Pesquisar
Close this search box.

30 coisas imperdíveis para ver e fazer em Brasília, a capital nacional

Atualizado em 10 de janeiro de 2024 – POR ALTIER MOULIN

O que fazer em Brasília

Brasília é a  única cidade moderna considerada Patrimônio da Humanidade  pela Unesco, e não é preciso perder muito tempo para descobrir por que ela ocupa um lugar tão privilegiado assim.

Na capital de largas avenidas, as obras de Oscar Niemeyer, espalhadas por todo os lados, revelam os segredos do tesouro que é de todos nós.

Apesar de não estar entre os destinos preferidos dos brasileiros, a cidade recebe cerca de um milhão de turistas por ano. Gente que quer percorrer praças, prédios e palácios e fazer as imagens que são tão comuns nos noticiários viraram realidade.

O que fazer em Brasília

São mais de cinquenta prédios e monumentos que surgiram dos rabiscos de Niemeyer, o mais famoso arquiteto brasileiro.

Então, é impossível conhecer todos em apenas uma viagem. Mas, eu quero  sugerir algumas atrações imperdíveis,  aquelas que não podem faltar na sua lista.

Você vai ver que elas são muito variadas e, até mesmo, surpreendentes.

O que fazer em Brasília

Para ter uma ideia da localização de cada um deles, é só dar uma olhada no mapa abaixo:

Os monumentos de Niemeyer

Quando vista do alto, Brasília se assemelha a um avião: um vão principal e duas partes que parecem ser as asas.

É nessa parte central, chamada de Eixo Monumental, que estão as principais edificações planejadas por Niemeyer, consideradas a primeira geração de obras do arquiteto na capital do país.

Praça dos Três Poderes

Esta praça foi uma ideia do urbanista Lúcio Costa projetada por Niemeyer. Nela, encontramos o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal, as sedes dos Três Poderes da República: Legislativo, Executivo e Judiciário.

O que fazer em Brasília

Neste amplo espaço também estão alguns importantes elementos:

  • Dois Candangos, que oficialmente são chamados de Os Guerreiros, uma homenagem aos homens que construíram a cidade;
  • Uma escultura da Justiça, que fica em frente ao prédio do Supremo Tribunal Federal;
  • A cabeça de Juscelino Kubitschek, na fachada do Museu Histórico de Brasília;
  • A Pira da Pátria, que tem uma tocha eterna em seu topo;
  • O Pavilhão Nacional, que tem a maior bandeira permanentemente hasteada do mundo.

O Panteão da Pátria também fica na Praça dos Três Poderes. Ele tem uma coleção permanente com obras que homenageiam os heróis da pátria, o Mural da Liberdade, de Athos Bulcão, o Painel da Inconfidência Mineira, de João Câmara e um vitral de Marianne Peretti.

O que fazer em Brasília

A praça também dá acesso ao Espaço Lúcio Costa, que funciona no subsolo e que abriga a Maquete de Brasília.

A Praça dos Três Poderes fica no final do Eixo Monumental, atrás do Palácio do Congresso Nacional.

Congresso Nacional

Sede do Poder Legislativo brasileiro, o Palácio é o símbolo maior da Capital Federal.

Ele está presente no imaginário de todos nós quando pensamos em Brasília. Não é verdade?

Nele funcionam a Câmara dos Deputados, cujo plenário funciona sob a cúpula convexa – voltada para baixo- , e o Senado Federal, sob a cúpula côncava – voltada para cima.

O que fazer em Brasília

No Salão Nobre do Senado funciona o Museu Histórico Itamar Franco.

Ele exibe obras de arte, objetos e mobiliário das antigas sedes, época em que o Senado funcionava no Rio de Janeiro.

Já o Museu da Câmara dos Deputados organiza diversas exposições de seu vasto acervo, como a dos Presentes Protocolares, no Salão Verde.

O Palácio fica na Praça dos Três Poderes, s/n, na Zona Cívico Administrativa de Brasília.

O que fazer em Brasília

É necessário fazer agendamento para visita nos dias úteis. Nesses dias, é proibida a entrada de pessoas vestindo bermudas, shorts, camisas sem mangas, minissaias e chinelos. Essas restrições não se aplicam a crianças de até 12 anos.

Calças descartáveis são vendidas na Lojinha da Câmara, e podem ser uma solução caso você esteja de short ou bermuda.

O que fazer em Brasília

O cerimonial do Palácio recomenda calça comprida, camisa com manga, vestido ou saia na altura do joelho.

Para fazer seu agendamento consulte a página do Palácio do Congresso Nacional.

Supremo Tribunal Federal

Neste prédio funciona a mais alta instância da Justiça Brasileira. Aproveite para visitar o museu com um acervo da antiga sede que funcionava no Rio de Janeiro, além de moveis, togas e objetos pessoais de ex-ministros.

Conheça também a exposição permanente que conta a história das leis e de todas as Constituições do país.

O Supremo fica na Praça dos Três Poderes, s/n, na Zona Cívico Administrativa de Brasília.

O que fazer em Brasília

Se quiser assistir a uma sessão plenária,  você deverá usar traje formal e apresentar documento de identificação oficial com foto.

Não é necessário agendar visitar para grupos com menos de dez pessoas. As sessões acontecem nas quartas e quintas, 14h às 18h, e nas terças terças-feiras 14h às 18h.

Na visita às outras instalações do Supremo, você será acompanhado por um funcionário que lhe contará um pouco da história da Suprema Corte e lhe conduzirá pelo prédio, mostrando o mobiliário e as peças de arte do acervo histórico.

O que fazer em Brasília

A visita dura cerca de 50 minutos e acontece em dias úteis, finais de semana e feriados. Porém, apenas nos finais de semana e feriados não há exigência de traje formal.

Nos dias úteis as visitas devem ser agendadas com pelo menos cinco dias de antecedência. Já nos finais de semana e feriados não é necessário agendamento prévio.

Consulte a disponibilidade para visitas e faça seu agendamento na página do Supremo Tribunal Federal.

Palácio do Planalto

Os famosos pilares e a rampa que dá acesso ao interior do Palácio são marcas facilmente reconhecidas de Niemeyer. É neste prédio que ficam o gabinete do Presidente da República e também os gabinetes civil e militar.

O que fazer em Brasília

A segurança do Palácio é feita pelos Dragões da Independência e há troca de guarda a cada duas horas.

O Palácio não está aberto para visitação, apenas a sua beleza exterior pode ser admirada a partir da Praça dos Três Poderes.

Museu Nacional

O Museu Nacional Honestino Guimarães é integrante do Conjunto Cultural da República. O espaço é utilizado para exposições itinerantes de artistas e para a realização de palestras, mostra de filmes, seminários e eventos.

O que fazer em Brasília

O museu fica no Setor Cultural Sul, lote 2, próximo à Rodoviária do Plano Piloto e funciona de terça a domingo, das 9h às 18h30. Entrada Gratuita.

Nesta área também estão a Biblioteca Nacional e o Teatro Nacional.

Esplanada dos Ministérios

A Esplanada dos Ministérios fica no Eixo Monumental, que corta o Plano Piloto no sentido leste-oeste.

O que fazer em Brasília

Como você pode imaginar, nesta parte de Brasília ficam os prédios ministeriais. São 17 prédios uniformes rodeados por um gramado que é ótimo para pegar sol nos finais de semana.

No começo da Esplanada dos Ministérios fica o Palácio do Itamaraty, que cuida das nossas relações internacionais.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Catedral Metropolitana

A Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida foi o primeiro monumento a ser criado em Brasília. Sua pedra fundamental foi lançada em 12 de setembro de 1958.

Na entrada do templo estão os quatro esculturas dos evangelistas João, Mateus, Lucas e Marcos.

Como já contei, Brasília tem várias obras de Oscar Niemeyer e a Catedral é mais uma delas.

O que fazer em Brasília

O nobre arquiteto com alma de ateu fez uma das mais fantásticas obras ao rabiscar os traços da Catedral. Suas linhas correram o mundo e, antes mesmo de ser concluído,  esse templo católico já impressionava pela ousadia  e estética vanguardista.

Mas, o que talvez você não saiba é que tudo nela tem um significado que vai além do que a gente vê.

Talvez esta tenha sido a forma que esse homem de poucas crenças tenha encontrado para se inspirar. Veja só alguns simbolismos da Catedral de Brasília.

A Catedral, que é o primeiro monumento construído em Brasília, tem dezesseis semiarcos que formam um desenho que lembra a  posição de duas mãos unidas em oração. 

O que fazer em Brasília

Ainda do lado de fora, estão os quatro evangelistas, sendo que João está separado dos demais.  Ele era considerado uma espécie de líder com mais acesso a Jesus.

Do lado esquerdo, está a cúpula do batistério que simboliza a hóstia, sagrada para os católicos. O caminho de entrada por uma pequena passagem subterrânea é escuro e contrasta com a claridade da catedral. É como se houvesse uma transição entre as trevas e a luz;  perdição e salvação.

Os vitrais, de Marianne Peretti, lembram o conjunto de  órgãos reprodutores de uma mulher. 

A cripta, que fica embaixo do altar, onde estão sepultados os arcebispos, está revestida por um granito escuro, diferente do restante das paredes e do piso que são feitos de mármore branco.

O que fazer em Brasília

Para completar o conjunto de obras que exemplificam o simbolismo e misticismo da Catedral, além de uma réplica de Pietá milimetricamente igual à original de Michelangelo.

No interior da igreja ainda encontramos três anjos suspensos e uma escultura de Dom Bosco, que teve um sonho profético anunciando a construção e Brasília no centro do país quando ainda nem se planejava transferir a capital do Rio de Janeiro.

O que fazer em Brasília

Para celebrar a profecia do santo, Brasília construiu a Ermida Dom Bosco.

A visita ao local vale tanto por sua importância histórica quanto por seu visual: às margens do Lago Paranoá, ela serve de cenário para caminhadas, belas fotos e momentos de descanso.

A Catedral Metropolitana fica aberta para visitação todos os dias, das 8h às 18h.

Memorial JK

Há quem diga que este seja o  museu mais emocionante de Brasília.  Nele, todas as salas transmitem um pouco da história de um dos mais importantes presidentes brasileiros: Juscelino Kubitschek, ou simplesmente JK.

Então, para entender melhor o legado deste brasileiro e também o processo de construção da cidade, não deixe de fazer uma visita ao Memorial JK.

Mineiro, que desde cedo prometia ter um futuro glorioso, JK deixou a pequena Diamantina, em Minas Gerais, para conquistar fama na política nacional e teve como principal obra a construção da Capital Federal, inaugurada em 1960.

Dezesseis anos mais tarde, o presidente morreria em um acidente de carro na Rodovia Presidente Dutra, quando viajava de São Paulo para o Rio de Janeiro.

Na tragédia, seu carro bateu de frente com uma carreta depois de ter sido fechado por um ônibus.

Engajada na luta pela preservação da memória de seu marido, a primeira dama Sarah Kubitschek inicia uma campanha para a construção de um museu que pudesse reunir todas as informações e objetos de sua história.

Desenhado por Oscar Niemeyer e  construído no espaço onde havia sido celebrada a primeira missa  de Brasília, o Memorial foi inaugurado em 1981, e um dos pontos de maior destaque é justamente a sua arquitetura, a começar pela fachada e pela estátua de JK no alto de um pedestal.

Mas, apesar da tristeza velada, o Memorial existe para celebrar a obra deste tão importante brasileiro.

Em seus espaços estão a biblioteca que ex-presidente tinha em seu apartamento no Rio de Janeiro, a réplica de seu escritório, fotografias, roupas, objetos pessoais e até o carro usado por JK na inauguração de Brasília.

Toda a visita pelas salas do Memorial JK é muito especial, ainda mais pra quem gosta de história, mas o lugar que mais me impressionou foi a sala do túmulo. Sob um facho de luz que entra pelo teto, descansa solitário o fundador de Brasília.

Memorial dos Povos Indígenas

Mais um projeto do fabuloso Oscar Niemeyer, o Memorial dos Povos Indígenas foi construído em 1987.

Sua estrutura remete a uma maloca redonda dos índios Yanomami, mas seu objetivo é mostrar  a grande diversidade e riqueza da cultura indígena  de forma dinâmica e viva.

Com esse propósito, promove diversos eventos com a presença e a participação de representantes indígenas de diferentes regiões do país.

O memorial tem um belo acervo incluindo exemplares da coleção Darcy-Berta-Galvão com destaque para a arte plumária dos Urubu-Kaapor; bancos de madeira dos Yawalapiti, Kuikuro e Juruna, máscaras e instrumentos musicais do Alto Xingu e Amazonas.

Lago Paranoá

Brasília tem níveis de umidade do ar sempre muita baixos e isso a gente sente na secura da pele, na boca seca, na garganta arranhando e vários outros incômodos.

Para minimizar esses efeitos, os construtores de Brasília criaram um lago artificial, o Lago Paranoá, e há vários pontos em suas margens que a gente pode se refrescar e relaxar.

Um desses lugares é o Parque Ecológico das Copaíbas, que tem trilhas que nos levam a poços e nascentes.

Outra opção é a Ermida de Dom Bosco, um espaço dedicado ao padroeiro da cidade que virou um point de skatistas, por causa das longas decidas íngremes. Também é um ótimo lugar para quem gosta de fotografia, já que tem uma vista linda, bem em frente ao Palácio da Alvorada.

O que fazer em Brasília

Aos pés da Ponte JK tem o Centro de Lazer Beira Lago, um dos mais interessantes da cidade.

O que fazer em Brasília

Mas nenhum lugar é igual ai Pontão do Lago Sul. Ele é um dos principais cartões-postais do lado mais descolado de Brasília, e tem um calçadão super charmoso, ótimos restaurantes e bares perfeitos para o happy hour.

Feirinhas de Brasília

Aos pés da Torre de Televisão – não deixe de subir a torre para ver Brasília do alto – funciona uma feira de artesanato, que, na verdade, tem de tudo e é super interessante.

Mas, se você é daquele tipo de viajante que gosta de fazer umas comprinhas, a Feira dos Importados de Brasília, também conhecida como Feira da SIA.

O que fazer em Brasília

Como você pode imaginar, a gente encontra de tudo nas lojinhas: de celulares a perfumes importados, de roupas falsificadas a objetos de decoração.

Parques de Brasília

Você já viu que é possível dar uma relaxada nas áreas próximas ao Lago Paranoá, mas há, ainda, três dicas fantásticas para sair do básico.

A primeira é o Parque da Cidade. Sim, ele é um clássico de Brasília, mas talvez você não saiba que ele é o maior parque urbano da América Latina.

Foto Luís Tajes

É mais uma prova de que há muita coisa boa pra gente ver e fazer em Brasília.

Para quem quer fugir para a natureza, O Parque Nacional de Brasília é perfeito.

O que fazer em Brasília

Essa unidade de proteção federal foi inaugurada logo depois da cidade e tem trilhas como a Trilha do Cristal, que tem cinco quilômetros, riachos, cachoeiras e piscinas para a gente se refrescar.

O que fazer em Brasília

Você pode ver todas as informações no site do Parque.

Um pouco mais distante, a Chapada Imperial é um destino ainda pouco explorado por turistas de fora da região de Brasília.

Essa reserva particular fica a 50 quilômetros do Centro de Brasília e é um paraíso com riachos, lagos e cachoeiras de água transparente.

Onde comer em Brasília

Assim como os monumentos de Niemeyer são muitos e impossíveis de serem listados, as opções de restaurantes em Brasília são tão fartas que eu vou falar apenas dos que mais gostei.

Dom Francisco

Eu faço questão de ir a este restaurante todas as vezes que vou a Brasília. O motivo? Ele tem  o melhor bacalhau  que já comi na vida.

O restaurante do chef Francisco Ansiliero é especializado em variedade de cortes especiais de carne bovina, mas foi o bacalhau que me conquistou.

Eu também comi surubim que estava delicioso. É verdade que o preço é um pouco salgado, mas separe um dia para fazer essa regalia, porque você não vai se arrepender.

Dê uma olhada no perfil do Dom Francisco para ver o endereço mais perto de você.

Mangai

Esse restaurante de comida nordestina é famoso pela variedade de seu buffet. É impossível não cometer o pecado da gula e sair quase rolando de tanto comer. Acesse o site do Mangai.

El Paso Texas

Duas coisas são muito peculiares nesse restaurante: a primeira delas é a confusão de cores, objetos e obras de arte que decoram o ambiente, e a outra é a deliciosa comida mexicana e peruana.

O que fazer em Brasília

E o melhor do El Passo Texas, tudo com preço justo.

Onde ficar em Brasília

Para ficar bem localizado, você terá que gastar um pouco mais. Infelizmente, isso é um fato. Mas, há uma forma de economizar com a hospedagem.

É que o movimento na cidade é maior durante os dias de semana – de segunda a sexta -, portanto  as diárias tendem a ser mais baratas nos finais de semana  e até mesmo nos feriados.

Brasília não é um destino turístico de férias, de feriados prolongados. A cidade é mais procurada por quem está a trabalho, em volta de algo relacionado com os órgão federais estabelecidos na capital.

Outra opção é alugar um apartamento pelo Airbnb, mas você também vai ter que colocar na ponta do lápis todos os gastos extras que terá, como café da manhã e deslocamentos – se o apartamento ficar mais longe do Plano Piloto.

Mas eu vou explicar melhor sobre esta opção mais para frente.

No mapa abaixo, estão os hotéis mais indicados na Asa Sul e na Asa Norte, as melhores áreas para ficar em Brasília.

Asa Sul

A primeira área a ser ocupada de Brasília tem  duas regiões bem distintas  e é muito importante ter isso em mente na hora de escolher um hotel para se hospedar.

Na parte residencial, onde estão as Superquadras, você encontra de tudo, especialmente na avenida W3 Sul, uma das principais da cidade: bares, restaurantes, mercados, shopping e muito mais.

Onde ficar em Brasília

A área dos hotéis – chamada de Setor Hoteleiro Sul – é bastante movimentada durante o dia, mas, à noite, todo mundo desaparece e as ruas ficam vazias, até um pouco intimidadoras.

Então, durante o dia você até pode usar o transporte público – o Setor Hoteleiro Sul tem uma estação de metrô, a Galeria -, mas à noite é melhor usar táxi ou carro de aplicativo.

Para você se localizar melhor, o Setor Hoteleiro Sule  o Setor Comercial Sul ficam na altura da  Torre de Televisão,  fica no meio do Eixo Monumental.

A Asa Sul é um bom lugar para ficar em Brasília, mas eu indico escolher um destes hotéis:

Naoum Hotel

O Naoum Hotel é uma boa opção para quem não faz questão de hotel grande, com piscina e tudo mais. Ele fica perto da W3 Sul, importante avenida desta parte de Brasília, com acesso fácil a todas as áreas da cidade.

Onde ficar em Brasília

Os quartos são bem resolvidos, com o básico, e o atendimento é sempre elogiado. O café da manhã é bom, mas não é o hotel com melhor custo-benefício da área. Então, é bom avaliar com calam o que você precisa.

Planalto Bittar Hotel

O Planalto Bittar Hotel tem um excelente custo-benefício. É um dos hotéis mais baratos do Setor Hoteleiro Sul e também não é um hotel grande. Os quartos são bem amplos, claros, confortáveis e têm camas maravilhosas.

Onde ficar em Brasília

A aparência externa é até um pouco simples, mas os quartos foram reformados e tudo está bem decorado e bem cuidado. É uma boa opção para ficar em Brasília sem gastar muito e inda desfrutar de um bom hotel.

Onde ficar em Brasília

Grand Bittar Hotel

O Grand Bittar Hotel já tem mais presença. É um hotel com quartos espaçosos, super confortáveis, piscina, área de eventos, restaurante e uma localização excelente., perfeito para quem quer um lugar para ficar em Brasília com mais mobilidade.

Onde ficar em Brasília

O atendimento é muito elogiado, o café da manhã é super completo, sempre com muita variedade de pães, bolos, frutas e tudo mais, e o preço da diária não é um dos mais caros. Vale a pena dar uma olhada com calma neste hotel.

Onde ficar em Brasília

Hotel Brasil 21 Suítes

O Hotel Brasil 21 Suítes está no topo da minha lista de favoritos nesta área: eu já me hospedei nele duas vezes porque realmente gostei. A estrutura é excelente, o atendimento profissional faz toda a diferença.

Onde ficar em Brasília

O hotel fica a uma quadra do Eixo Monumental e praticamente na esquina do Pátio Brasil Shopping, que tem praça de alimentação, cinema e muitas lojas boas. Os quartos são excelentes, amplos, sempre muito limpos e silenciosos.

Onde ficar em Brasília

Windsor Plaza Brasília

O Windsor Plaza Brasília e um hotel grande, com quartos super confortáveis e bem decorados. Atendimento bom, sempre muito elogiado, localização boa e o custo-benefício é interessante.

Onde ficar em Brasília

Tudo é impecável: do checkin ao café da manha, da limpeza dos quartos á piscina do terraço – que é sensacional. Por isso tudo, eu acho uma boa opção para ficar em Brasília.

Onde ficar em Brasília

Meliá Brasil 21

O Meliá Brasil 21 é super completo: tem uma piscina ótima, academia boa, quartos espaçosos, bem decorados, com camas grandes, macias e travesseiros e roupas de cama de primeira qualidade. O atendimento também é excelente, super profissional.

O café da manhã é delicioso, sempre com muita variedade. Enfim, é um hotel que a gente paga um pouco mais caro para não ter preocupação com nada. Isso conta também, né?

Asa Norte

Os hotéis ocupam uma área próxima ao Eixo Monumental, chamada de Setor Hoteleiro Norte.

Esta parte já bem mais cuidada, mais nova também. Nela, ficam o Brasília Shopping e vários bons restaurantes, como Madero e Coco Bambu.

O movimento durante o dia é ótimo, com vários comércios, mas depois do pôr do sol tudo fechar e as ruas acabam ficando bastante desertas.

A Asa Norte é ainda melhor do que a Azsa Sul para ficar em Brasília. Os melhores do Setor Hoteleiro Norte são:

B Hotel Brasília

O B Hotel Brasilia é o mais incrível desta parte se Brasília. Isso a gente vê na arquitetura super diferente, nos quartos com decoração clean e supermoderna, com móveis de design super  estilosos.

Restaurante magnífico, café da manhã impecável, sempre com muita variedade e tudo fresquinho. O atendimento é super profissional e todos os funcionários fazem de tudo para ajudar. É um ótimo lugar para ficar em Brasília.

Grande Mercure Brasília Eixo

O Grand Mercure Brasilia Eixo é outra opção maravilhosa, contudo de melhor e conforto garantido. É para quem gosta de hotel grande, “classudo”, com presença. Sabe?

Os quartos são muito bem decorados, espaçosos e com camas excelente, a piscina é ótima, o restaurante tem um cardápio muito variado com preços justos e o café é sempre muito elogiado.

Windor Brasília Hotel

O Windsor Brasília Hotel é um dos meus favoritos para ficar em Brasília e tem tudo que os seus vizinhos têm: quartos ótimos, arejados, sempre limpos e mega confortáveis. Mas não é só isso, tá?

A localização é ótima, bem central, e a piscina é sensacional – aquecida, dá para usar à noite depois de um dia longo de passeio. Colocando tudo na ponta do lápis, você vai ver que o custo-benefício fica vantajoso.

Fusion Hplus Express+

O Fusion Hplus Express+ é outro hotel excelente e tem um custo-benefício muito bom. Ele tem um atendimento super personalizado, com muita atenção dos funcionários para tudo que precisamos.

Os quartos são ótimos, a piscina é fantástica e tem academia completa e salas de massagem. Perfeito para quem gosta de aproveitar a estrutura do hotel e pode pagar por isso.

Hotel Mercure Brasília Líder

O Hotel Mercure Brasília Líder é a opção mais econômica desta parte central de Brasília, com garantia de conforto e atendimento excepcional. Os quartos são básicos, mas amplos e com camas grandes e maravilhosas.

Os restaurantes e os bares que funcionam no hotel são super elogiados, principalmente pro terem cardápio bem variados. O café dá manha também é muito bom, sempre com muita variedade.

Hotel perto do Aeroporto

Se você só precisa de um lugar para pernoitar em Brasília para pegar outro voo em seguida, há a possibilidade de ficar em um hotel perto do aeroporto. O mais interessante é o Ibis Styles Brasilia Aeroporto.

Ibis Styles Brasilia Aeroporto

Acho que todos conhecemos o padrão da rede, né? Com o Ibis Styles Brasilia Aeroporto não é diferente. Quartos básicos, práticos, camas boas, ambiente silencioso e localização estratégica. É tudo o que você precisa?

Ele fica tão perto que dá para ir a pé para o aeroporto. Sim, de verdade! É o hotel mais econômico da rede e ainda é possível ganhar descontos fazendo a reserva com antecedência.

Hostel em Brasília

Brasília tem poucos hostels e o Joy Hostel & Suítes é sem dúvidas o melhor para você escolher onde ficar em Brasília.

Joy Hostel & Suítes

O Joy Hostel & Suítes fica na Asa Norte, bem localizado e tem a melhor avaliação dos hóspedes. Os ambientes são super bem decorados e sempre estão limpos. Dá para ficar em quantos compartilhados ou suítes privativas.

Onde ficar em Brasília

Faixas de preço em Brasília

Agora que você já viu as minhas opções preferidas – não só as minhas, mas as de muita gente também – é hora de dar uma olhada nos preços antes de decidir onde ficar em Brasília.



Booking.com

No mapa acima estão todas as opções de hospedagem da cidade, especialmente as do Plano Piloto.  Para saber mais, você só precisa clicar nos pins azuis e pronto. 

Veja mais dicas do Distrito Federal

Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo.

Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver outras dicas do Distrito Federal.

SOBRE O AUTOR

COMENTÁRIOS

19 respostas

  1. Altier Moulin parabéns por sua reportagem histórica. Amei imaginar Brasília pelo seu olhar. Já estava nos meus planos conhece-la, a expectativa aumentou mais ainda.
    Parabéns mais uma vez.

  2. Oi, Marciana.

    O Congresso é o prédio mais alto da Praça dos Três Poderes, ou seja, ele representa o povo, que deve estar acima de todos. A Concha da Câmara é virada para cima, pois representa o povo, o poder que vem de baixo para cima. A do Senado é voltada para baixo, pois representa a vontade do Estado, o poder que vem de cima para baixo.

    Um abraço.

  3. Ótimo material, me ajudou muito. Porém fiquei na dúvida quanto as conchas, a que esta virada para cima e a que esta virada para baixo, você não postou foto nem explicou o porque delas. Seria possível tirar essa dúvida pra mim?

  4. Maravilhoso!! O Niemeyer na minha opinião é o melhor arquiteto que o Brasil já teve!

    Grande Abraço,

    Gabriel

  5. Obrigado, Antonio!

    Eu também preciso voltar para conhecer mais dessa bela cidade.

    Um abraço!

  6. Brasília, um espetáculo a parte! Apesar de pouco conhecê-la, admiro-a bastante pelo seu projeto arquitetônico fantástico. Parabéns pela excelente matéria Altier!!!

  7. Obrigado, João!

    Brasília sempre terá algo novo e incrível para ser explorado. As obras de Niemeyer representam apenas um lado dessa fantástica cidade.

    Um abraço!

  8. Inacreditável. Brasilia se tornou muito mais bela com seu excelente trabalho. Confesso que conheço essa cidade linda, porém me fez ficar mais encantado! Excelente matéria!

  9. Pow, Guilherme. Obrigado!

    Se quem conhece a cidade como morador gostou, acho que ficou bom mesmo. 🙂

    Um abração!

  10. Eu ainda conheço pouco de Brasília, Luan. Mas quero voltar mais vezes pois sempre há o que fazer por lá.

    Um abraço!

  11. Sem dúvidas, Brasília é um dos poucos lugares que podemos encontrar, que de fato foi planejado. É possível notar em cada trecho, em cada entre-quadra, os traços e os dedos do arquiteto e urbanista que a desenhou. Desde as largas vias que a cruzam até mesmo aos canteiros de áreas verdes, espalhados entre os conjuntos habitacionais da W3.

    Lugar incrível e com o céu mais bonito de todo o Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *