Conheça as agradáveis praias de Palmas

8

Atualizado em 7 de julho de 2020

Muito distante do mar e sob um sol enlouquecedor, a capital do Tocantins tem os seus meios para aliviar o calor. No imenso lago formado pela represa da Hidrelétrica Luiz Eduardo Magalhães estão as praias de Palmas. E eu lhe garanto que você vai gostar muito delas.

Das mais urbanas às mais afastadas do Centro, daquelas que já receberam mais infraestrutura às recém-abertas para a população, as praias de água doce de Palmas são agradáveis e cheias de mordomias. Afinal, quem não gosta de sentar em uma barraca à beira-d’água e desfrutar de uma boa comida?

Então, se você está vindo ao Tocantins para visitar o Jalapão, eu sugiro separar pelo menos dois dias para conhecer e desfrutar das praias de Palmas, a caçula das capitais brasileiras.

As melhores praias de Palmas

Para mostrar que o que eu estou falando não é exagero, veja só essa lista com as praias que você não pode deixar de conhecer quando estiver em Palmas.

Praia da Graciosa

Apesar de ser a praia mais famosa da cidade, raramente você vai encontrar um palmense tomando banho aqui. É que o balneário preferido de quem vive em Palmas, atualmente, é a Praia do Caju, que fica depois da Praia do Prata.

Conheça as agradáveis praias de Palmas

Na Graciosa, turistas e moradores preferem fazer uma caminhada no fim do dia para ver o belíssimo pôr do sol sobre o Rio Tocantins. Isso e beber uma cerveja nos bares flutuantes que funcionam por aqui.

Conheça as agradáveis praias de Palmas

Praia das Arnos

Essa é uma praia bastante popular. Cheia de barracas e restaurantes, ela é pouco frequentada por turistas. Quando estive em Palmas, os comentários que ouvi eram de que ela é a preferida de quem vive na periferia da cidade.

Praia da Prata

Essa é a praia mais procurada da cidade. Como fica mais afastada do centro, a única forma de chegar aqui é de carro. Na margem do lago, várias barracas colocam suas cadeiras praticamente dentro d’água. Convite perfeito para você passar horas e horas aqui se refrescando enquanto come um peixe frito.

Conheça as agradáveis praias de Palmas

Conheça as agradáveis praias de Palmas

Praia do Caju

A Praia do Caju foi recentemente aberta ao público. Ela fica mais afastada do centro e ainda é pouco estruturada. Talvez seja por isso que quem mora na capital tocantinense goste tanto de vir aqui.

Praia dos Buritis

Quando estiver em Palmas, é possível que você ouça falar desta praia, mas ela fica em um condomínio fechado e o acesso é restrito.

Ilha do Canela

Essa ilha artificial fica no meio do lago que se formou no Rio Tocantins e se eu fosse você, jamais deixaria de dar um pulo aqui. Há barcos que fazem a travessia e você vai adorar se refrescar no rio enquanto aprecia a beleza da capital que emerge no horizonte. Para saber mais, leia Ilha do Canela, o pequeno oásis de Palmas.

Conheça as agradáveis praias de Palmas

Conheça as agradáveis praias de Palmas

Planeje seu passeio pelas praias de Palmas

Quanto custa

O transporte nas embarcações que nos levam à Ilha do Canela custa R$ 25, ida e volta, por pessoa. Você pode pagar em dinheiro ou em cartão de crédito e débito.

Quando ir

Em Palmas, faz calor durante todo o ano, mas outubro é o mês mais quente. As chuvas são mais frequentes de novembro a abril, mas são raros os dias de chuva constante.

Dá para visitar a Ilha do Canela todos os dias. De segunda a sexta, a última embarcação sai da ilha às 16h. Nos finais de semana, o último barco volta para Palmas às 18h.

Como chegar

Você consegue chegar à maioria das praias usando o transporte público. A linha 10, por exemplo, nos leva até a Praia da Graciosa. O valor da passagem é R$ 3 e você pode consultar itinerários e horários neste site. Você também pode fazer caminhadas, mas, com o calor que faz aqui, isso pode ser muito desgastante.

As embarcações que nos levam à Ilha do Canela saem do porto que fica na Praia da Graciosa. Aqui, há um quiosque onde você pode se informar e chamar um barquinho.

Onde ficar

Em Palmas, eu me hospedei no MAC Hotel. Inaugurado recentemente, ele fica no centro, bem perto da Praça dos Girassóis, e tem quartos confortáveis e equipados com ar-condicionado – item essencial no Tocantins – televisão e internet. O café da manhã é básico, mas saboroso. Outro fator importante é que o preço das diárias cabe no nosso bolso. Se preferir, consulte outras opções de hospedagem na cidade.

O que levar

Como aqui faz sol praticamente o ano inteiro, é indispensável trazer protetor solar, roupas leves e um boné ou chapéu.

SOBRE O AUTOR

Altier Moulin

Sou jornalista, capixaba e apaixonado pelo universo viajante. Sempre gostei de contar histórias e de extrair do cotidiano um valor que muitos não percebem. Desde criança, sonhei em viajar pelo mundo e, já adulto, isso virou um propósito de vida.

8 Comentários

  1. Avatar

    Estou m Palmas pela primeira vez… Que cidade bacana! Muito quente e muito interessante. Praia da Graciosa e Praia do Prata são lindas… Vou voltar para conhecer as outras.

Escreva um comentário