Maria Fumaça de São João del-Rei a Tiradentes, em Minas Gerais

14

Atualizado em 9 de julho de 2020

Maria Fumaça de São João del-Rei a Tiradentes, em Minas Gerais
O Brasil tem poucas opções para quem gosta de viajar de trem. A Maria Fumaça de São João del-Rei a Tiradentes, em Minas Gerais, é uma delas e vale a pena saber mais sobre ela.

A estrada de ferro que liga São João Del-Rei a Tiradentes é o  trecho ferroviário brasileiro mais antigo  que ainda está em funcionamento.

Inaugurado em 1881, por Dom Pedro II, ele tem 12 quilômetros de extensão.

Maria Fumaça de São João del-Rei a Tiradentes, em Minas Gerais

A viagem dura, aproximadamente, 40 minutos a bordo de uma Maria Fumaça, que funcionou até 1956 sendo alimentada por carvão. Agora, ela é movida a diesel.

Antes de embarcar, em São João del-Rei, os passageiros podem visitar o Museu Ferroviário, que tem um acervo bem bacana com peças da antiga estação, incluindo uma das primeiras Marias Fumaças utilizadas na ferrovia.

Maria Fumaça de São João del-Rei a Tiradentes, em Minas Gerais Maria Fumaça de São João del-Rei a Tiradentes, em Minas Gerais

O museu funciona no belíssimo prédio da Estação Ferroviária.

A viagem na Maria Fumaça de São João del-Rei a Tiradentes

Diferente de antigamente, quando o trem era o principal meio de escoamento de tudo que era produzido na região, a Maria Fumaça é exclusiva para turistas

Maria Fumaça de São João del-Rei a Tiradentes, em Minas Gerais

A viagem começa com o apito que anuncia a partida do trem e não demora muito para que as montanhas mineiras despontem na paisagem.

Fazendas com pastos verdinhos e cidadezinhas correm na janela ao lado e é impossível desviar o olhar.

Serpenteando por curvas e mais curvas, a Maria Fumaça de São João del-Rei nos leva para um passeio no tempo.

maria-fumaca-de-tiradentes-08

Mas, o tempo é mais rápido que o trem, que chega a Tiradentes bem antes do que imaginamos.

O maquinista faz soar novamente o apito, mas, desta vez, ele avisa aos passageiros – a bordo e em terra – que o trem chegou à estação.

É aqui que ele faz a manobra para retornar, pelo mesmo caminho, para São João del-Rei: posicionada sobre uma rotunda e movida pela força do braço de alguns funcionários da estação, em poucos minutos, a Maria Fumaça já está pronta para partir.

Maria Fumaça de São João del-Rei a Tiradentes, em Minas Gerais

Planeje sua viagem

Quando ir

Dá para fazer a viagem na Maria Fumaça de São João del-Rei a Tiradentes – ou vice-versa – o ano todo, mas os horários podem variar em algumas épocas, como feriados e férias escolares.

As partidas de São João del-Rei acontecem sextas e domingos, às 10h, e aos sábados, às 10h e às 15h.

As saídas de Tiradentes são nos mesmos dias: sextas e domingos, às 12h, e aos sábados às 16h.

Quanto custa

Adultos pagam R$ 70 para o trecho de ida e volta. Sente ida ou volta custa R$ 60. Crianças de 6 a 12 anos, estudantes e pessoas acima de 60 anos pagam meia. Crianças de até 5 anos no colo não pagam.

O trem tem capacidade para 280 passageiros.

Onde comprar

As passagens são vendidas nas estações de São João del-Rei e Tiradentes, a partir das 9h, ou no site da VLI Logística.

SOBRE O AUTOR

Altier Moulin

Sou um viajante apaixonado pelas coisas desse mundo. Um jornalista que adora contar boas histórias e compartilhar informações de viagem. Meu propósito de vida é ajudar outras pessoas a conhecerem lugares novos e a viverem experiências inesquecíveis.

14 Comentários

  1. Avatar

    Que viagem linda…mágica!! Não fizemos de trem mas a região é muito bonita, rica e vale muito a pena. São João del-Rei, Mariana e Ouro Preto emociona com tanta arte e uma natureza estonteante nas minas, pinturas de Aleijadinho, museus e arquitetura colonial.
    Parabéns pelos textos e dicas!

    • Altier Moulin

      Obrigado, Nikki.

      Eu sou apaixonado pelas cidades históricas de Minas. Paisagem, cultura, comida, receptividade… tudo perfeito.
      Realmente, demais. 🙂

      Um abraço.

  2. Avatar
    Uilmara Machado de Melo Gonçalves on

    Eu e meu marido já fomos, algumas vezes, neste passeio, porque amamos Tiradentes-MG, mas, das primeiras vezes, 2012 e 2013 não vimos quase nada pelo caminho afora de tanto mato que tinha no caminho da Maria Fumaça; depois, em de 2016 e em 2017 pudemos aproveitar mais, pois limparam o caminho (nossa netinha adorou e tirou muitas fotos!). Planejem ficar em São João del-Rei para conhecerem o Museu Ferroviário: adoramos!!! Abraço.

  3. Avatar

    Estive recentemente em MG e os verdes pastos, bem como as serpentear pelas curvas de lá, me deixara fascinada, encantada, apaixonada.

    • Altier Moulin

      Oi Iris,

      Minas tem mesmo dessas coisas. E olha que você nem falou daquela comidinha gostosa e do jeito carismático dos mineiros. 🙂

      Um abraço.

  4. Avatar

    Muito boa a matéria. Gosto de fazer esses tipos de passeios. Recomendo também Mariana – Ouro Preto, Vitória – Minas, São Lourenço – Soledade de Minas e o de Curitiba – Morretes.
    Em breve pretendo fazer o passeio de Santa Tereza, aí no Espírito Santo. Estou pesquisando sobre o passeio.

    Parabéns pelo blog.

Escreva um comentário