Eu sempre tive muita curiosidade sobre Israel. O país tem uma história super rica – também muito complicada – e uma cultura fascinando, que nos proporciona grandes descobertas.
Então, quem deseja entender de verdade o que se passa naquele pedacinho de terra entre a África e a Ásia precisa estudar. Livros, cursos online e documentários ajudam muito, e eu tenho duas dicas sensacionais para você começar e entender melhor a história dos judeus agora mesmo.
Passeio virtual por Israel
Faz pouco tempo que descobri o canal Israel com a Aline e estou realmente fascinado com tudo que aprendo lá.
Aline é brasileira, filha e neta de judeus e, há alguns anos, voltou para Israel. A ideia era ficar apenas um ano, mas logo se deu conta de que seu lugar era ali, perto da história de seus ancestrais.
Então, Aline decidiu voltar para Israel e, atualmente, ela é guia de turismo, formada em uma das faculdades de Jerusalém, e youtuber. A didática da moça é muito boa, prende a nossa atenção e ela sabe de tudo – eu fico impressionado. Eu tenho certeza de que você vai gostar demais.
Além disso, a maioria dos vídeos são gravados nos locais onde a história aconteceu. Então, a gente consegue ver os detalhes e fica muito mais fácil entender toda a complexidade que é a história de Israel e dos judeus.
Civilização Judaica
O livro “A história da Civilização Judaica“, de Meredith MacArdle, cobre mais de quatro milênios de história e acompanha o desenvolvimento do povo judeu desde o Período dos Patriarcas e Matriarcas até os eventos do conflito no Oriente Médio que ainda se desenrolam nos dias de hoje.
O livro examina o modo como a identidade judaica foi moldada por importantes pensadores judeus e pela experiência histórica, boa parte dela de guerra, conflito e perseguição, e acompanha essa experiência em seis continentes – Ásia, África, Europa, as Américas e a Austrália -, com comunidades tão distantes quanto os judeus de Kaifeng, na China, os da Espanha e os da Austrália.
Além da filosofia, da literatura e da ética judaicas, o livro mergulha no calendário, nas festas e nas contribuições substanciais desse povo extraordinariamente talentoso e resiliente nos campos da ciência, das artes plásticas, da música e dos negócios.
Veja mais dicas de Israel
Gostou dessas dicas? Se tiver alguma dúvida, deixe sua pergunta nos comentários que eu respondo.
Se preferir, pode falar comigo no Instagram: @altiermoulin. Agora, aproveite para ver mais dicas de Israel.
Ótimo post
Obrigado!