Posada CampoTinto: como visitar a vinícola e almoçar no restaurante

Atualizado em 4 de outubro de 2022 – 3 min de leitura

O táxi para em frente à recepção da Posada CampoTinto e, enquanto me dirijo até o restaurante, ouço tocar Chico Buarque: só por isso, já podia imaginar que o bom gosto seria meu companheiro durante toda a tarde.

Sentado em uma mesa voltada para o campo que termina onde já começam as videiras, sinto levemente o cheiro do jardim de lavanda que chega até a mim soprado pelo vendo frio do outono uruguaio.

Depois de uma viagem de Colonia del Sacramanto, chego a Carmelo para passar dois dias, e minha experiência começa saboreando o sofisticado cardápio de um dos hotéis mais requintados da região.

Posada CampoTinto em Carmelo

Membro do The Best Boutique Hotels, a Posada CampoTinto inaugurou, na cidade, o conceito de hospedagem que proporciona conforto e contato próximo à natureza.

E tem mais, segundo a publicação Drink Business – uma das mais respeitadas da Europa – a CampoTinto é um dos dez melhores hotéis do mundo para os amantes de vinhos.

Neste artigo, eu vou explicar sobre:

Menu do restaurante

Aqui, no restaurante da Posada CampoTinto, minha escolha é o Polpette de Risoto, de entrada, e o Chops de Cordero, como prato principal. Para acompanhar, uma laranjada fresquinha. Tudo por pouco mais de URY 1.200.

Não demora quase nada e logo a minha entrada chega. Esse bolinho de risoto servido com um suave molho de cogumelos é de lascar, viu?!

Ele tem uma suculência sem limites que me faz salivar. São servidos quatro bolinhos, mas eu acho que comeria bem mais.

Bom, é melhor focar no prato principal, que parece bem saboroso. Desde que cheguei ao Uruguai eu desejava comer cordeiro e agora era a minha hora. Eu e ele estávamos, finalmente, frente a frente.

O cheiro que sobe do meu prato é completamente apetitoso. As costeletas servidas com um suave molho de hortelã e batatas estão divinas e parecem se desfazer dentro da boca de tão macias.

Satisfeito, me embebedo com a paisagem ao redor enquanto aguardo a minha sobremesa: pera cozida no vinho servida com sorvete de creme.

Planeje sua visita à Posada CampoTinto

Quando ir

A cidadezinha de Carmelo fica mais bonita em dias ensolarados, mas é no outono que seus parques e suas ruas se enchem com o colorido das árvores. Nessa época faz frio, mas não como no inverno.

Na estação mais gelada do ano os termômetros podem chegar a três graus.

No verão, as praias que se formam às margens do Rio da Prata ficam lotadas e o calor alcança os 30 graus. A média de chuvas na cidade é de seis dias por mês, sendo que agosto e dezembro são os meses mais chuvosos.

Como chegar

De Colonia del Sacramento partem ônibus das empresas COT e Berrutti em vários horários. Eu viajei com a Berrutti e o ônibus era novo, confortável, bem espaçoso e internet.

De Montevidéu, saem os ônibus da Central Agencia e da Intertur. Eu viajei com a Central Agencia e a viagem foi muito tranquila, em ônibus confortável, espaçoso em com internet.

Um táxi do Centro até a CampoTinto custa URY 250.

Viajar de carro para Carmelo é uma ótima opção. As duas principais rodovias que cortam a cidade são a Ruta 21 e a Ruta 97.

A primeira, liga Carmelo a Nueva Palmira, Dolores e Mercedes, no sentido norte; e a Colonia del Sacramento e Montevidéu no sentido sul. Essa estrada tem pouquíssimas curvas e todo o trecho é duplicado, mas há cobrança de pedágio em dois pontos.

Você também pode chegar a Carmelo de avião. O Aeroporto Internacional de Zagarzazú atende à cidade e fica a cinco quilômetros do Centro. As companhias aéreas que operam neste aeroporto fazem exclusivamente em voos privados.

De barco, você pode cruzar o Rio da Prata, partindo da cidade de Tigre ou de Buenos Aires, na Argentina. A empresa que faz esse trajeto é a Cacciola.

Informações básicas

Visto

Brasileiros não precisam de visto para entrar e permanecer no Uruguai por até 90 dias. Esse prazo pode ser prorrogado por mais 90 dias.

Documentos

Brasileiros podem apresentar o passaporte ou a carteira de identidade, desde que ela tenha sido emitida há menos de dez anos.

Moeda

O peso uruguaio, identificado pela sigla UYU, é a moeda nacional. Para sua viagem, leve reais ou dólares.

Vacinas

Nenhuma vacina específica é obrigatória, independentemente do motivo da viagem.

Informações sobre covid-19

O Uruguai tem atualizado com frequência os requisitos para a entrada de brasileiros no país.

O último decreto do governo, publicado em 26 de agosto de 2022, define as regras para quem já está completamente vacinado, para quem teve a infecção nos últimos 90 dias e para os outros viajantes que não se enquadram nos casos anteriores.

Veja quais os documentos necessários para cada caso.

Viajantes vacinados
  1. Comprovante de vacinação com esquema completo – dose única ou duas doses, dependendo de cada caso. Todas as vacinas aprovadas no Brasil são aceitas no Uruguai. Veja como solicitar o certificado de vacinação contra covid-19.
  2. Seguro viagem obrigatório com cobertura para covid-19. O seguro deve cobrir tratamento médico, hospitalização, isolamento e transferência do paciente. Veja quanto custa o seguro viagem.
Viajantes infectados nos últimos 90 dias
  1. Resultado positivo de exame RT-PCR ou antígeno (teste rápido), realizado entre, no máximo, 90 dias e até 10 dias antes da chegada ao país.
  2. Seguro viagem obrigatório com cobertura para covid-19. O seguro deve cobrir tratamento médico, hospitalização, isolamento e transferência do paciente. Veja quanto custa o seguro viagem.
Demais viajantes
  1. Resultado negativo de exame RT-PCR ou de antígeno (teste rápido) realizado no máximo 72  horas antes da viagem. É importante saber que a companhia aérea pode exigir que o teste seja apresentado antes do embarque, ainda no Brasil. Menores de seis anos não precisam fazer o exame.
  2. Seguro viagem obrigatório com cobertura para covid-19. O seguro deve cobrir tratamento médico, hospitalização, isolamento e até transferência do paciente. Veja quanto custa o seguro viagem.

As autoridades uruguaias sugerem o uso de máscara de forma adequada (cobrindo boca, nariz e queixo) em ocasiões de contato próximo com outras pessoas.

Também é recomendado que os viajantes que não estiverem com o esquema de vacinação completo façam um teste de diagnóstico dentro de 24 horas após a entrada no país. No caso de aparecimento de sintomas compatíveis com covid-19, é indicado fazer uma consulta médica imediatamente.

Retorno ao Brasil

Viajantes com o esquema vacinal completo não precisam fazer teste de antígeno (teste rápido) ou RT-PCR para retornar ao Brasil, e também não é preciso preencher a Declaração de Saúde do Viajante, que está suspensa pela Anvisa.

Viajantes não-vacinados ou vacinados parcialmente precisam apresentar resultado negativo de teste de antígeno (teste rápido), coletado até 24 horas antes do voo, ou RT-PCR, coletado até 72 horas antes do embarque.

Seguro Viagem

Desde que reabriu as fronteiras,  o seguro viagem com cobertura para tratamento de covd-19 passou a ser obrigatório.  Sem ele, você será impedido de entrar no Uruguai.

É essencial que o seguro tenha cobertura para internação, isolamento e/ou transferência médica, caso necessário.

O custo de um seguro viagem é menor do que se costuma pensar e ele garante que você terá atendimento em casos de emergências médicas comuns, como acidentes de trânsito, intoxicações alimentares, acidentes vasculares e infartos cardíacos, por exemplo.

→ Faça uma cotação do seguro viagem

Antes de embarcar, compre o seguro viagem, imprima o comprovante e tenho o número de emergência em local de fácil acesso.

Eu sempre uso a plataforma da Seguros Promo para comparar valores antes de fazer a compra. Eles têm um suporte muito eficiente e preços sempre muito bons.

UM PEQUENO GRANDE PAÍS

O Uruguai tem um território pequeno – principalmente quando comparamos com os vizinhos Brasil e Argentina –, mas o que o país não tem em tamanho tem em atitude, peculiaridades e muitas outras características que o permitem ser comparados com as nações mais desenvolvidas do mundo.

Para você ver como esta questão é tão relevante, o Uruguai ganhou o apelido de “paisito” pelos próprios uruguaios, que tratam isso com uma leveza muito peculiar: o uruguaio é, de forma geral, muito tranquilo.

O que poderia ser um ponto negativo, acaba sendo um ponto favorável: como as distâncias são curtas, é possível percorrer diferentes partes do país em poucos dias.

Agora, falando em termos políticos e sociais, o Uruguai dá um show: o país tem o melhor índice de qualidade de vida de toda a América Latina e também os menores números de corrupção, de acordo com a Transparência Internacional.

Além disso, o Uruguai é um país considerado liberal e tem uma legislação bastante avançada: o estado é laico – separando política e religião –, o uso da maconha é liberado, mas sob o controle do governo, o aborto é legalizado nas 12 primeiras semanas de gestação e a aprovação da união civil entre pessoas do mesmo sexo é permitida desde 2013.

Veja mais dicas do Uruguai

Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo.

Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver mais dicas do Uruguai.

Escolha onde se hospedar em Carmelo

Escolha onde se hospedar em Carmelo

As opções de hospedagem em Carmelo, no Uruguai, ainda são poucas, já que a cidade começou a se despontar para o turismo internacional há...

Sobre o Autor

<a href="https://www.penaestrada.blog.br/author/altier/" target="_self">Altier Moulin</a>

Altier Moulin

Sou jornalista, capixaba e apaixonado pelo universo viajante. Sempre gostei de contar histórias e de extrair do cotidiano um valor que muitos não percebem. Quando criança, sonhava em viajar pelo mundo e, já adulto, isso virou um propósito de vida.

comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

12