O que fazer em Imbituba

0

Atualizado em 26 de fevereiro de 2018

Imbituba é a terceira cidade que conheci na Rota da Baleia Franca. Este é um roteiro novinho em folha, como eu já mostrei em: O avistamento de baleias em Santa Catarina. Quem quiser ficar por aqui mais tempo não vai se arrepender e poderá conhecer muito mais da cidade. Por isso, eu listei o que você não pode deixar de ver e fazer em Imbituba.

Esta é a capital nacional da baleia franca e é também muito procurada por praticantes de esportes como windsurfe e stand up. Além disso, a cidade tem uma rica comunidade tradicional produtora de mandioca e com tradições pesqueiras riquíssimas.

Conhecer esse outro lado da cidade pode deixar suas férias mais rica e fazer você enxergar quem vive aqui com outros olhos. Então, veja o que fazer em Imbituba e aproveite para explorar ao máximo esse lugar.

O que fazer em Imbituba

As praias são grandes atrativos da cidade.

O que fazer em Imbituba

Praias | No verão, as ruas de Imbituba ficam bem movimentadas. É que suas praias, principalmente a Praia do Rosa, que é conhecida internacionalmente, atraem muita gente. Você pode explorar as praias do Luz, de Itapirubá, do Porto, da Ribanceira, D’água, da Vila e a Praia Vermelha. Esta última fica mais afastada, onde só se chega por trilhas.

Nos meses de julho a novembro, quando a multidão de turistas já foi embora, aparecem as baleias francas que vêm ter seus filhotes aqui. É incrível ver esses gigantescos animais tão perto das praias.

O que fazer em Imbituba

A Praia da Ribanceira com suas dunas.

O que fazer em Imbituba

O visual da Praia do Luz.

O que fazer em Imbituba

Somente fora da alta estação, você terá o privilégio de ver essa paisagem.

Projeto Baleia Franca | Na praia de Itapirubá fica a sede do Projeto Baleia Franca. Essa organização trabalha pela preservação da espécie e para educar turistas e moradores sobre a importância de cuidar das praias e das cidades. Aqui, você pode ver o esqueleto de uma baleia e aprender muito sobre a espécie. A visita é gratuita. Você não pode deixar isso fora de sua lista do que fazer em Imbituba.

Por falar em baleias, o melhor lugar para ver esses animais aqui em Imbituba é a Praia da Ribanceira, com suas grandes dunas. Eu também vi baleias na Praia do Rosa.

O que fazer em Imbituba

Esqueleto de um animal que está sendo montado no Projeto Baleia Franca.

Lagoa de Ibiraquera | Imbituba tem mais que praias e um exemplo disso é a Lagoa de Ibiraquera,  um passeio  imperdível por aqui. Além de ser ideal para a prática de esportes, como o stand up, ela é famosa pela pesca do camarão rosa.

A lagoa é, na verdade, um complexo de lagos que, todos os anos, é aberto para a praia. Nessa época, a tainha entra na Lagoa e, depois que os pescadores fecham o acesso ao mar, elas ficam presas garantindo a pesca o ano inteiro.

O que fazer em Imbituba

A lagoa é ideal para esportes como o stand up.

Turismo comunitário | Se você é aquele tipo de turista engajado, que gosta de conhecer melhor as pessoas dos lugares por onde viaja, eu aconselho que você visite a comunidade tradicional dos Areais da Ribanceira.

São famílias que moram nesta região há décadas e que sempre viveram, principalmente, da pesca, do plantio da mandioca e da colheita do butiá, uma palmeira nativa dessa parte do Brasil. Além do fruto, usado na culinária local, comunidade usa as folhas da planta para fazer várias peças de artesanato, como chapéus, e doces e geleias.

A visita é feita na Acordi, a associação que representa os moradores, onde eu tomei um saboroso café açoriano, com direito a bijajuca de amendoin e mané-pança, preparados com ingredientes que eles produzem.

Trilhas da Ribanceira | Você também pode escolher algumas trilhas para fazer em Imbituba. Entre as opções está uma caminhada pela vegetação nativa até chegar à praia. Há monitores que nos acompanham pelo caminho e dão informações preciosas sobre o lugar e sua história.

Quando estive em Imbituba, uma queimada recente havia consumido grande parte da vegetação, então, acabei não fazendo a trilha completa. Mas, o pouco que vi, já deu para perceber que é incrível.

O que fazer em Imbituba

A trilha pelos Areais da Ribanceira.

O que fazer em Imbituba

O butiá que se abre em flores depois da queimada.

O que fazer em Imbituba

Eu plantei uma muda de butiá durante a trilha.

Planeje sua viagem a Imbituba

Quando ir | Imbituba é agradável durante todo o ano. No verão, a cidade é muito procurada por turistas e fica lotada. Nesse período, as temperaturas podem superar os 30 graus, mas o calor pode ser amenizado com um mergulho nas praias da cidade.

Imbituba faz parte da Rota da Baleia Franca e, no outono e no inverno, quando dezenas delas chegam por aqui, tudo fica mais tranquilo. Nessas estações, os dias ficam mais nublados e a temperatura cai bastante e o vento é forte. Eu estive na cidade em setembro.

Como chegar | Imbituba está a 90 quilômetros de Florianópolis. A viagem é feita pela BR 101, que está duplicada, bem sinalizada e em bom estado de conservação. De ônibus, a Santo Anjo é a empresa que faz esse trajeto. O aeroporto mais próximo fica na cidade de Jaguaruna, e recebe voos da Azul e da Latam.

Quem leva | A Casa Verde é especializada neste e em outros roteiros de Santa Catarina. Eles oferecem serviços completos que incluem traslado, guia e hospedagem, por exemplo, o que pode deixar sua viagem ainda mais proveitosa e especial.

Onde ficar | Há muitas opções de hotéis e pousadas nesta região. Tudo vai depender do seu estilo, do seu tempo e do seu bolso. Se quiser relaxar, aproveitar sua folga e investir em sua harmonia pessoal, eu altamente indico a Pousada Mevlana Garden. Ela fica na Barra do Ibiraquera, em Imbituba, e vai superar suas expectativas.

Onde Comer | Na Praia do Rosa, em Imbituba, eu lhe aconselho almoçar no Restaurante Casarão, que tem um deque de frente para a praia e serve pratos excelentes. Uma boa opção é pedir peixe ou frutos do mar, já que eles chegam fresquinhos à sua mesa.

O Restaurante do Zequinha é muito tradicional e serve uma excelente comida. Aqui, eu provei a ova de tainha. Para a noite, uma experiência interessante é conhecer o Pizza Mística, que como nome diz, serve pizzas de sabores alternativos e com massa fina, muito saborosa.

Essa viagem teve o patrocínio do Sebrae/SC.

SOBRE O AUTOR

Altier Moulin

Sou um jornalista que gosta de contar histórias e de extrair do cotidiano um valor que muitos não percebem. Desde menino, meu desejo era viajar pelo mundo. Já adulto, descobri que isso não era apenas um sentimento, mas um propósito de vida.

Escreva um comentário