Pesquisar
Close this search box.

Santuário do Caraça: um lugar para descansar e encontrar o lobo-guará

Atualizado em 10 de janeiro de 2024 – POR ALTIER MOULIN

Santuário do Caraça

Esse era um lugar de penitência, de reclusão e de arrependimento dos pecados. Hoje, o Santuário do Caraça, um centro de espiritualidade erguido em meio às montanhas de Minas Gerais, se transformou em um lugar de conforto e de reflexão.

O ambiente proporciona a quem chega por aqui um tempo de paz e tranquilidade, com belas flores, árvores centenárias e animais que encontram nessas matas protegidas o abrigo preferido.

O Santuário  ganhou esse nome devido ao desenho da montanha  ao seu redor. Ele é administrado pela Província Brasileira da Congregação da Missão, uma organização cristã formada por homens leigos e consagrados.

Santuário do Caraça

A Província teve início na França do Século 17 e, no Brasil, tem sedes em Curitiba, Fortaleza e no Rio de Janeiro.

Santuário do Caraça

As riquezas do Santuário do Caraça

O complexo do Santuário do Caraça fica entre os municípios de Catas Altas e Santa Bárbara. São mais de 11 mil hectares de área oficialmente protegida e é nela que está a construção que vemos na foto acima.

Santuário do Caraça

Aqui, encontramos a igreja em estilo neo-gótico, a pousada, onde funcionou uma hospedaria e a sede da fazenda. Há também os restos do antigo colégio onde estudaram os ex-presidentes Afonso Pena e Arthur Bernardes, um pequeno museu e uma biblioteca que guarda verdadeiras relíquias.

Pousada

Este é o destino ideal para cumprirmos aquela nossa velha promessa de tirar uns dias para relaxar em contato com a natureza, sem preocupações, baladas e internet. Isso mesmo, não há sinal wi-fi e até mesmo o seu aparelho celular vai tirar férias.

O Caraça recebe aproximadamente 70 mil visitantes, sendo que cerca de 20 mil se hospedam aqui.

Santuário do Caraça

Nos quartos, nada de luxo: as camas são simples, mas confortáveis. Não há ar condicionado, e nem precisa. Estamos a mais de 1200 metros acima do nível do mar e a temperatura por aqui é sempre amena.

Santuário do Caraça

O almoço é servido entre 12h e 14h e o jantar das 18h30 às 19h30. Se você se atrasar, corre o risco de ficar sem eles.

O Caraça tem 250 leitos e diárias a partir de R$ 197 que incluem café da manhã, almoço e jantar.

Lobo-guará

Aqui tudo parece estar no lugar certo. O sol se esconde detrás da montanha, os pássaros se recolhem na copa das árvores e até uma pequena alcateia de lobo-guará aparece para comer no pátio  da igreja.

Santuário do Caraça

Essa rotina se repete, religiosamente, desde 1982. Uma bandeja com carne e frutas é colocada de frente à igreja e, depois de alguns gritos do padre chamando o Guará, ele aparece.

Nesse momento todos se calam, mas logo em seguida começam os cochichos e o burburinho toma conta. Todos estamos impressionados com a grandeza e com a serenidade desse animal.

Santuário do Caraça

Com uma postura impecável, ele entra, come e sem olhar para ninguém, percebe todos os movimentos. Quando se satisfaz, vai embora. Não está nem aí para os flashes, mas movimentos bruscos o assustam.

Depois do primeiro, outros aparecem e assim se revezam até às 4h da manhã.

Como chegar

Na rodoviária de Belo Horizonte, pegue um ônibus até o município de Santa Bárbara ou Barão de Cocais. Depois, tome um táxi até o Santuário. Você também pode vir de trem até Dois Irmãos e, depois, seguir de táxi.

Santuário do Caraça

Em média, o valor da corrida vai te custar R$ 90. Reservas podem ser feitas pelo telefone (031) 3837-1939 ou pelo e-mail pousadadocaraca@gmail.com.

Veja mais dicas de Minas Gerais

Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo.

Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver mais dicas de Minas Gerais.

SOBRE O AUTOR

COMENTÁRIOS

8 respostas

  1. Existem tambem 2 cachoeiras
    A cascatona fica há uma distancia de 6 km a pé naturalmente.
    A cascatinha há 3 km
    A reportagem não citou, mas o Milton Nascimento gravou um LP lá que não me lembro bem qual
    O colégio está em ruina pelo incêndio que aconteceu há décadas atrás
    Não sei se ainda fabricam um vinho por lá.
    Mas é um lugar extremamente aprazível.
    Fadel

  2. “Aqui tudo parece estar no lugar certo. “ – definiu tudo; inclusive dentro do próprio Santuário do Caraça”, afinal é administrado por Padres… Falando neles, eu e meu marido conhecemos um Padre (que, por questões óbvias, não citarei o nome dele) que não foi nada simpático conosco, nas três vezes que tivemos contato com ele. Mas as Missas são ótimas! O café da manhã, realmente, é delicioso, mas, segundo uma moça da recepção, somente para esta refeição que o fogão à lenha é utilizado, pois, para as demais (almoço e jantar) a comida é industrializada (inclusive, ficaríamos 8 dias lá, mas no 7º dia tivemos que vir embora, pois passei mal – a comida é meio pesada para comermos todos os dias!) O lugar é fascinante (muitas plantas, águas, pássaros, histórias…) e o clima é agradável; o lobo-guará apareceu umas três noites e eu o vi, um dia, à tardinha, perto do Banho do Imperador (levei um susto, mas foi demais!); o Museu do Colégio carrega uma história triste, porém muito interessante! Recomendo que se hospedem neste lugar e, também, em Catas Altas (adoramos lá); em Santa Bárbara só passeamos! Abraço.

  3. Oi Fábio,

    Olha, esse foi um lugar que me surpreendeu muito nesse roteiro da Estrada Real.

    Um abraço!

  4. Putz! Guilherme, aquele café da manhã foi mesmo muito bom. Sem falar que acordar naquele clima fresco, com pássaros cantando, parece coisa de filme.

    Um abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *