bancos e outros serviços que a gente sempre precisa durante uma viagem.

Então, é uma ótima área para quem quer praticidade e ficar perto de tudo.

Nas Praias do Centro, as minhas sugestões são as seguintes pousadas:

Pousada da Praia

A Pousada da Praia – como o nome diz – é para quem quer ficar de cara para a praia. E é literalmente isso: basta atravessar a rua e pronto, a areia está ali. Maior comodidade do que isso não existe em Garopaba. Mas, justamente por isso, é difícil encontrar uma vaga nesta pousada durante a alta temporada.

Onde ficar em Garopaba

Os quartos são extremamente aconchegantes, arejados, sempre limpos e cheirosos. Alguns têm banheira e você pode aproveitar para se cuidar durante os dias de folga – que tal um mini SPA no quarto? Uma noite romântica para comemorar uma data especial também cai bem. Só não deixe para fazer a reserva muito tarde.

Onde ficar em Garopaba

Moradas da Silveira

Eu vou começar falando da vista. Imagine abrir a cortina do chalé e ver os reflexos do sol no mar bem à sua frente. Imaginou? É isso que a gente experimenta no Moradas da Silveira: de um lado o mar e, do outro, as montanhas de Garopaba. A energia é sensacional.

Onde ficar em Garopaba

Conforto e comodidade são o básico , porque os chalés foram pensados para nos deixar confortáveis, sem perder a praticidade de uma cidade de praia: tem até churrasqueira para os dias mais animados. Se fosse você, não perderia a oportunidade de ficar no Moradas da Silveira pelo menos uma noite.

Onde ficar em Garopaba

Condomínio Vila Lila

Como o próprio nome diz, o Condomínio Vila Lila tem unidades independentes que são alugadas por temporada. Ele é novinho e tudo está muito bem cuidado. Todas as unidades têm sala de estar, quarto, cozinha compacta totalmente equipada e banheiro privativo com banheira ou chuveiro.

Onde ficar em Garopaba

A área externa é excelente, com bastante espaço e o jardim é muito bem cuidado. Tem, também, churrasqueiras, poltronas e cadeiras super aconchegantes para descansar e conversar com outros hóspedes. O Condomínio Vila Lila é uma boa opção para quem vai ficar mais dias em Garopaba.

Onde ficar em Garopaba

Pousada da Encosta

A Pousada da Encosta fica bem pertinho do Centro e da principal praia de Garopaba. Então, se você quer bater pernas de dia e à noite, pode ser um bom lugar para ficar em Garopaba. Os quartos são bons, aconchegantes e bem ventilados: têm varanda com uma vista linda do mar.

Onde ficar em Garopaba

As áreas comuns também são muito boas, especialmente a área da piscina, mas o café da manhã também é muito elogiado. Pelo conjunto de serviços que oferece – e pelo preço que cobra – a Pousada da Encosta é uma das melhores opções de Garopaba.

Onde ficar em Garopaba

Morada da Prainha

A Morada da Prainha é outro lugar muito especial. A pousada fica pertinho da Praia do Silveira e pertinho do Centro, onde o movimento acontece à noite. Como toda a estrutura é nova, eles capricham no cuidado e na limpeza, o que sempre nos agrada, não é mesmo?

Onde ficar em Garopaba

Os quartos são muito confortáveis e leves. Aliás, todas as áreas da Morada da Prainha são muito bem decoradas, com aconchego de quem sabe: os profissionais que trabalham na pousada são extremamente atenciosos e queridos. Se você está planejando uma viagem a dois, este é o melhor lugar para ficar.

La Plage Residence

O La Plage Residence é uma opção diferente em Garopaba. Com um toque de luxo e exclusividade, essa hospedagem domiciliar tem suítes extremamente espaçosas, muito bem decoradas e com um atendimento primoroso: do momento do check-in à despedida.

Onde ficar em Garopaba

As roupas de cama, os travesseiros e as toalhas são de primeira linha, os quartos têm uma banheira hidromassagem sensacional e o café da manhã é preparado para satisfazer os seus desejos: por isso, é muito variado. O La Plage Residence é um lugar para quem quer ficar muito bem localizado e ser bem tratado.

Onde ficar em Garopaba

Hotel Pousada da Lagoa

Eu fiquei no Hotel Pousada da Lagoa. Ele tem tem uma belíssima e bem cuidada área verde, perfeita para relaxar e aproveitar os dias de descanso. A Praia de Garopaba fica a apenas 300 metros, e cadeiras de praia e guarda-sóis estão disponíveis na recepção, que funciona 24 horas.

Onde ficar em Garopaba

Todos os quartos são muito bem equipados, espaçosos e arejados. O café da manhã é reforçado, com muitas variedades de pães, bolos e frutas. A piscina é ótima para relaxar depois de um dia inteiro de praia. Enfim, o Hotel Pousada da Lagoa é um lugar perfeito para ter dias de pleno descanso.

Onde ficar em Garopaba

Lagoa Encantada

A Praia da Ferrugem tem um clima de calmaria, de sossego – apesar de ficar sempre movimentada no alto verão e de ser uma das preferidas dos surfistas.

Ela tem esse nome por causa do tom amarelado da água que vem da Lagoa Encantada e desagua no mar dividindo a praia em duas. De um lado, a Praia da Ferrugem, do outro, a Praia da Barra.

Esta região é excelente para quem quer relaxar de frente para a praia, fazer caminhadas na areia e viver os dias de folga sem se preocupar com muita coisa, principalmente com o tempo.

Para decidir onde ficar em Garopaba, veja mais essas sugestões:

Pousada A Cabana

A Pousada A Cabana fica entre o Centro e a Lagoa Encantada, ou seja, no meio do caminho e isso é bom porque dá para aproveitar as duas áreas da cidade. Aliás, o atendimento da equipe da pousada é sempre muito elogiado: eles nos ajudam com altas dicas de coisas para ver e fazer na região.

Onde ficar em Garopaba

O café da manhã é maravilhoso, sempre com muita variedade e o ambiente da pousada é sempre muito bem cuidado, seja nos quartos, seja nas áreas externas, como jardim e piscina. Você vai gostar tanto da Pousada A Cabana que vai querer voltar mais vezes.

Onde ficar em Garopaba

Chalé da Ferrugem

Eu coloquei o Chalé da Ferrugem na lista para você ver como é possível fugir do básico e viver experiências incríveis. Neste caso, alugando um chalé nas dunas da Praia do Siriú, uma área onde você pode fazer caminhadas e explorar a natureza sem pressa.

Esta área de Garopaba é muito boa, porque fica perto do Centro e mantém a conexão com o mar, e o aconchego dentro do chalé só colabora para que a experiência seja ainda mais inesquecível: imagina ver o pôr do sol na varanda do Chalé da Ferrugem?

Onde ficar em Garopaba

Pitaya Apart Hotel

Essa opção é para  quem gosta de hotel. Muito bem localizado e pertinho da Praia da Ferrugem, há vários restaurantes e mercados nos arredores do Pitaya Apart Hotel. Os quartos têm cama grande e muito conforto. Mas, do que eu mais gostei mesmo foi da varanda.

Onde ficar em Garopaba

O café da manhã é ótimo, servido com horário marcado. O atendimento também é sempre muito elogiado pelos hóspedes e, na verdade, este é o grande diferencial do Pitaya Apart Hotel.

Pousada Canoa Azul

A Pousada Canoa Azul fica de frente para a praia e o pessoal da pousada organiza várias atividades, como caminhadas e mergulhos. Os quartos são básicos, têm uma varanda e uma rede – o que é um convite irresistível para se desconectar de tudo e relaxar.

O café da manhã é bom, cumpre a sua tarefa de nos alimentar bem, mas há um mercado na mesma quadra da Pousada Canoa Azul, então você pode comprar algo para preparar na cozinha compartilhada. A internet funciona em todas as áreas da pousada.

Onde ficar em Garopaba

Faixas de preço em Garopaba

Agora que você já viu as minhas opções preferidas – não só as minhas, mas as de muita gente também – é hora de dar uma olhada nos preços antes de decidir onde ficar em Garopaba.

No mapa abaixo estão todas as opções de hospedagem da cidade, especialmente as do Centro.  Para saber mais, você só precisa clicar nos pins azuis e pronto. 



Booking.com

Reserve com antecedência

Eu não sei exatamente quanto tempo falta para sua viagem, mas uma dica de ouro é fazer a reserva com antecedência. É porque, como eu falei, a cidade é muito procurada nos meses de alta estação – que vai de dezembro a fevereiro.

Nesta época, falta espaço nas pousadas e os preços podem ficar um pouco mais caros. Então, assim que decidir onde ficar em Garopaba, já faça a reserva.

No meio do ano, entre junho e outubro, as baleias francas visitam o litoral de Santa Catarina e isso também atrai uma quantidade de turistas que aproveitam os dias de folga para ver os animais tão pertinho da praia.

Veja mais dicas de Santa Catarina

Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo.

Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver mais dicas de Santa Catarina.

SOBRE O AUTOR

COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1