Atualizado em 30 de julho de 2021
A capital paranaense é sinônimo de qualidade de vida. No Brasil e no mundo, ela já foi reconhecida por sua organização, sua preocupação com questões ambientais e em como uma metrópole pode crescer sem se autodestruir. Por isso, você deve escolher com calma onde ficar em Curitiba. Assim, sua viagem ficará muito mais completa e eu vou explicar por quê.
Entenda Curitiba
Olhando no mapa, as distâncias até parecem ser grandes e Curitiba impressiona com seus 1.7 milhão de moradores, mas o fato é que as atrações turísticas da cidade são bem conectadas com o Centro Histórico e ir de um lugar para outro é super fácil e rápido.
→ 30 coisas imperdíveis para ver e fazer em Curitiba
Vale lembrar que o transporte público de Curitiba é um dos mais eficientes do país. Mas, em tempos de carros de aplicativo, é bem mais cômodo circular pela cidade contando com a tecnologia na ponta dos seus dedos.
É bom saber que, em Curitiba, existe o Centro Histórico, que é a região do Largo da Ordem, e o Centro Cívico, que é onde está o Museu Niemeyer e um tanto de outros atrativos da cidade. São áreas vizinhas, mas é importante saber que são duas regiões diferentes.
Nos primórdios da ocupação humana, as terras onde hoje está Curitiba apresentavam grande quantidade de araucária, também chamada de pinheiro-do-Paraná. A árvore adulta tem a forma de uma taça. Sua semente é o pinhão, fonte de proteína e alimento de grande consumo, in natura ou como ingrediente da culinária regional paranaense.
O pinhão servia de alimento a um pássaro também encontrado em grande quantidade no começo da ocupação do território: a gralha-azul. De corpo azulado e cabeça preta, a gralha-azul, diz uma lenda, colhia o pinhão com o bico e o enterrava no solo para consumo posterior. Desses pinhões enterrados acabavam nascendo novos pinheiros.
Onde ficar em Curitiba
Sem muita enrolação, eu vou logo dizer que o melhor lugar para ficar em Curitiba é o Centro.
Na verdade, há inúmeras possibilidades de hospedagem em Curitiba, mas eu vou focar em três principais bairros:
- Centro Histórico, a parte mais antiga;
- Centro Cívico, região com muitos prédios públicos;
- Batel, bairro boêmio coladinho no Centro.
Basta olhar no mapa abaixo para ver que elas estão praticamente misturadas e há várias atrações turísticas nesta região e, assim, fica fácil conhecer tudo em pouco tempo e sem gastar muito.
Ficar na região central também é ideal porque, nesta área, estão os melhores hotéis da cidade: os mais procurados, os mais bem avaliados e, claro, aqueles que cobram um preço justo – tem de tudo nesta área.
Hotéis no Centro Histórico
O Centro Histórico é bom para quem quer conhecer boa parte da cidade caminhando, sem muitos deslocamentos. Um exemplo é o Largo da Ordem, onde acontece a tradicional feira aos domingos, a partir das 9h.
Do Centro Histórico você tem acesso fácil a todas as áreas da cidade de carro ou com o transporte público.
SAINT EMILION HOTEL
Vamos começar pelos mais econômicos? O Saint Emilion Hotel é um hotel bem equipado, com tudo que precisamos para dias tranquilos e de bom sono. Ele fica no Centro, a melhor região para se hospedar em Curitiba.
Os quartos são amplos, arejados e muito confortáveis. O café da manhã é farto, sempre com muitas opções e, juntando a tudo isso, o atendimento que sempre é especial, o hotel acumula vários pontos positivos.
LIZON CURITIBA HOTEL
O Lizon Curitiba Hotel é um dos hotéis mais tradicionais da cidade. Atendimento ótimo, limpeza e cuidados com higiene em dia e café da manhã saboroso, com muita variedade pães, bolos e frutas. Os quartos são bem confortáveis, amplos e práticos. Tem um bom custo-benefício.
O hotel é muito bem localizado e tem tudo perto: farmácia, shopping e dá para ir caminhando até o Mercado Público. Ele também fica pertinho da Estação Ferroviária e da Rodoviária – perfeito para quem vai fazer a viagem de trem até Morretes.
HOTEL ROCKEFELLER
O Hotel Rockefeller fica na mesma área, no Centro, bem perto da Estação Ferroviária e de várias atrações da cidade. Ele é muito procurado por hóspedes que vêm a Curitiba a trabalho e, para nossa sorte, costuma ter diárias mais baratas nos finais de semana.
Os quartos são extremamente confortáveis, espaçosos e arejados. A decoração de todo o hotel é muito acolhedora e isso faz muita diferença. O café da manhã e o atendimento também são muito elogiados. Por isso tudo, é um bom lugar para ficar em Curitiba.
PESTANA CURITIBA
O Pestana Curitiba é um dos mais completos do Centro. Com toda responsabilidade que a marca tem, ele oferece conforto e comodidade na medida certa: tem piscina, restaurante com cardápio bom, atendimento organizado e profissional.
Os quartos são bem amplos – coisa que a gente encontrava mais facilmente em hotéis mais antigos – e super aconchegantes. Outro ponto positivo é que o Pestana Curitiba aceita animais de estimação.
BOURBON CURITIBA CONVENTION HOTEL
O Bourbon Curitiba Convention Hotel é um hotel soberbo, com classe e luxo na medida certa. Para quem gosta de quartos espaçosos, camas grandes e todas as regalias de um cinco estrelas, este hotel é perfeito.
A localização é perfeita, no Cetro, perto de tudo. O café da manhã é irretocável, o atendimento é de alo padrão e tudo funciona perfeitamente bem. É, sem dúvida, uma grande escolha para ficar m Curitiba.
GRAND MERCURE CURITIBA RAYON
O Grand Mercure Curitiba Rayon é mais um cinco estrelas com tudo de bom que a gente merece. Quartos amplos e extremamente bem decorados, com cama grandes, macias e roupas de cama e banho de primeira.
A estrutura do hotel é excelente, perfeita para quem gosta de curtir o hotel. Tem serviço de SPA, sala de ginástica, restaurante e muito mais. A localização é ótimo, na região central de Curitiba.
NH CURITIBA THE FIVE
O NH Curitiba The Five tem uma das melhores notas de avaliação do Centro de Curitiba. Ele reúne várias qualidades que o fazem, de fato, subir alguns degraus na lista.
Quartos amplos e decorados com detalhes que fazem toda a diferença, atendimento individualizado e super atencioso e café da manhã dos deuses. Quer mais? O custo-benefício é muito interessante. Vale a pena conferir!
REDE ANDRADE VERNON
Para economizar e ainda ficar na região Central, o Rede Andrade Vernon pode ser uma boa escolha. Ele tem acesso fácil a todas as partes da cidade – caminhando ou usando o transporte público.
Os quartos são básicos, mas bem cuidados, sempre limpos e arejados. Os funcionários se esforçam para nos oferecer o melhor atendimento e isso faz toda diferença, não é mesmo?
Hotéis no Centro Cívico
O Centro Cívico é onde estão os principais prédios do governo. É o novo Centro de Curitiba – na verdade é um puxadinho dele.
Ficar no bairro pode ser interessante para aproveitar as promoções de diárias nos finais de semana.
O bairro tem atrações turísticas interessantes, como o Museu Niemeyer.
IBIS STYLES CURITIBA CENTRO CÍVICO
Para quem gosta da rede, tem um hotel Ibis Styles Curitiba Centro Cívico no Centro Cívico que é muito interessante. Ele funciona em um casarão e nada lembra o antigo padrão de hospedagem oferecido pelo grupo. Como sempre digo, Ibis é garantia de que a gente não vai ter surpresas desagradáveis na hospedagem – pelo menos comigo sempre foi assim.
É um básicão que, às vezes, a gente precisa e não há problema nenhum nisso. Os quartos são compactos, bem resolvidos e – claro – a melhor parte está fora das paredes do hotel: uma cidade linda para a gente explorar. Então, nesse caso, uma boa cama é o suficiente.
INTERCITY CURITIBA CENTRO CÍVICO
Outro hotel que merece sua atenção é o Intercity Curitiba Centro Cívico. Essa rede está revolucionando o modelo de hospedagem no Brasil e tem cada vez mais ganhado o coração dos viajantes que não abrem mão do conforto, da segurança e – claro – querem pagar um preço justo pelo serviço.
A localização do hotel é muito boa, perto de várias atrações da cidade – ele fica na avenida que divide o Centro Cívico do Centro Histórico. É perto de tudo, mas tem um certo distanciamento que nos dá um respiro muito bem-vindo.
BRISTOL CENTRO CIVICO HOTEL
O Bristol Centro Civico Hotel tem um perfil mais executivo, ou seja, voltado para o turismo de negócios, mas aí que está o segredo para economizar nas diárias e ficar em um hotel bom – eu sempre faço isso.
É que hotéis neste padrão ficam mais vazios nos finais de semana e, geralmente, têm preços promocionais. Anotou isso? Ele tem quartos bom, amplos, arejados e serviços dentro do esperado para o padrão da rede.
Hotéis no Batel
O Batel também fica coladinho no Centro e se resume a apenas algumas ruas. Ele é famoso por ser um polo gastronômico com restaurantes super bem conceituados.
É, sem dúvida, a melhor área da cidade para curtir a noite em grande estilo. O Alto da XV, outro bairro boêmio, tem um estilo mais descolado.
TRANSAMERICA PRIME BATEL CURITIBA
Para não dizer que eu só dei dicas de hotel no Centro, vou colocar o Transamerica Prime Batel Curitiba que é um dos melhores da cidade – isso não é pouca coisa, né? O Batel é um bairro boêmio de Curitiba, perfeito para quem gosta de curtir a noite e comer bem – os melhores restaurantes da cidade estão nessa região.
Apesar de ficar um pouco afastado das atrações da cidade – nem é tão longe assim -, ele ganha vários pontos porque tem uma estrutura excelente para quem quer bom atendimento, conforto, segurança e outras mordomias que o dinheiro pode pagar.
HOTEL RADISSON CURITIBA
O Radisson Hotel Curitiba é um dos mais caros de Curitiba, mas é perfeito para quem quer uma hospedagem completa, com um quarto mega aconchegante, privacidade e comodidades mil – o hotel é um luxo.
Ele fica no Batel, um bairro boêmio de Curitiba, e tem academia, sauna e serviço de massagem – aí você aproveita e relaxa de vez. O restaurante tem pratos ótimos e terminar a noite no bar do hotel é uma boa opção. Com certeza, valerá muito a pena.
NOMAA HOTEL
O Nomaa Hotel é simplesmente maravilhoso. Quartos que parecem uma casa inteira de tão grandes que são, com móveis de design e decoração criteriosa e detalhista. Tudo isso coordenado por uma equipe de profissionais muito bem treinados.
Do check-in ao café da manhã, do restaurante à hora de dizer adeus. Tudo é perfeito como a gente merece! É um hotel de luxo, mas sem exageros e vale cada centavo que custa. Se puder, escolha este lugar para ficar em Curitiba.
BRISTOL BRASIL 500 HOTEL
O Bristol Brasil 500 Hotel também fica no Batel e pode ser interessante pelo custo-benefício. Ele tem quartos bons, alguns banheiros têm hidromassagem e isso é um ponto positivo.
A vista do hotel é bem interessantes, a área da piscina é agradável nos dias quentes e o atendimento é sempre muito elogiado. É um bom hotel para ficar em Curitiba.
HOTEL CONFIANCE BATEL
O Hotel Confiance Batel fica na divisa do Batel com o Centro, em uma região muito boa. Tem quartos bons, práticos e que valem o que custam. Isso é essencial, né?
Café da manhã com bastante variedade, atendimento sempre muito elogiado e limpeza criteriosa – dos quartos e de todas as áreas comuns. Vale conferi!
IBIS STYLES CURITIBA BATEL
O Ibis Styles Curitiba Batel não foge à regra que padroniza todos os hotéis da rede. Este, como é da categoria styles, tem um pouco mais de personalidade e isso a gente vê nos quartos de cores vibrantes.
O atendimento é super profissional, os serviços são básicas e a localização é boa, pertinho da região de bares do Batel, onde a noite curitibana acontece. Acha que é um bom lugar para ficar em Curitiba?
Apartamentos e casas de temporada
Vale a pena alugar um apartamento de temporada em Curitiba? A resposta objetiva é sim, principalmente se você estiver com família, amigos ou se, simplesmente, prefere ter mais privacidade.
Alugar um apê também é interessante se você pretender fazer da capital paranaense a sua base de trabalho por alguns dias.
A dica mais importante que dou é ficar na região central, para facilitar os deslocamentos. Veja alguns exemplos que encontrei na cidade:
LUXUOSO APTO EM FRENTE AO SHOPPING CURITIBA
O Luxuoso Apto em Frente ao Shopping Curitiba tem uma localização excelente, entre o Centro e o Batel, e uma das melhores nota de avaliação dos hóspedes na cidade. Ele acomoda até quatro pessoas, em uma cama de casal grande e um sofá-cama.
O estúdio é todo equipado, muito bem decorado e tem vista para a cidade e a internet funciona bem. Pode ser um lugar interessante para você ficar em Curitiba.
STUDIO CENTRAL E PLANEJADO
O Studio Central e Planejado é novinho, com tudo muito bem planejado e uma decoração clara, que deixa os ambientes mais acolhedores, e os móveis são modernos e ótimos.
A vista do apartamento é incrível, a infraestrutura do prédio é excelente e o atendimento do anfitrião facilita todo o processo de check-in, que é por senha. Por isso tudo, é um ótimo lugar para ficar em Curitiba.
O MELHOR DO ALTO DA XV
O Melhor do Alto da XV é um apartamento localizado no bairro Alto da VX, famoso pela vida noturna agitada, especialmente nos arredores da Rua Itupava. Então, se você quer curtir a noite, aproveite!
Ele é super bem mobiliado, com tudo no lugar, cheio de detalhes na decoração, o que deixa tudo mais aconchegante. É um lugar que dá vontade de morar para sempre. Já imaginou, né?
STUDIO NOVO NO CENTRO
O Studio Novo no Centro fica em um prédio novinho, cheio de facilidades para os moradores e hóspedes. O apartamento no estilo estúdio é super bem planejado, o que permitiu otimizar os espaços e deixar tudo muito organizado.
Ele acomoda até duas pessoas em uma cama de casal, tem uma cozinha compacta completa e o custo-benefício é muito interessante. Vai por mim, porque pode ser este o seu lugar para ficar em Curitiba.
APARTAMENTO SUPER BEM DECORADO
O Apartamento super bem decorado já é autoexplicativo, mas não custa repetir: a decoração é impecável e aproveita bem os seus 32 metros quadrados. Ele é perfeito para duas pessoas, mas acomoda até quatro.
A cozinha é compacta, mas muito bem equipada, tem uma sala de estar e uma mesa de jantar. É uma excelente opção para quem quer boa localização, comodidade e privacidade. Por isso tudo, é um bom lugar para ficar em Curitiba.
Hostel em Curitiba
Se você está precisando economizar uma grana e topa dividir um quarto com outros viajantes, os melhores hostels da cidade são estes:
GARIBALDI HOSTEL E CAFÉ
O Garibaldi Hostel e Café fica no Centro Histórico, em uma área de fácil acesso e moleza para quem pretende usar o transporte público. E se precisar de ajuda para saber como chegar aos lugares, o pessoal da recepção sempre dá altas dicas.
Há quartos compartilhados, que acomodam até oito pessoas, e suítes privativas. Todos os ambientes são muito bem cuidados, sempre limpos e o café da manhã é básico, como esperado em um hostel.
SOCIAL HOSTEL CAFÉ E BAR
O Social Hostel Café e Bar é super descolado, colorido, vibrante e muito, muito organizado. Isso tudo parece contraditório, né? Mas não é. É que o pessoal trabalha duro para deixar tudo em ordem sempre.
Os quartos são sensacionais, muito confortáveis, espaçosos e arejados. Eles oferecem roupa de cama e toalhas de banho – o que facilita muito. O hostel tem uma área de convivência muito legal e um café-bar, onde a galera se reúne à noite.
Faixas de Preços
Agora que você viu quais são os melhores hotéis da cidade e onde ficar em Curitiba, eu vou mostrar o mapa com as faixas de preços.
No mapa abaixo estão todas as opções de hospedagem em Curitiba e você pode escolher aquela que se encaixa melhor no seu orçamento.
Quando as diárias ficam mais baratas?
A melhor época para conhecer Curitiba é no outono, entre os meses de março e maio, quando chove pouco e as temperaturas estão agradáveis. Nesta época, é fácil conseguir bons hotéis com preços justos.
No inverno, os termômetros ficam lá embaixo e isso pode ser bastante incômodo.
É nesta estação que a cidade recebe eventos como o Festival de Inverno do Centro Histórico, que tem atividades culturais intensas para adultos e crianças. A cidade lota e as diárias aumentam consideravelmente.
Em março acontece o Festival de Teatro, que também enche Curitiba de turistas e, por isso, é preciso fazer as reservas com antecedência.
Em dezembro tem o Natal Encantado, evento super tradicional que movimenta a cidade o mês inteiro. Para quem viaja com crianças, o mês de dezembro é uma excelente ideia: elas vão adorar assistir às apresentações de coral no iluminadíssimo Palácio Avenida.
Então, quando as diárias ficam mais baratas? Fora dos eventos que mencionei acima, dos feriados nacionais e nos finais de semana, já que Curitiba tem uma grande movimentação de pessoas que viajam a trabalho de segunda a sexta.TEM QUE PROVAR
Você não pode voltar de Curitiba sem experimentar a famosa carne de onça – nem imagine cometer esse pecado, viu?
Claro que o prato não é feito com carne de onça, mas, de boi, e ganhou esse nome porque quem come fica com “bafo de onça”, por causa da quantidade de cebola que vai no preparo.
O que fazer em Curitiba
Há muita coisa boa para a gente ver e fazer em Curitiba, e dá para aproveitar muito, mesmo se você tiver pouco tempo.
É que a cidade é muito organizada e isso ajuda muito na hora de se locomover de um lugar para outro: a gente ganha tempo e consegue fazer mais coisas.
→ 30 coisas imperdíveis para ver e fazer em Curitiba
Além disso, você pode se organizar para conhecer todos os lugares que estão na mesma área de cada vez.
Esta é a lista dos 30 lugares imperdíveis para conhecer em Curitiba.
- Jardim Botânico
- Museu Oscar Niemeyer
- Centro Histórico
- Feira do Largo da Ordem
- Ópera de Arame
- Centro Cívico
- Mercado Municipal
- Torre Panorâmica de Curitiba
- Unilivre
- Parque Tingui
- Bosque Portugal
- Praça Zumbi dos Palmares
- Portal Santa Felicidade
- Bosque Alemão
- Memorial Polonês
- Memorial Árabe
- Memorial Ucraniano
- Praça da Espanha
- Praça do Japão
- Catedral Basílica
- Mesquita
- Passeio de Bicicleta
- Curitidoce
- Bar O Torto
- Bar do Alemão
- Linha Turismo
- Passeio de trem para Morretes
- Esticada para conhecer Antonina
- Estrada da Graciosa
- Parque Estadual de Vila Velha
Se você conseguir, pelo menos, passar por todos esses lugares, já pode dizer que conhece Curitiba.
Devido à pandemia de covid-19, novas medidas de saúde e segurança foram adotadas. Elas são importantes para evitar o contágio, protegendo você, quem trabalha diretamente com o turismo e as comunidades locais.
Então, antes de viajar, verifique quais as medidas protetivas estão sendo adotadas no seu destino. Alguns lugares exigem o comprovante de vacinação contra covid-19, o uso de máscara e até seguro viagem.
Veja algumas medidas adotadas:
- Álcool gel disponível nos quartos e nas áreas comuns dos hotéis;
- Uso obrigatório de máscaras nas áreas comuns;
- Respeito às regras de distanciamento social;
- Uso de produtos de limpeza eficazes contra o coronavírus;
- Café da manhã pode ser servido no quarto;
- Restrição de horários e de capacidade de público em museus e eventos.
Veja mais dicas do Paraná
Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo.
Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver mais dicas do Paraná.