Quando a gente visita um lugar de natureza exuberante, qualquer programa se torna muito mais divertido e proveitoso. Assim foi quando fiz o boia-cross no Duto do Quebó, uma área afastada de Bom Jardim, no interior do Mato Grosso.
Bom Jardim é um daqueles lugares que parecem nem mesmo existir no mapa: não há internet móvel e nem celulares funcionam. A única pontinha de modernidade é que dá para usar a internet nas pousadas e nos restaurantes.
Mas, de fato, quem vem para esse cantinho do Mato Grosso não está nem aí para conexões e mobilidade.
Com tanta coisa bonita ao redor, tudo o que mais precisamos é aproveitar o nosso tempo com o que está disponível: um banho de cachoeira, um mergulho no lago azul e uma descida de rio a bordo de boias, que aqui eles apelidaram de boia-cross – são algumas opções.
A descida de boia-cross
O circuito de boia-cross no Duto do Quebó tem 1.800 metros de descida e fica a 35 quilômetros da sede de Bom Jardim.
A descida pelo rio Quebó, com suas águas transparentes e confortáveis, não exige muitos cuidados além dos equipamentos básicos de segurança: colete, sandálias, capacete e um mastro para evitar que a correnteza nos arremesse contra barrancos e raízes.
Depois das instruções, um a um descemos rio abaixo.
Um dos momentos mais esperados é quando cruzamos a Caverna da Cerquinha: totalmente escura, não conseguimos enxergar um palmo adiante.
Munidos de uma lanterna – segurada com a boca – desfilamos entre morcegos até que a luz apareça na outra extremidade do túnel, a cerca de 280 metros adiante.
Mas, se a adrenalina da descida não for o suficiente, não se esqueça de olhar para o fundo do rio onde nadam livremente dezenas de espécies de peixes e outros animais.
Alguns deles, não tão muito desejados por turistas – como cobras e jacarés, apesar de raros – já apareceram por aqui.
Como fazer boia-cross no Duto do Quebó
Nas agências que funcionam na sede de Bom Jardim o passeio custa R$ 80. É possível ir direto ao local, sem passar pelas agências, mas e valor cobrado será o mesmo.
Uma boa pedida é combinar para almoçar na fazendo. Preparado na hora, eles servem arroz com pequi, carne seca, galinhada, farofa de banana.
Como chegar
O Duto do Quebó fica no Setor Cerquinha, mas como o local é de difícil acesso, a melhor forma de chegar aqui é vir acompanhado de um guia.
O serviço está incluído na tarifa paga às agências. Geralmente o transporte não está incluso no valor.
Muito bom o blog. Me animei a conhecer o lugar. Apesar de não saber nadar bem, parece que este programa é perfeito para quem quer estar em contato direto com a natureza e a beleza do lugar. Obrigada pelas dicas.
Ei, Rozimar.
Sim! O boia-cross é muito bom para quem gosta de natureza. A descida pelo rio é muito legal.
Um abraço.