Atualizado em 11 de abril de 2021
A capital do Tocantins, além de ser o ponto de partida para quem vai explorar o Jalapão, merece uns dias de visita e, para aproveitar pelo menos um pouco da cidade, é importante saber onde ficar em Palmas.
Em pelo menos um dia, você pode caminhar na Praça dos Girassóis, visitar o Memorial Coluna Prestes e se refrescar nas praias do imenso lago formado no rio Tocantins.
Entenda Palmas
Palmas é uma cidade totalmente planejada. A mais jovem das capitais brasileiras foi criada em 1989 e logo se tornou a principal cidade do Tocantins, que fazia parte de Goiás.
Com avenidas largas e grandes áreas verdes, a cidade é dividida em quadras comerciais e residenciais, que, na prática, substituem os bairros.
No centro fica a Praça dos Girassóis, a maior da América Latina e a segunda maior praça urbana do mundo. Nela, ficam a sede dos Três Poderes estaduais e outros órgãos do governo.
A cidade tem esse nome em homenagem à Comarca de São João da Palma, onde aconteceram os primeiros movimentos de separação dos estados.
Mas, Palmas só se tornou a verdadeira capital no dia 10 de janeiro de 1990. Antes, a capital provisória era Miracema do Tocantins, que fica cerca de 80 quilômetros da atual capital.
Palmas soube muito bem conciliar concreto e natureza. A gente vê enormes áreas verdes e, por isso, é considerada uma das cidades mais arborizadas do Brasil.
A capital tocantinense tem menor população entre as capitais brasileiras, com cerca de 300 mil moradores.
Onde ficar em Palmas
A Praça dos Girassóis é, na verdade, o grande ponto de encontro da cidade e, portanto, a melhor região para ficar em Palmas.
Mas, há um detalhe que você precisa prestar atenção.
Apesar de ter sido planejada para ter um milhão e meio de habitantes, atualmente, a cidade tem apenas cerca de 220 mil moradores.
Por isso, a gente tem a sensação de que Palmas é espalhada – tudo fica meio longe – e, como sempre faz muito calor, não dá para fazer muitos deslocamentos a pé.
Por isso, a melhor opção é ficar no Centro – nos arredores da Praça dos Girassóis -, perto de tudo o que você pode precisar e dos principais pontos turísticos da cidade.
Faixas de Preços de Palmas
No mapa abaixo, dá para ver melhor como a cidade está organizada e os preços cobrados em cada área.
Melhores hotéis de Palmas
Você vai notar que a rede hoteleira de Palmas não é muito variada, mas com jeitinho a gente acha um lugar confortável para dormir pagando o que é justo.
Uma dica muito importante é escolher um hotel com ar condicionado, porque essa terra parece ter um sol para cada habitante.
Eu me hospedei no MAC Hotel, no Centro. O hotel é novo e muito bem localizado – perto de serviços como restaurantes, bares, bancos e farmácias, por exemplo.
Os quartos são simples, mas sempre muito bem limpos e arejados: a cama que dormi era super aconchegante. O estacionamento é gratuito e coberto.
Além do MAC Hotel, eu indico outros cinco: Hotel 10 Palmas, Ibis Styles Palmas, Jalapão Hotel, Atlas Hotel e Select Hotel.
HOTEL 10 PALMAS
O Hotel 10 Palmas também é novinho e mega aconchegante. Os quartos são muito bem decorados, espaçosos e arejados. Como é bom chegar em um quarto assim depois de um dia cansativo, não é?
A localização é ótima – uma das mais bem avaliadas da cidade -, bem perto da Praça dos Girassóis. O café da manhã é servido no restaurante e é sempre elogiado.
IBIS STYLES PALMAS
O Ibis Styles Palmas é uma excelente opção para quem gosta da rede Ibis e conhece o padrão de atendimento dos hotéis que levam a marca.
Aliás, existem dois hotéis Ibis em Palmas: o Ibis Styles Palmas e o Ibis Palmas Avenida JK. O da Avenida JK fica um pouco mais longe da Praça e tem tarifas um pouco mais em conta. Mesmo assim, os dois são ótimas a opções para se hospedar em Palmas.
SELECT HOTEL
O Select Hotel também é muito aconchegante, seguindo na linha dos anteriores, e é daqueles hotéis que a gente paga pelo que vale.
Outro ponto positivo do Select Hotel é a hamburgueria que funciona no térreo, a Downtown Burguer. É simplesmente sensacional!
ATLAS HOTEL
A localização do Atlas Hotel tem nota 9,0, o que é muito importante – como eu já expliquei. Ele é um hotel pequeno, com atendimento mais individualizado e a gente percebe que tudo é preparado com carinho e muito cuidado, sabe como?
O Atlas Hotel pode ser uma boa opção para quem quer pagar menos sem perder no conforto e na segurança.
JALAPÃO HOTEL
O Jalapão Hotel é aquele basicão que a gente sempre valoriza: quartos simples, café da manhã na medida, localização boa e preço justo.
Pode ser uma ótima escolha para quem vai ficar pouco tempo e só precisa do quarto para deixar a bagagem enquanto anda pela cidade.
Hotel perto do aeroporto
O aeroporto de Palmas (PMW) fica um pouco longe do Centro. São quase 20 quilômetros de chão, mas os deslocamentos sempre são rápidos, porque a cidade tem avenidas largas e quase nunca registra engarrafamentos demorados.
Mas, se preferir ficar mais perto do aeroporto – talvez seu voo seja muito cedo -, há opções como o Italian Palace Hotel e o Hotel Astoria.
Hostel em Palmas
O melhor hostel de Palmas é o Dicasa Hostel. Ele fica em uma área bem interessante, a poucos metros do Shopping Capim Dourado, o principal de Palmas.
O hostel tem uma piscina muito boa – no calor de Palmas, isso é o céu – e o acesso é super simples, porque há várias linhas de ônibus que passam nessa parte da cidade.
Devido à pandemia de Covid-19, novas medidas de saúde e segurança foram adotadas. Elas são importantes para evitar o contágio, protegendo você, quem trabalha diretamente com o turismo e as comunidades locais.
Antes de viajar, verifique a situação do seu destino para não encontrar atrativos fechados e, claro, não colocar a sua vida e a de seus familiares em risco.
Veja algumas medidas adotadas:
- Álcool gel disponível nos quartos e nas áreas comuns;
- Uso obrigatório de máscaras nas áreas comuns;
- Respeito às regras de distanciamento físico;
- Uso de produtos de limpeza eficazes contra o coronavírus;
- Café da manhã pode ser servido no quarto.
Veja mais sobre o Tocantins
Ficou mais fácil planejar sua viagem? Se tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo.
Se preferir, pode falar comigo pelo Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver outras dicas.