Quando as águas do rio Tocantins foram represadas para fazer girar as turbinas da hidrelétrica Luiz Eduardo Magalhães, um imenso lago inundou boa parte de Palmas. Artificialmente construída, a Ilha do Canela marca o local onde ficava o distrito de quem herdou o nome.
Naquela época, seu Dermeval, o piloto do barco que me leva até o meio do lago, estava longe.
Nascido em uma cidade perto da capital, ele havia deixado o Tocantins na década de 1980, quando essa terra ainda era parte de Goiás.
Águas do rio Tocantins
Diariamente, muita gente deixa o porto da Praia da Graciosa em direção à Ilha do Canela. A viagem é rápida, dura cerca de dez minutos, e o desembarque é feito na areia da praia, com vista da capital tocantinense no horizonte.
Só que quem olha as águas calmas do lago não imagina seus perigos.
Sentado na margem do rio, seu Dermeval explica que, quando o vento bate mais forte formando os banzeiros, é melhor não arriscar.
Há um ano morando na Ilha do Canela, ele conta que já viu muita embarcação sendo virada por perigosas ondas e confessa que nem entra na água em dias de ventania.
Se você chegou aqui são e salvo, aproveite para dar uma volta na ilha. Abuse das praias de areia amarela, caminhe pelo deque de madeira e se permita mergulhar nesta água agradável.
Há muitas barracas que servem petiscos e bebidas da forma mais refrescante que você pode imaginar: as mesas e as cadeiras ficam na beira do lago, opção ideal para se refrescar no calor de Palmas.
Como visitar a Ilha do Canela
Quanto custa
O transporte nas embarcações custa R$ 25, ida e volta, por pessoa. Você pode pagar em dinheiro ou em cartão de crédito e débito.
Quando ir
Dá para visitar a Ilha do Canela todos os dias. De segunda a sexta, a última embarcação sai da ilha às 16h. Nos finais de semana, o último barco volta para Palmas às 18h.
Como chegar
As embarcações que nos levam à Ilha do Canela saem do porto que fica na Praia da Graciosa, a mais famosa de Palmas. Há um quiosque onde você pode se informar e chamar um barquinho.
Onde ficar em Palmas
A Praça dos Girassóis é, na verdade, o grande ponto de encontro da cidade e, portanto, a melhor região para ficar em Palmas.
Mas, há um detalhe que você precisa prestar atenção.
Apesar de ter sido planejada para ter um milhão e meio de habitantes, atualmente, a cidade tem apenas cerca de 300 mil moradores.
Por isso, a gente tem a sensação de que Palmas é espalhada – tudo fica meio longe – e, como sempre faz muito calor, não dá para fazer muitos deslocamentos a pé.
Por isso, a melhor opção é ficar no Centro – nos arredores da Praça dos Girassóis -, perto de tudo o que você pode precisar e dos principais pontos turísticos da cidade.
No mapa abaixo você vai conseguir se localizar melhor.
Você vai notar que a rede hoteleira de Palmas não é muito variada, mas com jeitinho a gente acha um lugar confortável para dormir pagando o que é justo.
Uma dica muito importante é escolher um hotel com ar condicionado, porque esta terra parece ter um sol para cada habitante.
Mac Hotel
Eu me hospedei no Mac Hotel, no Centro. O hotel é novo e muito bem localizado – perto de serviços como restaurantes, bares, bancos e farmácias, por exemplo.
Os quartos são simples, mas sempre muito bem limpos e arejados: a cama que dormi era super aconchegante. O estacionamento é gratuito e coberto.
Hotel 10 Palmas
O Hotel 10 Palmas também é novinho e mega aconchegante. Os quartos são muito bem decorados, espaçosos e arejados. Como é bom chegar em um quarto assim depois de um dia cansativo, não é?
A localização é ótima – uma das mais bem avaliadas da cidade -, bem perto da Praça dos Girassóis. O café da manhã é servido no restaurante e é sempre elogiado.
Ibis Styles Palmas
O Ibis Styles Palmas é uma excelente opção para quem gosta da rede Ibis e conhece o padrão de atendimento dos hotéis que levam a marca.
Os quarto são muito bons, com decoração moderna e clara, e os ambiente são arejados e super bem cuidados. Existem dois hotéis da Rede Ibis na cidade e os dois são ótimas opções para ficar em Palmas.
Ibis Palmas Avenida JK
O Ibis Palmas Avenida JK também fica na área central de Palmas, com acesso fácil a todas as partes da cidade. Mas uma vez, o padrão da rede internacional não decepciona – ótimo para quem não gosta de surpresas desagradáveis.
Quartos aconchegantes e super bem resolvidos, com camas muito boas. Quem gosta de mais espaço, pode reservar os quartos que têm uma salinha de estar. O atendimento é super profissional do começo ao fim, mas o café da manhã tem que ser pago à parte. É um bom lugar para ficar em Palmas.
Select Hotel
O Select Hotel também é muito aconchegante, seguindo na linha dos anteriores, e é daqueles hotéis que a gente paga pelo que vale. Nada mais justo, não acha?
A localização é muito boa, perto na região central e de tudo. Outro ponto positivo do hotel é a hamburgueria que funciona no térreo, a Downtown Burguer. É simplesmente sensacional!
Jalapão Hotel
O Jalapão Hotel é aquele basicão que a gente sempre valoriza: quartos simples, café da manhã na medida, localização boa e preço justo.
Pode ser uma ótima escolha para quem vai ficar pouco tempo e só precisa do quarto para deixar a bagagem enquanto anda pela cidade.
Hotel perto do aeroporto
O aeroporto de Palmas (PMW) fica um pouco longe do Centro. São quase 20 quilômetros de chão, mas os deslocamentos sempre são rápidos, porque a cidade tem avenidas largas e quase nunca registra engarrafamentos demorados.
Mas, se preferir ficar mais perto do aeroporto – talvez seu voo seja muito cedo -, há opções como o Italian Palace Hotel e o Hotel Astoria.
Italian Palace Hotel
O Italian Palace Hotel é outro basicão, bom para quem quer ficar hospedado perto do aeroporto, no caso de ter um voo muito cedo ou muito tarde. Pode ser bem prático!
Os quartos são básicos, mas sempre estão limpos e bem organizados. O atendimento e super elogiado e o café da manhã está dentro do esperado. O custo-benefício também é bastante interessante.
Hotel Astoria
O Hotel Astoria é mais um basicão, mas com quartos bem aconchegantes, práticos e muito bem cuidados. Aliás, todo o hotel é muito bem organizado. A gente vê isso na recepção, nas varandas, no café da manhã e em tudo mais.
A localização só é interessante para quem vai pernoitar para pegar o voo cedo demais ou depois de chegar tarde da noite. Sabendo disso, não espere conhecer muito da cidade ficando nesta área.
Apartamentos de temporada em Palmas
Há algumas opções de apartamentos para serem alugados por temporada em Palmas. Se você estiver pensando em ficar uns dias a mais, um deles pode ser interessante.
Apartamento Completo no Centro
O Apartamento Completo no Centro é o que fica mais perto da Praia da Graciosa, uma das muitas praias de rio – ou de lago – que você deve conhecer na cidade. Principalmente porque o pôr do sol é lindo, lindo demais!
Ele tem 56 metros quadrados e acomoda até cinco pessoas: são dois quartos, um com uma cama de casa e outro com duas de solteiro, e um sofá-cama na sala. Cozinha completa, internet boa e tudo dentro do esperado. Vale a pena olhar com calma!
Apartamento Palmas
O Apartamento Palmas fica entre o aeroporto e Centro de Palmas. É uma área tranquila, de fácil acesso e pode ser interessante para quem vai ter tempo para explorar a cidade de carro.
Ele tem 77 metros quadrados e acomoda bem até seis pessoas: são três quartos, um com uma cama de casal e outros dois com duas camas de solteiro cada. A cozinha é bem equipada, o prédio é novo e tem uma varandinha legal.
Hostel em Palmas
O melhor hostel de Palmas é o Woman Trip Hostel Boutique.
Woman Trip Hostel Boutique
O Woman Trip Hostel Boutique fica no Plano Diretor Sul, a quatro quadras da Praça dos Girassóis. Então, tem acesso fácil para qualquer parte da cidade.le fica no Plano Diretor Sul, a quatro quadras da Praça dos Girassóis. Então, tem acesso fácil para qualquer parte da cidade.
O hostel tem uma piscina muito boa – no calor de Palmas, isso é o céu – os quartos são compartilhados ou privativos e todos são muito bem organizados e sempre estão limpos. Assim como todas as áreas do hostel.
Faixas de preços de Palmas
No mapa abaixo, você preços cobrados em cada área e, assim, planejar quanto vai gastar para ficar em Palmas.
Veja mais sobre o Tocantins
Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo.
Se preferir, pode falar comigo pelo Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver outras dicas do Tocantins.
6 respostas
Sim, Karla.
Veja isso: https://www.penaestrada.blog.br/o-que-ver-e-fazer-em-palmas/
Um abraço.
Vou ficar em Palmas por 2 dias( depois Jalapão), o que vc me sugere fazer, além da Ilha do Canela??
Aproveite, Alessandra. 🙂
Tirou minha dúvida! Pretendo viajar daqui a 1 mês e meio, bem no auge do sol em Tocantins, Outubro. Obrigada!!!!
Obrigado, Priscila. 😉
Que paraíso! Valeu pelo post!