Pesquisar
Close this search box.

Trilha da Carnaúba: roteiro entre as pedras de Chaval, no Ceará

Atualizado em 10 de janeiro de 2024 – POR ALTIER MOULIN

Chaval é a última cidade do Ceará, antes da gente colocar o pé no Piauí. Eu cheguei aqui vindo de Jericoacoara, quando fiz a Rota das Emoções. A estrada, é bem verdade, nos castiga um pouco, mas alguém já disse que são caminhos difíceis que nos levam ao paraíso.

Simples e ainda pouco explorada, Chaval não é, exatamente, o reflexo da Terra Prometida, mas um vilarejo simpático, de gente religiosa e que cresceu rodeada por grandes rochas.

ORIGEM DO NOME

Não há, exatamente, uma explicação para o nome da cidade. Inicialmente, eu achava que seria algo indígena, mas, pesquisando, descobri muitas versões.

Uma delas diz que Chaval está relacionado ao fato de terem achado um molho de chaves nas margens do rio Timonha. Só que há quem diga que o nome da cidade veio da palavra chavala, que significa fazenda, em francês. A terceira explicação seria o uso figurado da palavra cavalar, empregada para descrever as enormes pedras encontradas nesta região.

Se você estava pensando em, simplesmente, passar por aqui, eu insisto que pare e faça a Trilha da Carnaúba. A carnaúba é uma palmeira muito comum nesta região, e essa caminhada de nível intermediário nos leva até o topo da pedra mais alta da cidade, com 104 metros, de onde a gente consegue ver longe no horizonte.

Trilha da Carnaúba: entre as pedras de Chaval

Trilha da Carnaúba

A trilha fica dentro do Parque das Pedras, uma área que a prefeitura pretende transformar em parque público, mas ainda não conseguiu. No começo, boa parte da caminhada é feita na sombra dos arbustos, mas, aos poucos, a paisagem vai mudando e aparecem algumas rochas e os resistentes mandacarus.

Trilha da Carnaúba: entre as pedras de Chaval

Só que é quando a gente começa a subir as pedras, que a coisa fica boa: o sol nordestino parece fritar meus miolos e só não me para porque, à medida que me afasto do chão, a paisagem vai ganhando uma beleza bem particular.

Ainda bem que tinha ganhado um chapéu do pessoal da cidade de Barroquinha, porque, nessas horas, qualquer coisa que nos protege ajuda muito – essa é uma dica que você deve anotar.

Trilha da Carnaúba: entre as pedras de Chaval

A vista lá do alto

A subida nas pedras não é tão simples. Em alguns trechos bem inclinados, os guias orientam a subir usando os quatro apoios – pés e mãos – ou andando em diagonal, tática que a gente aprende rapidinho.

Trilha da Carnaúba: entre as pedras de Chaval

Eu não tinha levado tênis para trilha, então, subi de chinelo mesmo. É que eu tenho facilidade com isso, mas, claro, o ideal é estar com um calçado adequado para evitar escorregar, tropeçar e até ser picado por insetos ou cobras – sim, no mato há cobras.

Trilha da Carnaúba: entre as pedras de Chaval

Quanto mais subo, mais conheço Chaval. Vejo o mar ao fundo, o desenho do rio, as lagoas artificiais usadas na criação de camarão, as casinhas e, de longe, o altar popular erguido para a Nossa Senhora de Lourdes.

Trilha da Carnaúba: entre as pedras de Chaval

Contam que, voluntariamente, os fiéis foram carregando pedras até formar esse lugar de peregrinação da santa, celebrada todos os dias nas preces do povo. Mas, é entre 17 e 27 de novembro que a devoção se mostra mais forte com a festa a padroeira.

Trilha da Carnaúba: entre as pedras de Chaval

Carne de sol com abacaxi

Depois dessa atividade, eu tenho certeza que a fome vai apertar. Sem se afastar muito do Parque das Pedras, eu indico a churrascaria o Motão. Aqui, Hermes serve uma carne de sol com abacaxi acompanhada de baião de dois que é uma coisa de louco.

E pra aliviar o calor, você pode dar um mergulho na piscina que fica no terreno atrás do restaurante, apreciando as pedras que acabou de subir.

Trilha da Carnaúba: entre as pedras de Chaval

Planeje sua visita a Chaval

Quando ir

Dá para visitar Chaval em qualquer época do ano, porque o clima é sempre quente e seco. A temperatura média é de 27 graus, sendo que novembro é o mês mais quente e junho o mais fresco. Os meses mais chuvosos vão de janeiro a maio, e setembro é, historicamente, o mês com menos chances de chuva. Em novembro, entre os dias 17 e 27, acontece a festa de Nossa Senhora de Lourdes.

Trilha da Carnaúba: entre as pedras de Chaval

Quanto custa

Quem nos leva para fazer a Trilha da Carnaúba é a Chaval Tour. O passeio custa R$ 25, sem o almoço, e demora cerca de duas horas, dependendo do desempenho de cada pessoa.

Trilha da Carnaúba: entre as pedras de Chaval

Como chegar

Quem vem de Jericoacoara deve seguir pela BR-402, passando por Camocim e Barroquinha. A rodovia no lado cearense está bem mal cuidada, então é preciso ter atenção com os buracos. Quem está fazendo a Rota das Emoções partindo dos Lençóis Maranhenses vai encontrar a estrada em melhor condições.

De ônibus, a principal empresa que chega a Chaval é a Expresso Guanabara. A viagem saindo de Fortaleza dura cerca de oito horas e custa entre R$ 61 e 86.

Veja mais dicas do Ceará

Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo.

Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver mais dicas do Ceará.

SOBRE O AUTOR

COMENTÁRIOS

4 respostas

  1. Oi, Wellington.

    Chaval foi um grande achado na Rota das Emoções.
    Quero voltar um dia.

    Um abraço.

  2. Obrigada Altier por ajudar a mostrar este lugar tão especial no Ceará. Está muito legal!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *