Onde ficar em Barra Grande do Piauí: as melhores pousadas – com preços

6

Atualizado em 1 de setembro de 2021

Foto: Elzauer

Escolher onde se hospedar sempre é difícil. Principalmente, quando a gente não conhece o lugar e não sabe nem por onde começar. Então, antes de decidir onde ficar em Barra Grande, no Piauí, é bom dar uma olhada nestas dicas.

A Praia de Barra Grande fica em Cajueiro da Praia, cidade a 360 quilômetros de Teresina. Diferentemente de muitas praias do Nordeste, nesta região, a gente não vê praias lotadas e barulhentas.

É que Barra Grande ainda não atrai multidões. Pelo contrário, a gente tem tranquilidade para desfrutar o sol na areia ou em uma das barracas na beira-mar, que têm serviços com a qualidade que todo turista merece.

Neste canto do mundo, onde o vento parece fazer a curva, o kitesurfe colore o mar e o céu com suas pipas. Este movimento pode ser visto com facilidade na alta temporada – que vai de julho a dezembro, com ápice entre setembro e novembro.

Onde ficar em Barra Grande

Barra Grande é um vilarejo pequeno, com ruas de areia, sem prédios e radicalmente sossegado. Como expliquei, o movimento maior é no período bom para kitesurfe – os sábados da alta temporada sempre têm pelo menos um barzinho com música ao vivo.

Apesar de toda simplicidade do lugar – isso não é um ponto negativo -, há excelentes opções de hospedagem em Barra Grande.

Desde as pousadas mais baratinhas e aconchegantes, a pousadas e hotéis boutique com toda exuberância e luxo que muita gente gosta e sabe aproveitar.

Mas, para escolher onde ficar em Barra Grande, você precisa saber de algumas coisas importantes:

  • O vilarejo é dividido em parte antiga e nova a partir da Praça;
  • As duas áreas são boas para se hospedar – mas, há diferenças;
  • Mais afastado da praia, o povoado de Barrinha também é uma opção;
  • Há muitas barracas e ótimos restaurantes na praia;
  • Muitos comércios não aceitam cartão, então sempre tenha dinheiro;

A parte nova fica à esquerda do mapa e a parte antiga, à direita. A parte antiga tem mais opções de hospedagem e é, também, onde ficam os principais restaurantes. Um que eu gostei muito foi o Manga Rosa.

Melhores pousadas e hotéis de Barra Grande

Depois de tudo isso, eu vou mostrar quais são as melhores pousadas de Barra Grande – há alguns hotéis também.

Dê uma olhada na lista porque há opções para todos os gostos e bolsos: desde as mais caras às mais econômicas. Assim, você pode escolher com mais tranquilidade.

CASA AREIA POUSADA

A Casa Areia Pousada fica na parte nova, de frente para a praia e tem um clima muito aconchegante. Os quartos são amplos, arejados e as áreas comuns têm uma leveza incrível – isso inclui o deque de madeira com vista para o mar.

onde ficar em Barra Grande

Como é uma pousada pequena e tem poucos quartos, a privacidade é garantida e o atendimento é mais próximo e atencioso. O café da manhã é sempre muito farto e tem pratos regionais – isso é muito bom.

BARRA GRANDE BEACH CLUB

A Barra Grande Beach Club também fica na parte nova, em uma área mais residencial. A pousada não fica na praia, mas, como tudo é perto, é uma distância que dá para fazer caminhando tranquilamente.

Onde ficar em Barra Grande

Os quartos são básicos, mas o que você menos fará em Barra Grande é ficar trancado em um deles. A piscina é ótima, o atendimento é sempre muito elogiado e a limpeza dos ambientes é criteriosa – o que é muito importante.

CHIC HOTEL BOUTIQUE

O Chic Hotel Boutique é um dos mais reservados de Barra Grande. Ele também é um dos mais exclusivos e bem estruturados da praia: tem uma piscina ótima, quartos grandes e arejados, cama e roupa de cama de primeira e atendimento super atencioso.

onde ficar em Barra Grande

É um lugar que impressiona pela qualidade e, ao mesmo tempo, nos permite um contato muito próximo com realidade local – natureza, tranquilidade e energia positiva. É, sem dúvida, uma das melhores opções de Barra Grande.

onde ficar em Barra Grande

POUSADA BGK

A Pousada BGK é a mais conhecida de Barra Grande. Ela cresceu com o vilarejo e – na verdade – é a responsável por atrair o movimento de praticantes de kitesurfe para Barra Grande. Como você pode imaginar, a pousada é muito concorrida e é o centro das atenções.

Onde ficar em Barra Grande

Os quartos são bangalôs rústicos e bem resolvidos. O restaurante e o bar que funcionam na área da pousada são ótimos e o atendimento é excelente. Se você quiser ficar na área mais movimentada de Barra Grande, este é o lugar certo.

onde ficar em Barra Grande

POUSADA TITAS

A Pousada Titas é outra excelente opção para se hospedar em Barra Grande. Ela também fica na área mais movimentada, a poucos metros da praia – isso é bom para quem quer mais tranquilidade.

Onde ficar em Barra Grande

Os quartos são muito aconchegantes, têm uma pegada rústica – como todo ambiente ao redor da pousada – e a piscina é ótima. O atendimento é muito bom e o café da manhã sempre tem variedades de bolo, pães e frutas. É tudo realmente muito bom.

LA COZINHA BUNGALOW

A La Cozinha Bungalow é uma das nossas principais opções em Barra Grande. Tudo é muito organizado e bem decorado – a área da piscina realmente chama a atenção, com espreguiçadeiras para a gente ficar bem à vontade.

onde ficar em Barra Grande

O atendimento é muito elogiado, assim como os pratos servidos no restaurante da pousada. Os quartos e bangalôs são muito aconchegantes, com todo o conforto que a gente merece nos dias de férias. A pousada fica a poucos metros da praia, na parte antiga de Barra Grande.

VILAREJO BARRA GRANDE

A pousada Vilarejo Barra Grande tem bangalôs completos – com sala, cozinha e quartos. É uma ótima opção para quem vai ficar mais tempo e quer se sentir em casa. Também é perfeito para quem viaja com família ou amigos.

Onde ficar em Barra Grande

Como o nome diz, é como se fosse uma pequena vila com casinhas independentes – todas com vista para a piscina. O café da manhã é muito elogiado e a localização é excelente, a poucos metros da praia, no área mais movimentada de Barra Grande.

POUSADA VENTO DO KITE

Um ponto muito positivo da Pousada Vento do Kite é que ela tem várias opções de quartos e bangalôs, que acomodam muito bem até cinco pessoas. A pousada é pequena, o que proporciona um atendimento mais próximo e atencioso.

onde ficar em Barra Grande

Ela fica pertinho da praia, na área antiga de Barra Grande, onde está a maioria das pousadas e os principais restaurantes – mas, ela fica em um cantinho muito tranquilo, com privacidade e segurança.

onde ficar em Barra Grandev

BOBZ BOUTIQUE RESORT

O BobZ Boutique Resort é para quem quer extremo conforto e algumas mordomias – aquelas que o dinheiro pode pagar, sabe como é? Todo o hotel tem uma decoração rústica de muito bom gosto, uma piscina fantástica e quartos muito aconchegantes – os que têm jacuzzi são perfeitos para casais que querem uma viagem especial.

onde ficar em Barra Grande

O hotel fica no povoado, de frente para a Praia da Barrinha, e tem a tranquilidade ideal para nos fazer relaxar, renovar as energias e, ainda assim, estar perto de tudo – a Praia de Barra Grande fica a três quilômetros. O restaurante do hotel é muito elogiado e serve café da manhã, almoço e jantar.

onde ficar em Barra Grande

Pousadas econômicas – e ótimas

Barra Grande tem um estilo bem leve, muito distante da ostentação que alguns destinos de praia parecem ter – sim, porque muitos são assim e a gente sabe.

Eu não estou falando de conforto, segurança e algumas comodidades que a gente pode – e merece – ter nos dias de folga e nas  férias. Mas, quem disse que precisamos pagar caro por isso?

Então, dê uma olhada nestas opções mais econômicas de pousada – e hotel também.

CHALÉS RECANTO DO MAR

A Chalés Recantos do Mar é uma das pousada mais econômicas de Barra Grande, mas é melhor para quem está viajando de carro, porque ela fica mais afastada da praia. Mesmo assim, a simplicidade, a tranquilidade e o preço justo compensam.

onde ficar em Barra Grande

Os quartos são básicos, compactos e alguns têm uma pequena cozinha, com frigobar, micro-ondas, pia e outros itens. É uma boa opção para quem está com a família e não quer gastar muito para ter dias incríveis.

onde ficar em Barra Grande

CHALÉ DA PRAIA

A pousada Chalé da Praia é outra excelente opção para quem não quer gastar muito – aliás, o preço é justo, um dos melhores de Barra Grande. Os quartos são aconchegantes, práticos e bem cuidados.

onde ficar em Barra Grande

É uma opção básica, mas a localização é muito boa, pertinho da Praça e a poucos metros da praia. É nessa região que Barra Grande se divide entra antiga e nova. Então, dá para aproveitar o melhor das duas partes sem muitos deslocamentos.

onde ficar em Barra Grande

POUSADA ALDEIA NAMOA

A Pousada Aldeia Namoa tem as melhores avaliações de Barra Grande. Ela não é exatamente uma pousada econômica, mas não está entre as mais caras. Então, podemos dizer que é um meio-termo – nem lá, nem cá.

Onde ficar em Barra Grande

Ela fica em uma parte mais afastada, mas perto da praia – tudo em Barra Grande é perto da praia – e de vários restaurantes. A decoração aconchegante, a atenção dos funcionários e a tranquilidade são os pontos fortes da pousada.

onde ficar em Barra Grande

RAÍZES ECO HOSTEL

Para quem gosta de hostel – tanto pelo preço, quanto pela oportunidade de interagir e conhecer novas pessoas – uma boa opção é o Raízes Eco Hostel. Ele tem um ambiente super diferente, muito peculiar e uma energia muito boa.

Onde ficar em Barra Grande

Ele fica em uma parte mais afastada, cercado pelo verde e pelo sossego, que só é interrompido com as festas promovidas pelo hostel e que acontecem na alta temporada. Vale a pena dar uma olhada nos quartos compartilhados e privados.

Faixa de preço em Portugal

Com estas informações, você já pode decidir onde ficar em Barra Grande. Mas, antes, dê uma olhada no mapa abaixo para ter uma ideia dos preços.



Booking.com

A parte nova fica à esquerda do mapa e a parte antiga, à direita. A parte antiga tem mais opções de hospedagem e é, também, ficam os principais restaurantes.

RECOMENDAÇÕES DE VIAGEM - COVID-19

Devido à pandemia de Covid-19, novas medidas de saúde e segurança foram adotadas. Elas são importantes para evitar o contágio, protegendo você, quem trabalha diretamente com o turismo e as comunidades locais.

Antes de viajar, verifique a situação do seu destino para não encontrar atrativos fechados e, claro, não colocar a sua vida e a de seus familiares em risco.

Veja algumas medidas adotadas:

  • Álcool gel disponível nos quartos e nas áreas comuns;
  • Uso obrigatório de máscaras nas áreas comuns;
  • Respeito às regras de distanciamento físico;
  • Uso de produtos de limpeza eficazes contra o coronavírus;
  • Café da manhã pode ser servido no quarto.

Veja mais dicas do Piauí

Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo.

Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver outras dicas.

SOBRE O AUTOR

Sou jornalista, capixaba e apaixonado pelo universo viajante. Sempre gostei de contar histórias e de extrair do cotidiano um valor que muitos não percebem. Quando criança, sonhava em viajar pelo mundo e, já adulto, isso virou um propósito de vida.

6 Comentários

  1. Olá, sou de Santos-SP e pretendo fazer o roteiro de 1 a 13 de setembro: São Luiz – Santo Amaro – Delta do Parnaíba – Jericoacoara – Fortaleza
    É viavel alugar carro para deslocamento para esses lugares?

      • Altier tudo bem? Agradeço sua resposta, iremos eu e minha esposa, não estamos programando nenhuma estadia, tomaremos decisões quando chegarmos em São Luiz, inclusive, se você poder nos indicar alguns locais e como fazermos a locomoção,
        ficaremos contentes. Até mais.

  2. Boa noite Altier! Excelentes informações! Parabéns! Pretendo ir em setembro ou janeiro. Qtos dias seriam adequados em Parnaíba e Luís Corrêa (considerando a prática de aulas de kitesurfe)?

Escreva um comentário