Pesquisar
Close this search box.

Onde ficar em Barra Grande do Piauí: as melhores pousadas

Atualizado em 10 de janeiro de 2024 – POR ALTIER MOULIN

Foto: Elzauer

Escolher onde se hospedar sempre é difícil. Principalmente, quando a gente não conhece o lugar e não sabe nem por onde começar. Então, antes de decidir onde ficar em Barra Grande, no Piauí, é bom dar uma olhada nestas dicas.

A Praia de Barra Grande fica em Cajueiro da Praia, cidade a 360 quilômetros de Teresina. Diferentemente de muitas praias do Nordeste, nesta região, a gente não vê praias lotadas e barulhentas.

É que Barra Grande ainda não atrai multidões. Pelo contrário, a gente tem tranquilidade para desfrutar o sol na areia ou em uma das barracas na beira-mar, que têm serviços com a qualidade que todo turista merece.

Neste canto do mundo, onde o vento parece fazer a curva, o kitesurfe colore o mar e o céu com suas pipas. Este movimento pode ser visto com facilidade na alta temporada – que vai de julho a dezembro, com ápice entre setembro e novembro.

Onde ficar em Barra Grande

Barra Grande é um vilarejo pequeno, com ruas de areia, sem prédios e radicalmente sossegado. Como expliquei, o movimento maior é no período bom para kitesurfe – os sábados da alta temporada sempre têm pelo menos um barzinho com música ao vivo.

Apesar de toda simplicidade do lugar – isso não é um ponto negativo -, há excelentes opções de hospedagem em Barra Grande.

Desde as pousadas mais baratinhas e aconchegantes, a pousadas e hotéis boutique com toda exuberância e luxo que muita gente gosta e sabe aproveitar.

Mas, para escolher onde ficar em Barra Grande, você precisa saber de algumas coisas importantes:

  • O vilarejo é dividido em parte antiga e nova a partir da Praça;
  • As duas áreas são boas para se hospedar – mas, há diferenças;
  • Mais afastado da praia, o povoado de Barrinha também é uma opção;
  • Há muitas barracas e ótimos restaurantes na praia;
  • Muitos comércios não aceitam cartão, então sempre tenha dinheiro;

A parte nova fica à esquerda do mapa e a parte antiga, à direita. A parte antiga tem mais opções de hospedagem e é, também, onde ficam os principais restaurantes. Um que eu gostei muito foi o Manga Rosa.

Melhores pousadas e hotéis de Barra Grande

Depois de tudo isso, eu vou mostrar quais são as melhores pousadas de Barra Grande – há alguns hotéis também.

Dê uma olhada na lista porque há opções para todos os gostos e bolsos: desde as mais caras às mais econômicas. Assim, você pode escolher com mais tranquilidade.

Barra Grande Beach Club

A Barra Grande Beach Club também fica na parte nova, em uma área mais residencial. A pousada não fica na praia, mas, como tudo é perto, é uma distância que dá para fazer caminhando tranquilamente.

Onde ficar em Barra Grande

Os quartos são básicos, mas o que você menos fará em Barra Grande é ficar trancado em um deles. A piscina é ótima, o atendimento é sempre muito elogiado e a limpeza dos ambientes é criteriosa – o que é muito importante.

Chic Hotel Boutique

O Chic Hotel Boutique é um dos mais reservados de Barra Grande. Ele também é um dos mais exclusivos e bem estruturados da praia: tem uma piscina ótima, quartos grandes e arejados, cama e roupa de cama de primeira e atendimento super atencioso.

onde ficar em Barra Grande

É um lugar que impressiona pela qualidade e, ao mesmo tempo, nos permite um contato muito próximo com realidade local – natureza, tranquilidade e energia positiva. É, sem dúvida, uma das melhores opções de Barra Grande.

onde ficar em Barra Grande

Pousada BGK

A Pousada BGK é a mais conhecida de Barra Grande. Ela cresceu com o vilarejo e – na verdade – é a responsável por atrair o movimento de praticantes de kitesurfe para Barra Grande. Como você pode imaginar, a pousada é muito concorrida e é o centro das atenções.

Onde ficar em Barra Grande

Os quartos são bangalôs rústicos e bem resolvidos. O restaurante e o bar que funcionam na área da pousada são ótimos e o atendimento é excelente. Se você quiser ficar na área mais movimentada de Barra Grande, este é o lugar certo.

onde ficar em Barra Grande

Pousada Titas

A Pousada Titas é outra excelente opção para se hospedar em Barra Grande. Ela também fica na área mais movimentada, a poucos metros da praia – isso é bom para quem quer mais tranquilidade.

Onde ficar em Barra Grande

Os quartos são muito aconchegantes, têm uma pegada rústica – como todo ambiente ao redor da pousada – e a piscina é ótima. O atendimento é muito bom e o café da manhã sempre tem variedades de bolo, pães e frutas. É tudo realmente muito bom.

La Cozinha Bungalow

A La Cozinha Bungalow é uma das nossas principais opções em Barra Grande. Tudo é muito organizado e bem decorado – a área da piscina realmente chama a atenção, com espreguiçadeiras para a gente ficar bem à vontade.

onde ficar em Barra Grande

O atendimento é muito elogiado, assim como os pratos servidos no restaurante da pousada. Os quartos e bangalôs são muito aconchegantes, com todo o conforto que a gente merece nos dias de férias. A pousada fica a poucos metros da praia, na parte antiga de Barra Grande.

Vilarejo Barra Grande

A pousada Vilarejo Barra Grande tem bangalôs completos – com sala, cozinha e quartos. É uma ótima opção para quem vai ficar mais tempo e quer se sentir em casa. Também é perfeito para quem viaja com família ou amigos.

Onde ficar em Barra Grande

Como o nome diz, é como se fosse uma pequena vila com casinhas independentes – todas com vista para a piscina. O café da manhã é muito elogiado e a localização é excelente, a poucos metros da praia, no área mais movimentada de Barra Grande.

Pousada Vento do Kite

Um ponto muito positivo da Pousada Vento do Kite é que ela tem várias opções de quartos e bangalôs, que acomodam muito bem até cinco pessoas. A pousada é pequena, o que proporciona um atendimento mais próximo e atencioso.

onde ficar em Barra Grande

Ela fica pertinho da praia, na área antiga de Barra Grande, onde está a maioria das pousadas e os principais restaurantes – mas, ela fica em um cantinho muito tranquilo, com privacidade e segurança.

onde ficar em Barra Grandev

Bobz Boutique Resort

O BobZ Boutique Resort é para quem quer extremo conforto e algumas mordomias – aquelas que o dinheiro pode pagar, sabe como é? Todo o hotel tem uma decoração rústica de muito bom gosto, uma piscina fantástica e quartos muito aconchegantes – os que têm jacuzzi são perfeitos para casais que querem uma viagem especial.

onde ficar em Barra Grande

O hotel fica no povoado, de frente para a Praia da Barrinha, e tem a tranquilidade ideal para nos fazer relaxar, renovar as energias e, ainda assim, estar perto de tudo – a Praia de Barra Grande fica a três quilômetros. O restaurante do hotel é muito elogiado e serve café da manhã, almoço e jantar.

onde ficar em Barra Grande

Pousadas econômicas – e ótimas

Barra Grande tem um estilo bem leve, muito distante da ostentação que alguns destinos de praia parecem ter – sim, porque muitos são assim e a gente sabe.

Eu não estou falando de conforto, segurança e algumas comodidades que a gente pode – e merece – ter nos dias de folga e nas  férias. Mas, quem disse que precisamos pagar caro por isso?

Então, dê uma olhada nestas opções mais econômicas de pousada – e hotel também.

Chalés Recanto do Mar

A Chalés Recantos do Mar é uma das pousada mais econômicas de Barra Grande, mas é melhor para quem está viajando de carro, porque ela fica mais afastada da praia. Mesmo assim, a simplicidade, a tranquilidade e o preço justo compensam.

onde ficar em Barra Grande

Os quartos são básicos, compactos e alguns têm uma pequena cozinha, com frigobar, micro-ondas, pia e outros itens. É uma boa opção para quem está com a família e não quer gastar muito para ter dias incríveis.

onde ficar em Barra Grande

Raízes Eco Hostel

Para quem gosta de hostel – tanto pelo preço, quanto pela oportunidade de interagir e conhecer novas pessoas – uma boa opção é o Raízes Eco Hostel. Ele tem um ambiente super diferente, muito peculiar e uma energia muito boa.

Onde ficar em Barra Grande

Ele fica em uma parte mais afastada, cercado pelo verde e pelo sossego, que só é interrompido com as festas promovidas pelo hostel e que acontecem na alta temporada. Vale a pena dar uma olhada nos quartos compartilhados e privados.

Faixa de preço em Barra Grande

Com estas informações, você já pode decidir onde ficar em Barra Grande. Mas, antes, dê uma olhada no mapa abaixo para ter uma ideia dos preços.



Booking.com

A parte nova fica à esquerda do mapa e a parte antiga, à direita. A parte antiga tem mais opções de hospedagem e é, também, ficam os principais restaurantes.

Veja mais dicas do Piauí

Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo.

Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver outras dicas do Piauí.

SOBRE O AUTOR

COMENTÁRIOS

9 respostas

  1. Boa noite.
    Queremos eu e minhas filhas conhecer essa parte do litoral do Piaui. Gostaria de uma pousada simples porque priorizo passeios e alimentação. Onde me indicaria ficar em Barra Grande? Vou de aéreo até Teresina e depois seria melhor que tipo de transporte até a praia?

  2. Altier tudo bem? Agradeço sua resposta, iremos eu e minha esposa, não estamos programando nenhuma estadia, tomaremos decisões quando chegarmos em São Luiz, inclusive, se você poder nos indicar alguns locais e como fazermos a locomoção,
    ficaremos contentes. Até mais.

  3. Oi, Sidney.
    Se estiver sozinho, não. Vai ficar mais caro cansativo. Não sei qual é seu caso.
    Um abraço.

  4. Olá, sou de Santos-SP e pretendo fazer o roteiro de 1 a 13 de setembro: São Luiz – Santo Amaro – Delta do Parnaíba – Jericoacoara – Fortaleza
    É viavel alugar carro para deslocamento para esses lugares?

  5. Boa noite Altier! Excelentes informações! Parabéns! Pretendo ir em setembro ou janeiro. Qtos dias seriam adequados em Parnaíba e Luís Corrêa (considerando a prática de aulas de kitesurfe)?

  6. parabens pelo blog, gostei dessa llista de sites para pousadas vou dar uma olhada com calma, e ver qual a melhor pra eu ir passar uma ferias, com a familia…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *