Pesquisar
Close this search box.

Onde ficar na Serra do Rio do Rastro: as melhores pousadas

Atualizado em 10 de janeiro de 2024 – POR ALTIER MOULIN

Antes de escolher onde ficar na Serra do Rio do Rastro é preciso entender algumas coisas sobre a região, que ficou famosa pela estrada que já foi considerada uma das mais lindas do mundo.

O trajeto entre Bom Jardim da Serra e Lauro Müller tem mais de 250 curvas e muitas delas são bastante fechadas. Foi por isso que o percurso ganhou tão espetacular fama.

São 35 quilômetros entre uma cidade e outra a uma altitude que chega a 1.500 metros acima do nível do mar.

Aliás, Santa Catarina é um estado surpreendente, porque tem de tudo um pouco: paisagens naturais incríveis, praias lindas, cidades onde o inverno é severo e grandes centros urbanos.

Então, se você está programando conhecer esta terra de maravilhas, eu mostro as melhores opções para você escolher onde ficar na Serra do Rio do Rastro, um destino perfeito para quem gosta de aventura e de belas paisagens – tanto no inverno, quanto no verão.

PATAGÔNIA BRASILEIRA
Esta região da Serra Catarinense ganhou o apelido de Patagônia Brasileira por ter características semelhantes às dos nossos vizinhos Chile e Argentina.

Oficialmente, os Campos de Cima da Serra abrangem partes de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul e têm formações rochosas impressionantes – como cânions e a Serra do Rio do Rastro -, clima temperado e uma vegetação peculiar, a uma altitude superior a 800 metros e a uma curta distância do mar.

Onde ficar na Serra do Rio do Rastro

O trecho mais famoso da Serra do Rio do Rastro fica em Lauro Müller, uma cidade pequena da Serra Catarinense, com cerca de 13.000 moradores. Por isso, as opções de hospedagem na cidade não são muitas.

Já as cidades de São Joaquim e Bom Jardim da Serra são famosas pelas baixas temperaturas no inverno e pela boa infraestrutura turística – principalmente, São Joaquim.

Bom Jardim da Serra fica na parte alta e Lauro Müller, na parte baixa.

São Joaquim fica um pouco mais longe, no topo da Serra, e se mantém na lista de lugares mais frios do país.

A minha sugestão é ficar entre Bom Jardim da Serra e Lauro Müller. Assim, você vai aproveitar a tranquilidade da região e ter tempo para explorar os cânions. Para se localizar, veja o mapa abaixo.

Pousadas e hotéis em Bom Jardim da Serra

Bom Jardim da Serra é a porta de entrada para a Serra Catarinense. A cidade é bem pequena, tem menos de cinco mil moradores, e isso não significa que há poucas coisas para fazer na região.

→ Ranking dos hotéis e pousadas

Pelo contrário, se você quiser explorar a natureza, pode começar pelos cânions das Laranjeiras, do Funil e da Ronda.

A Eco Trilhas tem muitos roteiros nesta área e você pode ter certeza que ficar hospedado em Bom Jardim da Serra será uma experiência sensacional.

Eu escolhi as melhores pousadas e os hotéis mais incríveis de Bom Jardim da Serra para você decidir onde ficar na Serra do Rio do Rastro. Eles são perfeitos para quem quer dias de tranquilidade e contato com a natureza.

Rio do Rastro Eco Resort

O Rio do Rastro Eco Resort é para quem quer aproveitar tudo com muito conforto e comodidade. Ele é a melhor opção desta região e tem uma estrutura realmente muito boa, com quartos super aconchegantes e muito bem decorados: a cama é grande e a roupa de cama é de primeira.

Onde ficar na Serra do Rio do Rastro

O resort fica entre os cânions de Bom Jardim da Serra e a vista panorâmica é linda. A piscina coberta é excelente e se você quiser relaxar ao ar livre, dá para usar as jacuzzis. Tem, ainda, várias atividades organizadas pelo resort, como trilhas, canoagem e cavalgada.

Hotel Fazenda Rota dos Cânions

O Hotel Fazenda Rota dos Cânions também fica em Bom Jardim da Serra, na margem da rodovia e a sete quilômetros do Centro. É essa localização, rodeado pelos enormes cânions, no meio da natureza, que traz a tranquilidade que merecemos.

Onde ficar na Serra do Rio do Rastro

Os quartos são muito bons, aconchegantes e as áreas comuns são muito confortáveis e têm uma decoração detalhista. As refeições são muito elogiadas e o atendimento é também muito bom. É um ótimo lugar para respirar o ar puro da Serra.

Pousada Rural Vista Alegre

A Pousada Rural Vista Alegre é espetacular e isso leva em consideração a localização, a estrutura muito bem cuidada, o atendimento familiar muito atencioso e o conforto dos quartos e das áreas comuns.

Onde ficar na Serra do Rio do Rastro

É um lugar para quem procura paz e sossego, com comodidade em meio a uma área verde, a poucos quilômetros do Centro de Bom Jardim da Serra. A comida é deliciosa, com destaque para o café da manhã feito com produtos caseiros.

Pousada Chalés Achonchego Serrano

A Pousada Chalés Aconchego Serrano fica pertinho do Centro de Bom Jardim da Serra e é um ótimo lugar para ter dias relaxantes, respirando ar puro e explorando as beleza naturais da região.

Os chalés são muito aconchegantes, rústicos e combinam perfeitamente com o ambiente externo. A simplicidade e o cuidado dos ambientes colaboram para que a gente se sinta em casa. A pousada tem um dos melhores custo-benefício da região.

Pousada Serra & Jardim

A Pousada Serra & Jardim é uma boa opção para quem não quer gastar muito, mas ter conforto garantido. Ela fica a poucos metros do Centro, e é uma opção básica, boa para quem vai passar o dia fora e só precisa de uma cama boa para dormir e um café da manhã reforçado.

Onde ficar na Serra do Rio do Rastro

Os quartos são básicos, mas super aconchegantes e o atendimento é simplesmente fantástico, sempre muito elogiado. Vale a pena dar uma olhada com calma nesta pousada.

Casa Contêiner Alto Luxo

Se você quer mais privacidade e gosta de uma hospedagem mais alternativas – como eu – , a Casa Contêiner Alto Luxo é perfeita. Está tudo novinho, construído há pouquíssimo tempo e, como o nome diz, é tudo feito de contêineres.

Onde ficar na Serra do Rio do Rastro

A casa é muito bem decorada, tem varandas ótimas e as paredes de vidro deixam o ambiente mais amplo, muito aconchegante. Se você vai viajar com a família ou com amigos, esta é uma ótima opção, porque dá para acomodar até oito pessoas na casa.

Onde ficar na Serra do Rio do Rastro

Como falei, ficar em  Bom Jardim da Serra é ideal para aproveitar os cânions dos Campos de Cima da Serra, a região que ficou conhecida como Patagônia Brasileira.

Eu espero que você consiga escolher onde ficar na Serra do Rio do Rastro com mais facilidade.

Faixas de preço em Bom Jardim da Serra

Mas, antes, dê uma olhada no mapa abaixo. Ele mostra todas as opções de hospedagem de Bom Jardim da Serra e os preços cobrados.



Booking.com

Veja mais dicas de Santa Catarina

Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo.

Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver mais dicas de Santa Catarina.

SOBRE O AUTOR

COMENTÁRIOS

42 respostas

  1. Oi, João.
    É o período mais frio e tem bastante movimento, porque a paisagem da Serra Catarinense fica ainda mais linda.
    Tem que se programar com antecedência.

    Um abraço.

  2. Oi, Elizabeth.
    Não é de fato perigoso, mas é preciso observar se há neblina ou gelo na pista. Quando isso acontece, geralmente, a estrada é fechada.

    Um abraço.

  3. Olá,
    Vou em junho para Santa Catarina e gostaria de conhecer a serra catarinense. É perigoso subir a serra no inverno?

  4. É uma época boa sim, Aline.
    É primavera e os dias geralmente estão lindos.

    Um abraço.

  5. Consegue sim, Aline.

    Apenas certifique-se de que o tempo estará bom.
    Quando chove muito ou quando tem nevoeiro, a estrada fecha.

    Um abraço.

  6. Oi amigo , penso em conheçer e pedalar na serra , setembro é um bom mês para tal, já que é o período mais livre pra mim . Sou de nas gerais. Você tem notícia de algum hostel nas cidades base e topo da serra ?

  7. Gostaria de saber se já está frio nessa época. Estamos pensando em ir na primeira semana de abril conhecer a serra. Tem muita neblina?

  8. Oi Altier, moro no Paraná e vamos fazer uma viagem agora em janeiro. Planejamos passar na Serra do Rio do Rastro na ida e então ir pra Florianópolis. Qual cidade vc indica pra gente se hospedar?

  9. Fui informado que está proibido o tráfego de caminhões nessa estrada. Se for verdade, terá sido uma excelente decisão das autoridades.

  10. Boa noite. Sabe me informar ou onde consultar as condições da estrada de Blumenau pra Bom Jardim pois vamos de moto Harley que não roda bem em estrada “esburacadas”. Grato

  11. Garantimos de acampar na serra do Rio do rastro… me sujere algum lugar? Temos que pagar alguma taxa? Quanto? Séria para apenas uma noite umas quinze pessoas.

  12. Oi, Ana.

    São Joaquim e Bom Jardim da Serra são as preferidas por terem mais estrutura turística.
    Ficando por aqui, você via aproveitar o intenso frio, marca dessa região. Então, venha preparada.

    Um abraço.

  13. Olá,

    Estaremos descendo no feriado de Novembro de Curitiba, qual o melhor roteiro para hospedagem no quesito cidade? Vamos utilizar 4 dias considerando viagem.

  14. Oi, Luciano.

    A rodovia não tem acostamento e nem ciclovia. Descer de bike deve ser irado demais, mas tenha cuidado ao competir o estreito espaço com os carros e caminhões.

    Um abraço.

  15. Ola Altier, parabens pelas dicas, desejo ir em novembro e queria subir de bike. Alguma recomendação, grato pela atenção

  16. Oi, Fernando.

    Olha, em Santa Catarina estão as cidades onde já foram registradas as menores temperaturas do Brasil. Localizadas na serra catarinense, os destaques são: Urupema, São Joaquim, Urubici, Bom Jardim da Serra, Otacílio Costa e Lages.
    É mais comum nevar em São Joaquim, mas como estamos falando de um fenômeno natural, é difícil prever.

    Um abraço.

  17. Bom dia ! Pretendemos conhecer a serra do rasto, em maio de 2017. Como conseguir pousadas proximo a natureza com preçcos acessivel? Obrigada

  18. Oi, Jorge.

    A escolha do mês vai depender do que você quer ver por lá. No verão, especialmente em janeiro, a Serra fica verdinha e ensolarada como você vê nas fotos.
    Já no inverno, especialmente em junho e julho, é possível que você a veja toda coberta pelo gelo.

    Um abraço.

  19. Fiquei encantado com seu comentário sobre a Serra do Rio do Rastro, qual o melhor mês de ir até lá?
    Moro em Niterói Rio de Janeiro. Vale a pena ir de carro?
    Obrigado pela dica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1