Pesquisar
Close this search box.

Onde ficar em Curitiba: melhores áreas, hotéis e apartamentos

Atualizado em 10 de janeiro de 2024 – POR ALTIER MOULIN

onde ficar em Curitiba

A capital paranaense é sinônimo de qualidade de vida. No Brasil e no mundo, ela já foi reconhecida por sua organização, sua preocupação com questões ambientais e em como uma metrópole pode crescer sem se autodestruir. Por isso, você deve escolher com calma onde ficar em Curitiba. Assim, sua viagem ficará muito mais completa e eu vou explicar por quê.

Entenda Curitiba

Olhando no mapa, as distâncias até parecem ser grandes e Curitiba impressiona com seus 1.7 milhão de moradores, mas o fato é que as atrações turísticas da cidade são bem conectadas com o Centro Histórico e ir de um lugar para outro é super fácil e rápido.

→ 30 coisas imperdíveis para ver e fazer em Curitiba

Vale lembrar que o transporte público de Curitiba é um dos mais eficientes do país. Mas, em tempos de carros de aplicativo, é bem mais cômodo circular pela cidade contando com a tecnologia na ponta dos seus dedos.

onde ficar em Curitiba

É bom saber que, em Curitiba, existe o Centro Histórico, que é a região do Largo da Ordem, e o Centro Cívico, que é onde está o Museu Niemeyer e um tanto de outros atrativos da cidade. São áreas vizinhas, mas é importante saber que são duas regiões diferentes.

ORIGEM DO NOME

Curitiba é uma palavra de origem Guarani – kur yt yba – e quer dizer “grande quantidade de pinheiros, pinheiral” na linguagem dos indígenas, os primeiros habitantes do território.

Nos primórdios da ocupação humana, as terras onde hoje está Curitiba apresentavam grande quantidade de araucária, também chamada de pinheiro-do-Paraná. A árvore adulta tem a forma de uma taça. Sua semente é o pinhão, fonte de proteína e alimento de grande consumo, in natura ou como ingrediente da culinária regional paranaense.

O pinhão servia de alimento a um pássaro também encontrado em grande quantidade no começo da ocupação do território: a gralha-azul. De corpo azulado e cabeça preta, a gralha-azul, diz uma lenda, colhia o pinhão com o bico e o enterrava no solo para consumo posterior. Desses pinhões enterrados acabavam nascendo novos pinheiros.

Onde ficar em Curitiba

Sem muita enrolação, eu vou logo dizer que o melhor lugar para ficar em Curitiba é o Centro.

Na verdade, há inúmeras possibilidades de hospedagem em Curitiba, mas eu vou focar em três principais bairros:

  • Centro Histórico, a parte mais antiga;
  • Centro Cívico, região com muitos prédios públicos;
  • Batel, bairro boêmio coladinho no Centro.

Basta olhar no mapa abaixo para ver que elas estão praticamente misturadas e há várias atrações turísticas nesta região e, assim, fica fácil conhecer tudo em pouco tempo e sem gastar muito.

Ficar na região central também é ideal porque, nesta área, estão os melhores hotéis da cidade: os mais procurados, os mais bem avaliados e, claro, aqueles que cobram um preço justo – tem de tudo nesta área.

Hotéis no Centro Histórico

O Centro Histórico é bom para quem quer conhecer boa parte da cidade caminhando, sem muitos deslocamentos. Um exemplo é o Largo da Ordem, onde acontece a tradicional feira aos domingos, a partir das 9h.

Do Centro Histórico você tem acesso fácil a todas as áreas da cidade de carro ou com o transporte público.

Saint Emilion Hotel

Vamos começar pelos mais  econômicos? O Saint Emilion Hotel é um hotel bem equipado, com tudo que precisamos para dias tranquilos e de bom sono. Ele fica no Centro, a  melhor região para se hospedar em Curitiba.

onde ficar em Curitiba

Os quartos são amplos, arejados e muito confortáveis. O café da manhã é farto, sempre com muitas opções e, juntando a tudo isso, o atendimento que sempre é especial, o hotel acumula vários pontos positivos.

onde ficar em Curitiba

Lizon Curitiba Hotel

O Lizon Curitiba Hotel é um dos hotéis mais tradicionais da cidade. Atendimento ótimo, limpeza e cuidados com higiene em dia e café da manhã saboroso, com muita variedade pães, bolos e frutas. Os quartos são bem confortáveis, amplos e práticos. Tem um bom custo-benefício.

onde ficar em Curitiba

O hotel é muito bem localizado e tem tudo perto: farmácia, shopping e dá para ir caminhando até o Mercado Público. Ele também fica pertinho da Estação Ferroviária e da Rodoviária – perfeito para quem vai fazer a viagem de trem até Morretes.

onde ficar em Curitiba

Hotel Rockefeller

O Hotel Rockefeller fica na mesma área, no Centro, bem perto da Estação Ferroviária e de várias atrações da cidade. Ele é muito procurado por hóspedes que vêm a Curitiba a trabalho e, para nossa sorte, costuma ter diárias mais baratas nos finais de semana.

Os quartos são extremamente confortáveis, espaçosos e arejados. A decoração de todo o hotel é muito acolhedora e isso faz muita diferença. O café da manhã e o atendimento também são muito elogiados. Por isso tudo, é um bom lugar para ficar em Curitiba.

Pestana Curitiba

O Pestana Curitiba é um dos mais completos do Centro. Com toda responsabilidade que a marca tem, ele oferece conforto e comodidade na medida certa: tem piscina, restaurante com cardápio bom, atendimento organizado e profissional.

onde ficar em Curitiba

Os quartos são bem amplos – coisa que a gente encontrava mais facilmente em hotéis mais antigos – e super aconchegantes. Outro ponto positivo é que o Pestana Curitiba aceita animais de estimação.

onde ficar em Curitiba

Bourbon Curitiba Convention Hotel

O Bourbon Curitiba Convention Hotel é um hotel soberbo, com classe e luxo na medida certa. Para quem gosta de quartos espaçosos, camas grandes e todas as regalias de um cinco estrelas, este hotel é perfeito.

A localização é perfeita, no Cetro, perto de tudo. O café da manhã é irretocável, o atendimento é de alo padrão e tudo funciona perfeitamente bem. É, sem dúvida, uma grande escolha para ficar m Curitiba.

Grand Mercure Curitiba Rayon

O Grand Mercure Curitiba Rayon é mais um cinco estrelas com tudo de bom que a gente merece. Quartos amplos e extremamente bem decorados, com cama grandes, macias e roupas de cama e banho de primeira.

onde ficar em Curitiba

A estrutura do hotel é excelente, perfeita para quem gosta de curtir o hotel. Tem serviço de SPA, sala de ginástica, restaurante e muito mais. A localização é ótimo, na região central de Curitiba.

onde ficar em Curitiba

NH Curitiba The Five

O NH Curitiba The Five tem uma das melhores notas de avaliação do Centro de Curitiba. Ele reúne várias qualidades que o fazem, de fato, subir alguns degraus na lista.

Quartos amplos e decorados com detalhes que fazem toda a diferença, atendimento individualizado e super atencioso e café da manhã dos deuses. Quer mais? O custo-benefício é muito interessante. Vale a pena conferir!

Rede Andrade Vernon

Para economizar e ainda ficar na região Central, o Rede Andrade Vernon pode ser uma boa escolha. Ele tem acesso fácil a todas as partes da cidade – caminhando ou usando o transporte público.

onde ficar em Curitiba

Os quartos são básicos, mas bem cuidados, sempre limpos e arejados. Os funcionários se esforçam para nos oferecer o melhor atendimento e isso faz toda diferença, não é mesmo?

Hotéis no Centro Cívico

O Centro Cívico é onde estão os principais prédios do governo. É o novo Centro de Curitiba – na verdade é um puxadinho dele.

Ficar no bairro pode ser interessante para aproveitar as promoções de diárias nos finais de semana.

O bairro tem atrações turísticas interessantes, como o Museu Niemeyer.

Ibis Styles Curitiba Centro Cívico

Para quem gosta da rede, tem um hotel Ibis Styles Curitiba Centro Cívico no Centro Cívico que é muito interessante. Ele funciona em um casarão e nada lembra o antigo padrão de hospedagem oferecido pelo grupo. Como sempre digo, Ibis é garantia de que a gente não vai ter surpresas desagradáveis na hospedagem – pelo menos comigo sempre foi assim.

onde ficar em Curitiba

É um básicão que, às vezes, a gente precisa e não há problema nenhum nisso. Os quartos são compactos, bem resolvidos e – claro – a melhor parte está fora das paredes do hotel: uma cidade linda para a gente explorar. Então, nesse caso, uma boa cama é o suficiente.

Intercity Curitiba Centro Cívico

Outro hotel que merece sua atenção é o Intercity Curitiba Centro Cívico. Essa rede está revolucionando o modelo de hospedagem no Brasil e tem cada vez mais ganhado o coração dos viajantes que não abrem mão do conforto, da segurança e – claro – querem pagar um preço justo pelo serviço.

onde ficar em Curitiba

A localização do hotel é muito boa, perto de várias atrações da cidade – ele fica na avenida que divide o Centro Cívico do Centro Histórico. É perto de tudo, mas tem um certo distanciamento que nos dá um respiro muito bem-vindo.

Bristol Centro Cívico Hotel

O Bristol Centro Civico Hotel tem um perfil mais executivo, ou seja, voltado para o turismo de negócios, mas aí que está o segredo para economizar nas diárias e ficar em um hotel bom – eu sempre faço isso.

É que hotéis neste padrão ficam mais vazios nos finais de semana e, geralmente, têm preços promocionais. Anotou isso? Ele tem quartos bom, amplos, arejados e serviços dentro do esperado para o padrão da rede.

onde ficar em Curitiba

Hotéis no Batel

O Batel também fica coladinho no Centro e se resume a apenas algumas ruas. Ele é famoso por ser um polo gastronômico com restaurantes super bem conceituados.

É, sem dúvida, a melhor área da cidade para curtir a noite em grande estilo. O Alto da XV, outro bairro boêmio, tem um estilo mais descolado.

Transamerica Prime Batel Curitiba

Para não dizer que eu só dei dicas de hotel no Centro, vou colocar o Transamerica Prime Batel Curitiba que é um dos melhores da cidade – isso não é pouca coisa, né? O Batel é um bairro boêmio de Curitiba, perfeito para quem gosta de curtir a noite e comer bem – os melhores restaurantes da cidade estão nessa região.

Apesar de ficar um pouco afastado das atrações da cidade – nem é tão longe assim -, ele ganha vários pontos porque tem uma estrutura excelente para quem quer bom atendimento, conforto, segurança e outras mordomias que o dinheiro pode pagar.

Hotel Radisson Curitiba

O Radisson Hotel Curitiba é um dos mais caros de Curitiba, mas é perfeito para quem quer uma hospedagem completa, com um quarto mega aconchegante, privacidade e comodidades mil  – o hotel é um luxo.

onde ficar em Curitiba

Ele fica no Batel, um bairro boêmio de Curitiba, e tem academia, sauna e serviço de massagem – aí você aproveita e relaxa de vez. O restaurante tem pratos ótimos e terminar a noite no bar do hotel é uma boa opção. Com certeza, valerá muito a pena.

onde ficar em Curitiba

Nomaa Hotel

O Nomaa Hotel é simplesmente maravilhoso. Quartos que parecem uma casa inteira de tão grandes que são, com móveis de design e decoração criteriosa e detalhista. Tudo isso coordenado por uma equipe de profissionais muito bem treinados.

Do check-in ao café da manhã, do restaurante à hora de dizer adeus. Tudo é perfeito como a gente merece! É um hotel de luxo, mas sem exageros e vale cada centavo que custa. Se puder, escolha este lugar para ficar em Curitiba.

Bristol Brasil 500 Hotel

O Bristol Brasil 500 Hotel também fica no Batel e pode ser interessante pelo custo-benefício. Ele tem quartos bons, alguns banheiros têm hidromassagem e isso é um ponto positivo.

A vista do hotel é bem interessantes, a área da piscina é agradável nos dias quentes e o atendimento é sempre muito elogiado. É um bom hotel para ficar em Curitiba.

Hotel Confiance Batel

O Hotel Confiance Batel fica na divisa do Batel com o Centro, em uma região muito boa. Tem quartos bons, práticos e que valem o que custam. Isso é essencial, né?

onde ficar em Curitiba

Café da manhã com bastante variedade, atendimento sempre muito elogiado e limpeza criteriosa – dos quartos e de todas as áreas comuns. Vale conferi!

onde ficar em Curitiba

Ibis Styles Curitiba Batel

O Ibis Styles Curitiba Batel não foge à regra que padroniza todos os hotéis da rede. Este, como é da categoria styles, tem um pouco mais de personalidade e isso a gente vê nos quartos de cores vibrantes.

O atendimento é super profissional, os serviços são básicas e a localização é boa, pertinho da região de bares do Batel, onde a noite curitibana acontece. Acha que é um bom lugar para ficar em Curitiba?

onde ficar em Curitiba

Apartamentos e casas de temporada

Vale a pena alugar um apartamento de temporada em Curitiba? A resposta objetiva é sim, principalmente se você estiver com família, amigos ou se, simplesmente, prefere ter mais privacidade.

Alugar um apê também é interessante se você pretender fazer da capital paranaense a sua base de trabalho por alguns dias.

A dica mais importante que dou é ficar na região central, para facilitar os deslocamentos. Veja alguns exemplos que encontrei na cidade:

Luxuoso Apto em Frente ao Shopping Curitiba

O Luxuoso Apto em Frente ao Shopping Curitiba tem uma localização excelente, entre o Centro e o Batel, e uma das melhores nota de avaliação dos hóspedes na cidade. Ele acomoda até quatro pessoas, em uma cama de casal grande e um sofá-cama.

onde ficar em Curitiba

O estúdio é todo equipado, muito bem decorado e tem vista para a cidade e a internet funciona bem. Pode ser um lugar interessante para você ficar em Curitiba.

Studio Central e Planejado 

O Studio Central e Planejado é novinho, com tudo muito bem planejado e uma decoração clara, que deixa os ambientes mais acolhedores, e os móveis são modernos e ótimos.

A vista do apartamento é incrível, a infraestrutura do prédio é excelente e o atendimento do anfitrião facilita todo o processo de check-in, que é por senha. Por isso tudo, é um ótimo lugar para ficar em Curitiba.

O Melhor do Alto da XV

O Melhor do Alto da XV é um apartamento localizado no bairro Alto da VX, famoso pela vida noturna agitada, especialmente nos arredores da Rua Itupava. Então, se você quer curtir a noite, aproveite!

Ele é super bem mobiliado, com tudo no lugar, cheio de detalhes na decoração, o que deixa tudo mais aconchegante. É um lugar que dá vontade de morar para sempre. Já imaginou, né?

Studio Novo no Centro

O Studio Novo no Centro fica em um prédio novinho, cheio de facilidades para os moradores e hóspedes. O apartamento no estilo estúdio é super bem planejado, o que permitiu otimizar os espaços e deixar tudo muito organizado.

Ele acomoda até duas pessoas em uma cama de casal, tem uma cozinha compacta completa e o custo-benefício é muito interessante. Vai por mim, porque pode ser este o seu lugar para ficar em Curitiba.

Apartamento Super Bem Decorado

O Apartamento super bem decorado já é autoexplicativo, mas não custa repetir: a decoração é impecável e aproveita bem os seus 32 metros quadrados. Ele é perfeito para duas pessoas, mas acomoda até quatro.

A cozinha é compacta, mas muito bem equipada, tem uma sala de estar e uma mesa de jantar. É uma excelente opção para quem quer boa localização, comodidade e privacidade. Por isso tudo, é um bom lugar para ficar em Curitiba.

Hostel em Curitiba

Se você está precisando economizar uma grana e topa dividir um quarto com outros viajantes, os melhores hostels da cidade são estes:

Garibaldi Hostel e Café

O Garibaldi Hostel e Café fica no Centro Histórico, em uma área de fácil acesso e moleza para quem pretende usar o transporte público. E se precisar de ajuda para saber como chegar aos lugares, o pessoal da recepção sempre dá altas dicas.

Há quartos compartilhados, que acomodam até oito pessoas, e suítes privativas. Todos os ambientes são muito bem cuidados, sempre limpos e o café da manhã é básico, como esperado em um hostel.

Social Hostel Café e Bar

Social Hostel Café e Bar é super descolado, colorido, vibrante e muito, muito organizado. Isso tudo parece contraditório, né? Mas não é. É que o pessoal trabalha duro para deixar tudo em ordem sempre.

Os quartos são sensacionais, muito confortáveis, espaçosos e arejados. Eles oferecem roupa de cama e toalhas de banho – o que facilita muito. O hostel tem uma área de convivência muito legal e um café-bar, onde a galera se reúne à noite.

Faixas de Preços

Agora que você viu quais são os melhores hotéis da cidade e onde ficar em Curitiba, eu vou mostrar o mapa com as faixas de preços.

No mapa abaixo estão todas as opções de hospedagem em Curitiba e você pode escolher aquela que se encaixa melhor no seu orçamento.



Booking.com

Quando as diárias ficam mais baratas?

A melhor época para conhecer Curitiba é no outono, entre os meses de março e maio, quando chove pouco e as temperaturas estão agradáveis. Nesta época, é fácil conseguir bons hotéis com preços justos.

No inverno, os termômetros ficam lá embaixo e isso pode ser bastante incômodo.

É nesta estação que a cidade recebe eventos como o Festival de Inverno do Centro Histórico, que tem atividades culturais intensas para adultos e crianças. A cidade lota e as diárias aumentam consideravelmente.

Em março acontece o Festival de Teatro, que também enche Curitiba de turistas e, por isso, é preciso fazer as reservas com antecedência.

Em dezembro tem o Natal Encantado, evento super tradicional que movimenta a cidade o mês inteiro. Para quem viaja com crianças, o mês de dezembro é uma excelente ideia: elas vão adorar assistir às apresentações de coral no iluminadíssimo Palácio Avenida.

 Então, quando as diárias ficam mais baratas?  Fora dos eventos que mencionei acima, dos feriados nacionais e nos finais de semana, já que Curitiba tem uma grande movimentação de pessoas que viajam a trabalho de segunda a sexta.

Tem que provar

Você não pode voltar de Curitiba sem experimentar a famosa carne de onça – nem imagine cometer esse pecado, viu?

Comidas típicas do Brasil

Claro que o prato  não é feito com carne de onça,  mas, de boi, e ganhou esse nome porque quem come fica com “bafo de onça”, por causa da quantidade de cebola que vai no preparo.

O que fazer em Curitiba

Há muita coisa boa para a gente ver e fazer em Curitiba, e dá para aproveitar muito, mesmo se você tiver pouco tempo.

É que a cidade é muito organizada e isso ajuda muito na hora de se locomover de um lugar para outro: a gente ganha tempo e consegue fazer mais coisas.

→ 30 coisas imperdíveis para ver e fazer em Curitiba

Além disso, você pode se organizar para conhecer todos os lugares que estão na mesma área de cada vez.

Esta é a lista dos 30 lugares imperdíveis para conhecer em Curitiba.

  1. Jardim Botânico
  2. Museu Oscar Niemeyer
  3. Centro Histórico
  4. Feira do Largo da Ordem
  5. Ópera de Arame
  6. Centro Cívico
  7. Mercado Municipal
  8. Torre Panorâmica de Curitiba
  9. Unilivre
  10. Parque Tingui
  11. Bosque Portugal
  12. Praça Zumbi dos Palmares
  13. Portal Santa Felicidade
  14. Bosque Alemão
  15. Memorial Polonês
  16. Memorial Árabe
  17. Memorial Ucraniano
  18. Praça da Espanha
  19. Praça do Japão
  20. Catedral Basílica
  21. Mesquita
  22. Passeio de Bicicleta
  23. Curitidoce
  24. Bar O Torto
  25. Bar do Alemão
  26. Linha Turismo
  27. Passeio de trem para Morretes
  28. Esticada para conhecer Antonina
  29. Estrada da Graciosa
  30. Parque Estadual de Vila Velha

Se você conseguir, pelo menos, passar por todos esses lugares, já pode dizer que conhece Curitiba.

Veja mais dicas do Paraná

Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo.

Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver mais dicas do Paraná.

SOBRE O AUTOR

COMENTÁRIOS

2 respostas

  1. Oi, Clarice.
    São muitos hotéis e seria impossível incluir todos. :/
    Que bom que você gostou do post e do hotel.
    Um abraço!

  2. Adorei seus comentários e está ricamente ilustrado! Mas o Hotel Slaviero Shopping, é bem central, perto de tudo, não entrou em suas apreciações. Tem algum motivo em especial? É que fiquei curiosa, fiquei lá já duas vezes… E gostei bastante! Abraço! Clarice

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *