Pesquisar
Close this search box.

O que fazer em Imbituba: praia, surfe, baleia franca e boa comida

Atualizado em 10 de janeiro de 2024 – POR ALTIER MOULIN

Foto: Fernando Della Flora

O litoral de Santa Catarina tem muitas cidades lindas, com praias em diferentes estilos e, se você também gosta de explorar ao máximo os lugares por onde passa, veja o que fazer em Imbituba para não perder tempo montando seu roteiro.

A cidade foi a terceira que conheci quando fiz a Rota da Baleia Franca, um roteiro que tem como prioridade o avistamento de baleias em Santa Catarina: Imbituba é considerada  a capital nacional da baleia franca.

Além disso, a cidade tem uma comunidade tradicional riquíssima, e, conhecer esse outro lado pode deixar suas férias ainda mais interessantes.

O que fazer em Imbituba

Informações básicas

Imbituba fica no litoral sul de Santa Catarina, a 90 quilômetros de Florianópolis, a capital catarinense. Seu nome tem origem indígena e esta relacionado a um cipó que era muito comum na região.

Atualmente, a cidade tem cerca de 44 mil habitantes e suas praias já alcançaram fama internacional, como a Praia do Rosa, considerada uma das 30 baías mais lindas do mundo.

As praias da cidade são, também, muito procuradas por surfistas, já que o mar aqui tem as maiores e melhores ondas do Brasil para a prática do esporte: isso fez com que a cidade sediasse o Circuito Mundial Masculino de Surfe por duas vezes.

Uma atividade muito tradicional na cidade é a pesca da tainha. A temporada vai de maio a julho e algumas praias ficam interditadas para a prática de esportes durante esse período.

O que fazer em Imbituba

Praias

No verão, as ruas de Imbituba ficam super movimentadas. É que suas praias, principalmente a Praia do Rosa, que é conhecida internacionalmente, atraem muita gente.

Mas, com calma, você pode explorar as praias do Luz, de Itapirubá, do Porto, da Ribanceira, D’água e da Vila, que ficam mais perto do Centro – que eles chama de Vila.

O que fazer em Imbituba

A Praia Vermelha fica mais afastada e só dá para chegar a ela caminhando por trilhas.

Nos meses de julho a novembro, quando a multidão de turistas já foi embora,  aparecem as baleias francas  que vêm ter seus filhotes aqui. É incrível ver esses gigantescos animais tão perto das praias.

O que fazer em Imbituba

Projeto Baleia Franca

Na praia de Itapirubá fica a sede do Projeto Baleia Franca.

Essa organização trabalha pela preservação da espécie e para educar turistas e moradores sobre a importância de cuidar das praias e das cidades: tem até o esqueleto de uma baleia gigante.

O que fazer em Imbituba

Por falar em baleias,  o melhor lugar para ver esses animais  em Imbituba é a Praia da Ribanceira, com suas grandes dunas. Eu também vi baleias na Praia do Rosa.

A visita ao Projeto é gratuita e você não pode deixá-la de fora de de sua lista de coisas para fazer em Imbituba.

Lagoa de Ibiraquera

Imbituba tem muito mais que praias e um exemplo disso é a Lagoa de Ibiraquera,  um passeio  imperdível para quem quer conhecer a cidade. Além de ser ideal para a prática de esportes, como o stand up, ela é famosa pela pesca do camarão rosa.

O que fazer em Imbituba

A lagoa é, na verdade, um complexo de lagos que, todos os anos, é aberto para a praia. Nessa época, a tainha entra na Lagoa e, depois que os pescadores fecham o acesso ao mar, elas ficam presas garantindo a pesca o ano inteiro.

Coisa de gente inteligente, não é mesmo?

Turismo Comunitário

Se você é aquele tipo de turista engajado, que  gosta de conhecer melhor as pessoas  dos lugares por onde viaja, eu indico que você visite a comunidade tradicional dos Areais da Ribanceira.

A comunidade é composta por famílias que moram nesta região há décadas e que sempre viveram, principalmente, da pesca, do plantio da mandioca e da colheita do butiá, uma palmeira nativa dessa parte do Brasil.

Além do fruto, usado na culinária local, a comunidade usa as folhas da planta para  fazer várias peças de artesanato,  como chapéus, e vários doces e geleias.

A visita é feita na Acordi, a associação que representa os moradores, onde eu tomei um saboroso café açoriano, com direito a bijajuca de amendoin e mané-pança, preparados com ingredientes que eles produzem.

Trilhas da Ribanceira

Você também pode escolher algumas trilhas para fazer em Imbituba: eu fiz uma caminhada, saindo da sede da Acordi, na trilha que passa pela vegetação nativa até chegar à praia.

Há monitores que nos acompanham pelo caminho e dão informações preciosas sobre o lugar e sua história.

O que fazer em Imbituba

Quando estive em Imbituba, uma queimada recente havia consumido grande parte da vegetação, então, não deu para fazer a trilha completa. Mas, pelo pouco que vi, deu para perceber que é incrível.

O que fazer em Imbituba

Planeje sua viagem a Imbituba

Quando ir

A melhor época do ano para quem quer viajar e curtir praia é de novembro a março, quando os dias estão mais quentes e ensolarados. No período de férias escolares – do final de dezembro a fevereiro -, a cidade é muito procurada por turistas e fica lotada.

Nesse período, a temperatura pode chegar a 30 graus, mas o calor é amenizado pela brisa e, claro, com um mergulho no mar: a temperatura da água, no verão, fica em torno de 25 graus, mas, no inverno, cai para 17.

Nos meses do meio do ano, os dias ficam nublados, a temperatura cai bastante e o vento é forte. É nessa época que chegam as baleias francas: a temporada vai de julho a novembro, e dezenas delas passam pelas praias de Imbituba.

Eu estive na cidade em setembro.

Como chegar

Imbituba está a 90 quilômetros de Florianópolis. A viagem é feita pela BR 101, que está duplicada, bem sinalizada e em bom estado de conservação. De ônibus, a Santo Anjo é a empresa que faz esse trajeto. O aeroporto mais próximo fica na cidade de Jaguaruna, e recebe voos da Azul e da Latam.

O que fazer em Imbituba

Quem leva

Se quiser contratar uma agência para organizar tudo o que quer fazer em Imbituba, eu indico a Casa Verde, que é especializada neste e em outros roteiros de Santa Catarina.

Aproveite para ver todas as opções de hospedagem de Imbituba.

Onde Comer

Na Praia do Rosa, em Imbituba, eu indico almoçar no Restaurante Casarão, que tem um deque de frente para a praia e serve pratos excelentes. Uma boa opção é pedir peixe ou frutos do mar, já que eles chegam fresquinhos à mesa.

O Restaurante do Zequinha é muito tradicional e serve uma excelente comida. Aqui, eu provei a ova de tainha. Já comeu?

Para a noite, uma experiência interessante é conhecer o Pizza Mística, que como nome diz, serve pizzas de sabores alternativos e com massa fina, muito saborosa.

Veja mais dicas de Santa Catarina

Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo.

Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver mais dicas de Santa Catarina.

SOBRE O AUTOR

COMENTÁRIOS

4 respostas

  1. Muito bem elaborado seu post. PARABÉNS. MICHAEL DE PALHOÇA, SC. É difícil eu ler um artigo todo, esse estava muito bom

  2. Reportagem muito interessante de grande conteúdo, vou passar 25 dias de janeiro 2020 em Imbituba, ficarei na casa de um amigo do meu filho. O Amigo dele já mora há muitos anos em Imbituba e meu filho em Florianópolis. Ainda vou, mas já gostei das férias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1