30 coisas imperdíveis para ver e fazer em Brasília, a capital nacional

Atualizado em 6 de outubro de 2022 – 11 min de leitura

O que fazer em Brasília

Brasília é a  única cidade moderna considerada Patrimônio da Humanidade  pela Unesco, e não é preciso perder muito tempo para descobrir por que ela ocupa um lugar tão privilegiado assim.

Na capital de largas avenidas, as obras de Oscar Niemeyer, espalhadas por todo os lados, revelam os segredos do tesouro que é de todos nós.

Apesar de não estar entre os destinos preferidos dos brasileiros, a cidade recebe cerca de um milhão de turistas por ano. Gente que quer percorrer praças, prédios e palácios e fazer as imagens que são tão comuns nos noticiários viraram realidade.

O que fazer em Brasília

São mais de cinquenta prédios e monumentos que surgiram dos rabiscos de Niemeyer, o mais famoso arquiteto brasileiro.

Então, é impossível conhecer todos em apenas uma viagem. Mas, eu quero  sugerir algumas atrações imperdíveis,  aquelas que não podem faltar na sua lista.

Você vai ver que elas são muito variadas e, até mesmo, surpreendentes.

Neste artigo, eu vou explicar sobre:

O que fazer em Brasília

Para ter uma ideia da localização de cada um deles, é só dar uma olhada no mapa abaixo:

Os monumentos de Niemeyer

Quando vista do alto, Brasília se assemelha a um avião: um vão principal e duas partes que parecem ser as asas.

É nessa parte central, chamada de Eixo Monumental, que estão as principais edificações planejadas por Niemeyer, consideradas a primeira geração de obras do arquiteto na capital do país.

Praça dos Três Poderes

Esta praça foi uma ideia do urbanista Lúcio Costa projetada por Niemeyer. Nela, encontramos o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal, as sedes dos Três Poderes da República: Legislativo, Executivo e Judiciário.

O que fazer em Brasília

Neste amplo espaço também estão alguns importantes elementos:

  • Dois Candangos, que oficialmente são chamados de Os Guerreiros, uma homenagem aos homens que construíram a cidade;
  • Uma escultura da Justiça, que fica em frente ao prédio do Supremo Tribunal Federal;
  • A cabeça de Juscelino Kubitschek, na fachada do Museu Histórico de Brasília;
  • A Pira da Pátria, que tem uma tocha eterna em seu topo;
  • O Pavilhão Nacional, que tem a maior bandeira permanentemente hasteada do mundo.

O Panteão da Pátria também fica na Praça dos Três Poderes. Ele tem uma coleção permanente com obras que homenageiam os heróis da pátria, o Mural da Liberdade, de Athos Bulcão, o Painel da Inconfidência Mineira, de João Câmara e um vitral de Marianne Peretti.

O que fazer em Brasília

A praça também dá acesso ao Espaço Lúcio Costa, que funciona no subsolo e que abriga a Maquete de Brasília.

A Praça dos Três Poderes fica no final do Eixo Monumental, atrás do Palácio do Congresso Nacional.

Congresso Nacional

Sede do Poder Legislativo brasileiro, o Palácio é o símbolo maior da Capital Federal.

Ele está presente no imaginário de todos nós quando pensamos em Brasília. Não é verdade?

Nele funcionam a Câmara dos Deputados, cujo plenário funciona sob a cúpula convexa – voltada para baixo- , e o Senado Federal, sob a cúpula côncava – voltada para cima.

O que fazer em Brasília

No Salão Nobre do Senado funciona o Museu Histórico Itamar Franco.

Ele exibe obras de arte, objetos e mobiliário das antigas sedes, época em que o Senado funcionava no Rio de Janeiro.

Já o Museu da Câmara dos Deputados organiza diversas exposições de seu vasto acervo, como a dos Presentes Protocolares, no Salão Verde.

O Palácio fica na Praça dos Três Poderes, s/n, na Zona Cívico Administrativa de Brasília.

O que fazer em Brasília

É necessário fazer agendamento para visita nos dias úteis. Nesses dias, é proibida a entrada de pessoas vestindo bermudas, shorts, camisas sem mangas, minissaias e chinelos. Essas restrições não se aplicam a crianças de até 12 anos.

Calças descartáveis são vendidas na Lojinha da Câmara, e podem ser uma solução caso você esteja de short ou bermuda.

O que fazer em Brasília

O cerimonial do Palácio recomenda calça comprida, camisa com manga, vestido ou saia na altura do joelho.

Para fazer seu agendamento consulte a página do Palácio do Congresso Nacional.

Supremo Tribunal Federal

Neste prédio funciona a mais alta instância da Justiça Brasileira. Aproveite para visitar o museu com um acervo da antiga sede que funcionava no Rio de Janeiro, além de moveis, togas e objetos pessoais de ex-ministros.

Conheça também a exposição permanente que conta a história das leis e de todas as Constituições do país.

O Supremo fica na Praça dos Três Poderes, s/n, na Zona Cívico Administrativa de Brasília.

O que fazer em Brasília

Se quiser assistir a uma sessão plenária,  você deverá usar traje formal e apresentar documento de identificação oficial com foto.

Não é necessário agendar visitar para grupos com menos de dez pessoas. As sessões acontecem nas quartas e quintas, 14h às 18h, e nas terças terças-feiras 14h às 18h.

Na visita às outras instalações do Supremo, você será acompanhado por um funcionário que lhe contará um pouco da história da Suprema Corte e lhe conduzirá pelo prédio, mostrando o mobiliário e as peças de arte do acervo histórico.

O que fazer em Brasília

A visita dura cerca de 50 minutos e acontece em dias úteis, finais de semana e feriados. Porém, apenas nos finais de semana e feriados não há exigência de traje formal.

Nos dias úteis as visitas devem ser agendadas com pelo menos cinco dias de antecedência. Já nos finais de semana e feriados não é necessário agendamento prévio.

Consulte a disponibilidade para visitas e faça seu agendamento na página do Supremo Tribunal Federal.

Palácio do Planalto

Os famosos pilares e a rampa que dá acesso ao interior do Palácio são marcas facilmente reconhecidas de Niemeyer. É neste prédio que ficam o gabinete do Presidente da República e também os gabinetes civil e militar.

O que fazer em Brasília

A segurança do Palácio é feita pelos Dragões da Independência e há troca de guarda a cada duas horas.

O Palácio não está aberto para visitação, apenas a sua beleza exterior pode ser admirada a partir da Praça dos Três Poderes.

Museu Nacional

O Museu Nacional Honestino Guimarães é integrante do Conjunto Cultural da República. O espaço é utilizado para exposições itinerantes de artistas e para a realização de palestras, mostra de filmes, seminários e eventos.

O que fazer em Brasília

O museu fica no Setor Cultural Sul, lote 2, próximo à Rodoviária do Plano Piloto e funciona de terça a domingo, das 9h às 18h30. Entrada Gratuita.

Nesta área também estão a Biblioteca Nacional e o Teatro Nacional.

Esplanada dos Ministérios

A Esplanada dos Ministérios fica no Eixo Monumental, que corta o Plano Piloto no sentido leste-oeste.

O que fazer em Brasília

Como você pode imaginar, nesta parte de Brasília ficam os prédios ministeriais. São 17 prédios uniformes rodeados por um gramado que é ótimo para pegar sol nos finais de semana.

No começo da Esplanada dos Ministérios fica o Palácio do Itamaraty, que cuida das nossas relações internacionais.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Catedral Metropolitana

A Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida foi o primeiro monumento a ser criado em Brasília. Sua pedra fundamental foi lançada em 12 de setembro de 1958.

Na entrada do templo estão os quatro esculturas dos evangelistas João, Mateus, Lucas e Marcos.

Como já contei, Brasília tem várias obras de Oscar Niemeyer e a Catedral é mais uma delas.

O que fazer em Brasília

O nobre arquiteto com alma de ateu fez uma das mais fantásticas obras ao rabiscar os traços da Catedral. Suas linhas correram o mundo e, antes mesmo de ser concluído,  esse templo católico já impressionava pela ousadia  e estética vanguardista.

Mas, o que talvez você não saiba é que tudo nela tem um significado que vai além do que a gente vê.

Talvez esta tenha sido a forma que esse homem de poucas crenças tenha encontrado para se inspirar. Veja só alguns simbolismos da Catedral de Brasília.

A Catedral, que é o primeiro monumento construído em Brasília, tem dezesseis semiarcos que formam um desenho que lembra a  posição de duas mãos unidas em oração. 

O que fazer em Brasília

Ainda do lado de fora, estão os quatro evangelistas, sendo que João está separado dos demais.  Ele era considerado uma espécie de líder com mais acesso a Jesus.

Do lado esquerdo, está a cúpula do batistério que simboliza a hóstia, sagrada para os católicos. O caminho de entrada por uma pequena passagem subterrânea é escuro e contrasta com a claridade da catedral. É como se houvesse uma transição entre as trevas e a luz;  perdição e salvação.

Os vitrais, de Marianne Peretti, lembram o conjunto de  órgãos reprodutores de uma mulher. 

A cripta, que fica embaixo do altar, onde estão sepultados os arcebispos, está revestida por um granito escuro, diferente do restante das paredes e do piso que são feitos de mármore branco.

O que fazer em Brasília

Para completar o conjunto de obras que exemplificam o simbolismo e misticismo da Catedral, além de uma réplica de Pietá milimetricamente igual à original de Michelangelo.

No interior da igreja ainda encontramos três anjos suspensos e uma escultura de Dom Bosco, que teve um sonho profético anunciando a construção e Brasília no centro do país quando ainda nem se planejava transferir a capital do Rio de Janeiro.

O que fazer em Brasília

Para celebrar a profecia do santo, Brasília construiu a Ermida Dom Bosco.

A visita ao local vale tanto por sua importância histórica quanto por seu visual: às margens do Lago Paranoá, ela serve de cenário para caminhadas, belas fotos e momentos de descanso.

A Catedral Metropolitana fica aberta para visitação todos os dias, das 8h às 18h.

Memorial JK

Há quem diga que este seja o  museu mais emocionante de Brasília.  Nele, todas as salas transmitem um pouco da história de um dos mais importantes presidentes brasileiros: Juscelino Kubitschek, ou simplesmente JK.

Então, para entender melhor o legado deste brasileiro e também o processo de construção da cidade, não deixe de fazer uma visita ao Memorial JK.

Mineiro, que desde cedo prometia ter um futuro glorioso, JK deixou a pequena Diamantina, em Minas Gerais, para conquistar fama na política nacional e teve como principal obra a construção da Capital Federal, inaugurada em 1960.

Dezesseis anos mais tarde, o presidente morreria em um acidente de carro na Rodovia Presidente Dutra, quando viajava de São Paulo para o Rio de Janeiro.

Na tragédia, seu carro bateu de frente com uma carreta depois de ter sido fechado por um ônibus.

Engajada na luta pela preservação da memória de seu marido, a primeira dama Sarah Kubitschek inicia uma campanha para a construção de um museu que pudesse reunir todas as informações e objetos de sua história.

Desenhado por Oscar Niemeyer e  construído no espaço onde havia sido celebrada a primeira missa  de Brasília, o Memorial foi inaugurado em 1981, e um dos pontos de maior destaque é justamente a sua arquitetura, a começar pela fachada e pela estátua de JK no alto de um pedestal.

Mas, apesar da tristeza velada, o Memorial existe para celebrar a obra deste tão importante brasileiro.

Em seus espaços estão a biblioteca que ex-presidente tinha em seu apartamento no Rio de Janeiro, a réplica de seu escritório, fotografias, roupas, objetos pessoais e até o carro usado por JK na inauguração de Brasília.

Toda a visita pelas salas do Memorial JK é muito especial, ainda mais pra quem gosta de história, mas o lugar que mais me impressionou foi a sala do túmulo. Sob um facho de luz que entra pelo teto, descansa solitário o fundador de Brasília.

Memorial dos Povos Indígenas

Mais um projeto do fabuloso Oscar Niemeyer, o Memorial dos Povos Indígenas foi construído em 1987.

Sua estrutura remete a uma maloca redonda dos índios Yanomami, mas seu objetivo é mostrar  a grande diversidade e riqueza da cultura indígena  de forma dinâmica e viva.

Com esse propósito, promove diversos eventos com a presença e a participação de representantes indígenas de diferentes regiões do país.

O memorial tem um belo acervo incluindo exemplares da coleção Darcy-Berta-Galvão com destaque para a arte plumária dos Urubu-Kaapor; bancos de madeira dos Yawalapiti, Kuikuro e Juruna, máscaras e instrumentos musicais do Alto Xingu e Amazonas.

Lago Paranoá

Brasília tem níveis de umidade do ar sempre muita baixos e isso a gente sente na secura da pele, na boca seca, na garganta arranhando e vários outros incômodos.

Para minimizar esses efeitos, os construtores de Brasília criaram um lago artificial, o Lago Paranoá, e há vários pontos em suas margens que a gente pode se refrescar e relaxar.

Um desses lugares é o Parque Ecológico das Copaíbas, que tem trilhas que nos levam a poços e nascentes.

Outra opção é a Ermida de Dom Bosco, um espaço dedicado ao padroeiro da cidade que virou um point de skatistas, por causa das longas decidas íngremes. Também é um ótimo lugar para quem gosta de fotografia, já que tem uma vista linda, bem em frente ao Palácio da Alvorada.

O que fazer em Brasília

Aos pés da Ponte JK tem o Centro de Lazer Beira Lago, um dos mais interessantes da cidade.

O que fazer em Brasília

Mas nenhum lugar é igual ai Pontão do Lago Sul. Ele é um dos principais cartões-postais do lado mais descolado de Brasília, e tem um calçadão super charmoso, ótimos restaurantes e bares perfeitos para o happy hour.

Feirinhas de Brasília

Aos pés da Torre de Televisão – não deixe de subir a torre para ver Brasília do alto – funciona uma feira de artesanato, que, na verdade, tem de tudo e é super interessante.

Mas, se você é daquele tipo de viajante que gosta de fazer umas comprinhas, a Feira dos Importados de Brasília, também conhecida como Feira da SIA.

O que fazer em Brasília

Como você pode imaginar, a gente encontra de tudo nas lojinhas: de celulares a perfumes importados, de roupas falsificadas a objetos de decoração.

Parques de Brasília

Você já viu que é possível dar uma relaxada nas áreas próximas ao Lago Paranoá, mas há, ainda, três dicas fantásticas para sair do básico.

A primeira é o Parque da Cidade. Sim, ele é um clássico de Brasília, mas talvez você não saiba que ele é o maior parque urbano da América Latina.

Foto Luís Tajes

É mais uma prova de que há muita coisa boa pra gente ver e fazer em Brasília.

Para quem quer fugir para a natureza, O Parque Nacional de Brasília é perfeito.

O que fazer em Brasília

Essa unidade de proteção federal foi inaugurada logo depois da cidade e tem trilhas como a Trilha do Cristal, que tem cinco quilômetros, riachos, cachoeiras e piscinas para a gente se refrescar.

O que fazer em Brasília

Você pode ver todas as informações no site do Parque.

Um pouco mais distante, a Chapada Imperial é um destino ainda pouco explorado por turistas de fora da região de Brasília.

Essa reserva particular fica a 50 quilômetros do Centro de Brasília e é um paraíso com riachos, lagos e cachoeiras de água transparente.

Onde comer em Brasília

Assim como os monumentos de Niemeyer são muitos e impossíveis de serem listados, as opções de restaurantes em Brasília são tão fartas que eu vou falar apenas dos que mais gostei.

Dom Francisco

Eu faço questão de ir a este restaurante todas as vezes que vou a Brasília. O motivo? Ele tem  o melhor bacalhau  que já comi na vida.

O restaurante do chef Francisco Ansiliero é especializado em variedade de cortes especiais de carne bovina, mas foi o bacalhau que me conquistou.

Eu também comi surubim que estava delicioso. É verdade que o preço é um pouco salgado, mas separe um dia para fazer essa regalia, porque você não vai se arrepender.

Dê uma olhada no perfil do Dom Francisco para ver o endereço mais perto de você.

Mangai

Esse restaurante de comida nordestina é famoso pela variedade de seu buffet. É impossível não cometer o pecado da gula e sair quase rolando de tanto comer. Acesse o site do Mangai.

El Paso Texas

Duas coisas são muito peculiares nesse restaurante: a primeira delas é a confusão de cores, objetos e obras de arte que decoram o ambiente, e a outra é a deliciosa comida mexicana e peruana.

O que fazer em Brasília

E o melhor do El Passo Texas, tudo com preço justo.

Sobre o Autor

<a href="https://www.penaestrada.blog.br/author/altier/" target="_self">Altier Moulin</a>

Altier Moulin

Sou jornalista, capixaba e apaixonado pelo universo viajante. Sempre gostei de contar histórias e de extrair do cotidiano um valor que muitos não percebem. Quando criança, sonhava em viajar pelo mundo e, já adulto, isso virou um propósito de vida.

comentários

19 Comentários

  1. Genimar Keyla

    Altier Moulin parabéns por sua reportagem histórica. Amei imaginar Brasília pelo seu olhar. Já estava nos meus planos conhece-la, a expectativa aumentou mais ainda.
    Parabéns mais uma vez.

    Responder
    • Altier Moulin

      Obrigado, Genimar.
      Aproveite.
      Um abraço.

      Responder
  2. walter rodrigues moreira

    brasilia meu amor, cidade querida que me acolheu.amo tudo isso aqui.

    Responder
  3. marciana farias trentin

    Ótimo material, me ajudou muito. Porém fiquei na dúvida quanto as conchas, a que esta virada para cima e a que esta virada para baixo, você não postou foto nem explicou o porque delas. Seria possível tirar essa dúvida pra mim?

    Responder
    • Altier Moulin

      Oi, Marciana.

      O Congresso é o prédio mais alto da Praça dos Três Poderes, ou seja, ele representa o povo, que deve estar acima de todos. A Concha da Câmara é virada para cima, pois representa o povo, o poder que vem de baixo para cima. A do Senado é voltada para baixo, pois representa a vontade do Estado, o poder que vem de cima para baixo.

      Um abraço.

      Responder
  4. Amanda

    tenho uma duvida, qual é monumento que representa o poder executivo??? gostei mt do seu post, abraços 😉

    Responder
    • Altier Moulin

      O Palácio do Planalto, Amanda.

      Responder
  5. Isabelle

    Nossa, é muito interessante.

    Responder
    • Altier Moulin

      Obrigado!

      Responder
  6. Gabriel

    Maravilhoso!! O Niemeyer na minha opinião é o melhor arquiteto que o Brasil já teve!

    Grande Abraço,

    Gabriel

    Responder
    • Altier Moulin

      Realmente! E suas obras estão aí para provar isso.

      Um abraço!

      Responder
  7. ANTONIO NETO

    Brasília, um espetáculo a parte! Apesar de pouco conhecê-la, admiro-a bastante pelo seu projeto arquitetônico fantástico. Parabéns pela excelente matéria Altier!!!

    Responder
    • Altier Moulin

      Obrigado, Antonio!

      Eu também preciso voltar para conhecer mais dessa bela cidade.

      Um abraço!

      Responder
  8. João Neto

    Inacreditável. Brasilia se tornou muito mais bela com seu excelente trabalho. Confesso que conheço essa cidade linda, porém me fez ficar mais encantado! Excelente matéria!

    Responder
    • Altier Moulin

      Obrigado, João!

      Brasília sempre terá algo novo e incrível para ser explorado. As obras de Niemeyer representam apenas um lado dessa fantástica cidade.

      Um abraço!

      Responder
  9. Guilherme - Viajando com Eles

    Cara, ficou top demais esse post. Morei em Brasília e tenho saudades de passear por uma cidade que enche os olhos, tudo tão organizado e bonito.

    Abração

    Responder
    • Altier Moulin

      Pow, Guilherme. Obrigado!

      Se quem conhece a cidade como morador gostou, acho que ficou bom mesmo. 🙂

      Um abração!

      Responder
  10. Luan Dalvi

    Sem dúvidas, Brasília é um dos poucos lugares que podemos encontrar, que de fato foi planejado. É possível notar em cada trecho, em cada entre-quadra, os traços e os dedos do arquiteto e urbanista que a desenhou. Desde as largas vias que a cruzam até mesmo aos canteiros de áreas verdes, espalhados entre os conjuntos habitacionais da W3.

    Lugar incrível e com o céu mais bonito de todo o Brasil.

    Responder
    • Altier Moulin

      Eu ainda conheço pouco de Brasília, Luan. Mas quero voltar mais vezes pois sempre há o que fazer por lá.

      Um abraço!

      Responder

Trackbacks/Pingbacks

  1. O que fazer em Brasília e onde ficar na capital do Brasil - Muita Viagem - […] – Leia relato do blog Pé na Estrada sobre Brasília. […]

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share to...