O Brasil tem poucas opções para quem gosta de viajar de trem. A Maria Fumaça de São João del-Rei a Tiradentes, em Minas Gerais, é uma delas e vale a pena saber mais sobre ela.
A estrada de ferro que liga São João Del-Rei a Tiradentes é o trecho ferroviário brasileiro mais antigo que ainda está em funcionamento.
Inaugurado em 1881, por Dom Pedro II, ele tem 12 quilômetros de extensão.
A viagem dura, aproximadamente, 40 minutos a bordo de uma Maria Fumaça, que funcionou até 1956 sendo alimentada por carvão. Agora, ela é movida a diesel.
Antes de embarcar, em São João del-Rei, os passageiros podem visitar o Museu Ferroviário, que tem um acervo bem bacana com peças da antiga estação, incluindo uma das primeiras Marias Fumaças utilizadas na ferrovia.
O museu funciona no belíssimo prédio da Estação Ferroviária.
A viagem na Maria Fumaça de São João del-Rei a Tiradentes
Diferente de antigamente, quando o trem era o principal meio de escoamento de tudo que era produzido na região, a Maria Fumaça é exclusiva para turistas
A viagem começa com o apito que anuncia a partida do trem e não demora muito para que as montanhas mineiras despontem na paisagem.
Fazendas com pastos verdinhos e cidadezinhas correm na janela ao lado e é impossível desviar o olhar.
Serpenteando por curvas e mais curvas, a Maria Fumaça de São João del-Rei nos leva para um passeio no tempo.
Mas, o tempo é mais rápido que o trem, que chega a Tiradentes bem antes do que imaginamos.
O maquinista faz soar novamente o apito, mas, desta vez, ele avisa aos passageiros – a bordo e em terra – que o trem chegou à estação.
É aqui que ele faz a manobra para retornar, pelo mesmo caminho, para São João del-Rei: posicionada sobre uma rotunda e movida pela força do braço de alguns funcionários da estação, em poucos minutos, a Maria Fumaça já está pronta para partir.
Planeje sua viagem
Quando ir
Dá para fazer a viagem na Maria Fumaça de São João del-Rei a Tiradentes – ou vice-versa – o ano todo, mas os horários podem variar em algumas épocas, como feriados e férias escolares.
As partidas de São João del-Rei acontecem sextas e domingos, às 10h, e aos sábados, às 10h e às 15h.
As saídas de Tiradentes são nos mesmos dias: sextas e domingos, às 12h, e aos sábados às 16h.
Quanto custa
Adultos pagam R$ 70 para o trecho de ida e volta. Sente ida ou volta custa R$ 60. Crianças de 6 a 12 anos, estudantes e pessoas acima de 60 anos pagam meia. Crianças de até 5 anos no colo não pagam.
O trem tem capacidade para 280 passageiros.
Onde comprar
As passagens são vendidas nas estações de São João del-Rei e Tiradentes, a partir das 9h, ou no site da VLI Logística.
Gostaria de saber se fazem o passeio nas quintas-feiras? Se tem a programação dos horários
Que viagem linda…mágica!! Não fizemos de trem mas a região é muito bonita, rica e vale muito a pena. São João del-Rei, Mariana e Ouro Preto emociona com tanta arte e uma natureza estonteante nas minas, pinturas de Aleijadinho, museus e arquitetura colonial.
Parabéns pelos textos e dicas!
Obrigado, Nikki.
Eu sou apaixonado pelas cidades históricas de Minas. Paisagem, cultura, comida, receptividade… tudo perfeito.
Realmente, demais. 🙂
Um abraço.
Somente uma observação: A Maria Fumaça é de São João del-Rei e não de Tiradentes.
Obrigado, Mauro.
Farei uma viagem passando por São João Dele Rey no feriado de 15/11/2022 e gostaria de fazer um passeio na Maria Fumaça. Vi que não tem informação de viagem ás terças feiras, mas se tratando de um feriado há exceção?
Oi, Marcelo
Esta é a programação de novembro: https://www.vli-logistica.com.br/wp-content/uploads/2022/10/Agenda-Novembro-2022.xlsx.pdf
No dia 15/11 há apenas uma partida às 10h.
Um abraço!
Eu e meu marido já fomos, algumas vezes, neste passeio, porque amamos Tiradentes-MG, mas, das primeiras vezes, 2012 e 2013 não vimos quase nada pelo caminho afora de tanto mato que tinha no caminho da Maria Fumaça; depois, em de 2016 e em 2017 pudemos aproveitar mais, pois limparam o caminho (nossa netinha adorou e tirou muitas fotos!). Planejem ficar em São João del-Rei para conhecerem o Museu Ferroviário: adoramos!!! Abraço.
Quando fui, o mato já estava mais baixo, Uilmara. 🙂
Eu visitei o Museu, mas foi bem rápido.
Dica anotada.
Um abraço.
estou querendo conhecer a primeira vez depois me conta como é e como estão
funcionando em andamento com essa pandemia
Obrigada pelas dicas e este texto carinhoso e instrutivo. Parabéns!
Obrigado, Solimar!
Estive recentemente em MG e os verdes pastos, bem como as serpentear pelas curvas de lá, me deixara fascinada, encantada, apaixonada.
Oi Iris,
Minas tem mesmo dessas coisas. E olha que você nem falou daquela comidinha gostosa e do jeito carismático dos mineiros. 🙂
Um abraço.
Adorei este post. Fiz algumas pesquisas na internet antes de começar com meu blog de viagens e gostei muito de tudo que li por aqui. Parabéns pelo ótimo trabalho.
Obrigado, Silvia.
Muito boa a matéria. Gosto de fazer esses tipos de passeios. Recomendo também Mariana – Ouro Preto, Vitória – Minas, São Lourenço – Soledade de Minas e o de Curitiba – Morretes.
Em breve pretendo fazer o passeio de Santa Tereza, aí no Espírito Santo. Estou pesquisando sobre o passeio.
Parabéns pelo blog.
Obrigado, Carlos.