Pesquisar
Close this search box.

Onde ficar em Brasília: melhores áreas, hotéis e apartamentos

Atualizado em 10 de janeiro de 2024 – POR ALTIER MOULIN

Onde ficar em Brasília

A capital nacional é uma das cidades modernas mais lindas que já conheci, mas confesso que é preciso ter um pouco de paciência para entender a lógica da cidade. Isso é super importante para escolher onde ficar em Brasília.

Brasília foi totalmente construída para ser a capital brasileira. Antes de 1960, toda esta área era mato, sem qualquer vestígio da cidade grande que se tornaria em pouco tempo.

→ 30 coisas para fazer em Brasília

A principal área da cidade é o Plano Piloto, que tem o formato de um avião – pode conferir no mapa que é exatamente assim.

É nesta parte da cidade que estão os principais prédios do governo e os atrativos turísticos que não podem ficar de fora do seu roteiro.  Então, sabendo disso, a primeira dica é  não ficar longe do Plano Piloto. 

Mais especificamente, você pode escolher entre a Asa Norte e Asa Sul. Os dois bairros são ótimos e você vai conseguir se locomover com facilidade para as principais áreas da cidade.

Onde ficar em Brasília

Mas, eu preciso dizer que Brasília  não é uma cidade para caminhar.  Apesar de ser projetada para isso, os espaços entre um ponto e outro são consideravelmente longos, com avenidas largas e se você for viajar na estação mais quente isso fica ainda pior.

Usar o transporte público também não é uma coisa tão fácil assim, porque como na maioria das capitais brasileiras, ele não funciona como deveria.

Sabendo dessas primeiras informações, vamos ver com mais detalhes onde ficar em Brasília.

Onde ficar em Brasília

Para ficar bem localizado, você terá que gastar um pouco mais. Infelizmente, isso é um fato. Mas, há uma forma de economizar com a hospedagem.

É que o movimento na cidade é maior durante os dias de semana – de segunda a sexta -, portanto  as diárias tendem a ser mais baratas nos finais de semana  e até mesmo nos feriados.

Brasília não é um destino turístico de férias, de feriados prolongados. A cidade é mais procurada por quem está a trabalho, em volta de algo relacionado com os órgão federais estabelecidos na capital.

Outra opção é alugar um apartamento pelo Airbnb, mas você também vai ter que colocar na ponta do lápis todos os gastos extras que terá, como café da manhã e deslocamentos – se o apartamento ficar mais longe do Plano Piloto.

Mas eu vou explicar melhor sobre esta opção mais para frente.

No mapa abaixo, estão os hotéis mais indicados na Asa Sul e na Asa Norte, as melhores áreas para ficar em Brasília.

Asa Sul

A primeira área a ser ocupada de Brasília tem  duas regiões bem distintas  e é muito importante ter isso em mente na hora de escolher um hotel para se hospedar.

Na parte residencial, onde estão as Superquadras, você encontra de tudo, especialmente na avenida W3 Sul, uma das principais da cidade: bares, restaurantes, mercados, shopping e muito mais.

Onde ficar em Brasília

A área dos hotéis – chamada de Setor Hoteleiro Sul – é bastante movimentada durante o dia, mas, à noite, todo mundo desaparece e as ruas ficam vazias, até um pouco intimidadoras.

Então, durante o dia você até pode usar o transporte público – o Setor Hoteleiro Sul tem uma estação de metrô, a Galeria -, mas à noite é melhor usar táxi ou carro de aplicativo.

Para você se localizar melhor, o Setor Hoteleiro Sule  o Setor Comercial Sul ficam na altura da  Torre de Televisão,  fica no meio do Eixo Monumental.

A Asa Sul é um bom lugar para ficar em Brasília, mas eu indico escolher um destes hotéis:

Naoum Hotel

O Naoum Hotel é uma boa opção para quem não faz questão de hotel grande, com piscina e tudo mais. Ele fica perto da W3 Sul, importante avenida desta parte de Brasília, com acesso fácil a todas as áreas da cidade.

Onde ficar em Brasília

Os quartos são bem resolvidos, com o básico, e o atendimento é sempre elogiado. O café da manhã é bom, mas não é o hotel com melhor custo-benefício da área. Então, é bom avaliar com calam o que você precisa.

Planalto Bittar Hotel

O Planalto Bittar Hotel tem um excelente custo-benefício. É um dos hotéis mais baratos do Setor Hoteleiro Sul e também não é um hotel grande. Os quartos são bem amplos, claros, confortáveis e têm camas maravilhosas.

Onde ficar em Brasília

A aparência externa é até um pouco simples, mas os quartos foram reformados e tudo está bem decorado e bem cuidado. É uma boa opção para ficar em Brasília sem gastar muito e inda desfrutar de um bom hotel.

Onde ficar em Brasília

Grand Bittar Hotel

O Grand Bittar Hotel já tem mais presença. É um hotel com quartos espaçosos, super confortáveis, piscina, área de eventos, restaurante e uma localização excelente., perfeito para quem quer um lugar para ficar em Brasília com mais mobilidade.

Onde ficar em Brasília

O atendimento é muito elogiado, o café da manhã é super completo, sempre com muita variedade de pães, bolos, frutas e tudo mais, e o preço da diária não é um dos mais caros. Vale a pena dar uma olhada com calma neste hotel.

Onde ficar em Brasília

Hotel Brasil 21 Suítes

O Hotel Brasil 21 Suítes está no topo da minha lista de favoritos nesta área: eu já me hospedei nele duas vezes porque realmente gostei. A estrutura é excelente, o atendimento profissional faz toda a diferença.

Onde ficar em Brasília

O hotel fica a uma quadra do Eixo Monumental e praticamente na esquina do Pátio Brasil Shopping, que tem praça de alimentação, cinema e muitas lojas boas. Os quartos são excelentes, amplos, sempre muito limpos e silenciosos.

Onde ficar em Brasília

Windsor Plaza Brasília

O Windsor Plaza Brasília e um hotel grande, com quartos super confortáveis e bem decorados. Atendimento bom, sempre muito elogiado, localização boa e o custo-benefício é interessante.

Onde ficar em Brasília

Tudo é impecável: do checkin ao café da manha, da limpeza dos quartos á piscina do terraço – que é sensacional. Por isso tudo, eu acho uma boa opção para ficar em Brasília.

Onde ficar em Brasília

Meliá Brasil 21

O Meliá Brasil 21 é super completo: tem uma piscina ótima, academia boa, quartos espaçosos, bem decorados, com camas grandes, macias e travesseiros e roupas de cama de primeira qualidade. O atendimento também é excelente, super profissional.

O café da manhã é delicioso, sempre com muita variedade. Enfim, é um hotel que a gente paga um pouco mais caro para não ter preocupação com nada. Isso conta também, né?

Asa Norte

Os hotéis ocupam uma área próxima ao Eixo Monumental, chamada de Setor Hoteleiro Norte.

Esta parte já bem mais cuidada, mais nova também. Nela, ficam o Brasília Shopping e vários bons restaurantes, como Madero e Coco Bambu.

O movimento durante o dia é ótimo, com vários comércios, mas depois do pôr do sol tudo fechar e as ruas acabam ficando bastante desertas.

A Asa Norte é ainda melhor do que a Azsa Sul para ficar em Brasília. Os melhores do Setor Hoteleiro Norte são:

B Hotel Brasília

O B Hotel Brasilia é o mais incrível desta parte se Brasília. Isso a gente vê na arquitetura super diferente, nos quartos com decoração clean e supermoderna, com móveis de design super  estilosos.

Restaurante magnífico, café da manhã impecável, sempre com muita variedade e tudo fresquinho. O atendimento é super profissional e todos os funcionários fazem de tudo para ajudar. É um ótimo lugar para ficar em Brasília.

Grande Mercure Brasília Eixo

O Grand Mercure Brasilia Eixo é outra opção maravilhosa, contudo de melhor e conforto garantido. É para quem gosta de hotel grande, “classudo”, com presença. Sabe?

Os quartos são muito bem decorados, espaçosos e com camas excelente, a piscina é ótima, o restaurante tem um cardápio muito variado com preços justos e o café é sempre muito elogiado.

Windor Brasília Hotel

O Windsor Brasília Hotel é um dos meus favoritos para ficar em Brasília e tem tudo que os seus vizinhos têm: quartos ótimos, arejados, sempre limpos e mega confortáveis. Mas não é só isso, tá?

A localização é ótima, bem central, e a piscina é sensacional – aquecida, dá para usar à noite depois de um dia longo de passeio. Colocando tudo na ponta do lápis, você vai ver que o custo-benefício fica vantajoso.

Fusion Hplus Express+

O Fusion Hplus Express+ é outro hotel excelente e tem um custo-benefício muito bom. Ele tem um atendimento super personalizado, com muita atenção dos funcionários para tudo que precisamos.

Os quartos são ótimos, a piscina é fantástica e tem academia completa e salas de massagem. Perfeito para quem gosta de aproveitar a estrutura do hotel e pode pagar por isso.

Hotel Mercure Brasília Líder

O Hotel Mercure Brasília Líder é a opção mais econômica desta parte central de Brasília, com garantia de conforto e atendimento excepcional. Os quartos são básicos, mas amplos e com camas grandes e maravilhosas.

Os restaurantes e os bares que funcionam no hotel são super elogiados, principalmente pro terem cardápio bem variados. O café dá manha também é muito bom, sempre com muita variedade.

Hotel perto do Aeroporto

Se você só precisa de um lugar para pernoitar em Brasília para pegar outro voo em seguida, há a possibilidade de ficar em um hotel perto do aeroporto. O mais interessante é o Ibis Styles Brasilia Aeroporto.

Ibis Styles Brasilia Aeroporto

Acho que todos conhecemos o padrão da rede, né? Com o Ibis Styles Brasilia Aeroporto não é diferente. Quartos básicos, práticos, camas boas, ambiente silencioso e localização estratégica. É tudo o que você precisa?

Ele fica tão perto que dá para ir a pé para o aeroporto. Sim, de verdade! É o hotel mais econômico da rede e ainda é possível ganhar descontos fazendo a reserva com antecedência.

Hostel em Brasília

Brasília tem poucos hostels e o Joy Hostel & Suítes é sem dúvidas o melhor para você escolher onde ficar em Brasília.

Joy Hostel & Suítes

O Joy Hostel & Suítes fica na Asa Norte, bem localizado e tem a melhor avaliação dos hóspedes. Os ambientes são super bem decorados e sempre estão limpos. Dá para ficar em quantos compartilhados ou suítes privativas.

Onde ficar em Brasília

Faixas de preço em Brasília

Agora que você já viu as minhas opções preferidas – não só as minhas, mas as de muita gente também – é hora de dar uma olhada nos preços antes de decidir onde ficar em Brasília.



Booking.com

No mapa acima estão todas as opções de hospedagem da cidade, especialmente as do Plano Piloto.  Para saber mais, você só precisa clicar nos pins azuis e pronto. 

Veja mais dicas do Distrito Federal

Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo.

Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver outras dicas do Distrito Federal.

SOBRE O AUTOR

COMENTÁRIOS

36 respostas

  1. Olá boa noite alguma sugestão de onde ficar um grupo de 7 pessoas dê preferência casa lugar seguro .

  2. Oi Altier!!!
    Antes de mais nada, parabéns pelas dicas!!
    Preciso ir a Brasília no final de maio para prestar um concurso, ficarei só um final de semana, preciso de um hotel onde seja fácil para me locomover para qualquer ponto de Brasília e de preferência próximo a algum shopping.
    Alguma sugestão?
    Muito obrigada

  3. Oi, Tatiana.
    O único hotel ao lado do aeroporto é ibis Styles Brasilia Aeroporto, que é muito bom.
    Se a ideia é só pernoitar para pegar outro voo em seguida, ele é uma boa opção.
    Se tiver mais tempo disponível, a dica do setor hoteleiro Norte ou Sul é melhor, pois há varias opções.
    Os hotéis não são baratinhos em bsb. 🙁
    Um abraço!

  4. Oi, Antonieta
    O Parque da Cidade é um local para crianças.
    O Jardim Botânico também é local maravilhoso para passear.
    Um abraço!

  5. Altier,
    Estou indo a Brasília com minha neta de 4 anos.
    Passarei o final de semana com ela. Onde levá-la para passear.
    Obrigada!

  6. Oi, Altier.
    Por favor, poderia me informar quais os hotéis são adaptados para cadeirantes com piscina? O lugar precisa ser plano para a pessoa poder se locomover com a cadeira.

  7. Olá,
    Me indica algum hotel com preço bacana próximo ao aeroporto Juscelino Kubitschek???
    Obrigada!

  8. Oi, Gabriel.
    como em todo aeroporto os preços não são dos melhores, mas quando precisei comi no Subway próximo ao Portão 31 e foi muito bom. Tem o Girafas tb.
    Um abraço!

  9. Oi, Altier.
    Adorei as dicas! Gosto muito de Brasília e estou plenejando voltar em breve.
    Obrigada!

  10. Oi, Bernardo.
    Os hotéis dos setores hoteleiros Sul e Norte fica perto desses locais.
    Tem opções de todos os preços.
    Se for animado dá para ir a pé, mas tem ônibus e o Uber que não fica caro.
    Um abraço!

  11. Estou indo a Brasília tirar o visto para uma viagem a Miami.
    Poderia me informar se tem algum hotel, que não seja caro e que fique próximo ao Casv no Setor Comercial e O Consulado na Av das Nações.
    Obrigado!

  12. Oi, Denis.
    Imaginando que pouse no horário estimado ou até um pouco antes, quer dizer que tem duas horas livres.
    O que dá pra fazer é pagar um taxista (uns 150 reais, mas é claro que eles vão pedir mais, mas esse valor é justo) e pedir que ele te leve num giro pela Esplanada, parando sempre que quiser para fotos.
    O fato de ser pela manhã pode ajudar com o trânsito, que costuma ser pesado a qualquer hora na cidade, mas acho que consegue ver muito de Brasília dessa forma.
    Um abraço.

  13. Tenho 3h livres durante uma conexão, durante a semana, pela manhã. É possível conhecer alguma coisa, sem correr o risco de perder o voo?

  14. Sabe de um estacionamento particular próximo do aeroporto de Brasília?
    Que seja mais barato e seguro tbm rsrsrs
    Obrigada!

  15. Oi, Fabio.
    Qualquer hotel que fique no Setor Hoteleiro ficará a uma distância “barata” pra ir de Uber.
    Um abraço.

  16. Oi, Patrícia.
    O único estacionamento privativo da região é realmente o do próprio aeroporto.
    Uma alternativa é deixar o carro nas últimas quadras da Asa Sul, como na 116 Sul. Há muitas vagas e é uma área segura.
    Uber até lá é barato.
    Um abraço!

  17. Oi, Marcos.
    Diárias têm preços flutuantes, não são fixas, e vários fatores incidem sobre elas: datas (especiais), dia de semana/fim de semana, perfil do hotel/público, eventos, quantidade de quartos pré-reservados, grupos, etc.
    Por isso, pode haver diferença de um dia para outro sim. 🙁
    Um abraço.

  18. Opa!
    Por que o preço de 2 diárias é maior do que o preço de 1 diária duas vezes?
    Estou reservando um hotel e notei que 1 diária custa 100 reais, mas se eu reservar 2 diárias o preço sobe para 300.
    Tem algum motivo?

  19. Oi, Cinthia.
    Se você gosta de vista e piscina, recomendo o Royal.
    Digo isso pois você afirma que alugará um carro.
    No entanto, o Royal Tullip não está perto de nenhum shopping, logo se seus pais não dirigem é possível que exista alguma dificuldade.
    O Windsor está em uma localização mais central e sua mãe poderá ir ao shopping até a pé. Porém, é menos sofisticado e não conta com a vista e as acomodações do Royal Tulip.
    Se me permite mais uma dica, não deixe de ir ao Figueira da Vila para um almoço ou jantar.
    Um abraço!

  20. Oi, Altier!
    Irei a Brasília no final de janeiro a turismo, ficarei 4 noites.
    Irei eu e meu marido (na faixa dos 50 anos), e meus pais (75 e 79 anos).
    Queremos visitar os pontos turísticos tradicionais e, no tempo livre, meu marido e eu gostamos de descansar na piscina e minha mãe gosta de shopping.
    Gostamos de um bom café da manhã, bom atendimento e quartos confortáveis e bem conservados.
    Alugaremos um carro.
    Após muita pesquisa cheguei a 3 possíveis hotéis para nos hospedarmos, mas está difícil decidir qual.
    Por favor, na sua opinião qual seria a melhor opção de hotel entre: Quality Hotel e Suítes, Windsor Plaza e Royal Tulip Alvorada?
    Obrigada!

  21. Fiquei frustrada por não ter conseguido visitar o Congresso Nacional, daí descobri a visita guiada pela internet. Vocês conhecem?

  22. Oi, Gustavo.
    Poderia fazer um passeio noturno de táxi/Uber pela Esplanada dos Ministérios para ver os prédios e monumentos iluminados. Talvez incluir a Ponte JK que é bonita à noite.
    Depois, procure algum bar ou restaurante no Pontão do Lago Sul.
    Espero ter ajudado e boa viagem.
    Um abraço!

  23. Opa!
    O que devo fazer com 11h de conexão em bsb?
    Vou chegar às 21:45 e meu próximo voou vai ser as 07:00 pego o outro o que posso comhecer?

  24. Oi, Daniela.
    Penso que desta forma só conseguirá fazer de forma privativa, contratando um motorista para ficar a disposição com você durante todo dia. Seu hotel pode conseguir um de confiança para você.
    Outra solução é alugar um carro por um dia e ir dirigindo até lá. É bem tranquilo.
    Um abraço!

  25. Altier,
    Estarei em Brasília por um final de semana e pensei na possibilidade de fazer um bate-volta em Pirenópolis.
    Sabe dizer se existem agências especializadas nesse passeio em funcionamento?
    Andei procurando e só encontrei para grupos fechados.

  26. Pelo visto você não procurou se informar direito sobre a cidade. Existem outros hotéis com o mesmo padrão com preços muito mais em conta. Todos os hotéis citados são que t as diárias mais altas.
    Dito isso, resta ressaltar que para quem gosta de caminhar, ficando em hotéis, tanto na asa norte como na sul, poderá conhecer uma grande parte das atrações da cidade, como o museu nacional, a catedral, a torre de tv, o parque da cidade, esplanada dos ministérios e praça dos 3 poderes, basta gostar de caminhar e por menos de R$20 reais poderá usar app de transporte (Uber,99taxi, etc) e se deslocar para outras atrações localizadas no eixo monumental, como o memorial JK, museu do índio, etc.
    Uma dica é pegar um mapa e marcar as atrações que quer conhecer, ter emais sempre uma garrafa de água e roupas leves. Agora é só se divertir e lembrando que o povo de Brasília é bem receptivo e, se precisar, basta pedir uma informação que será bem orientado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *