A Maria Fumaça de Tiradentes

10

Atualizado em 22 de fevereiro de 2018

A estrada de ferro que liga São João Del Rei a Tiradentes é o mais antigo trecho ferroviário brasileiro que ainda está em funcionamento. Inaugurado em 1881, são 12 quilômetros de extensão. A viagem que dura aproximadamente 40 minutos a bordo de uma Maria Fumaça que funcionou até 1956 sendo alimentada por carvão. Agora, ela é movida a Diesel.

Antes de embarcar, em São João del Rei visito o Museu Ferroviário que tem um acervo bem bacana com peças da antiga estação, incluindo uma das primeiras Marias Fumaças utilizadas na ferrovia. O museu funciona no belíssimo prédio da Estação Ferroviária.

Diferente de antigamente, quando o trem era o principal meio de escoamento de tudo que era produzido nessa região, atualmente ele é exclusivo para turistas. A viagem começa com o apito que anuncia a partida do trem. Eu estou acompanhado pelo guia Giovanni, que se veste com roupas de época para contar a história da Maria Fumaça.

Não demora muito para que as montanhas mineiras despontem na paisagem. Fazendas com pastos verdinhos e cidadezinhas correm na janela ao meu lado. Serpenteando por curvas e mais curvas, a Maria Fumaça me leva para um passeio pelo tempo.

maria-fumaca-de-tiradentes-02

A Estação Ferroviária de São Soão del Rei.

maria-fumaca-de-tiradentes-07

Um passeio pelo tempo e pela história.

maria-fumaca-de-tiradentes-08

A cada curva, a Maria Fumaça nos mostra a paisagem mineira.

Como o tempo é mais rápido que o trem, chego a Tiradentes bem antes do que imaginei. O maquinista faz soar novamente o apito, mas, dessa vez, ele avisa aos passageiros a bordo e em terra de que o trem mais uma vez chegou à estação.

Aqui, a sensação é ver como o trem faz a manobra para retornar pelo mesmo caminho, indo em direção a São João del Rei. Posicionada sobre uma rotunda e movida pela força do braço de alguns funcionários da estação, a Maria Fumaça já está pronta para partir.

Planeje sua viagem pela Maria Fumaça de Tiradentes

Quando ir | As partidas acontecem de sexta a domingos e nos feriados nacionais, saindo de São João del Rei às 10h e às 15h, e saindo de Tiradentes às 13h e 17h.

Quanto custa | Adultos pagam R$ 56 para o trecho ida e volta. O trecho de ida custa R$ 40. Crianças de 6 a 12 anos, estudantes e pessoas acima de 60 anos pagam meia. Crianças de até 5 anos no colo não pagam. As passagens são vendidas nas estações ferroviárias a partir das 9h.

Trem-Sao-Joao-Del-Rei-Tiradentes-4

Blogueiros na Estrada Real.

maria-fumaca-de-tiradentes-01

 Minha viagem pela Estrada Real aconteceu a convite do Instituto Estrada Real e teve o apoio da Bancobras. Outros seis blogs também participaram, são eles: Dentro do MochilãoSegredos de ViagemTerritóriosTrilhas e AventurasViajando com Eles e Viagens Cinematográficas. Para acessar todo o conteúdo publicado, utilize a #BlogueirosnaER.

SOBRE O AUTOR

Altier Moulin

Sou um jornalista que gosta de contar histórias e de extrair do cotidiano um valor que muitos não percebem. Desde menino, meu desejo era viajar pelo mundo. Já adulto, descobri que isso não era apenas um sentimento, mas um propósito de vida.

10 Comentários

  1. Avatar

    Muito boa a matéria. Gosto de fazer esses tipos de passeios. Recomendo também Mariana – Ouro Preto, Vitória – Minas, São Lourenço – Soledade de Minas e o de Curitiba – Morretes.
    Em breve pretendo fazer o passeio de Santa Tereza, aí no Espírito Santo. Estou pesquisando sobre o passeio.

    Parabéns pelo blog.

  2. Avatar

    Estive recentemente em MG e os verdes pastos, bem como as serpentear pelas curvas de lá, me deixara fascinada, encantada, apaixonada.

    • Altier Moulin

      Oi Iris,

      Minas tem mesmo dessas coisas. E olha que você nem falou daquela comidinha gostosa e do jeito carismático dos mineiros. 🙂

      Um abraço.

  3. Avatar
    Uilmara Machado de Melo Gonçalves on

    Eu e meu marido já fomos, algumas vezes, neste passeio, porque amamos Tiradentes-MG, mas, das primeiras vezes, 2012 e 2013 não vimos quase nada pelo caminho afora de tanto mato que tinha no caminho da Maria Fumaça; depois, em de 2016 e em 2017 pudemos aproveitar mais, pois limparam o caminho (nossa netinha adorou e tirou muitas fotos!). Planejem ficar em São João del-Rei para conhecerem o Museu Ferroviário: adoramos!!! Abraço.

Escreva um comentário